Sie sind auf Seite 1von 1

PROJETO PILOTO DE IMPLEMENTAO DO SOAP NA ALA B DA PEDIATRIA DO HOSPITAL REGIONAL DA ASA SUL (HRAS)

Escola Superior de Cincias da Sade do Distrito Federal


MIRANDA,A.C.A;NAKAMURA,C.A.F;ROCHA,J.C.C;MENEZES,B.C;SABARENSE,L.;SILVA,J.C; SILVA,J.B.J;A FARIAS,L.M.R.

O mtodo SOAP utilizado como referncia para os registros da assistncia como modelo orientado para o problema. Os dados so registrados por meio das observaes, com seus problemas especficos. Denomina-se problema tudo aquilo que requeira ou requereu assistncia sade, como tambm o que afete o bem estar fsico ou emocional de uma pessoa. Notas de Evoluo orientadas para o problema so divididas em quatro partes, comumente 1-5 designadas pela sigla S.O.A.P. O SOAP utilizado para facilitar e dinamizar o processo da Evoluo de Enfermagem, pois viabiliza a leitura e torna mais rpida a transmisso de dados. A ordem de apresentao de cada letra da sigla da SOAP significa:

S Dados Subjetivos - Representam informaes obtidas pelo paciente ou acompanhante relacionada dimenso biopsicossocial. O Dados Objetivos - Representam as observaes clnicas, os resultados dos exames complementares, os cuidados e os tratamentos significativos, feitos pela equipe de sade. A Anlise de Dados - Explica os significados dos dados subjetivos. O profissional avalia a evoluo da conduta adotada e identifica novos problemas. Deve incluir nessa etapa as razes para manter, mudar ou abandonar a conduta. P Plano de Tratamento - Representa a deciso para tomar uma conduta especfica baseada em novos dados.

Problemas 1 Anemia falciforme S Sente dor nos membros inferiores e abdome. O - Encontra-se consciente, orientado, reativo, responsivo, hipoativo, dispneico, hidratado, hipocorado e anictrico. Ao exame fsico do AR: murmrios vesiculares fisiolgicos; ACV: bulhas normofonticas em 2T com discreto sopro sistlico; ABD: sensvel palpao no hipocndrio direito, apresenta hepatomegalia; Extremidades: boa perfuso, presena de manchas nos MMII e parte do abdome. Sinais Vitais (SSVV) Tax: 36,6C; FR: 34 ipm; FC: 90 bpm; PA: 100/50 mm/Hg. Saturao: 98% com oxignio. A Crises dolorosas principalmente em ossos, msculos e articulaes, em razo da vaso ocluso, com reduo do fluxo de sangue e oxignio para os tecidos e rgos. P -medicar conforme prescrio mdica. Reforar a ingesta hidrica, por causa da viscosidade do sangue

Problema 2 Bronquite aguda S Me relata tosse e dificuldade para respirar. O -Peso:8,160Kg; estatura: 69cm; PC: 45cm PT: 50cm Sinais vitais: T:36,6; FR:60. Ao exame fsico encontra-se BEG, sonolento, reativo, tranquilo, taquipnico, hidratado, aciantico, anictrico, boa perfuso perifrica. AR: normolneo, no doloroso a palpao, som claro pulmonar, apresenta roncos em lobos inferiores. AC: sem abulamentos, no doloroso a palpao, bulhas normofonticas em 2T sem sopros. ABD: globoso, com presena de gazes, sons hidroareos +, percusso sons timpnicos, no dolorosos a palpao. Em uso de acesso venoso perifrico para hidratao e medicao mais oxigenoterapia por cateter nasal. A Tosse para expelir o muco. Manter a hidratao para ajudar na expectorao P Manter os cuidados de rotina.

REFERENCIAS
1.BARRETO, J. Vasco; PAIVA, Paulo. O registro Clinico orientado por problemas. Artigo de reviso. 2009. Disponvel em: <http://://www.spmi.pt/revista/vol15/vol15_n3_2008_201_206.pdf>. Acesso em:20/03/2012. 2.LOPES, Antonio Alberto. Prontuario Orientado por Problemas e Evidencias (POPE): o contexto do SOAP. Faculdade de medicina da Universidade Federal da Bahia. Bahia, 2005. 3.MOLINA, Lticia Gorri; LUNARDELLI, Rosane Suely Alvares. O pronturio do paciente e os pressupostos arquivisticos: estreitas e profcuas interlocues. Paran: Londrina, 2010. 4.Pinho, Santos e Kantorski (2007) COLOCAR A EFERENCIA 5.SOUSA, Jaime Csar. Relao, comunicao e consulta/ sistema de anotao clinica 2000. Disponvel em: <http:// csgois.web.interacesso.pt/MGFV001MASTER/textos/12/10_texto.html>. Acesso em 20/03/2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen