Sie sind auf Seite 1von 98

SEMINRIO DE HISTRIA DO DIREITO

BRASIL IMPRIO

EQUIPE

Jackeline Pvoas Bruno Borges Camila Soares sis Fedulo Srgio Correia Flomrio Jnior Gilson Gomes

1. PERIODIZAO
2. LIBERALISMO 3. CONSTITUIO DE 1824

4. O PODER MODERADOR
5. LEIS PS-CONSTITUIO 6. NASCIMENTO DA TRADIO JURDICA NO BRASIL 7. A ELITE BUROCRTICA: OS MAGISTRADOS 8. PANORAMA JURDICO ATUAL

TEMAS

1 Reinado
1822 1831

Perodo Regencial
1831 - 1840

2 Reinado
1840 - 1889

Periodizao do Imprio Brasileiro

O LIBERALISMO
JACKELINE

A Independncia do Brasil no foi gerada por um processo ideolgico. Com a volta de D. Joo VI a Portugal, as elites brasileiras tinham duas opes que no lhe agradavam: 1. Voltar condio de Colnia, obedecendo as Cortes Portuguesas; 2. Deixar que os radicais conseguissem uma independncia com caractersticas democrticas e republicanas.

INDEPENDNCIA

Liberalismo: dimenso tico-filosfica

Afirmao de valores e direitos bsicos atribuveis natureza moral e racional do ser humano.

Resguardo da liberdade pessoal Individualismo Tolerncia Dignidade Crena na vida

Liberalismo: aspecto econmico

Defesa: Da propriedade privada; Da economia de mercado; Mnimo controle estatal; Livre empresa; Iniciativa privada Direitos econmicos: - de propriedade, - de herana, - de acumular riqueza e capital, - plena liberdade de produzir, de comprar e de vender.

Liberalismo: perspectiva poltico-jurdica

Consentimento individual; Representao poltica; Diviso dos poderes; Descentralizao administrativa; Soberania popular; Direitos e garantias individuais; Supremacia constitucional; Estado de Direito.

Por que a elite brasileira aceitou ser comandada por um monarca e no tomou o poder?
LATIFNDIO MONOCULTURA EXPORTAO ESCRAVOCRATA

O Liberalismo foi a mais importante proposta doutrinria nesse contexto, sendo apropriado, importado, adaptado, para revestir o absolutismo que nascia com o Imprio.

LIBERALISMO BRASILEIRA

Imposio de idias europias em sentido imprprio; Estrutura poltico-administrativa patrimonialista; Tendncia conservadora e elitista; Praticado por minorias hegemnicas antidemocrticas; Prticas do favor, do clientelismo e da patronagem; No havia representatividade da vontade popular; Cultura jurdico-institucional formalista, retrica e ornamental; A escravido desfazia e desmentia as diretrizes de liberdade e de direitos fundamentais.

PRINCIPAIS CONTRADIES DO LIBERALISMO NO BRASIL

O que sobretudo importa ter em vista esta clara distino entre o liberalismo europeu, como ideologia revolucionria articulada por novos setores emergentes e forjados na luta contra os privilgios da nobreza, e o liberalismo brasileiro canalizado e adequado para servir de suporte aos interesses das oligarquias, dos grandes proprietrios de terra e do clientelismo vinculado ao monarquismo imperial [...] a falta de uma revoluo burguesa no Brasil restringiu a possibilidade de que se desenvolvesse a ideologia liberal nos moldes em que ocorreu em pases como Inglaterra, Frana e Estados Unidos. Nesses pases, o liberalismo foi a doutrina poltica libertadora que representou a ascenso da burguesia contra o absolutismo [...]. J no Brasil, o liberalismo expressaria a necessidade de reordenao do poder nacional e a dominao das elites agrrias, processo este marcado pela ambiguidade da juno de formas liberais sobre estruturas de carter oligrquico, ou seja, a discrepante dicotomia [...]. Exemplo disso a paradoxal conciliao liberalismo-escravido.
WOLKMER, p.75.

