Sie sind auf Seite 1von 35

COMUNICAO E EXPRESSO

PROFESSORA HLIDE helidemaria@terra.com.br

LINGUAGEM
Sistema de sinais usados pelo homem para exprimir e transmitir suas ideias, pensamentos e sentimentos, em outras palavras, UM MEIO DE COMUNICAO.

TIPOS DE LINGUAGEM
Gestual (corporal) Sonora (sons diversos) Pictrica (cores, desenhos, formas) Verbal (por meio das palavras) Smbolos Sinais de trnsito, entre outros

Gestual (corporal)
Vdeo

SONORA
VDEO HONDA CIVIC

Pictrica

PICTRICA
VDEO DESENHOS COM AREIA

Sinais

Smbolos

Sinais de trnsito

Smbolo

Smbolos do Direito
Deusa Themis Olhos vendados= imparcialidade
Balana= justia

Espada= faz cumprir O que decidiu

GOLFINHO
o smbolo da rapidez Por nadar depressa, simboliza atendimento rpido e interesse pelo prximo.

Vestes Talares (compridas)


Togas para os magistrados e becas para os defensores

Embora becas e togas sejam muito parecidas e dois dos principais dicionrios da lngua portuguesa Houaiss e Aurlio afirmem que so palavras sinnimas, para os juristas, h uma diferena primordial: s os juzes usam togas. Os demais atuantes no ramo do direito utilizam becas.

As cores das vestes


O preto no propriamente uma cor, mas a representao da ausncia de luz. O preto no reflete os raios luminosos. Absorve-os. Da mesma forma, o juiz pe fim a todas as demandas, a todas as questes, a todas a provocaes. Esttico, imparcial, sem iniciativa processual, depositam-se nele todas as expectativas da sociedade.

O Ministrio Pblico foi associado cor vermelha, que simboliza a fora da vida, a paixo, a energia, da o uso da faixa vermelha nas vestes do promotor de justia.

Anel do advogado
PEDRA = RUBI Cor vermelha= luta, movimento, energia, vida. Pedra importada da ndia Num lado, a balana = equilbrio, no outro, a espada = fora; decises que devem ser cumpridas.

PATRONO SANTO IVO


Foi juiz de Direito, ajudava os pobres, as vivas, os rfos. Doou suas terras aos pobres antes de morrer.

Tattoos presos - simbologia


ncora simboliza esperana, proteo identifica o homem que pertence arte do mar

Simboliza: Desejo de liberdade, homossexualidade. Usurios: Fugitivos e homossexuais.

Latrocnio e/ou advertncia, matador de policiais. Usurios: Assaltantes e homicidas.

Traio, dedo duro ou informante de policiais. Usurios: Detentos que no possuem a confiana do grupo. So feitas fora, contra a vontade do detento.

Sepulturas
Tatuadas sempre em tamanho pequeno(10cm), dizem servir para "livrar do diabo e do mau olhado", forma de estar protegido, pedido constante de proteo (corpo fechado).

Outro significado - que o tatuado guarda segredo, tem a boca fechada como um tmulo, qualidade valorizada na priso e em liberdade.

Em tamanho pequeno, significa desejo de esperana, proteo e segurana, alm de demonstrar que o usurio de alta periculosidade. Em tamanho grande, acima da metade e bem ao centro das costas, significa que o detento estuprador ou foi violado durante o crcere. Usurios: Detentos com penas pesadas, homicidas, ladres, estupradores, detentos estuprados e matadores de aluguel. Local: Peito ou costas

Letras -quaisquer que sejam, grandes, tatuadas nos braos, significa recordao do nome de alguma pessoa (mulheres, famlia); Nomes por extenso, versos ou dizeres significam grande amizade.

Saci
Trfico de drogas. Usurios: Traficantes de drogas. Local: Geralmente na perna direita.

Sereia
Estupro ou atentado violento ao pudor, homossexualidade. Usurios: Detentos homossexuais, estupradores ou manacos sexuais. So feitas fora, contra a vontade do detento. Local: Perna direita.

LNGUA
o cdigo. Um conjunto de regras de combinaes que so compartilhadas pelos falantes de uma comunidade lingustica para comunicar-se.

LNGUA
A lngua funciona como fonte de interao entre o indivduo e a sociedade em que ele est inserido, da seu importante carter SOCIAL.

FALA
A FALA A CONCRETIZAO DA LNGUA. INDIVIDUAL, PESSOAL, PARTICULAR, PRPRIA DE CADA FALANTE.

Video - quixeramobim

Das könnte Ihnen auch gefallen