Sie sind auf Seite 1von 27

Anti-Helmnticos

Farmacologia Professor: Mauro Oliveira Disciplina de Farmacologia Acadmicos: Felipe Costa Beber Maurcio Gualter Ferreira

Helmintos Patognicos

NMERO MUNDIAL DE PACIENTES INFESTADOS PELAS PRINCIPAIS HELMINTASES


HELMINTASES Ascaridase Larva migrans cutnea Dracunculiase Enterobase Fasciolase Filarase Tnias Oncocercose Esquistossomase Estrongiloidase Triquinase Tricurase NMERO DE INFESTADOS 1.000.000.000 10.000.000 100.000.000 285.000.000 50.000.000 300.000.000 800.000.000 50.000.000 250.000.000 80.000.000 50.000.000 500.000.000

Helmintase
Modo de infeco: Ingesto de ovos dos helmintos; penetrao da larva na pele; Ingesto de carne infectada de boi,porco ou peixe crua ou malpassada. Principais sintomas : Dor abdominal; obstruo intestinal;depleo de carboidratos (ascaris); anemia; mal nutrio; fraqueza;diarria; anorexia, prurido.

Distribuio geogrfica: Cosmopolita. Todo o mundo.

Distribuio das parasitoses


A prevalncia das parasitose, de uma forma geral, maior em regies menos desenvolvidas. O crescimento acelerado dos centros urbanos, levando ao estabelecimento de comunidades marginais com grandes aglomerado humanos, geralmente desprovidas de infraestrutura sanitrias mnima, criam condies timas para a transmisso de helmintos, como A. lumbricoides e trichuris trichiura.

Diagnstico
Morbidade Tratamento

CONTROLE DAS HELMINTASES

EDUCAO SANITRIA

Conscincia do problema Modificao do comportamento Suprimentos seguros de gua

Transmisso

ENGENHARIA SANITRIA

Eliminao correta de dejetos

TRATAMENTO DAS HELMINTASES


Medicao Onde o saneamento bsico muito precrio, a conduta tratar toda a populao a cada 6 meses pela administrao de um anti-helmntico polivalente. Fatores a considerar a) natureza do helminto b) ciclo de vida do parasito c) hospedeiro reservatrio d) vetor do hospedeiro animal intermedirio e) local da infestao humana f) hospedeiro definitivo g) frmacos a serem administrados h) O tratamento de toda a famlia do indivduo parasitado dever ser sempre considerado Ao lado destas medidas, devem ser adotadas vrias normas de higiene.

Frmacos Anti-helmntico
Uma droga, para ser considerado frmaco anti-helmntico eficaz, precisa ser capaz de penetrar na cutcula do verme ou ter acesso a seu trato alimentar.

Frmacos Anti-helmntico
O anti-helmntico pode atuar ao produzir paralisia do verme ou ao lesar a sua cutcula, resultando em digesto parcial ou rejeio do verme por mecanismos imunolgicos. Os agentes anti-helmnticos podem tambm interferir no metabolismo do verme.

Frmacos Anti-helmntico

Nematoides: Benzimidazis: (mebendazol, tiabendazol e o albendazol); Piperazina; vinilpirimidnicos; imidazotiazolinas; corantes ciannicos; Ivermectina;

Cestdeos: Derivados fenlicos; Niclosamida

Trematoda: Oxamniquina; Metrifonato; Praziquantel;

BENZIMIDAZIS

BENZIMIDAZIS
Amplo espectro ou polivalente Ativos na ascaridase, ancilostomase, necatorase e tenase. Vermicida, ovicida, larvicida Mecanismo de ao: 1 -Inibem captao de glicose produzindo reduo na formao de ATP, necessrio para sobrevivncia e reproduo. Ocorre paralisia e morte do verme. 2 - Inibio da polimerizao dos microtbulos, ligando-se as beta-tubulinas dos parasitas, o que bloqueia a diviso celular do parasita.