A CONSTITUIO DE 1824
BRUNO

PODER MODERADOR IMPERADOR

PODER LEGISLATIVO ASSEMBLEIA GERAL

PODER EXECUTIVO

PODER JUDICIRIO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIA

CONSELHO DE ESTADO PRESIDENTE DE PROVINCIAS

SENADO

CMARA DOS DEPUTADOS

CONSELHO PROVINCIAIS

ORGANOGRAMA CONSTITUCIONAL DE 1824

D. Pedro permitiria a Constituinte e aceitava uma constituio desde que fossedigna do Brasil e dele.
FLVIA LAGES DE CASTRO, p. 349

GOVERNO TERRITRIO DINASTIA IMPERANTE RELIGIO OFICIAL DO IMPRIO CAPITAL DO IMPRIO BRASILEIRO ORGANIZAO DOS PODERES SEMIRRGIDA LIBERDADES PBLICAS

CONSTITUIO BRASILEIRA DE 1824

Art. 3. O seu Governo Monarchico Hereditario, Constitucional, e Representativo.

Art. 4. A Dynastia Imperante a do Senhor Dom Pedro I actual Imperador, e Defensor Perpetuo do Brazil.

PRINCIPAIS ARTIGOS E INCISOS DA CONSTITUIO BRASILEIRA DE 1824

Art. 14. A Assembleia Geral compe-se de duas cmaras: Cmara de Deputados e Cmara de Senadores ou Senado. TITULO 2 Dos Cidados Brazileiros. Art. 9. A Diviso, e harmonia dos Poderes Politicos o principio conservador dos Direitos dos Cidados, e o mais seguro meio de fazer effectivas as garantias, que a Constituio offerece.

PRINCIPAIS ARTIGOS E INCISOS DA CONSTITUIO BRASILEIRA DE 1824

Art. 90. As nomeaes dos Deputados, e Senadores para a Assembla Geral, e dos Membros dos Conselhos Geraes das Provincias, sero feitas por Eleies indirectas, elegendo a massa dos Cidados activos em Assemblas Parochiaes os Eleitores de Provincia, e estes os Representantes da Nao, e Provincia. Art. 92. So excluidos de votar nas Assemblas Parochiaes: V. Os que no tiverem de renda liquida annual cem mil ris por bens de raiz, industria, commercio, ou Empregos.

PRINCIPAIS ARTIGOS E INCISOS DA CONSTITUIO BRASILEIRA DE 1824

O PODER MODERADOR
CAMILA

Art. 98. O Poder Moderador a chave de toda a organisao Politica, e delegado privativamente ao Imperador, como Chefe Supremo da Nao, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manuteno da Independencia, equilibrio, e harmonia dos mais Poderes Politicos. Art. 99. A Pessoa do Imperador inviolavel, e Sagrada: Elle no est sujeito a responsabilidade alguma.

O PODER MODERADOR

Art.100. Os seus ttulos so Imperador Constitucional,e defensor perpetuo do Brasil e tem o tratamento de Majestade Imperial.

O PODER MODERADOR

Art. 101. O Imperador exerce o poder moderador [...] I. Nomeando os senadores II. Convocando a Assemblia geral extraordinariamente nos intervalos das sesses,quando assim o pede o bem do Imprio. VI. Nomeando,e demitindo livremente os ministros do estado.

Art. 102. O Imperador o chefe do Poder Executivo e o exercita pelos seus ministros de estado.

O PODER MODERADOR

Art.40. O senado composto de membros vitalcios e ser organizado por eleio provincial. Art. 45.Para ser senador requer-se: I. Que seja cidado brasileiro e que esteja no gozo dos seus direitos polticos. II. Que tenha idade de quarenta anos acima. III. Que seja pessoa de saber,capacidades e virtudes, com preferncia os que tiverem feito servios a Ptria. IV. Que tenha rendimento anual,por bens, indstria, comercio ou empregos, a soma de oitocentos mil ris.

O PODER MODERADOR

Art.46. Os prncipes da Casa Imperial so senadores por direito e tero assento no Senado, logo que chegarem a idade de vinte e cinco anos.

Art.91. Tm voto nestas eleies primarias: I. Os cidados brasileiros que esto no gozo de seus direitos polticos. II. Os estrangeiros naturalizados.

