Sie sind auf Seite 1von 86

Estrutura e teologia da Sacrosanctum Concilium elementos para sua compreenso e estudo

- apontamentos para reflexo com os participantes da I Semana de Liturgia de Cajazeiras Pe. Marcelino Sivinski

Sacrosanctum Concilium: estrutura e teologia


A SC no so s palavras, ideias, resumo de uma parte do Vaticano II, sntese das reflexes dos bispos ou simples orientaes para a liturgia Fala de quem o nosso Deus e do que ns somos chamados a ser a viver com Ele A SC descreve e medita sobre a estrutura teolgica do nosso relacionamento, encontro, amizade e comunho com Deus, expresso, vivido e celebrado na ao ntima e sagrada que a SANTA LITURGIA.

A SC tesouro da nossa f
Fala do Deus em quem acreditamos, revelado e mostrado na pessoa humana e amiga do seu Filho, enviada ao mundo para ser nosso irmo solidrio (po da vida) que reparte e ensina a partilhar o po que d e gera vida. As pginas da SC falam da nossa identidade como pessoas da famlia de Jesus. O texto registra aquilo que somos e queremos ser em Deus e com Deus na histria.

A SC um cdigo ou segredo
No um texto de simples leitura e estudo, mas alegria, meditao, recordao, memria, orao, revigoramento e inspirao, No pode ser tratado de qualquer jeito e em qualquer ambiente pois fala dos nossos santos segredos com Deus Merece ser guardado com respeito e mostrado como nosso DNA cristo, nossa carteira de identidade.

A SC diz que a Igreja tem uma LITURGIA


No a liturgia da Igreja mas descreve um pouco essa liturgia e fala do que ela significa para Deus, para a Igreja, para ns e para a humanidade. TOCAR na SC ou falar da SC refletir ou mexer com aquilo que conta, que decisivo, que d sentido para a vida e para o amor. Na verdade, falar da SC falar de ns mesmos, deliciar-se com aquilo que constitui o ser e o existir da Igreja, a famlia de Jesus ou a casa de Jesus.

50 ANOS DA SACROSANCTUM CONCILIUM Um jubileu. 50 anos de caminhada. Muitas coisas a serem avaliadas. No corao da Igreja: Hino de ao de graas Tempo de retomada e aprofundamento Volta s fontes. Onde esto as fontes? Como chegar-se a elas? E pergunta permanece: o que LITURGIA? Como se faz liturgia?

O que buscamos:
Que viso de liturgia nos apresenta a SC? O que se celebra na santa liturgia? Quem celebra a liturgia? O que de novo e transformador traz para a Igreja e para a humanidade a celebrao litrgica? Fazer uma avaliao entre a liturgia sonhada e querida pelos padres do Vaticano II e a liturgia que temos hoje ou a liturgia que celebramos nas comunidades.

Sabemos que desde o incio do sculo XX alimentava-se na Igreja o visvel desejo de reforma (renovao teolgica, espiritual e pastoral) no campo da Liturgia. Ela estava sofrendo o danoso fixismo e rubricismo de quatro sculos tridentinos, somados forte influncia das tendncias do II milnio, com seus acentuados deslocamentos de eixo.

O Conclio de Trento
No dia 4 de dezembro de 1563, encerrava-se o XIX Conclio Ecumnico. Marcou a liturgia da Igreja nos ritos e nas devoes populares, tendo no seu contexto o movimento e a reforma protestante. Aps, por ordem do papa, foram elaborados o novo Brevirio Romano (1568), o Missal Romano (1570) e o Pontifical Romano (1588) que estruturaram e unificaram a liturgia da Igreja.

Dom Boaventura Kloppenburg:


Tal unificao significou de fato uniformizao rigorosamente prescrita, gravemente imposta e zelosamente vigiada, at nas mnimas particularidades das cerimnias mais insignificantes. Isso criou uma maneira de ver e entender a liturgia. Criou-se uma mentalidade. Ou talvez uma cultura litrgica na Igreja Catlica. (in REB, fasc. 251, julho 2003, Vozes, Petrpolis, p. 582-83).

