Sie sind auf Seite 1von 22

Objetivos >> Contexto Histrico >> Definies >> Relevncia

Semitica:
"O nome semitica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo." A cincia relativamente nova e teve como maiores expoentes o americano Charles S. Peirce e o suo Ferdinand de Saussure.

Os problemas concernentes semitica, tambm chamada semiologia (apesar de muitos tericos diferenciarem os dois termos), podem retroceder a pensadores como Plato e Santo Agostinho, por exemplo. Somente no incio do sculo XX com os trabalhos paralelos de Ferdinand de Saussure e C. S. Peirce, comea a adquirir estatuto de cincia e autonomia. s vezes a semitica considerada parte da lingustica, e s vezes o inverso.

Objetivos >> Contexto Histrico >> Definies >> Relevncia

Semitica | Primeiros estudos:


A semitica propriamente dita teve seu incio com filsofos como o ingls John Locke (1632-1704) que, no seu Essay on human understanding, de 1690, postulou uma "doutrina dos signos" com o nome de Semeiotik. O termo tambm mencionado por Johann Heinrich Lambert (1728-1777) que, em 1764, foi um dos primeiros filsofos a escrever um tratado especfico intitulado Semiotik.
Johan Heinrich Lambert

John Locke

Objetivos >> Contexto Histrico >> Definies >> Relevncia

Semitica | Na histria:
A semitica medieval desenvolveu-se no mbito da teologia e do trvio das artes liberais (gramtica, retrica e dialtica). No sc XIX, "smbolos e imagem so as noes centrais da semitica". Vemos o emergir das teorias moderna de significado, sentido e referncia da semntica lingstica e o incio do questionamento cientfico da linguagem. O perodo moderno (sculo XX) inaugurado por Edmund Husserl (1859-1938) com a sua teoria fenomenolgica dos signos e significados. No obstante, na histria da semitica moderna, Charles Sanders Peirce (1839-1914) visto como uma das maiores figuras deste perodo, o fundador da teoria moderna dos signos.

Objetivos >> Contexto Histrico >> Definies >> Relevncia

Semitica | Correntes:
Semitica Peirceana:

Foco de ateno: universalidade epistemolgica e metafsica. Nas palavras de Santaella: "uma teoria sgnica do conhecimento que busca divisar e deslindar seu ser de linguagem, isto , sua ao de signo" (p.14, op.cit).
Semitica estruturalista/Semiologia: (Saussure; Lvi-Strauss; Barthes; Greimas) Foco de ateno: signos verbais.

Semitica russa ou semitica da cultura:


(Jakobson; Hjelmslev; Lotman) Foco de ateno: linguagem, literatura e outros fenmenos culturais, como a comunicao no-verbal e visual, mito, religio.

Objetivos >> Contexto Histrico >> Definies >> Relevncia

Semitica | Charles Sanders Peirce: Charles Sanders Peirce (1839-1914), cientista, matemtico, historiador, filsofo e lgico norteamericano, considerado o fundador da moderna Semitica. Graduou-se com louvor pela Universidade de Harvard em qumica, fez contribuies importantes no campo da Geodsia, Biologia, Psicologia, Matemtica, Filosofia.
Peirce, como diz Santaella (1983: 19), foi um "Leonardo das cincias modernas". Uma das marcas do pensamento peirceano a amplio da noo de signo e, conseqentemente, da noo de linguagem. Peirce "foi o enunciador da tese anticartesiana de que todo pensamento se d em signos, na continuidade dos signos; do diagrama das cincias; das categorias; do pragmatismo.

Charles Sanders Peirce

Objetivos >> Contexto Histrico >> Definies >> Relevncia

Semitica Peirceana:
Segundo Peirce, a Semitica a cincia que tem por objeto de investigao todas as linguagens possveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituio de todo e qualquer fenmeno de produo de significao e de sentido; " a cincia dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura." A Semitica, como teoria geral dos signos, tem a sua etimologia do "grego semeon, que significa signo, e sma, que pode ser traduzido por sinal ou signo."

Objetivos >> Contexto Histrico >> Definies >> Relevncia

Semitica Peirceana:
Signo segundo Peirce:

Para Peirce, a palavra signo ser usada para denotar um objeto perceptvel, ou apenas imaginvel, ou mesmo inatingvel num certo sentido.
Para que algo possa ser um signo esse algo deve representar, como costumamos dizer, alguma outra coisa, chamada seu objeto apesar de ser talvez arbitrria a condio a qual um signo deve ser algo distinto de seu objeto, dado que, se insistirmos nesse ponto, devemos abrir uma exceo para o caso em que o signo parte de um signo. "Defino um Signo como qualquer coisa que, de um lado, assim determinada por um Objeto e, de outro, assim determina uma ideia na mente de uma pessoa, esta ltima determinao, que denomino o Interpretante do signo, , desse modo, mediatamente determinada por aquele Objeto. Um signo, assim, tem uma relao tridica com seu Objeto e com seu Interpretante .