O PODER MODERADOR

Art.92.So excludos de votar nas assemblias paroquiais: I. Os menores de vinte cinco anos[...] IV. Os religiosos e quaisquer que vivam em comunidade claustral. V. Os que no tiverem renda lquida anual cem mil ris por bens de raiz,indstria,comrcio ou empregos. Art. 93. Os que no podem votar nas assemblias primrias de parquia, no podem ser membros, nem votar na nomeao de alguma autoridade eletiva nacional ou local.

O PODER MODERADOR

Art.151.O poder Judicial independente,e ser composto de juzes e jurados,os quais tero lugar assim no cvel como no crime,nos casos,e pelo modo,que os cdigos determinarem. Art.152. Os jurados pronunciam sobre o fato,e os juzes aplicam a lei. Art.153.Os juzes de direito sero perptuos,o que todavia se no entende que no possam ser mudados de uns para outros lugares pelo tempo,e maneira,que a lei determinar.

O PODER MODERADOR

Art.155. S por sentena podero estes juzes perder o lugar. Art. 156. Todos os Juzes de direito e os oficiais de justia so responsveis pelos abusos de poder e prevaricaes que cometerem no exerccio de seus empregos;esta responsabilidade se far efetiva por lei regulamentar.

O PODER MODERADOR

Art.157.Por suborno,peita,peculato e concusso haver contra eles ao popular,que poder ser intentada dentro de ano e dia pelo prprio queixoso,ou por qualquer do povo,guardada a ordem do processo estabelecida na lei.

O PODER MODERADOR

Art.102. O imperador o chefe do Poder Executivo,e o exercia pelos seus Ministros de Estado. So suas principais atribuies: I. Convocar a nova Assemblia Geral ordinria no dia trs de junho do terceiro ano da Legislatura existente. II. Nomear Bispos,e prover os benefcios eclesisticos. III. Nomear Magistrados. IV. Prover os mais Empregos Civis,e polticos.

O PODER MODERADOR

V. Nomear os Comandantes da Fora de Terra,e Mar [...] VI.Nomear Embaixadores,e mais Agentes Diplomticos,e Comerciais. VII. Dirigir as Negociaes Polticas com as Naes estrangeiras. Art.104.O imperador no poder sair do Imprio do Brasil,sem o consentimento da Assemblia Geral; e se o fizer, se entender, que abdicou a Coroa.

O PODER MODERADOR

LEIS PS CONSTITUIO
SIS

Com a proclamao da Independncia do Brasil surgiu a necessidade de substituio das velhas Ordenaes, motivadas pelas seguintes situaes: A atual situao de vida autnoma da nao, que exigia uma legislao jurdico-poltica prpria, reclamada mais ainda pelo orgulho nacional; A animosidade contra tudo que pudesse lembrar o antigo domnio; A forte influncia das idias liberais e as novas doutrinas do Direito; Juridicamente, o Cdigo Criminal de 1830 fruto de observncia de comando da Constituio Imperial de 1824. Onde no seu art. 179, 18, exigia-se um Cdigo Criminal, fundado nas slidas bases da justia e da eqidade.

O surgimento dos Cdigos O cdigo criminal de 1830

Considerado segundo arcabouo legislativo; Esprito liberal da poca; Representava um avano, se comparado aos processos cruis das Ordenaes; Princpio da legalidade; Princpio da pessoalidade das penas; Distino de classes; Manuteno de penas degradantes como a de Gals; No definio da culpa e s do dolo; Pena de morte para crime comuns.

Caractersticas do Cdigo de 1830

Pena de morte:
Art. 38. A pena de morte ser dada na forca. Art. 39. Esta pena, depois que se tiver tornado irrevogvel a sentena, ser executada no dia seguinte ao da intimao, a qual nunca se far na vspera de domingo, dia santo ou de festa nacional.

Art. 42. Na mulher prenche no se executar a pena de morte, nem mesmo ella ser julgada, em caso de a merecer, seno quarenta dias depois do parto.

