Sie sind auf Seite 1von 12

ORGANIZAO DO TRABALHO INDUSTRIAL

ORGANIZAO DO TRABALHO INDUSTRIAL


Faculdade Pitgoras
Ncleo de Engenharia e TI Prof. Esdras E-mail: esdraseler@terra.com.br
1

ORGANIZAO DO TRABALHO INDUSTRIAL

Sobre o Professor
Engenheiro Eletrnico Especializao em Gesto de Negcios Mestrando em Administrao (linha de pesquisa Tecnologias de Gesto de Competitividade) 12 anos de experincia no mercado de Engenharia / TI Experincia em Gesto de Projetos de Engenharia / TI e Captao de Recursos para desenvolvimento de projetos de P&D 2

ORGANIZAO DO TRABALHO INDUSTRIAL

Avaliaes
1. Bimestral = 10 pontos (30% de atividades em grupo + 70% atividade individual) 2. Bimestral = 10 pontos (30% de atividades em grupo + 70% atividade individual)

Notal Final = 1.Bimestral + 2. Bimestral 2

E ainda:
Exame Final Segunda Chamada
3

ORGANIZAO DO TRABALHO INDUSTRIAL

Avaliaes
1. Bimestral = [(1. Oficial x 0,7) + (1. Parcial x 0,3)]

2. Bimestral = [(2. Oficial x 0,7) + (2. Parcial x 0,3)]

Notal Final = 1.Bimestral + 2. Bimestral 2


1) Ser considerado APROVADO o acadmico que obtiver nota igual ou superior a 6 (seis inteiros); 2) Ser considerado REPROVADO o acadmico que obtiver nota inferior a 4 (quatro inteiros); 3) O acadmico que atingir nota maior ou igual a 4 (quatro inteiros) e menor do que 6 (seis inteiros) tem direito a submeter-se ao EXAME FINAL.
4

ORGANIZAO DO TRABALHO INDUSTRIAL

Avaliaes
A nota do EXAME FINAL formar mdia aritmtica conforme frmula abaixo:

Mdia = (Mdia das notas do 1 e 2. Bimestre) + (Nota do Exame Final) 2

Ser considerado APROVADO o acadmico que, submetendo-se a EXAME FINAL, obtiver mdia aritmtica maior ou igual a 6 (seis inteiros) entre a mdia final (mdia das avaliaes bimestrais e semestral(ais) e do exame final;
5

ORGANIZAO DO TRABALHO INDUSTRIAL

Avaliaes
Observaes: 1) Todas as mdias sero apuradas at a decimal. Arredondam-se casa decimal imediatamente inferior as mdias com centesimal inferior a 5 (cinco) e imediatamente superior, as com centesimal igual ou superior a 5 (cinco); 2) Segunda Chamada Quando houver motivo justo, o aluno ter o direito de solicitar a realizao de segunda chamada, ficando a mesma assim disciplinada: - Em cada disciplina ser realizada somente uma avaliao de segunda chamada por semestre letivo, de carter cumulativo; - Tendo o aluno faltado s duas avaliaes oficiais do semestre, ao fazer a segunda chamada ter sua nota atribuda ao 2o bimestre, ficando com 0 (zero) na avaliao oficial do 1. Bimestre.
6

ORGANIZAO DO TRABALHO INDUSTRIAL

Abono de Faltas
O abono de faltas vedado, salvo os seguintes casos previstos em lei: Alunos reservistas - Decreto-lei n 715/69 (altera art.60 4 da Lei 4375/64); " 4 Todo convocado matriculado em rgo de Formao de Reserva que seja obrigado a faltar a suas atividades civis, por fora de exerccio ou manobras, ou reservista que seja chamado, para fins de exerccio de apresentao das reservas ou cerimnia cvica, do Dia do Reservista, ter suas faltas abonadas para todos os efeitos." Aluno Oficial ou Aspirante a Oficial da reserva - Art. 77 - Decreto 85.587/80; "O Oficial ou Aspirante-a-Oficial da Reserva, convocado para o Servios Ativos, que for aluno de estabelecimento de ensino superior, ter justificadas as faltas s aulas e trabalhos escolares, durante esse perodo, desde que a apresente o devido comprovante. "Aluno com representao na CONAES - SINAES - art.7 5 - Lei 10.861/2004. "As instituies de educao superior devero abonar as faltas do estudante que, em decorrncia da designao de que trata o inciso IV do caput deste artigo, tenha participado de reunies da CONAES em horrio coincidente com as atividades acadmicas.

O Professor ficar a disposio para tratar dos casos que no forem contemplados 7 pela legislao.

ORGANIZAO DO TRABALHO INDUSTRIAL

HORRIO
Incio: 19:00h Trmino: 22:00h

ORGANIZAO DO TRABALHO INDUSTRIAL

Site
http://sites.google.com/site/esdraseler/

ORGANIZAO DO TRABALHO INDUSTRIAL

Objetivos
1. Conceituar trabalho e o sentido do trabalho. 2. Descrever as teorias e ideias fundamentais da administrao e modelos de produo. 3. Familiarizar com o modelo Toyota de produo e organizao do trabalho. 4. Analisar o desempenho das organizaes ao longo da histria. 5. Correlacinar teorias e prticas de organizao do trabalho.

10

ORGANIZAO DO TRABALHO INDUSTRIAL

Contedo da Disciplina
1 ORGANIZAO DO TRABALHO
1.1 Conceituao de trabalho. 1.2 Organizao do trabalho. 1.3 Modelos de organizao do trabalho. 1.4 Organizaes e organizao do trabalho.

2 AS TEORIAS DA ADMINISTRAO
2.1 Ideias precursoras. 2.2 Taylor, Ford e Fayol. 2.3 Outros modelos. 2.4 Escola Clssica e da Qualidade.

3 O MODELO TOYOTA
3.1 O sistema Toyota de produo. 3.2 Aplicao do modelo Toyota de produo.

4 HUMANIZAO E TRABALHO
4.1 Grupos de trabalho. 4.2 Empresa humanizada. 4.3 A criatividade nas organizaes. 11

ORGANIZAO DO TRABALHO INDUSTRIAL

Bibliografia Adotada
BERGAMINI, C. W. et al. Gesto empresarial: o fator humano. Coordenador Thomaz Wood Jr. So Paulo: Atlas, 2002. ISBN: 9788522432295. LIKER, J. K. O modelo toyota: 14 princpios de gesto do maior fabricante do mundo. Porto Alegre: Bookman, 2005. ISBN: 8536304952. MAXIMIANO, A. C. A. Introduo administrao. 7. ed. Ver. e ampl. So Paulo: Atlas, 2007. ISBN: 8522446776.

12

Das könnte Ihnen auch gefallen