Sie sind auf Seite 1von 14

Hans Jonas O princpio responsabilidade

Professora Diana Chao Decock

Hans Jonas (1903-1993)


Uma
tica

tica para a civilizao tecnolgica

orientada para o futuro, que deve reger precisamente os homens de hoje para garantir que haja os homens do futuro. Apenas sabemos o que est em jogo quando sabemos quem est em jogo. E o que est em jogo: destino do homem, seu conceito, sua sobrevivncia e a integridade da sua essncia.

Crtica tica antiga

Homem

Consigo

Sociedade

Outro

Superioridade do Homem
Numerosas

so as maravilhas da natureza, mas de todas a maior o homem! Singrando os mares espumosos, impelido pelos ventos do sul, ele avana e arrosta as vagas imensas que rugem ao redor (...) Os bandos de pssaros ligeiros; as hordas de animais selvagens e peixes que habitam as guas do mar, a todos eles o homem engenhoso captura e prende nas malhas de suas redes (Antgona, Sfocles)

tica Tradicional
Comportamento

no cumulativo; Uma ao tica determina o aqui e o agora; No se pensa a longo prazo; Nenhuma tica anterior vira-se obrigada a considerar a condio global da vida humana e o futuro distante, inclusive a existncia da espcie;

Atualidade: Novas Obrigaes ticas


Devemos

levar em considerao no mais somente o interesse do homem, pois nossa obrigao estende para alm dele;
Natureza

Reflexo

Tecnologia

Natureza
Domnio

humano; Consequncias no mundo e no prprio homem

O que natural e o que artificial?

Tecnologia

Antigamente a tcnica era um tributo de necessidade, para tornar a vida til; Ex: faca, machado, etc; Hoje: supervalorizada, condio e intuito da humanidade; Passa a ser central na vida do homem. No vivemos mais sem a tecnologia, tv, micro, computador, celular, carro; Dominao total sobre as coisas e sobre o prprio homem; Ex: remdio, cirurgia plstica, clonagem, escolha de sexo do filho;

Novos Imperativos

Se antes o impertaivo categrico era: aja de tal modo que tu tambm possas querer que a tua mxima se torne lei universal Agora deve ser Aja de modo a que os efeitos da tua ao sejam compatveis com a permanncia de uma autntica vida humana sobre a Terra Aja de modo a que os efeitos da tua ao no sejam destrutivos para a possibilidade futura de uma tal vida No ponha em perigo as condies necessrias para a conservao indefinida da humanidade sobre a Terra Inclua na tua escolha presente a futura integridade do homem como um dos objetos do teu querer

Hans

Jonas e seu pensamento surgem como inspiradores e esperana de se constituir como alavanca impulsionadora no sentido de reverter este ciclo de resignao e apatia, de negligncia e desarticulao... enfim, de irresponsabilidade.

Reflexes atuais
Prolongamento

da vida:

Avano da biologia celular possibilita atuar sobre os processos bioqumicos do envelhecimento, ampliando a durao da vida humana; At que ponto isso positivo? Quem tem direito? Os ricos? Todos? Quais so as implicaes para a humanidade? E o retardamento da juventude? E o trabalhador? Se abolirmos a morte temos de abolir a procriao?

Controle do comportamento:
Avano

da medicina farmacutica; Remdios anti-depressivos; Alvio da dor, controle de agressividade; Devemos dopar as crianas para que ela prestem ateno na aula? Devemos superar a agresso por meio da pacificao eletrnica? Devemos sentir prazer sempre independentemente da satisfao pessoal? Ficar acordado para trabalhar mais?

Manipulao gentica
Escolher

o sexo do filho, as suas capacidades; Vamos fazer todas as pessoas se tornarem iguais?
Quais

so os limites??

Consideraes finais
Crtica

tica antiga- relao antropocntrica; Novos objetos da tica: natureza e tecnologia;


OS

IMPERATIVOS VOLTAM-SE VIDA PUBLICA E NO MAIS PRIVADA

Das könnte Ihnen auch gefallen