Sie sind auf Seite 1von 58

Ensaios Mecnicos

Elizeu Ferreira dos Santos

Ensaios
Ensaiar significa aplicar um material ou dispositivo a testes metodolgicos determinados em normas ou convenes e por fim comparar os resultados obtidos com valores tabelados ou desejados.

Ensaios No destrutivos
Os ensaios no destrutivos podem ser aplicados diretamente na pea acabada sem que com isso comprometa sua integridade. Os resultados podem ser to precisos quanto os mtodos que forem aplicados. Os principais ensaios no destrutivos so lquido penetrante, partculas magnticas, ultra-som e radiografia industrial.

Lquido Penetrante (LP)


O mtodo consiste em fazer penetrar na abertura da descontinuidade um lquido. Aps a remoo do excesso de lquido da superfcie, faz-se sair da descontinuidade o lquido retido atravs de um revelador. A imagem da descontinuidade fica ento desenhada sobre a superfcie.

Ensaios por Partculas Magnticas


Consiste em magnetizar a regio que se deseja avaliar e sobre o campo magntico formado aplicar partculas ferromagnticas.

Ensaios por Partculas Magnticas


As falhas no material geraro um campo de fuga do fluxo eletromagntico e em consequncia ir ocorrer uma sobreposio dessas partculas nessa regio.

Ensaios por Ultrasom


As ondas sonoras se propagam com diferentes velocidades em cada meio material. No ar, por exemplo, o som se propaga a 340 m/s enquanto que no ao pode chegar a 5.900 m/s.

Ensaio por radiologia industrial


Um feixe radiolgico direcionado para o material a ser analisado, produzindo uma imagem interna do material.

Ensaios Destrutivos
Os ensaios destrutivos podem deixar desde pequenas marcas at ocasionar a destruio total do produto ou corpo de prova ensaiado. So aplicados segundo metodologia normatizada a fim de serem reproduzidos ou terem seus resultados comparados com valores tabelados.

Ensaio de trao
Este ensaio consiste em aplicar uma fora longitudinal uniaxial a um corpo de prova, distribuda uniformemente ao logo deste, promovendo sua deformao uniforme at que o limite mximo de resistncia trao no ponto de escoamento seja atingido.

Ensaio de compresso
O ensaio de compresso consiste em comprimir um corpo de prova entre duas placas que se aproximam a uma velocidade constante, conforme definido em normas tcnicas.

Ensaio de fadiga
A fadiga uma fratura abrupta do material sob uma carga inferior mxima suportada por este, quando submetido a esforos cclicos que so tenses que se repetem continuamente, normalmente caracterizada por uma funo senoidal.

Ensaio de dobramento e flexo


O ensaio consiste em aplicar uma fora de flexo por meio de um cutelo no centro de um corpo de prova de seo cilndrica, retangular ou quadrada assentado sobre dois apoios a distncia pr estabelecida a fim de dobr-lo.

Ensaio de impacto
Neste ensaio o corpo de prova submetido a uma fora brusca e repentina, o que ir quebr-lo instantaneamente.

Ensaio de fluncia
A deformao plstica observada em um material quando est sujeito a um esforo constante abaixo do seu limite de escoamento (dentro da zona elstica) por um longo perodo de tempo definida como fluncia.

Ensaio de toro
O ensaio de toro avalia as propriedades mecnicas de um material quando estiver sujeito a um esforo de toro, como por exemplo, um eixo de automvel.

Ensaio de cisalhamento
O ensaio realizado por meio de um equipamento no qual fixada a chapa a ser estampada e, em seguida, por meio de um puno aplica-se a carga que ir abaular at romp-la.

Dureza
Esta propriedade caracterstica dos materiais que expressam resistncia a deformaes plsticas do slido est diretamente ligada fora das ligaes atmicas. Pode ser definida de forma simples como sendo a resistncia ao risco ou penetrao de um material por outro.

Dureza Brinell (HB)


Este ensaio, criado pelo engenheiro sueco Johan August Brinell em 1900, passou a ser amplamente utilizado para definir a dureza de materiais metlicos, pois associa a carga aplicada impresso deixada na pea. representado pelas letras HB, uma abreviatura de Hardness Brinell dureza Brinell.

Dureza Brinell (HB)


Consiste em comprimir lentamente uma esfera de ao de dimetro (D) sobre a superfcie do metal aplicando uma carga (F). A impresso deixada aps retirar essa carga ser uma calota esfrica de dimetro (d).

