Sie sind auf Seite 1von 25

EU COM OS OUTROS - AS RELAES PRECOCES

A Imaturidade do Beb Humano

Prepara-o para o desenvolvimento de competncias relacionais que se iniciam com quem cuida dele

Sob a forma de Vinculao

Durante sculos o recm-nascido foi encarado como sendo pouco mais do que um indigente De acordo com a pobreza desta conceo, os cuidados maternos eram concebidos quase exclusivamente com um providenciar maturao e ao crescimento. Ao contrrio do que se pensava , o beb no um sujeito passivo ., pelo contrrio, um sujeito ativo.

Uma nova forma de encarar a infncia se vai repercutir na educao, alterando a forma de lidar com a criana em vrios ambientes. No ambiente familiar, a me est consciente de que na relao precoce que estabelece com a criana reside a chave do sucesso da futura socializao.

Nos orfanatos, creches ou nos jardins de infncia h hoje a inteno de propiciarem vivncias emocionais agradveis Procura-se criar uma atmosfera calorosa sob o ponto de vista afetivo e estimulante sob o ponto de vista intelectual Os adultos que lidam com as crianas devem pessoas qualificadas , que ofeream garantias no s a nvel de cuidados bsicos, mas tambm de atuao carinhosa.

Na psicologia, o desenvolvimento infantil passa a ser um assunto de eleio:


Piaget apresenta o perodo sensrio-motor como a base de todo o desenvolvimento intelectual futuro. Segundo este, a criana nasce com esquemas de ao que, desenvolvidos e interiorizados, se transformam em esquemas de pensamento.

Os conceitos de Freud centram-se na capacidade de a criana sentir prazer e desprazer desde o momento do nascimento. Centradas na amamentao, as primeiras vivncias afetivas contribuem para a base estruturadora da personalidade, determinando o ulterior relacionamento emocional com as outras pessoas.

Erikson, por sua vez, defende que a confiana e desconfiana que norteiam o relacionamento social radica nas experincias vividas durante os primeiros meses de vida. O modo como o beb resolve o primeiro conflito existencial influencia o grau de esperana num relacionamento social gratificante, a efetuar no futuro.

Relaes precoces Primeiras relaes da vida. social.

Primeira forma de conhecimento que temos do mundo

A qualidade dessas relaes vai influenciar de forma mais ou menos poderosa as futuras relaes ou vnculos afetivos. So a base da constituio de relaes com os outros.

Vinculao ou apego Forte lao emocional que progressivamente se desenvolve entre o beb e a pessoa que satisfaz vrias das suas necessidades. O modo como se processa a relao me - beb tem forte impacto no desenvolvimento do individuo ao nvel da auto-estima, da confiana e da capacidade de relacionamento interpessoal equilibrada.

Para Shaffer vinculao uma ligao emocional muito ntima entre duas pessoas, caracterizada pela afeio mtua e pelo desejo de manterem proximidade.

Vinculao ou apego Macoby identificou quatro caractersticas desta ligao:

A teoria da vinculao surgiu no seguimento de estudos feitos pelo psicanalista britnico, John Bowlby , acerca da carncia afetiva e da perda de ligao maternal. A introduo do conceito de vinculao evidencia a necessidade que existe no beb em estabelecer contacto e laos afetivos com as pessoas mais prximas, na maior parte das vezes com a sua me

O autor argumentou que , nascendo completamente dependentes, os bebs esto geneticamente programados para se comportarem em relao s mes de modo a assegurarem a sua sobrevivncia

A teoria de Bowlby Segundo Bowlby o beb deve viver uma relao calorosa, ntima e continua com a me na qual ambos encontrem satisfao e prazer. A rutura do lao materno com acriana tem graves efeitos no desenvolvimento intelectual, social e emocional.

Para Bowlby, a construo e a manuteno do vnculo materno (com a me ou com uma figura materna) durante a infncia tem um impacto duradouro e persistente.
A perda do vnculo afetivo primordial produz inevitavelmente no futuro desequilbrios profundidade afetiva, comportamentais, insensibilidade

incapacidade de cuidar dos outros, falta de


culpa e ao remorso, ou seja, assinalvel

deficincia nas relaes interpessoais.

A vinculao e o desenvolvimento A vinculao afetiva segura por volta do primeiro ano de vida torna os indivduos que a construram mais competentes social e emocionalmente , mais cooperantes, capazes e desinibidos. Crianas com uma segura ligao afetiva emocionalmente mais confiantes tm maior capacidade de concentrao, so menos impulsivos e indisciplinados, melhores na resoluo de problemas e mais sociveis.

Em suma:

A INVESTIGAO DE BOWLBY

Teoria da vinculao

A proximidade fsica do progenitor uma necessidade inata, primria

Essencial ao desenvolvimento mental do ser humano e ao desenvolvimento da sociabilidade

Necessidade de vinculao

- A perspetiva de Harlow

As experincias de Harlow provam a necessidade de vinculao gratificante com a me. A partir das experincias realizadas com macacos, concluiu que a me funciona como um smbolo de proteo, conforto e segurana. Este vnculo que se estabelece entre recmnascido e a me, tambm se verifica com seres humanos, provando que os laos afetivos positivos servem de base ao desenvolvimento da criana.

Harlow considerou que a necessidade do contacto fsico com a me, ou com outro cuidador, estaria na origem da vinculao, sendo to importante como a alimentao na construo dessa relao

Harlow , separou macacos recmnascidos das suas mes e, para verificar se o conforto era mais importante do que o alimento para a vinculao, colocou-os sucessivamente numa jaula com duas mes substitutas artificiais: uma feita de arame e com um bibero preso zona do peito; outra feita de tecido felpudo suave e macio mas sem qualquer fonte de alimentao.

Harlow pretendia saber quanto tempo os macacos recmseparados das suas mes biolgicas passariam junto da me artificial equipada com um bibero.
Harlow concluiu que os macacos passavam mais de metade do tempo agarrados me de tecido felpudo e muito pouco tempo com a de arame, que fornecia alimento. A necessidade de contacto aconchegante era uma base mais forte para a formao de um vinculo do que a satisfao da fome ou da necessidade de suco.

Apesar de muitos cientistas contestarem as concluses tiradas das experincias de Harlow, essas concluses vieram a confirmar-se atravs das investigaes de Spitz. Ren Spitz, psiquiatra infantil, designou por hospitalismo o conjunto de perturbaes vividas por crianas institucionalizadas e privadas de cuidados maternos atraso no desenvolvimento corporal, dificuldades na habilidade manual e na adaptao ao meio ambiente, atraso na linguagem. Os efeitos do Hospitalismo, presente nas crianas que foram abandonadas em orfanatos ou asilos, so duradouros e muitas vezes irreversveis.

A qualidade da vinculao varia de criana para criana, podendo a ligao ser mais ou menos segura. A qualidade da vinculao foi estudada pela psicloga Mary Ainsworth por meio de uma experimentao designada situao estranha.

Manual pg. 133

Tipos de vinculao Mary Ainsworth Vinculao Segura

Tipos de vinculao Mary Ainsworth

Vinculao evitante

Tipos de vinculao

Mary Ainsworth

Vinculao Insegura

Das könnte Ihnen auch gefallen