Por que Kloppenburg diz isso:


O campo em que se sentia mais a necessidade da renovao era o da liturgia. A liturgia tinha sido considerada nos ltimos sculos como conjunto de cerimnias e ritos, que se compreendiam at nos menores detalhes como leis imutveis e universais para toda a Igreja. Este conceito de liturgia tinha sido questionado desde o incio do sculo 20 pelo movimento litrgico. Seus promotores chegaram a uma compreenso teolgica e no mais rubricista e juridiscista da liturgia, que Pio XII sancionou em sua encclica Mediator Dei sobre a liturgia.

Pio XII na Mediator Dei diz:


... da verdadeira e genuna noo da sagrada liturgia se afastam totalmente aqueles que a entendem como a parte externa e sensvel do culto divino, e no se afastam menos aqueles que a consideram como a soma de leis e prescries, dos quais a hierarquia manda estabelecer e ordenar os sacros ritos... a liturgia no algo meramente externo ou uma decorao esttica, nem uma mera coleo de rubricas.

Definio de Liturgia de Pio XII


O culto pblico que o nosso Redentor, cabea da Igreja, presta ao Pai celeste, e que a comunidade dos fiis presta ao seu fundador e atravs dele ao Pai.

H uma evoluo na compreenso e na participao


O ltimo meio sculo trouxe mudanas nas relaes entre o ministro e a assembleia. Essa mudana influenciou a compreenso das relaes entre o sagrado e o profano e mesmo entre Igreja e o mundo. Antes da reforma, a distncia entre o ministro e o povo era claramente marcada.

O Vaticano II, o Conclio inesperado


Quando, em 25 de janeiro de 1959, trs meses aps sua eleio, o bom Papa Joo XXIII anunciou, na Baslica de So Paulo fora dos muros, que iria convocar um Conclio geral para a Igreja universal, a surpresa foi absoluta. O papa, usando de seu poder, no havia falado sobre isso com ningum, ou com quase ningum...

Papa Joo XXIII

Papa ousou...
Ningum lhe imps essa ideia. A essa altura dos acontecimentos, o Papa Roncalli se contentou em evocar apenas objetivos gerais: a renovao interior da Igreja, a intensificao de seu testemunho no mundo e sua vontade de dilogo com as outras confisses crists.

E no dia 11 de outubro de 1962


Gente de todo o mundo acorreu Baslica de So Pedro. Data histrica e memorvel. Nunca a Igreja catlica tinha tantos bispos e nunca tinham sido vistos juntos: 2.251, vindos de 136 pases. Certamente, os europeus eram a maioria (835, dos quais 385 eram italianos e 122 franceses).

Joo XXIII Convocou o Conclio Vaticano II

No dia 11 de outubro: Amrica presente


Mas a Amrica Latina veio com fora (517, dos quais 171 brasileiros), seguida pela Amrica do Norte (273, 196 dos quais eram dos Estados Unidos), pela sia (290), pela frica (273) e pela Oceania (63).

Um Pentecostes
Esses bispos de todas as raas, de todas as cores que acorrem para Roma anunciam que os tempos da conquista e da dominao acabaram e que ns nos tornamos irmos em todos os lugares onde nos encontramos. Esse pentecostes embasa o Conclio, resgata a cidadania dos cristos na Igreja e dita as palavras da SC

Conclio e os sinais dos tempos


Mas, sobretudo e essa uma grande inovao em relao ao Conclio anterior, o Vaticano I , 17 Igrejas crists no catlicas marcam presena na Baslica So Pedro nesse 11 de outubro, como observadores algo indito e bem vindo. A ltima sesso, em 1965, reunir 29 Igrejas. De fato no primeiro dia os bispos eram todos estranhos uns para os outros.

