Sie sind auf Seite 1von 54

Indicadores Ambientais

INDICADORES MODELOS CONCEITUAIS CRITRIOS DE SELEO CLASSIFICAO DE INDICADORES


Prof. Ms. Adriana Ferrer Martins Email: drifer@gmail.com

O que Qualidade Ambiental


O que uma boa qualidade ambiental?

possvel separar qualidade ambiental de qualidade social ?


possvel separar qualidade social de qualidade econmica? Qual o padro de qualidade ambiental, social e econmicas ?

Quais so as metas? Quem as define (Onu, sociedade, clientes, dono da empresa)?

Controle de Qualidade Ambiental


O controle ambiental o ato de influenciar as atividades humanas que afetem a qualidade do meio fsico (ar, gua, caractersticas terrestres). O controle feito atravs de indicadores.

Controlar o que ? Pra qu?

Percepo do meio ambiente


Os indicadores apresentam uma resposta conforme a percepo adotada de meio ambiente. Qual a percepo adotados stakeholders de determinado negcio?

Stakeholders?
Toda e qualquer parte interessada em um negcio.
Exemplos: Clientes da empresa Funcionrios da empresa, Acionistas, Fornecedores, Comunidade onde a empresa tem operaes. Sindicato Concorrentes Governos

Indicadores de sustentabilidade Indicadores socioambientais Indicadores de desempenho ambiental, Indicadores de eco-eficincia Indicadores de Comportamento ou Rendimento Ambiental Indicadores de Gesto Ambiental Indicadores de Situao ou Estado Ambiental

Indicadores
indicador um parmetro ou um valor dele derivado, que descreve o estado de um fenmeno, ambiente ou rea, com uma significncia que vai para alm daquela que est diretamente associado ao valor (Organizao para a
Cooperao e desenvolvimento econmico).

Caractersticas indicadores:
resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas.
Deve ter pertinncia poltica. Utilidade para os usurios. Exatido de analise. Mensurabilidade. Tem a finalidade de apoiar a tomada de decises e a gesto. no podem limitar-se a identificar a existncia ou no de alteraes no sistema, sendo impretervel que estes ajudem os gestores a compreender o porque de uma mudana.

Componentes dos indicadores:

Exerccio 3 - Exerccio em sala de aula


Imagine que ser feito o Relatrio de Sustentabilidade da FAJ. Cite 2 indicadores ambientais para compor o relatrio conforme o slide 13.

Relatrios de Sustentabilidade Padro Internacional


Relatrio de sustentabilidade um termo amplo considerado sinnimo de outros relatrios cujo objetivo descrever os impactos econmicos, ambientais e sociais (tripple bottom line) de uma organizao, como o relatrio de responsabilidade social empresarial, o balano social etc. A dimenso ambiental da sustentabilidade se refere aos impactos da organizao sobre sistemas naturais vivos e no-vivos, incluindo ecossistemas, terra, ar e gua. Os indicadores ambientais abrangem o desempenho relacionado a insumos (como material, energia, gua) e a produo (emisses, euentes, resduos). Alm disso, abarcam o desempenho relativo biodiversidade, conformidade ambiental e outras informaes relevantes, tais como gastos com meio ambiente e os impactos de produtos e servios.

http://www3.ethos.org.br/cedoc/indicadores-ethos-versao-2012/

ndice

(Stakeholders x Indicadores)

Valores, Transparncia e Governaa RESPONSABILIDADE COM AS GERAES FUTURAS Pblico Interno Compromisso com a Melhoria da Qualidade Ambiental Meio Ambiente Educao e Conscientizao ambiental GERENCIAMENTO DO IMPACTO AMBIENTAL Fornecedores Gerenciamento do Impacto ambiental e do ciclo produtos e servios Consumidores e de vida deSustentabilidade da economia florestal Minimizao de entradas e sadas de materiais Clientes Comunidade Governo e Sociedade

Instituto Ethos.

Relatrio Anual CPFL

Relatrio de sustentabilidade: Suzano Papel e celulose

Padres de Relatrios Ambientais


Global Report Iniciative, Instituto Ethos, Ibovespa Ibase

Modelos Conceituais de Indicadores

Modelos conceituais
- melhorar a organizao dos indicadores - melhora a abordagem do indicador.