Penas do Cdigo Criminal

Pena de Gals:
Art. 44. A pena de gals sujeitar os ros a andarem com claceta no p e correntes de ferro, juntos ou separados, e a empregarem nos trabalhos pblico da provncia onde tiver sido commettido o delicto, disposio do governo.

Pena de priso com trabalho:


Art. 46. A pena de priso com trabalho obrigar aos ros a occuparem-se diariamente no trabalho que lhe fr destinado dentro do recinto das prises, na conformidade das sentenas e regulamentos policiais das mesmas prises.

Penas do Cdigo Criminal

Pena de priso simples:


Art. 46. A pena de priso simples obrigar aos ros a estarem reclusos nas prises publicas pelo tempo marcado nas sentenas.

Pena de banimento:
Art. 50. A pena de banimento privar para sempre os ros dos direitos de cidado brasileiro, e os inhibir perpetuamente de habitar o territrio do Imprio. Os banidos que voltarem ao territrio do Imprio sero condemnados priso perpetua.

Penas do Cdigo Criminal

Pena de degredo:
Art. 51. A pena de degredo obrigar os ros a residirem no

lugar destinado pela sentena, sem poderem sahir delle, durante tempo que a mesma lhes marcar. A sentena nunca destinar para degredo lugar que se comprehenda dentro da comarca em que morar o offendido.

Pena de desterro:
A pena de desterro, quando outra declarao no houver, obrigar os ros a sahir dos termos dos lugares do delicto, e da principal residncia do offendido, e a no entrar em algum delles durante o tempo marcado na sentena.

Penas do Cdigo Criminal

Pena de multa:
Art. 55. A pena de multa obrigar os ros ao pagamento de uma quantia pecuniria, que ser sempre regulada pelo que os condemnados puderem haver em cada um dia pelos seus bens, empregos ou indstria, quando a lei especificadamente a no designar de outro modo.

Pena de suspenso do emprego:


Art. 58. A pena de suspenso do emprego privar os ros do exerccio dos seus empregos durante o tempo da suspenso, no qual no podero ser empregados em outros, salvo sendo de eleio popular.

Penas do Cdigo Criminal

O cdigo no imputava pena por no julgar como criminosos nem menores de 14 anos, nem os loucos de todo gnero:

Art. 10. Tambm no se julgaro criminosos: 1 Os menores quatorze annos. 2 Os loucos de todo o gnero, salvo se tiverem lcidos intervallos e nelles commetterem o crime. 3 Os que cometterem crimes violentos, por fora ou por medo irresistvel.

Alguns pontos do Cdigo Criminal

O princpio da legalidade que somente no foi perfeito por permitir ainda o arbtrio:
Art. 1 No haver crime ou delicto sem uma lei

anterior que o qualifique.


Art. 33. Nenhum crime ser punidos com penas que no estejam estabelecidas nas leis, nem com mais ou menos daquellas que estiverem decretadas para punir o crime no gro maximo, mdio ou mnimo, salvo o caso que aos juzes se permitir arbtrio.

Alguns pontos do Cdigo Criminal

O cdigo bastante rgido com os juzes, tanto no que diz respeito ao recebimento de suborno para dar sentenas quanto no no cumprimento de prazos: Art. 130. Receber dinheiro ou outro algum donativo,

ou aceitar promessas, directa ou indirectamente, para praticar ou deixar de praticar, algum a cto de officio contra ou segundo a lei. Penas: de perda de emprego com inhabilidade para outro qualquer; de multa igual ao tresdobro da peita; e de priso por trs a nove mezes. A pena de priso no ter lugar quando ao acto. A vista do qual se recebeu ou aceitou a peita se no tiver effectua.

Alguns pontos do Cdigo Criminal

Art. 180. [...] Demorar o Juiz o processo do ro preso, ou afianado alm dos prazos legaes; ou faltar aos actos do seu livramento. Pena: de suspenso do emprego por um mez a um anno, e de priso por quinze dias a quatro mezes; nunca porm por menos tempo que o da priso do offendido, e de mais a tea parte.