Objetivos >> Contexto Histrico >> Definies >> Relevncia

Semitica | Ferdinand de Saussure


Ferdinand de Saussure (1857 - 1913) - Linguista suo, fundador da anlise estruturalista. Criou muitos desenvolvimentos da lingustica no sculo XX.

Ferdinand de Saussure

Estudou lnguas europias em Leipzig e aos vinte e um anos publicou uma dissertao sobre o primitivo sistema das vogais nas lnguas indo-europias, a qual foi muito bem aceita. Retornou Genebra, onde lecionou snscrito e lingustica histrica em geral. Em 1906 foi encarregado de ensinar Lingustica Geral, e com isso realizou conferncias, a partir das quais seus discpulos elaboraram o Cours, em 1913, aps sua morte.

Objetivos >> Contexto Histrico >> Definies >> Relevncia

Semitica Estruturalista
O termo Estruturalismo tem origem no curso de lingustica geral de Ferdinand de Saussure (1916), que se propunha a abordar qualquer lngua como um sistema no qual cada um dos elementos s pode ser definido pelas relaes de equivalncia ou de oposio que mantm com os demais elementos.
De um modo geral, o estruturalismo procura explorar as interrelaes (as "estruturas") atravs das quais o significado produzido dentro de uma cultura. Segundo Saussure (1916), a lngua um sistema de signos que exprimem ideias, e, por isso, confortvel com a escrita, o alfabeto dos surdos mudos, os ritos simblicos, as formas de cortesia, os sinais militares, etc. Ela simplesmente o mais importante de tais sistemas. Pode-se, assim, conceber uma cincia que estuda a vida dos signos no quadro de vida social; (...) cham-la-emos semiologia.

Objetivos >> Contexto Histrico >> Definies >> Relevncia

Semitica Estruturalista
Signo para Saussure:
"Um signo a unidade bsica da lngua. Toda lngua um sistema completo de signos. A fala (parole em francs; speech em ingls) uma manifestao externa da lngua." Ele tambm fez importante distino entre as relaes sintticas e as relaes paradigmticas que existem em qualquer texto. Sua definio de signo como uma entidade de dupla face (signifiante signifi) antecipou e determinou todas as definies posteriores da funo sgnica. Na medida em que a relao entre significante e significado se estabelece com base em um sistema de regras (a lngua), a semiologia saussureana pareceria uma rigorosa semiologia da significao. Saussurre jamais definiu claramente o significado, deixando-o a meio caminho entre imagem mental, um conceito e uma realidade psicolgica no circunscrita diversamente.

Objetivos >> Contexto Histrico >> Definies >> Relevncia >>

Semitica | Semitica Russa


A Escola de Trtu rene estudos de pesquisadores atuantes em diversas esferas do conhecimento e preocupados com problemas semiticos. Contudo, a Escola no se constituiu como uma cincia unitria de grupo, mas como um sistema terico em busca de uma certa unidade cientfica. Os primeiros estudos, amparados pela lingustica, ciberntica e semitica, voltavam-se para as mquinas de traduo. Somente em 1970, que surgiu o tema que se tornou insgnia dos trabalhos, pela primeira vez, se denominavam '' Semitica da cultura, tendo como epteto a sentena: "toda atividade humana em desenvolvimento troca e armazena informao por meio de signos e apresenta uma certa unidade". Portanto, reconheceram que o conceito de cultura vinculados ao mecanismos elementares de seu funcionamento em vrios momentos histricos. Depois desse seminrio a Escola de Trtu-Moscou se expandiu com o objetivo de desenvolver estudos de natureza semitica sobre: teoria da literatura, do texto, do mito e do folclore, do cinema, do teatro e dos sistemas culturais em geral considerando suas regularidades e mecanismos sistemtico-estruturais, tipolgicos e histrico-dinmicos.

Objetivos >> Contexto Histrico >> Definies >> Relevncia >>

Semitica | Semitica da Cultura


Semitica da cultura uma disciplina terica dos estudos russos. Constituiu-se no Departamento de Semitica da Universidade de Trtu. Explorando fronteiras com vrios campos do conhecimento, deriva seus princpios da Lingustica, da Teoria da Informao e da Comunicao, da Ciberntica e, evidentemente, da Semitica. A necessidade de entender a comunicao como sistema semitico e a cultura como um conjunto unificado de sistemas, ou melhor, como um grande texto. Para isso, os semioticistas reelaboraram o conceito de lngua, sem o qual seria impossvel estender a noo de linguagem a uma diversidade de sistemas os cdigos e sistemas semiticos da cultura. To importante quanto o conceito de lngua a concepo semitica de cdigo. Com base nessas noes segundo a qual a cultura entendida como texto e a comunicao, como processo semitico. A evoluo dos conceitos, durante as duas dcadas de trabalhos sistemticos, evidencia como, no interior da disciplina, se organizaram instrumentos tericos potenciais de uma ecologia cognitiva. Na verdade, tal o horizonte que orientava a investigao do grande mestre de Trtu, o estoniano Iuri Lotman.