Modelo: Presso Estado Resposta

Modelos Presso Estado Resposta


Organizado pela Cooperao e desenvolvimento Econmico (OCDE):
O modelo PER baseia-se na idia de que as atividades humanas exercem presses sobre o meio ambiente e afetam a sua qualidade e a quantidade de recursos naturais (estado); a sociedade responde a estas mudanas, adotando polticas ambientais, econmicas e setoriais, tomando conscincia das mudanas ocorridas e a elas adaptando o seu comportamento (resposta da sociedade).

Indicadores de presso:
Descrevem as presses exercidas pelas atividades humanas sobre o meio ambiente e sobre os recursos naturais..
Entende-se aqui por presses aquelas subjacentes ou indiretas (ou seja, a atividade propriamente dita e as tendncias importantes do ponto de vista ambiental), assim como as presses imediatas ou diretas (ou seja, a utilizao de recursos e o lanamento de poluentes e de resduos). Exemplos: Emisso de contaminantes, Eficincia tecnolgica, Impacto ambiental.

Indicadores de estado:
Tambm conhecidos como indicador de qualidade ou efeito, respondem sobre o estado do ambiente.
Refletem a qualidade do ambiente (recurso natural) num dado horizonte espao/tempo. Fornecem uma viso geral do estado do meio ambiente e de sua evoluo no tempo.

Exemplos:
concentraes de poluentes nos diversos meios, o excesso de cargas crticas, a exposio da populao a certos nveis de poluio ou a um ambiente degradado, o estado da fauna e da flora e as reservas de recursos naturais.

Indicadores de Resposta:
Os indicadores das respostas da sociedade mostram em que grau a sociedade responde s questes ambientais. Objetivo:
atenuar ou evitar os efeitos negativos das atividades humanas sobre o meio ambiente, ou a isso adaptar-se; impor um limite s degradaes j infligidas ao meio ambiente ou remedi-las; conservar e proteger a natureza e os recursos naturais.

Exemplos:
Educao ambiental. Poltica ambiental.

Modelo Presso Estado RespostaEfeitos

Modelo Presso-Estado-Resposta-Efeitos proposto pela Agncia de Proteo do Ambiente Norte-americana (USEPA)

Modelo Fora Motriz Presso Situao Impacto Resposta.

modelo conceitual DPSIR da Agncia Europia do Ambiente AEA


Este modelo considera que as Atividades Humanas (D-Driving forces), nomeadamente as indstrias e os transportes, produzem Presses (P Pressures) no ambiente, tais como emisses de poluentes, as quais vo degradar o Estado do Ambiente (S State of the environment), que por sua vez poder originar Impactos (I Impacts on the environment) na sade humana e nos ecossistemas, levando a que a sociedade emita Resposta (R Responses) atravs de medidas polticas

Exemplos PER

Exerccio 4
Dentre os indicadores ambientais levantados para a FAJ, classifique-os em sendo de Presso, Estado ou Resposta. E complemente conforme o modelo, caso necessrio.

Critrio para escolha de indicadores

Que indicadores escolher??


Como definir critrios para a seleo de indicadores ? A OCDE utiliza trs critrios bsicos
1) Relevncia poltica e utilidade para os usurios. 2) Representatividade analtica do estado do sistema. 3) mensurabilidade.

1) Relevncia poltica e utilidade para os seus usurios


Proporciona cenrio representativo das condies ambientais. Presses sofridas por um sistema e respostas da sociedade. Ser simples, fcil de interpretar e apto para ser usado ao longo do tempo.
Permite comparaes internacionais. Ser sensvel a mudanas no ambiente,

2. Representatividade analtica
Indicador deve ser bem fundamentado com termos tcnicos e cientficos. Baseado em padres internacionalmente aceitos.

Estar relacionado a modelos econmicos, previses e sistemas de informaes.

3. Mensurabilidade
O indicador deve ser mensurvel e com razovel relao custo benefcio. Devidamente documentado e de qualidade conhecida Atualizado em intervalos regulares de acordo com procedimentos confiveis.

Exerccio (no foi pedido em sala) Exerccio extra.


Classifique os indicadores ambientais conforme os critrios criados pela OCDE.

Das könnte Ihnen auch gefallen