Alguns pontos do Cdigo Criminal

Os crimes sexuais eram rigorosamente punidos, porm essa punio ocorreria de maneira mais contundente se a mulher, nica vtima possvel por essa legislao, fosse considerada socialmente como sendo de famlia, caso fosse prostituta a pena era leve:

Art. 222. Ter cpula carnal por meio de violncia, ou ameaas, com qualquer mulher honesta. Pena: de priso por trs a doze annos, e de dotar a offendida. Se a violentada for prostituta. Pena: de priso por um mez a dous annos.

Alguns pontos do Cdigo Criminal

Art. 219. Deflorar mulher virgem, menor de dezesete annos. Pena: de desterro para fora da comarca, em que residir a deflorada, por um a trs annos, e de dotar a esta. Seguindo-se o casamento, no tero lugar as penas.

Alguns pontos do Cdigo Criminal

O adultrio considerado crime no Cdigo Criminal, onde para mulher adultrio era considerado adultrio, qualquer que fosse a forma; para o homem somente era considerado adultrio se ele mantivesse uma outra mulher, entretanto para que a denuncia deste crime valesse, era preciso que o conjugue trado o fizesse e provasse que nunca, em momento algum consentiu no adultrio:

Art. 250. A mulher casada que commeter adultrio ser punida com a pena de priso com trabalho por um a trs annos.

Art. 251. O homem casado, que tiver concubina, teda e manteda, ser punido com as penas do artigo antecedentes. Art. 252. A accusao deste crime no ser permitida a pessoa que no seja marido, ou mulher, e estes mesmos no tero direito de accusar, se em algum tempo tiverem consentido no adultrio.

Alguns pontos do Cdigo Criminal

Crimes contra a propriedade: o Cdigo no diferencia furto de roubo, usa ambas as expresses, inclusive, em um s artigo, como sinnimos.

Art. 257. Tirar coisa alheia contra a vontade do dono, para si ou para outro. Art. 269. Roubar, isto , furtar, fazendo violncia a pessoas ou s coisas . Pena: de gals por um a oito annos.

Alguns pontos do Cdigo Criminal

Atos religiosos eram considerados crimes se praticados em pblico

Art. 276. Celebrar em casa, ou edifcio, que tenha alguma forma exterior de tempo, ou publicamente em qualquer lugar, o culto de outra religio que no seja a do Estado. Pena: de serem dispersos pelo Juiz de Paz os que forma exterior; e da multa de dous a doze mil ris, que pagar cada um.

Alguns pontos do Cdigo Criminal

Dos crimes e das penas, arts. 1 a 67;


Os pblicos: entendidos como aqueles contra a ordem poltica instituda, o Imprio e o imperador - dependendo da abrangncia seriam chamados de revoltas, rebelies ou insurreies, arts. 68 a 178; Os crimes particulares: praticados contra a propriedade ou contra o indivduo e, ainda, os policiais contra a civilidade e os bons costumes. Inclui-se nesse grupo tambm, os capoeiras, os vadios, as sociedades secretas e a prostituio, arts. 179 a 275; O crime de imprensa: tambm considerado policial, arts. 276 a 313.

Os tipos de crimes estabelecidos

Com a Constituio outorgada em 1824 derrogou-se a parte poltica das Ordenaes Filipinas, mas, ainda assim, a vitria do liberalismo no foi completa. Havia gritantes conflitos entre dispositivos da Carta de 1824 e os do diploma punitivo de 1831. Como:

O princpio da igualdade jurdica (art. 179, n. 13 [34]) estava na Constituio de 1824, porm o tratamento legal ao escravo era diferente do dedicado ao homem livre.

O Cdigo de 1830: distonia com a Constituio de 1824

A Constituio exigia respeito, no crcere, dignidade da pessoa (art. 179, n. 21), abolia os aoites, a tortura, a marca de ferro quente e todas as demais penas cruis (art. 179, n. 19), mas o Cdigo autorizava apenar, pelo aoite, o escravo, quando incorresse em pena que no seja a capital ou de gals... (art. 60). Ademais, se o senhor (privilegiado) aoitasse o escravo e o castigo fosse empregado moderadamente, justificado estaria o fato e isento de pena restaria seu autor (CCI, art. 14, 6.o).