O que semitica?

Semitica a cincia que tem por objeto de investigao todas as linguagens possveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituio de toda e qualquer fenmeno como fenmeno de produo de significao e de sentido. (Lcia Santaella)

A cincia que estuda os sistemas de signos, quaisquer que ele seja e quaisquer que sejam as suas esferas de utilizao, chama-se semiologia ou semitica.(Edward Lopes) A semitica constitui a cincia das ideologias. (Edward apud Rey-Debove) Os signos quase sempre, tanto os da linguagens no verbais quanto os da linguagem verbal, so objetos de uma cincia geral dos signos: a semiologia.(Eni Orlandi)

O QUE ESTUDA SEMITICA?

A semitica no estuda [...] nenhum ttulo de realidade natural, mais sim a realidade cultural de uma comunidade, toda as espcies de sistemas sgnicos que o homem construiu ao longo dos sculos. (Edward Lopes) O objeto da semitica estudar um conhecimento da realidade fenomnica, tal como ele se espelha nos diferentes sistemas lingusticos que re-criam no sentido literal, criam de novo essa realidade.

EXEMPLOS

Os mitos, pintura, as modas indumentrias, as instituies, como o direito e os jogos esportivos, etc. Possuem todos uma srie de propriedades especficas que o investem de um papel social: so todos linguagem no sentido mais vasto da palavra... Todos esses sistemas sgnicos exprimem aspectos de uma particular modelizao do mundo [...] intuda pela sociedade que criou esses sistemas.

Na medida em que estuda tais sistemas a semitica se constitui como a cincia das ideologias, no seu plano de contedo, constituindo, ao mesmo tempo a cincia das retricas, no seu plano de expresso. Como a relao entre o homem e o mundo vem mediatizada pelo pensamento, a relao entre um homem e outro homem, dentro de uma sociedade, vem mediatizada pelos signos. Para que o pensamento transite de uma para outra a subjetividade, deve ele formalizar-se em signos.

Os signos so, por um lado, suportes exteriores e materiais da comunicao entre as pessoas e, por outro lado so um meio pelo qual se exprimem a relao entre o homem e o mundo que o cerca.(Edward Lopes) Segundo Edward o carter ideolgico dos sistemas sgnicos em geral e das lnguas naturais oriundo da sociedade esta vista como produtora das ideologias.

Cada indivduo na fase da aprendizagem, a lngua natural carrega consigo os valores da sociedade de que esse indivduo membro; assim, ao aprender a lngua do seu grupo, cada indivduo assimila tambm a sua ideologia. O comportamento dos indivduos sociais duplamente programada (no sentido ciberntico): a) Por um cdigo gentico, herdado de seus antepassados; b) Por um cdigo lingustico e ideolgico.

DESCRIO DOS SISTEMAS LINGUSTICOS

Charles Sanders Peirce e Charles Morris propunham que se fizesse a descrio dos sistemas sgnicos de acordo com trs pontos de vista: a) do ponto de vista das relaes inter-sgnicas, ou seja, do ponto de vista das relaes que um signo qualquer mantm para com os demais signos pertencentes ao mesmo enunciado. Seria o estudo da funo sinttica; b) do ponto de vista das relaes de um signo para com seu objeto, ou melhor, relao do signo enquanto veculo de informao para com seu denotatum. Seria o estudo da funo semntica; c) do ponto de vista das relaes do signo para com seus usurios, quer dizer relao do signo com remetente e o destinatrio. Seria o estudo da funo pragmtica.

ATIVIDADE DO DIA
O que semitica? Qual o objeto de estudo da semitica? Quem so os representantes da semitica moderna? O que so signos? Cite exemplos. Qual a relao da semitica e cultura? Qual a relao entre semitica e ideologia? Na sua opinio, qual a importncia da semitica? Comente sobre a relevncia do carter ideolgico.

Objetivos >> Contexto Histrico >> Definies >> Relevncia

Referncias
ECO, Umberto. Tratadi geral de semitica. 3 Edio: Ed. Perspectiva, So Paulo. 2000. PEIRCE, Chares S. Semitica. 2 Edio: Ed. Perspectiva, So Paulo. 1990. RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra Regina. Leitura de Imagens para educao. PUC/So Paulo. Doutorado em Comunicao e Semitica. 1998. SANTAELLA, Lucia. Matrizes da Linguagem e Pensamento. Editora Iluminuras, So Paulo. 2001. SAVAN, David. Abduction and semiotics. The signifying animal. I. Rauch e G. Carr. Bloomington: Indiana University Press.1980. http://www.pucsp.br/pos/cos/cepe/semiotica/semiotica.htm http://www.wikipedia.org/

Das könnte Ihnen auch gefallen