IMAGENS

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II:

A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM O Conclio introduziu uma linguagem nova. Termos como carisma, dilogo, colaborao, amizade etc. revelam um estilo diferente nas relaes humanas e de poder e exigem mudana no pensamento, na palavra, nas atitudes e nos comportamentos. O Vaticano II, antes de tudo, props um modelo novo de relaes dentro da Igreja. Um jeito de ser Igreja e construir o Reino

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II:

A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM


O ESPIRITO DOS TRABALHOS O TRABALHO EM EQUIPE

O trabalho inicial Talvez no se tenha durou 4 meses e avaliado o suficiente passou por trs que o trabalho da revises integrais. construo da SC se deu Tudo num clima de num mutiro, com a grande liberdade, colaborao de muita revestido de alegria na gente, numa ao em fora da esperana equipe e com a equipe. crist

Uma primeira sntese ou aproximao de Ideias


Para ajudar aos que no esto muito acostumados a manusear a Constituio sobre a Sagrada Liturgia, apresento em grficos uma viso global visando uma leitura teolgica. Alis o que se me pede nessa reflexo.

SUMRIO

01......04

Promio

05......46 Captulo I Os princpios gerais da reforma e do Incremento da Liturgia 47.......58 Captulo II O Sacrossanto Mistrio da Eucaristia 59.......82 Captulo III Os demais sacramentos e sacramentais 83.....101 Captulo IV O Ofcio Divino 102...111 Captulo V O Ano Litrgico 112...121 Captulo VI A Msica Litrgica 122...130 Captulo VII A Arte Sacra e as Sagradas Alfaias
Apndice

Introduo
Com a Constituio sobre a Sagrada Liturgia (SC), o Conclio Vaticano II quis responder necessidade da reforma da Liturgia romana. Consciente de que no poderia realizar tudo que tal reforma iria exigir, apenas orientou para ela e estabeleceu princpios gerais no primeiro captulo; nos demais seguem orientaes para as diferentes celebraes e dimenses da liturgia.

Estabeleceu: Que Liturgia queremos? Depois de definida a natureza da liturgia, indicou o seu lugar no conjunto da vida da Igreja e dos fiis. Concluiu que todos os batizados tm direito e o dever de participar ativa, consciente e plenamente das aes litrgicas; mas isso no seria possvel sem formao litrgica dos leigos e do clero.

O Conclio visava no apenas uma reforma externa dos ritos litrgicos, mas uma nova compreenso da Liturgia, uma nova mentalidade litrgica, uma renovao tambm interna, espiritual da celebrao e da Igreja. Logo uma nova compreenso, uma nova teologia e uma redefinio dos sujeitos da ao litrgica.

Promio

N 01
Fomentar sempre mais a vida crist entre fieis O Sacrossanto Conclio prope: Favorecer tudo o que possa contribuir para a unio dos que creem em Cristo

Acomodar melhor as necessidades de nossa poca as instituies que so suscetveis de mudanas.

Promover tudo o que conduza ao chamado de todos ao seio da Igreja

Por isto: Julga ser o seu dever cuidar de modo especial da reforma e do incremento da liturgia.

N 02 Torna explcitas as motivaes expressas no n 01. Vejamos a verso da edio popular N 03 H certos princpios e normas que podem e devem aplicar-se tanto ao rito romano quanto a todos os demais ritos. As normas prticas aqui mencionadas devem ser entendidas somente como referncia ao rito romano, a no ser que se trate de assuntos que por sua prpria natureza afetam, tambm, os outros ritos.

N 04 A Santa Me Igreja considera todos os ritos legitimamente reconhecidos com igual direito e honra, os quer defender e favorecer, desejando que, onde for necessrio, sejam cuidadosa e integralmente revistos, conforme o esprito da s doutrina e se lhes d novo vigor em vista das atuais condies e necessidades.