BENZIMIDAZIS
TOXICIDADE: - anorexia, nusea, vmito - dor abdominal, diarria - alucinaes, convulses -embriotoxicidade, teratogenicidade O benzimidazol que apresenta menos efeitos adverso o albendazol.

PIPERAZINA E DERIVADOS

*Anel piperaznico essencial para a atividadde anti-helmntica

PIPERAZINA
Pode ser utilizada no tratamento de infeces por lombriga e oxirus. MECANISMO DE AO Agonista do GABA, que resulta na hiperpolarizao da placa mioneural Produzem paralisia da musculatura do verme que expulso pelo peristaltismo em um a trs dias.

PIPERAZINA
EFEITOS ADVERSOS Nusea, vmito, caimbra abdominal, diarria, dor de cabea, vertigem, ocasionalmente tremor e letargia

DERIVADOS VINILPIRIMIDNICOS

DERIVADOS VINILPIRIMIDNICOS
Amplo espectro, ultilizado no tratamento de: ancilostomase, ascaridase,enterobase, necatorse
1. Agem como bloqueadores neuromuscular despolarizante, provocando assim contrao sbita, seguida por paralisia dos helmintos. O contrrio da Piperazina. 2. Atua tambm como inibidor da colinesterase e estimulante ganglionar. Os helmintos so incapazes de se manter no intestino e so expelidos do corpo pelas fezes por peristaltismo.

DERIVADOS VINILPIRIMIDNICOS
Estes frmacos so geralmente considerados drogas seguras. Os efeitos indesejveis so leves e consistem principalmente em distrbios gastrintestinais.

IMIDAZOTIAZOLIDINAS
PROFARGIL ASCAROLEX ASCAROVERM ASCARIDIL

Potentes inibidores estereo especficos da fumarato redutase ou succinato desidrogenase

Menor suprimento de energia contrao, paralisia tnica e eliminao do helminto.

Como imunoestimulante, influencia as defesas do hospedeiro, restaura as funes deprimidas das clulas T

CORANTES CINANNICOS

CORANTES CINANNICOS
Atua contra enterobase. Age no metabolismo da glicose. Potente inibidor estereoespecfico da fumarato desidrogenase. Produz contrao, seguida de paralisia tnica e eliminao dos vermes

IVERMECTINA

Amplo espectro em nematdeos e artrpodos. Semi-sinttico derivado de um grupo de substncias naturais, as avermectinas, obtidas de um actinomiceto.

IVERMECTINA
droga de escolha no tratamento da oncocercose ,cegueira dos rios.
Mecanismo de ao: Acredita-se que a droga paralisa o verme ao abrir os canais de cloreto mediado pelo GABA e ao aumentar a condutncia do cloreto regulada pelo glutamato. O resultado consiste em bloqueio da transmisso neuromuscular e paralisia do verme. Efeitos adversos: Os efeitos adversos da ivermectina so habitualmente atribudos a respostas inflamatrias ou alrgicas s microfilrias que esto morrendo: erupes cutneas, febre, tonteira, cefalia e dores musculares, articulares e nos linfonodos, fraqueza, dor abdominal e hipotenso.

DERIVADOS FENLICOS

Indicado para o tratamento de himenolepase e tenase Mecanismo de ao 1. Inibem fosforilao oxidativa nas mitocndrias dos cestdeos, promovendo a morte do esclex e segmentos que se desprendem da parede intestinal e so digeridos, sendo eliminados pelas fezes sem que seja possvel identific-los 2. Restos do parasita vulnerveis enzimas proteolticas. 3. No ovicida, podendo expor a cisticercose (ovos viveis so liberados no lmen intestinal)

Referncias
http://www.fcf.usp.br/Ensino/Graduacao/Disciplinas/Exclusivo/Inserir/Anexos/LinkAnexos/antihelm%C3%ADnticos2007.pdf http://farmacolog.dominiotemporario.com/doc/cap_24_-_Farmacos_anti-helminticos.pdf http://www.cives.ufrj.br/informes/helmintos/hel-0ya.pdf Parasitologia Humana David Pereira Neves 9 edio

Das könnte Ihnen auch gefallen