O Cdigo de 1830: distonia com a Constituio de 1824

A reforma liberal do sistema judicial no perodo posterior Independncia se completa com o Cdigo de Processo Criminal, que deveria ser feito com urgncia visto que o Cdigo Criminal no contemplava o processo. O Cdigo de Processo Criminal deu nova fisionomia aos municpios, habilitandos a exercer, por si mesmo, atribuies judicirias e policiais;

O Cdigo de Processo Criminal de 1832

Reforou as instituies liberais existentes, como o juiz de paz. Surgiu o habeas corpus e o sistema de jurados. Combinava prticas processualistas derivadas do sistema ingls e francs.

O Cdigo de Processo Criminal de 1832

O distrito: entregue ao Juiz de Paz com tantos inspetores quantos fossem os quarteires do municpio; O termo: que era composto por um corpo de jurados, um juiz municipal, um escrivo das execues e os oficiais de justia; A comarca: que era composta por um a trs juzes de direito (dependendo da populao da cidade), um deles com cargo de chefe da polcia.

Diviso da primeira instncia

O cdigo j nasceu envelhecido; Possua as melhores idias a respeito do Direito Comercial; Suas fontes foram inspiradas nos textos romanos, na doutrina italiana e na interpretao civil napolenica; Reproduzia a convenincia de ralaes mercantis e os interesses contratuais e obrigacionais da elite local. Priorizava a regulamentao da vida econmica sobre a vida civil; Primeira medida de igualdade entre os sexos, onde as mulheres eram inseridas no comercio.

Cdigo Comercial de 1850

Lei de 4 de setembro de 1850, que cuidou da represso do crime de trfico de escravos;


Lei de 18 de setembro de 1851, cuidava dos crimes militares; Lei de 20 de setembro de 1871, tratava estelionato e definia os crimes culposos; do

Lei de agosto de 1886, que versava sobre dano, incndio, etc.

Outras leis do Perodo Imperial

NASCIMENTO DA TRADIO JURDICA NO BRASIL


SRGIO

As primeiras faculdades de Direito surgidas no Brasil foram institucionalizadas pela aprovao do projeto de 31 de Agosto de 1826 convertido em lei em 11 de Agosto de 1827 que primava pela instalao de dois centros dedicados ao estudo jurdico em nosso pas.
Desta forma, So Paulo e Olinda foram as localidades escolhidas para abrigar esta nova vanguarda no ensino, devido principalmente situao geogrfica uma para atender o sul e outra para suprir as necessidades dos habitantes do norte do Brasil.

As Primeiras Faculdades De Direito: So Paulo e Recife

De forma geral, podemos dizer que a escola de So Paulo tendia de forma mais ampla ao modelo liberal da poltica, enquanto a de Pernambuco que em 1854, transferiu-se de Olinda para Recife era adepta ao perfil doutrinador, analisando de forma mais scioracial e neodarwinista o Direito.

As Primeiras Faculdades De Direito: So Paulo e Recife

Uma das localidades escolhidas pelo novo Imprio para sediar o pioneirismo jurdico no nosso pas foi a provncia de Pernambuco. O motivo para esta escolha pode ter sido de ordem paliativa pois esta provncia era muito revolucionria e opunha-se monarquia, em preferncia repblica. O curso se instala no mosteiro de So Bento, em Olinda, e a ordem religiosa segue a tendncia do bacharelismo pernambucano. Logo no princpio, o objetivo de autonomia intelectual nacional foi paradoxalmente abandonado, uma vez que as idias, os professores e at alunos eram vindos da exmetrpole lusitana. Aceitava livremente e at mesmo facilitava a vinda de estudantes que no eram aptos Faculdade de Coimbra e de Paris.

As Primeiras Faculdades De Direito: So Paulo e Recife

FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE

Enquanto as mudanas na estrutura fsica no corresponderam s expectativas o novo prdio foi apelidado Pardieiro houve um choque substancial com relao produo intelectual anterior: os exames preparatrios foram aprimorados, fixou-se um calendrio regular de aulas e a durao das lies, e restringiu-se o nmero de faltas. Castigos, punies e expulses das aulas passaram a vigorar, alm da possibilidade de priso correcional pelo diretor.