Captulo I
Os princpios gerais da reforma e do incremento da liturgia
1 Parte: n 05 a 13

5. A obra da salvao realizada por Cristo


7. A presena de Cristo na liturgia Natureza da Liturgia Importncia da Liturgia na vida da Igreja
9. Presena da liturgia nas atividades da Igreja 10 e 11. Liturgia, cume e fonte da vida da Igreja

6. continuada pela Igreja e se realiza na liturgia


8. Dimenso escatolgica da liturgia terrena

12 e 13. Validez de outros exerccios piedosos

Captulo I
Necessidade de promover a educao litrgica e a ativa participao
2 Parte: n 14 a 20

14. Objetivo da reforma e incremento da Sagrada liturgia:

Participao plena, consciente e ativa de todo o povo nas celebraes litrgicas


Necessidade de promover a educao litrgica e a participao ativa 16 a 18. Formao litrgica do clero 19 e 20. Formao dos fieis. Discrio e decoro no uso do rdio e da TV

15. Formao de Mestres em Sagrada liturgia

Captulo I
Reforma da Sagrada Liturgia 3 Parte: n 21 a 40

Reforma da Sagrada Liturgia

21. Prembulo, objetivos, critrios. SC verso popular p.34

22. Cabe a hierarquia regulamentar a Sagrada Liturgia 23. Conserve-se a Tradio e admite-se o legtimo progresso
A) Normas Gerais 24. Necessidade de promover o amor pela Sagrada Liturgia 25. Urgncia na reviso dos livros da Liturgia

26. As aes litrgicas so celebraes da Igreja, povo santo, unido e organizado mas diversificado em suas funes. 27. Preferncia da celebrao comunitria B) Normas tiradas da ndole da liturgia como ao hierrquica e comunitria 28 Carter sinfnico das celebraes (cada qual s faz aquilo que lhe compete. 29. Ministrios litrgicos cuja funo exige piedade e ordem da parte de auxiliares bem instrudos. 30 e 31. Promover a participao ativa dos fieis, de antemo preparada.

32. Na liturgia no haja nenhuma acepo de pessoas ou classes sociais.

33. ...........Prembulo ver edio popular

C) Normas litrgicas da ndole didtica e pastoral

34. Os ritos devem ser simples, breves e claros 35. Abundantes, variadas e apropriadas leituras bblicas. Importncia da homilia e da catequese mais diretamente litrgica. Incentivar a celebrao sagrada da Palavra de Deus
36. Autorizado o uso de lnguas vernculas

37. Cultivo e desenvolvimento dos valores e dotes de esprito das vrias naes e povos, quando no contrrios a f.
D) Normas para conseguir a adaptao mentalidade e tradies do povo 38 e 39. Admite-se adaptao s necessidades dos lugares desde que no firam a unidade substancial do rito romano, com autorizao da competente autoridade territorial eclesistica.

40. Quanto urgncia de adaptaes mais profundas, cabe autoridade territorial eclesistica permitir, sob controle da S Apostlica e contando com homens peritos na matria em questo.

Captulo I
O incremento da vida litrgica na diocese e na parquia
4 Parte: n 41 e 42

Incremento da vida litrgica

Na Diocese

Na Parquia

41. Todos, particularmente na Catedral, deem importncia vida litrgica da diocese em redor dos bispos, para a plena e ativa participao de todo povo de Deus nas mesmas celebraes litrgicas, especialmente na liturgia

42. A parquia a comunidade de fieis, presidida por um pastor local que faz as vezes do Bispo, mantendo vivo o mtuo relacionamento.