Dureza Vickers (HV)


Este mtodo difundido a partir de 1925 leva o nome da Companhia Vickers-Armstrong Ltda que fabricou os equipamentos para medir este tipo de dureza. simbolizado pelas letras HV de Hardness Vickers. O identador (penetrador) uma pirmide de base quadrada com ngulo de 136 entre as faces opostas e fabricada de diamante.

Dureza Vickers (HV)


Do mesmo modo que a dureza Brinell, este mtodo determina a dureza do material em funo da fora (F) aplicada e da impresso deixada no material calculada atravs das diagonais (d), sendo muito conveniente para chapas finas e materiais de baixa dureza, j que possvel controlar a carga.

Dureza Rockwell (HR)


um dos mtodos mais utilizados na indstria e laboratrios, pois fornece a leitura da dureza diretamente no prprio equipamento de ensaio, evitando dessa forma erros operacionais, alm de ser extremamente rpido e barato. Sua indicao se d pelas letras HR de Hardness Rockwell e foi introduzido no ano de 1922.

Dureza Rockwell (HR)


Utiliza como identador esferas de ao de elevada dureza de diversos tamanhos ou cone de diamante com 120 de conicidade associado com diferentes cargas. O ensaio aplica a carga em duas etapas, na primeira fase uma pr-carga de 10 kgf (para ensaio Rockewell normal) ou de 3 kgf (para ensaio de dureza Rockwell superficial) garante um contato firme entre o identador e o material

Tratamentos Trmicos
Elizeu Ferreira dos Santos

DIAGRAMA Fe-C
ALOTROPIA DO FERRO PURO A alotropia a propriedade que certos metais apresentam de possurem reticulados cristalinos diferentes, conforme a temperatura. Na temperatura ambiente, o ferro puro apresenta estrutura cristalina cbica de corpo centrado (CCC), denominada ferro alfa ().

DIAGRAMA Fe-C
A partir de 912C a estrutura CCC sofre uma transformao alotrpica para a estrutura (CFC), denominada ferro gama () ou austenita. Na temperatura de 1394C ocorre uma nova transformao alotrpica na qual a estrutura CFC da austenita transforma-se novamente em CCC, denominada ferro delta ().

DIAGRAMA Fe-C
O ferro delta () CCC estvel at a temperatura de 1538C, que a temperatura de fuso do Fe puro. Acima de 1538C a estrutura cristalina CCC da ferrita torna-se amorfa, sem ordenao cristalina, caracterizando o estado lquido. O ferro lquido (L) estvel at a temperatura de 2880C, temperatura na qual este passa para fase vapor.

Diagrama Ferro-Carbono

Tratamentos Trmicos
O Tratamento trmico consiste em aquecer e resfriar uma pea de metal para que ela atinja as propriedades mecnicas desejadas; A pea adquire essas propriedades sem que se modifique o estado fsico do metal.

Tratamentos Trmicos
Os principais objetivos dos tratamentos trmicos podem ser resumidos em: Remoo de tenses internas; Aumento ou diminuio da dureza e da fragilidade; Melhora a ductilidade e usinabilidade; Melhora a resistncia ao calor e a corroso;

Fatores de Influncia
Aquecimento: essa temperatura corresponde geralmente a uma temperatura acima da de recristalizao do material, no caso dos aos chamada de temperatura critica. Deve-se levar em considerao o fator velocidade de Aquecimento se for muito lenta haver crescimento do gro, se for muito rpida surgiro trincas e empenamentos;

Fatores de Influncia
Temperatura de aquecimento: depende da composio da liga metlica; Quanto mais alta a temperatura, acima da de cristalizao maior segurana se tem na obteno das modificaes estruturais desejadas, mas em compensao o gro tambm aumenta;

Fatores de Influncia
Tempo de permanncia na temperatura: deve ser o tempo suficiente apenas para que a pea aquea uniforme, atravs de toda sua seco. Deve se evitar tempo alem do necessrio pois pode haver aumento do gro.