Os tempos ureos do Recife

Dividiu-se o curso em duas sees distintas: as cincias jurdicas e as cincias sociais. O primeiro corresponde ao curso de direito natural, romano, constitucional, civil, criminal, comercial, legal, teoria e prtica do processo. s cincias sociais correspondia s cadeiras de direito natural, pblico, universal, constitucional, eclesistico, das gentes, administrativo, diplomacia, histria dos tratados, cincia da administrao, higiene pblica, economia e poltica.

A Faculdade de Direito do Recife

Todo o corpo da faculdade estava envolto num pensamento de que a instituio era a detentora da vanguarda cientfica do pas. Como exemplo, podemos pegar o discurso do paraninfo de 1900: O Brasil depende exclusivamente de ns e est em nossas mos. O fato caracterstico do pensamento da Faculdade de Direito do Recife o grande apoio que confere ao darwinismo naturalista e social, difundidos, sobretudo, por Tobias Barreto, contrapondo de forma dicotmica ao antigo empirismo do direito divino.

A Faculdade de Direito de Recife

Pretendia-se uma nova viso laica do mundo, onde tudo cedia lugar leis naturais, reduzindo tudo a mera categoria da cincia. Chutava-se para escanteio o positivismo francs de Auguste Comte em preferncia ao evolucionismo, naturalismo, determinismo cientfico-biolgico. Um exemplo de tal escolha a antropologia criminal, prpria do pensamento de Recife.

A Faculdade de Direito do Recife

Assim, criou-se uma tabela de indivduos propensos criminalidade, de acordo com: caractersticas anatmicas (assimetria cranial e facial, superclios e mandbulas proeminentes, etc); fisiolgicos (insensibilidade, invulnerabilidade, canhotismo e ambidestria); psicolgicos (viso e audio inconstantes, tato insensvel); sociolgico (pinturas pelo corpo). Estes sujeitos esto mais predispostos ao delito. Chegou ainda, extrapolao de duvidar da sanidade de gnios da histria e arte, como Julio Cesar, Napoleo, Mozart, Newton, Comte, Moliere, Voltaire, Pasteur, Diderot, Beethoven, Victor Hugo e outros.

A Faculdade de Direito do Recife

At o final da dcada de 1920, o teor das publicaes havia sofrido uma grande modificao. Criticava-se, agora, a antropologia criminal e suas formulaes determinsticas. Higiene, sade e educao passaram a dominar o ranking das publicaes. Elegeram como causa para o problema nacional a higiene social, sade pblica e o analfabetismo de 80%. Higienizar o pas e educar seu povo, assim que se corrige a natureza e se aperfeioa o homem (p.169).

A Faculdade de Direito do Recife

O Recife chegava ao fim dos anos 20 sem o radicalismo vanguardista de outrora. O conservadorismo doutrinrio se desfazia em uma Repblica Liberal, buscando vagas maneiras de interveno, seus grandes mestres viraram motivo de chacota e em meio a isso tudo a Faculdade de Direito do Recife se declinava, sombra de ureos tempos passados. A academia empalideceu, perdeu seu antigo brilho, deixou de ser um foco de irradiao intelectual, um centro de idias.

A Faculdade de Direito de Recife

FACULDADE DE DIREITO DE SO PAULO

Institucionalizada simultaneamente com a Faculdade de Direito do Recife, no momento da aprovao da lei de 11 de agosto de 1827, a Faculdade de Direito de So Paulo tomou sede no Convento de So Francisco, construo do sculo XVII. Os motivos da escolha de So Paulo foram de ordem geogrfica (perto do Porto de Santos, alm de poder atender regies sul e Minas Gerais), econmica (baixo custo de vida na cidade) e pelo clima ser moderado, ao estilo europeu. A instalao de uma faculdade mudou a rotina da cidade, at ento pacata e sem costume de grandes agitaes. Casas de penses abrigavam os estudantes que vinham de fora, alguns as chamavam de repblicas.