Captulo I
A promoo da ao pastoral litrgica 5 Parte: n 43 a 46

43. Promoo e reforma litrgica: passagem do Esprito Santo em sua Igreja. Como resposta, para promover ainda mais a ao pastoral litrgica, o Sagrado conclio decreta:
44. Criao de comisses litrgicas nacionais 45. Criao de comisses litrgicas diocesanas e outras

Para organizar a pastoral litrgica

Promover estudos e experincias quanto s adaptaes

Para promover a ao litrgica sob a orientao do bispo

Msica Sacra e Arte Sacra

Captulo II
O sacrosanto mistrio da Eucaristia n 47 a 58

47. FUNDAMENTO DOUTRINAL 48. EXIGE PARTICIPAO CONSCIENTE, PIEDOSA E ATIVA 49. PARA OBTER ISTO O CONCLIO DECRETA: 50. Reforma do ordinrio da Missa 51. Maior riqueza bblica do Missal 52. A homilia no deve ser omitida nos domingos e dias de guarda com assistncia de povo Para facilitar a participao Simplificao dos ritos Supresso dos excessos inteis/repeties Reestabelecendo alguns ritos em desuso

53. A orao dos fieis com a participao do povo


54. Permitindo o uso da lnguas vernculas 55. Recomenda-se a participao dos fieis na comunho. Permitindo comungar nas duas espcies.

56. Exorta-se os pastores a instrurem os fieis sobre a participao em toda a missa.

57. Ampliada a faculdade de concelebrao


58. Elaborem-se novos ritos

Captulo III
Os demais sacramentos e sacramentais
n 59 a 82

PRINCPIOS DOUTRINAIS
59. Natureza dos Sacramentos 60. Natureza dos Sacramentais

61. Valor Pastoral de sua liturgia e seu relacionamento com o mistrio Pascal 62. Os motivos da reforma dos ritos e o que se deve ter em conta para sua reviso

Pode ser usada na administrao dos sacramentos e dos sacramentais


63. Uso da lngua verncula autoridade eclesistica compete preparar os Rituais Particulares acomodados s necessidades da lngua

continua...

64 e 65. Restaurado o catecumenato de adultos. Nas misses, pode-se admitir elementos acomodados ao rito cristo.
Batismo de crianas com maior participao dos pais e padrinhos Batismo de adultos 66 a 70. Reforma dos Ritos Batismais Adaptaes segundo os casos: numerosos batizados, nas misses, em perigo de morte se no houver sacerdote ou dicono Para o rito breve e os batizados validamente e convertidos doutrina catlica. Possibilidade de benzer a gua batismal fora do Tempo Pascal
continua...

71. Reforma do Rito da Confirmao 72. Reforma do Rito da Penitncia 73 a 75. Explicao sobre o sacramento da Uno dos Enfermos. Reforma do Rito. 76. Reviso do Rito da Ordenao

77 e 78. Reforma do Rito do Matrimnio. Como celebr-lo.


79. Reforma dos sacramentais, tendo-se em conta a norma fundamental: participao constante, ativa e fcil dos fieis.
continua...

80. Reviso do Rito da Consagrao das Virgens, includo no Pontifical Romano


81. O Rito de Exquias deve exprimir claramente a ndole pascal da morte crist

82. Reviso do Rito do enterro das crianas com missa prpria

Captulo IV
O Ofcio Divino n 83 a 101

83. Participao na funo sacerdotal de Cristo


85. Honra de quem exerce esta funo 87. Objetivo e motivao 89. Restabelecer o curso tradicional das horas

MARCO DOUTRINAL

84. Orao de Cristo, com seu prprio corpo, ao Pai


86. Valor pessoal do ofcio divino 88. Motiva-se o curso tradicional das horas 90. Como fonte da piedade e alimento da orao pessoal, requer instruo litrgica e bblica
continua...

REFORMA DO OFCIO DIVINO

REAS DA REFORMA

OFCIO DIVINO REAS DA REFORMA


91. Salmos 93. Hinos 95. Obrigaes das comunidades do coro 96. Clrigos com ordens menores 97. As rubricas. Os Bispos podem dispensar parcial ou totalmente da recitao do ofcio MINISTROS DA ORAO OFICIAL DA IGREJA E MODOS DE REZAR 98. Podem unir-se orao pblica da Igreja os institutos religiosos

92. Ordenao das Leituras

99. Valor comunitrio da orao


100. Recomendada a participao dos fiis

101. Autorizao da lngua verncula

Captulo V
O Ano Litrgico n 102 a 111

102. Carter central do mistrio Pascal 103. Venerao da Virgem Maria

SENTIDO DO ANO LITRGICO

104. Celebrao dos Mrtires e Santos 105. O aperfeioamento dos fieis

POR ISTO, O SACROSSANTO CONCLIO VEM DETERMINAR: 106. Valor do domingo, dia do Senhor, festa da comunidade

108. Primazia das festas do Senhor

107. Reforma do Ano Litrgico

111. Sentido das festas dos Santos. Critrios Pastorais

109 e 110. Particular relevo do Tempo Pascal

Captulo VI
A Msica Sacra n 112 a 121

112. Dignidade da Msica Sacra Expressa a orao, fomenta a unanimidade, d solenidade aos ritos sagrados A Sagrada Escritura, os Santos Padres e os Romanos Pontfices a exaltam

Faz parte necessria ou integrante da liturgia solene

POR ISTO, O SACROSSANTO CONCLIO DETERMINA: 113 e 114. Primazia da Liturgia solene e importncia da participao ativa dos fiis 115. Formao musical nos seminrios, noviciados, casas de estudos, institutos e escolas catlicas 116. Valor do canto gregoriano e da msica polifnica 117. Completar a edio tpica dos livros de canto gregoriano, preparar edio mais crtica dos livros j editados 118. Incentivar o canto popular religioso para promover maior participao dos fieis 119. tradio musical prpria dos fieis sejam dados estima e lugar conveniente nas celebraes 120. Grande considerao ao rgo de tubos e admisso de outros instrumentos, de acordo com as condies estabelecidas
121. Os compositores devem cultivar a msica sacra em benefcio da participao ativa dos fieis

Captulo VII
A arte sacra e as sagradas alfaias n 122 a 130

122. DIGNIDADE DA ARTE SACRA

a expresso mais alta do engenho humano

Expressa de certo modo a beleza de Deus

Serve para orientar para Deus

POR ISTO, A IGREJA APRECIA E PROMOVE. EM CONSEQUNCIA, DETERMINA:

123. Aceitar diversas formas e estilos, contanto que manifestem reverncia e honra

127. Incutir nos artistas o esprito de Arte Sacra e da Sagrada Liturgia. Instituio de Escolas ou Academias de Arte Sacra 128. Rever a legislao referente Arte Sacra quanto aos templos, sacrrios, batistrios, imagens, decorao e ornamentao 129. Ensino da Arte Sacra e sua evoluo aos clrigos, para que a apreciem e conservem

124. Excluso do que repugna a f, a piedade crist e ofendem o verdadeiro senso religioso. Construo de igrejas funcionais para as celebraes e participao ativa dos fieis
125. Manter a prtica de expor imagens nos templos, com moderao em nmero e critrio educativo 126. Para julgamento das obras de arte os bispos recorram Comisso Diocesana de Arte Sacra e eminentes peritos

130. Insgnias Pontifcias sejam reservadas aos Bispos e aos de alguma jurisdio especial

A Constituio termina com um apndice que indica, de acordo com os irmos separados, a fixao de um dia da pscoa e de um calendrio perptuo

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II:

A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM

Os contedos da SC
Cap. I: A natureza da sagrada liturgia e sua importncia na vida da Igreja.
A liturgia celebra a salvao realizada por Cristo, sobretudo em seu misterio pascal; ela entregue Igreja para que torne participantes todos os humanos (n. 5-6). A liturgia o exerccio do mnus sacerdotal de Jesus Cristo, no qual, mediante sinais sensveis, significada e, de modo peculiar a cada sinal, realizada a santificao do homem; e exercido o culto pblico integral pelo Corpo mstico de Cristo, Cabea e membros (n. 7).

