Sie sind auf Seite 1von 15

A Depresso na 3.

Idade

o processo de envelhecimento
IMPLICA

uma adaptao alteraes na vida quotidiana; que se podem traduzir pela perda de rotinas, da sade com que sempre se viveu, pela morte de entes queridos, pela reforma e outros acontecimentos que podem levar ao isolamento e perda de relaes interpessoais e sociais.

Depresso na 3. Idade

depresso pode atingir cerca de 20% da populao, representando a principal causa de incapacidade nos pases desenvolvidos.
A depresso e a esquizofrenia so responsveis por 60% dos suicdios em Portugal. A Organizao Mundial de Sade, refere que 66% dos indivduos com depresso esto subdiagnosticados.

Estudos realizados na comunidade europeia permitem estimar que oito milhes de cidados com idade igual ou superior a 65 anos sofrem de depresso.

Depresso na 3. Idade

Um estado de elevada complexidade,

sendo possvel a deteo de diversos componentes como a ansiedade, a agitao, a preocupao, a dor mental e sentimentos de culpa implicando, num nmero significativo de ocorrncias, uma vivncia forte e continua de infelicidade, onde o passado se imobiliza geralmente sob a forma de vivncia de culpabilidade ()onde o presente rejeitado por ideias de indignidade e ruinas e onde o futuro se encontra completamente bloqueado devido a ideias de catstrofe eminente, de ruina e de morte.
(Teixeira & Branco, 1989 cit. por Fernandes, 2000:58)

O que a depresso?

Os sintomas e sinais essenciais para um diagnstico de depresso incluem


a tristeza, baixa de humor, pessimismo em relao ao futuro, critica a si mesmo, sentimento de culpa, dificuldade em concentrao, lentido no raciocnio, alteraes de apetite e de sono.

O sintoma mais comum no idosos a tristeza

Sintomas e sinais

Tratamento no medicamentoso

Tratamento medicamentoso

Psicoterapia Suporte familiar Terapia ocupacional Atividades fsicas

Longa durao Efeitos colaterais precoces Efeito teraputico tardio Resposta muito individual Mianserina, Mirtazapina Trazodona Tricclicos Tianeptina Bupropiona Venlafaxina

A depresso um problema srio que no deve ser descuidado. Pode ter consequncias graves para a sade fsica e mental.

Dicas para uma conversa bem sucedida


Seja um bom ouvinte. Antes de responder de acordo com os seus pensamentos, tente repetir para si o que o seu amigo ou familiar acabou de dizer. No se preocupe em ter as respostas certas. Estar presente e mostrar que se preocupa muito reconfortante. No minimize os sentimentos do seu amigo ou familiar. Cair na tentao de dizer no me p arece que estejas assim to em baixo pode fazer com que ele se sinta pior. No se esquea de dizer coisas como Gosto de ti, Estou aqui para te ajudar, No ests sozinho nesta caminhada.

Dicas para falar com uma pessoa que est atualmente em tratamento
No assuma que uma pessoa deprimida que est em tratamento j no precisa do seu apoio e de falar sobre a doena. Nas primeiras semanas de tratamento, muitos doentes sentemse desencorajados por no sentirem uma melhoria significativa. crtico que auxilie o seu amigo ou familiar a ultrapassar esta fase e a cumprir o tratamento indicado pelo mdico. D feedback positivo. Quando vir uma melhoria, por mais pequena que seja, digao. Encoraje a pessoa a seguir o tratamento tal como indicado pelo mdico, pois com o tempo ela sentirse melhor.

Escala Geritrica de Depresso


(Sheikh e Yesavage, 1986 - Verso curta)

Antes de iniciar escreva nmeros de 1 a 15 e anote a sua resposta (sim ou no) em frente ao nmero ao qual corresponde a pergunta

1. Voc se considera globalmente satisfeito com sua vida?


2. Voc tem abandonado muitas de suas atividades e interesses? 3. Voc tem a sensao de que sua vida est vazia?

4. Voc se aborrece com frequncia?


5. Voc habitualmente est de bom humor?

6. Voc tem medo de que algo ruim possa lhe acontecer?

7. Voc se sente feliz na maior parte do tempo?


8. Voc se sente frequentemente sem ajuda, desamparado? 9. Voc prefere ficar em casa ao invs de sair e fazer alguma coisa? 10. Voc acha que sua memria pior do que a das outras pessoas?

11. Voc acha maravilhoso viver nos dias de hoje? 12. Voc atualmente se sente sem valor? 13. Voc se sente cheio de energia? 14. Voc se julga sem esperana em relao a sua situao atual? 15. Voc acha que a maioria das pessoas vive melhor do que voc?

Pontuao 1-Sim (0) no (1) 2-Sim (1) no (0) 3-Sim (1) no (0) 4-Sim (1) no (0) 5-Sim (0) no (1) 6-Sim (1) no (0) 11-Sim (0) no (1) 12-Sim (1) no (0) 13-Sim (0) no (1) 14- Sim (1) no (0) 15-Sim (1) no (0)

7-Sim (0) no (1) 8-Sim (1) no (0)


9- Sim (1) no (0) 10-Sim (1) no (0)

Escala Geritrica de Depresso

De 0 a 5 pontos: exame normal

De 5 a 10 pontos: indcios de quadro depressivo leve


Acima de 11 pontos: provvel depresso severa.

Interpretao dos Resultados

Questionrio de Sade Geral

Os itens: 1,3,4,7,8,12

(so cotados de forma inversa- Ou seja, caso tenha respondido 1 vale 5, 2 vale 4, 3 vale , 4 vale 2 e 5 vale !))

Os itens: 5,9,2,6 avaliam a depresso separadamente Os itens: 1,3,4,7,8,10,11,12 avaliam os acontecimentos de vida e auto-estima

Questionrio de Sade Geral de Goldberg

Das könnte Ihnen auch gefallen