Sie sind auf Seite 1von 13

ASSISTNCIA AO PACIENTE CRTICO

Desequilbrio Acdo-Bsico

o desequilbrio entre lquidos e eletrlitos presentes no organismo de um indivduo, podendo ser observado a nvel metablico ou respiratrio, onde ainda podem ser classificados em acidose ou alcalose.

O distrbio metablico ocorre no sangue venoso.


ACIDOSE METABLICA: dficit de base bicarbonato.

A acidose metablica um distrbio clnico caracterizado por um baixo pH (aumento da concentrao de hidrognio) e por uma baixa concentrao plasmtica de bicarbonato.
perda da base orgnica,temos que repor bicarbonato de

sdio a acidose metablica pode ser produzida por ph plasmtica de bicarbonato de sdio on de hidrognio.

MANIFESTAES CLNICAS Cefalia, confuso mental sonolncia, aumento da frequncia respiratria, nuseas e vmitos. A vasodilatao perifrica e a diminuio do dbito cardaco ocorrem quando o ph cai abaixo de 7.0.
AVALIAO DIAGNSTICA As medidas dos gases sanguneos arteriais possuem um grande valor no diagnstico da acidose metablica. CONDUTA A correo do defeito metablico. Se a causa do problema uma ingesto excessiva do cloreto, o tratamento obviamente, a eliminao da origem do cloreto. Quando necessrio administra bicarbonato de sdio.

ALCALOSE METABLICA: aumento do bicarbonato.

um distrbio clnico caracterizado por um alto pH (diminuio da concentrao de on hidrognio) e por uma alta concentrao plasmtica de bicarbonato.
pH sanguneo bicarbonato de sdio. A causa mais comum de alcalose metablica o vmito

com perda de ons de hidrognio e ons de cloreto pelo lquido gstrico.

MANIFESTAES CLNICAS Formigamento dos dedos das mos e ps, tonteira, e hipertonia da musculatura. AVALIAO DIAGNSTICA Atravs das avaliaes dos gases sangunios arteriais.
CONDUTA O tratamento tem por objetivo a reverso do distrbio de base. Deve-se suprir cloreto em quantidade suficiente para que o rim tenha condies de absorver o sdio com o cloreto (permitindo a excreo do excesso de bicarbonato). O tratamento inclui a restaurao do volume do lquido normal atravs da administrao de solues de cloreto de sdio (porque a depleo contnua de volume serve para manter a alcalose).

O distrbio respiratrio ocorre no sangue arterial ACIDOSE RESPIRATRIA : excesso de cido carbnico. um distrbio clnico no qual o ph inferior a 7,35 e a PaCO2 maior que 45mmHg. Pode ser aguda ou crnica. A acidose respiratria aguda acorre em situaes de emergncia, tais como edema pulmonar agudo, aspirao de um corpo estranho, atelectasia e pneumonia grave. A acidose respiratria crnica est associada a distrbios crnicos como enfisema, asma e bronquite.

MANIFESTAES CLNICAS A hipercapnia sbita (PaCO2 elevada pode causar: taquisfigmia, taquipnia, obscuridade mental e sensao de vazio na cabea. Quando cronifica pode ser ainda referido fraqueza e cefalia. AVALIAO DIAGNSTICA A avaliao dos gazes sanguneos arteriais.
CONDUTA O tratamento tem por objetivo melhorar a ventilao; as medidas exatas variam com a causa da ventilao inadequada. Broncodilatadores reduzem o espasmo brnquico; Antibiticos para as infeces respiratrias Medidas de higiene pulmonar para livrar o trato respiratrio do muco e drenagem purulenta. Hidratao adequada para manter as membranas da mucosa midas e facilitar a remoo das secrees.

ALCALOSE RESPIRATRIA : dficit de cido carbnico uma condio clnica na qual o Ph arterial maior do que 7,45 e a PaCO2 inferior a 38mmHg. A alcalose respiratria sempre hiperventilao, que causa um excessivo esvaziamento de dixido de carbono e portanto, uma diminuio do contedo plasmtico de cido carbnico. As causas podem incluir ansiedade, hiperventilao mecnica.

AVALIAO DIAGNSTICA A anlise dos gases sanguneos arteriais. MANIFESTAES CLNICAS Os sinais clnicos consistem em delrios devido vasoconstrico e a diminuio do fluxo sanguneo cerebral, em incapacidade de concentrao, zumbidos no ouvido e perda de conscincia. CONDUTA O tratamento depende da causa . Instruir o paciente a respirar lentamente para causar acmulo de CO2. Uso de sedativos para aliviar a hiperventilao nos pacientes muito ansiosos.

PH normal de 7,35 a 7,45 valor mdio de 7,4 Ph = 7,4 normal ph > 7,4 alcalose ph < 7,4 acidose PaCO2 normal de 40mmHg (presso parcial do dixido de carbono

no sangue arterial) HCO3 normal 24mEq/litro (bicarbonato no sangue venoso)

Se o paciente apresentar: ph > 7,4 alcalose. PaCO2 for < 40 mmHg, o distrbio primrio a alcalose respiratria. HCO3 for > 24 mEq/litro, o distrbio primrio a alcalose metablica.

Se o paciente apresentar: Ph < 7,4 acidose. PaCO2 for > 40 mmHg, o distrbio primrio a acidose respiratria. HCO3 FOR < 24 mEq/litro, o distrbio primrio a acidose metablica.

Hiponatrenia : dficit de sdio; Hipernatremia: excesso de sdio; Hipocalemia: dficit de potssio; Hipercalemia : excesso de potssio; Hipocalcemia : dficit de clcio; Hipercalcemia : excesso de clcio.
Acidose : um distrbio cido-base caracterizado por um aumento da

concentrao do on de hidrognio (diminuio do pH); pode ser consequnte ao aumento da produo de cidos ou perda de base.
Alcalose : um distrbio cido-base caracterizado por diminuio da

concentrao do on de hidrognio (aumento do pH); pode ser conseqente perda de cidos ou ao aumento da produo de base.

Se voc encontrar um paciente com os seguintes valores:

Ph 7,20 PaCO2 = 60mmHg distrbio ocorre?

HCO3 = 23 mEq/litro. Que

R: A acidose respiratria est presente. Observe que o nvel de PaCO2 est alto, enquanto o do bicarbonato est normal (acidose respiratria no compensada)
Se voc encontrar um paciente com os seguintes valores:

Ph = 7,4 PaCO2 = 60mmHg distrbio ocorre?

HCO3 = 37 mEq/litro. Que

R: PaCO2 ainda est alto, mas o HCO3 subiu, permitindo o retorno do ph ao Nvel normal (acidose respiratria compensada).

Das könnte Ihnen auch gefallen