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II:

A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM

Os contedos da SC
A liturgia, porm, no esgota toda a ao da Igreja; antes, exige-se a f e a converso, a partir do anncio da Palavra (n. 9); todavia, a liturgia o cume para o qual tende a ao da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte donde emana toda a sua fora (n.10).

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II: A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM Os contedos da SC

Com o batismo, os fiis so incorporados a Cristo-sacerdote, por isso eles tm o direito e o dever de participar das celebraes segundo seu papel prprio, com conhecimento de causa, de maneira plena e ativa.

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II: A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM

Os contedos da SC
preciso, antes de tudo, prover a formao do clero; de fato, no poder se realizar reforma alguma se os prprios pastores de almas no estiverem profundamente imbudos de esprito e da fora da liturgia e dela se tornarem mestres (n. 14).

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II:

A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM

Os contedos da SC
A obra de reforma compete unicamente autoridade da Igreja, papa e bispos; ningum outro tire ou mude por prpria conta qualquer coisa liturgia (n. 22, 3). Uma insistncia: as aes litrgicas no so aes privadas, mas celebraes da Igreja, que sacramento da unidade (So Cipriano) (n. 26);

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II: A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM Os contedos da SC

A liturgia tem um carter didtico e pastoral. Um princpio: As cerimnias resplandeam de nobre simplicidade, sejam transparentes por sua brevidade e evitem as repeties inteis, sejam acomodadas compreenso dos fiis e, em geral, no caream de muitas explicaes (n. 34).

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II:

A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM

Os contedos da SC
Restaurar a leitura da Sagrada Escritura mais abundante, variada e apropriada (35,1); a homilia (sermo), parte da ao litrgica, seja bem preparada (35,2); o Conclio debateu, de forma intensa, a respeito da lngua litrgica;

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II: A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM Os contedos da SC

se adapte a liturgia mentalidade e s tradies dos povos; o que no est ligado a supersties e erros e, ainda, salva a unidade substancial do rito romano, d-se lugar a legtimas variaes e adaptaes (n. 37-38).

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II:

A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM

Os contedos da SC
O I captulo termina pedindo que dioceses e parquias deem a mxima importncia vida litrgica, faam florescer o esprito de comunidade paroquial, mormente na celebrao da missa dominical (n. 41-42) e, por isso, sejam institudas e funcionem as Comisses litrgicas, de Msica e Arte Sacra aos diferentes nveis (n. 44-46). De fato, a reforma da sagrada liturgia tida com razo como sinal dos desgnios de Deus sobre nossa poca, como passagem do Esprito Santo em sua Igreja (n. 43).

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II:

A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM

Os contedos da SC
Cap. IV: O Ofcio divino a voz da prpria Esposa, que fala com o Esposo, ou melhor, a orao de Cristo, com Seu prprio Corpo, ao Pai: todo o curso do dia e da noite consagrado pelo louvor de Deus (n. 84); orao pblica da Igreja, fonte de piedade e alimento da orao pessoal; por isso, todos adquirem um conhecimento litrgico e bblico mais amplo, principalmente dos Salmos (n. 90); Laudes e Vsperas, sejam celebradas por todos os fiis (cf. n. 89 a, 100) e, na medida do possvel, voltem as Horas realidade do tempo (n. 88) .

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II:

A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM

Os contedos da SC
Cap. V: O Ano litrgico A Santa Me Igreja julga dever seu celebrar ... a obra salvfica de seu divino Esposo... no dia que ela chamou de Domingo, comemora a Ressurreio do Senhor, celebrando-a uma vez tambm, na solenidade mxima da Pscoa, juntamente com sua sagrada Paixo. No decorrer do ano, revela todo o misterio de Cristo (n. 102). Venera com especial amor a Bem-aventurada Me de Deus Maria (n. 103) e, no decorrer do ano a Igreja inseriu ainda as memrias dos Mrtires e dos outros Santos (n. 104).

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II:

A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM

Os contedos da SC

Cap. VI: A msica sacra A tradio musical da Igreja inteira constitui um tesouro de inestimvel valor; o canto sacro... faz parte necessria ou integrante da liturgia solene (n. 112); algumas exigncias: sejam incentivadas as Scholae cantorum (cf. n. 114); nos institutos de formao seja dada formao musical ; a msica sacra ser tanto mais santa quanto estiver ligada ao litrgica (n. 112); os textos destinados aos cantos sacros sejam conformes doutrina catlica e sejam tirados principalmente da Sagrada Escritura e das fontes litrgicas (n. 121).

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II:

A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM

Os contedos da SC
Cap. VII: A Arte sacra
A santa Me Igreja sempre foi amiga das belas-artes (n. 122).

Algumas orientaes prticas: A Igreja nunca considerou seu nenhum estilo de arte, mas admite todo estilo ... tudo caracterizado de nobre beleza (n. 124). As imagens: sejam expostas com moderao quanto ao nmero, com convenincia quanto ordem, para que no causem admirao ao povo cristo nem favoream devoes menos corretas (n. 125). Dar ateno e cuidar da formao dos artistas (n. 127); os clrigos recebam adequada formao na arte sacra.

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II:

A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM


3. PRINCPIOS TEOLGICOS E CRITRIOS HERMENUTICOS

Finalidade da reforma: uma maior e melhor participao dos fiis nas celebraes; a Constituio em conjunto com os demais documentos conciliares deu um slido alicerce. Os princpios teolgicos do documento conciliar vo permanecer para sempre como um farol a iluminar a vida da Igreja, ainda depois que a reforma estiver encerrada e a participao ativa do povo for conseguida (Pe. Vagaggini). A Constituio SC faz uma leitura profundamente teolgica, considerando-a nas dimenses do mistrio pascal de Cristo e dentro de uma perspectiva histrico econmica. A viso teolgica ps-conciliar recuperar a dimenso do sacerdcio de Cristo na vida dos cristos.

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II:

A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM

PARA CONCLUIR

A liturgia a vida da Igreja chamada a ser memorial do Mistrio pascal


O admirvel sacramento de toda a Igreja (SC 5) nasce do lado de Cristo dormindo na cruz, qual fruto do dom que Cristo fez sua Igreja entregando-se livremente sua paixo (Prece Euc. II) para a salvao de todos: o mistrio pascal de Cristo a vida da Igreja! A liturgia seja sempre mais vida da Igreja e expresse em sua existncia o memorial do mistrio pascal de Cristo.

Caridade e liturgia
A caridade eclesial encontra, desse modo, sua origem e seu rumo. S com a experincia do amor de Cristo o cristo tem a capacidade de orientar sua vida no seguimento de Jesus Cristo e testemunhar o amor que caracteriza os discpulos e as discpulas dEle.

CONCLIO ECUMNICO VATICANO II:

A CONSTITUIO SACROSANCTUM CONCILIUM

PARA CONCLUIR A liturgia a primeira e necessria fonte, da qual os fiis haurem o esprito verdadeiramente cristo (SC 14). A liturgia, na viso e nas palavras de SC a primeira e a indispensvel experincia de f que todo cristo chamado a viver para experimentar e compreender o autntico esprito cristo.

A liturgia a vida dos cristos.

A liturgia a vida dos cristos.


A liturgia: fonte de gua viva, lmpida como cristal (Ap 22,1) na qual ns encontramos a imagem de nossa vida crist, do que somos chamados a sermos o que nos j somos em Cristo mediante os Sacramentos pascais. Na liturgia, ns nascemos para a f e a alimentamos.

Das könnte Ihnen auch gefallen