Fatores de Influncia
Ambiente de aquecimento: em certas ligas a atmosfera pode ser prejudicial alguns fenmenos prejudiciais; No caso dos aos o principal fenmeno que pode ser causado a oxidao, a reao dos tomos de oxignio do ambiente com os tomos de ferro do ao;

Fatores de Influncia
Resfriamento: para certas ligas esse o fator mais importante, a velocidade de resfriamento interfere diretamente nas mudanas de estrutura; O meio de resfriamento pode ser definido pela forma geomtrica da pea;

Principais Tratamentos Trmicos


Tratamentos Trmicos
Recozimento Normalizao Tempera e Revenido Nitretao

Cementao

Recozimento
O recozimento visa a reduzir a dureza do ao, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio ou atingir a microestrutura ou as propriedades desejadas; No recozimento o ao aquecido a temperatura de austenitizao e depois resfriado lentamente em temperatura controlada;

Normalizao
A normalizao consiste na austenitizao completa do ao, seguida pelo resfriamento ao ar parado ou agitado; indicada normalmente para a homogeneizao da estrutura aps o forjamento e antes da tempera ou revenimento;

Tempera
Consiste em austenitizar o ao e com um resfriamento rpido (choque trmico) obter a martensita, que uma estrutura com elevada dureza. No resfriamento rpido em gua, os tomos de carbono ficam presos no interior da austenita. Desse modo, os tomos produzem considervel deformao no retculo da ferrita, dando tenso ao material e aumentando sua dureza.

Tempera Superficial
aplicada em peas que necessitam resistncia superficial e ncleo dctil e tenaz. Pode ser por aquecimento indutivo ou por chama;

Tempera por Induo


A pea aquecida por induo eletromagntica. Passa na bobina uma corrente alternada de alta frequncia induzindo uma corrente eltrica na pea. Quanto maior a frequncia da corrente alternada na bobina mais superficial o aquecimento na pea.

Tempera Superficial por Chama


Aquece-se a superfcie at a temperatura de tmpera utilizando uma chama oxiacetilnica de grande potncia, seguido por um borrifo de gua, conseguindo uma camada endurecida at a profundidade desejada (mx. de 12 mm)

Revenimento
O revenimento consiste em aquecer uniformemente o ao at uma temperatura abaixo daquela da austenitizao; Manter o ao nessa temperatura o tempo suficiente para a equalizao de temperatura e obteno das propriedades desejadas; O revenimento tem a finalidade de corrigir a dureza excessiva da tmpera, aliviar ou remover as tenses internas.

Tratamentos Termoqumicos
So processos que visam adio, por difuso, de elementos qumicos (carbono, nitrognio, boro entre outros) na superfcie do ao. O objetivo, normalmente, de aumentar a dureza e a resistncia ao desgaste da superfcie, ao mesmo tempo em que o ncleo do material mantm se dctil.

Cementao
Consiste na introduo de carbono na superfcie do ao, de modo que este, depois de temperado, apresente uma superfcie mais dura. Para se produzir uma combinao de uma superfcie dura com ncleo tenaz, devese partir de um ao com baixo carbono (C< 0,30%) e aquec-lo, geralmente, entre 815 e 950C.

Cementao Solida
As peas so acondicionadas em caixas metlicas, a que se adiciona carvo de madeira ou coque.

Cementao Gasosa
Consiste em colocar a pea a ser cementada em um forno com atmosfera de potencial de carbono controlado.

Cementao Lquida
Consiste em manter o ao em um banho de sal fundido em uma temperatura acima de A . A profundidade cementada depende da composio do banho e, principalmente da temperatura utilizada. Como o sal fundido contem cianeto de sdio (NaCN), a camada endurecida contem grande quantidade de nitrognio, que podem formar nitretos;

Cementao Lquida

Cementao a Vcuo
Consiste em austenitizar o ao em uma cmara de vcuo, com posterior injeo de gs cementante (metano ou propano, puros ou misturados) onde mantido sobre uma certa presso entre 1 e 3 horas na temperatura de austenitizao para possibilitar a difuso do carbono. Em seguida evacua a cmara e preenche com nitrognio ou temperado diretamente em leo.

Cementao a Vcuo

Cementao a Plasma
Plasma uma mistura gasosa constituda de ons positivos e negativos, alem de partculas neutras. A cementao com plasma usa a tecnologia de descargas luminescentes para fornecer ons de carbono para a superfcie da pea.

Nitretao
Nitretao um tratamento termoqumico superficial onde o nitrognio introduzido na fase (ferrita) em temperaturas entre 500 570C. Consequentemente, no ocorre mudana de fase quando o ao resfriado at a temperatura ambiente.

Propriedades dos aos Nitretados


Alta dureza superficial com aumento da resistncia ao desgaste e com pouco risco de descamao. Alta resistncia fadiga formao de foras compressveis na superfcie do ao. Melhora da resistncia corroso em aos no inoxidveis. Elevada estabilidade dimensional. Sem risco de empenamento.

Das könnte Ihnen auch gefallen