Sie sind auf Seite 1von 17

Prof Jackeline Patrcia Gomes de Moraes

Infeco puerperal um surto infeccioso que ocorre no purperio: Fontes de Infeco puerperal:

Auto infeco

Contgio

sinais e sintomas 3 a 4 dias aps o parto:


Febre, calafrios, anorexias; Pulso rpido 110 a 120 bpm; Lquios ftidos; Mal estar corporal; Cefalia; Dor palpao do fundo do tero.

tratamento a base de antibiticos, analgsicos e antitrmicos.

Cuidados de enfermagem so:


Isolar a paciente; Administrar os medicamentos prescritos; Estimular a mobilizao e a deambulao; Ateno quanto higiene perineal; Incentivar aceitao da dieta e ingesto de lquidos.

Tipos de Infeco Puerperal


Endometrite:

uma infeco localizada na membrana que reveste o tero. o tipo mais comum, aos outros tipos que tem origem nesta infeco;

Tromboflebite: a infeco de veias com formao de cogulos e podem ser de dois tipos: Tromboflebite plvica: a inflamao que abrange o ovrio e tero (veias); Tromboflebite femural: a que compromete as veias femural, poplitea ou da safena
.

Peritonite: a infeco do Peritneo generalizada ou localizada. Comumente esta infeco alcana o Peritneo, vindo do endomtrio, atravs dos vasos linfticos, mas tambm pode se propagar pelas membranas que revestem as trompas de Falpio.

Celulite plvica ou parametrite a infeco do tecido que circunda o tero, podendo resultar na formao de um abscesso plvico.

A observao rigorosa na tcnica assptica, e das medidas que visam a proteo contra a infeco, durante o trabalho do parto e do purperio, indispensvel, para prevenir a infeco puerperal. Quando o parto a domiclio, deve-se preparar todo o material necessrio, com roupas e lenis, devem ser fervidas.

Complicaes do puerprio
Hemorragias perda sangunea de 500 ml ou mais, durante o parto, nas primeiras 24 horas aps o parto. Uma perda de 1000 ml de sangue considerada uma hemorragia severa. Quando o sangue acumula-se no interior do tero pode se desenvolver um choque profundo. Se o sangramento vaginal for excessivo por algum tempo, sem interveno, a vida da mulher est em perigo.

causas de hemorragia puerperal


Atonia

uterina (causa mais comum); Laceraes da crvix, ou da vagina ou perneo, e os restos placentrios retidos.

Atonia Uterina
Dificuldade

da musculatura uterina em permanecer contrada aps o parto. Interveno de enfermagem: Massagem Adm de ocitocina

Laceraes
As laceraes da crvix, vagina ou perneo podem diminuir o volume de sangue. O sangramento no ser interrompido por nenhum tipo de contrao uterina. Os vasos abertos devem ser localizados e suturados. Geralmente, o mdico ou a enfermeira obsttrica inspeciona o canal do parto, para reparar, imediatamente, as possveis laceraes.

No entanto, possvel que um vaso aberto passe despercebido, resultando em hemorragia. Os sangramentos provocados por laceraes ou pela inciso da Episiotomia devem ser imediatamente comunicados. Freqentemente, a purpera tem que ser levada para a sala de parto, para os reparos necessrios para interromper o sangramento.

Reteno de restos placentrios


Os restos placentrios retidos, podem interferir na constrio dos vasos sanguneos uterinos, causando a hemorragia. A placenta deve ser sempre inspecionada em relao a sua integridade. A evidncia de vasos sanguneos rompidos sugestivo de resto placentrio retido. Ocasionalmente, uma parte da placenta fica inserida no revestimento uterino, aps a expulso. Os restos retidos podem ser removidos manual ou cirurgicamente, pela curetagem.

FIM

Das könnte Ihnen auch gefallen