Sie sind auf Seite 1von 25

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO ALUNO: JOSEFRAN DE AMORIM SANTOS PROFESSOR: SERGIO BEZERRA DISCIPLINA: SISTEMAS ESTRUTURAIS

ALVENARIA EM TERRA TAIPA DE PILO

A taipa uma tcnica herdada das culturas rabes e berberes, constitui-se de paredes feitas de barro amassado e calcado, por vezes misturado com cal para controlar a acidez da mistura que vem a ser comprimida entre taipais de madeira desmontveis, removidas logo aps estar completamente seca, formando assim uma parede de um material incombustvel e isotrmico natural e particularmente barato. Embora seja um material de construo bastante utilizado, sobretudo em regies argilosas, e tenha uma resistncia comparvel do cimento, no foi muito usada para a construo de fortificaes.

As paredes de taipa tm como inconvenincia serem facilmente atacadas por roedores e a fraca estabilidade a esforos laterais provocados pelas cargas da cobertura. Por isso no eram indicadas para a construo de grandes edifcios, alm de serem facilmente degradadas pela gua e a umidade. Assim so executadas sobre fundaes de alvenaria de pedra ordinria com cerca de 60 cm acima do solo, evitando assim as umidades ascendentes. As paredes de taipa podem vir a ser revestidas, isso ocorre principalmente com rebocos base de cal apagada.

Em comparao com tcnicas em que o barro se utiliza em um estado mais mido, a tcnica da taipa tem uma retrao mais baixa e uma maior resistncia. A vantagem em relao s tcnicas de construo com adobe que as construes de taipa so monolticas e por isso tm uma maior durabilidade.

A terra utilizada na taipa normalmente uma terra argilosa que aps ser misturada com pequenas pedras, seixos rolados, gua, palha e cal e se obter uma mistura homognea batida dentro de frmas de madeira chamadas de taipais ( constituda de duas grandes pranchas compostas de tbuas emendadas no topo e furos equidistantes atravessados por claves de madeira que ajudam no transporte e levantamento dos blocos), durante muitos dias fica secando ao sol.

No possvel estabelecer o momento em que uma parede de barro est seca, mas sempre o processo de secagem mais rpido que o de tijolos e o de concreto. Se o clima seco e quente e se h movimento suficiente no ar, o processo de retrao estar concludo depois de alguns dias. Depois de trs semanas pode-se sentir com o tato que a parede est totalmente seca, mas a quantidade de gua ainda assim elevada em relao ao equilbrio de umidade. Ao retirar a frma tem-se grandes blocos percorridos pelos furos. Estes tijolos gigantes proporcionam espessas paredes com 60 centmetros ou mais, o que proporciona um excelente isolamento trmico e sonoro.

ALVENARIA EM TERRA
TAIPA DE SOPAPO

A tcnica de construo do pau-a-pique constitui-se em barro aplicado sobre um entramado de bambu. Usa como estrutura peas maiores de bambu ou madeira postas verticalmente nos vrtices e horizontalmente formando grandes quadrados. recomendado que a fundao seja de tijolo ou de pedra e que suba pelo menos a 30cm do solo para evitar umidade. Peas de madeiras bem dimensionadas permitem a construo de um segundo pavimento. Para fixar as ripas finas, cava-se uma vala de 30cm de profundidade no local das paredes, e ento se enterram as ripas verticais e as pregam nos apoios horizontais, da as cavas podem ser preenchidas (com o mesmo material das paredes). Em seguida colocam-se as ripas horizontais formando um entrelaamento entre elas (fixas entre si e nos apoios com pregos ou sinsal).

Depois de erguida toda estrutura o taipero escolhe onde ir colocar as portas e as janelas, e faz aberturas com serrote e coloca um "caixo" nos vos criados. Ento, antes de aplicar o barro sobre a estrutura criada, coloca-se madeiramento no telhado e cobertura garantindo que possa manejar sua casa protegido de chuva, deixando um beiral de 50cm a 1m para proteger as paredes da chuva (palha, folhagem de coqueiro, palha de buriti e barnaba ou telha comum so as coberturas mais utilizadas) um revestimento a base de cal pode ser aplicado para dar maior durabilidade s paredes.

O barro utilizado no preenchimento e selecionado atravs de escavaes em diferentes locais. So feitas bolas de barro com gua, e as que menos racharem ao secar indicar o barro a ser usado. A mistura do barro com a gua feita com os ps.

O barro deve ser bem arenoso, at 60% de areia, pode-se adicionar areia na mistura at chegar "liga". Aps algumas semanas normal o barro apresentar rachaduras, ento deve-se fazer um novo revestimento, este alisando a superfcie com as mos.

ALVENARIA EM TERRA ADOBE

Tcnica de construo comum no mundo todo, que utiliza o barro com pequena quantidade de areia como matria prima. O barro deve ser bem sovado e moldado em formas de madeira, sofre o processo de secagem a sombra, e no recebe queima. As construes antigas sempre tinham a presena do Adobe, e ainda hoje nos pases rabes muito utilizada. No Brasil, em vrias regies no centro e no norte do pais, ainda hoje utilizam esta tcnica.

A terra utilizada em adobe obtida atravs de escavaes em diversos locais de um lote, descartando a primeira camada, que muito rica em matria vegetal. De cada uma das escavaes tirada uma amostra que ser usada para testes. A cor da terra no deve ser negra nem branca, podendo ser usadas as de cor castanha e vermelhas, mas a ideal amarelo-claro. A terra no deve cheirar a mofo (sinal de que contm vegetal). A terra boa para construir tem a mesma proporo de areia e argila.

Dependendo das condies da terra, so necessrias algumas alteraes nas propores. Uma forma de deixar o adobe mais resistente ( umidade ou ao desgaste do tempo) acrescentar emulso de asfalto ou leo queimado (utiliza menos material), mas a melhor opo acrescentar esterco, pois ajuda a combater os insetos. Tambm pode-se adicionar palha, capim ou folhas de pinho, sempre picados.

A terra selecionada deve ser amontoada e coberta com palha de curral durante alguns dias, para "azedar". Joga-se uma p de areia e duas de p de esterco. Aps deixar a terra descansar, vai-se retirando determindadas quantidades, acrescentando gua e misturando bem com os ps descalos. Os adobes podem ter vrias dimenses, e as mais usadas so 5x10x20, 8x10x40 e 10x15x30, mas pode-se fazer tambm moldes com formas diferentes, como curvas, trapzios. Os moldes podem ser feitos de madeira ou de metal. Nos extremos prega-se uma varinha para facilitar o manuseio. A madeira dos moldes deve estar limpa e lisa. Para impermeabilizar o molde, aplica-se uma camada de leo queimado, ou piche misturado com petrleo ou querosene.

Os adobes no devem secar ao sol, para evitar rachaduras e deformaes, se no puderem ficar na sombra devem ser cobertos com folhagem e periodicamente molhados. Quando estiverem endurecidos, devem ser colocados em fileiras abertas para arejar, e ficar assim por uns 15 dias. Pode-se fazer adobes mais leves, colocando dentro deles materiais descartveis como latas, garrafas, caixas de leite ou espigas de milho.

http://www.museudacidade.sp.gov.br/taipadepilao.php
http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_20041/arq_terra/taipadepilao.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Adobe http://historiaartebrasileira.blogspot.com.br/2009/08/tecni cas-construtivas-taipa-e-adobe.html http://www.ceciliaprompt.arq.br/materiais-etecnicas/taipa-de-pilao

Das könnte Ihnen auch gefallen