A Faculdade de Direito de So Paulo

A Revista da Faculdade de Direito de So Paulo foi criada a partir do decreto nmero 1159 da reforma de Benjamin Constant, decreto este que estabelecia publicao anual de uma revista acadmica nas escolas de ensino superior. Por So Paulo, ao contrrio de Recife, esta idia no soou como uma conquista, mas como um fardo a mais, uma tarefa a mais para a Faculdade. Os objetivos da revista eram voltados ao bom andamento interno da instituio, como se fosse um rgo interno a servio da faculdade, e no como intercmbio intelectual entre esta e outras instituies, no como bandeira ideolgica da escola.

A Faculdade de Direito de So Paulo

Nos artigos de direito criminal, condena-se o determinismo racial da escola italiana apoiada pela faculdade do Recife. O que no Recife eram vanguardismo, em So Paulo era visto com cuidado, achavam ser exagero do cientificismo. Outro ponto interessante dos artigos da revista paulista era o apoio e legitimao dada por ela nova repblica do Brasil. A vanguarda de So Paulo est assentada no apoio ao Estado liberal (conceito de liberal naquela poca diferente do conceito atual), um modelo de democracia evolucionista, porm ao mesmo tempo conservador no sentido que unia o conceito de liberdade com o de ordem, defendendo a centralizao do Estado. Assim sendo, a Faculdade de Direito de So Paulo um espelho da supremacia paulista na poca da Repblica Velha.

A Faculdade de Direito de So Paulo

A mais antiga faculdade do Brasil, e uma das melhores no que diz respeito ao ensino jurdico, a Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo, ou ainda a Faculdade de Direito do Largo de So Francisco, tambm conhecida como "As Arcadas", foi criada juntamente com a Faculdade de Direito de Olinda (depois tranferida e renomeada para Faculdade de Direito do Recife), pela lei imperial de 11 de agosto de 1827, tendo sido incorporada Universidade de So Paulo quando de sua fundao em 1934. Surgida poucos anos aps a proclamao da Independncia do Brasil, destinava-se a formar governantes e administradores pblicos, sendo fundamental para o Imprio.

A Faculdade de Direito de So Paulo

Pouco h de comparativo entre as Faculdades de Direito de So Paulo e Recife, a no ser pela exaltao da prpria faculdade e dos jarges jurdicos e evolucionistas de ambas. Enquanto a faculdade de So Paulo exigia apenas o ingls como lngua estrangeira requisitada ao ingresso, a de Recife requisitava ingls, alemo e italiano. Na faculdade paulista, exigia-se conhecimento prvio de psicologia e lgica, enquanto na de Recife, exigia-se conhecimentos de antropologia.

Comparativo entre as duas primeiras Faculdades de Direito do Brasil

Na grade de curso vemos maior quantidade de cadeiras de antropologia criminal e direito penal na escola pernambucana e mais de Direito Civil em So Paulo. Enquanto em Recife formaram-se, preferencialmente, doutrinadores e homens da cincia jurdica, em So Paulo formaram-se maiores polticos e burocratas de estado. Do Recife vinham as grandes teorias do direito, novos modelos; de So Paulo vinha a prtica que conduzia a novas leis e medidas.

As Primeiras Faculdades De Direito: So Paulo E Recife

Rui Barbosa: Pertencente ao ramo pobre de uma famlia baiana, Rui Barbosa nasceu em Salvador no dia 5 de novembro de 1849. Foi advogado, jornalista, parlamentar, diplomata, professor, intelectual e gnio mximo da oratria poltica e social brasileira.
Aos dezesseis anos, matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, onde estudou por dois anos. Transferiuse para a Faculdade do Largo de So Francisco, em So Paulo, integrando a famosa gerao acadmica da revoluo liberal, que se destacou como centro de idias revolucionrias. Bacharelou-se em 1870.

As Primeiras Faculdades De Direito: So Paulo E Recife

RUI BARBOSA

TOBIAS BARRETO

A ELITE BUROCRTICA: OS MAGISTRADOS

FLOMRIO

PANORAMA JURDICO ATUAL


GILSON

UMA DAS PROFISSES MAIS ANTIGAS DO MUNDO; O PAPEL DO ADVOGADO NA SOCIEDADE;

SOLUO DE CONFLITOS;
IMPORTNCIA DO ADVOGADO NO PROCESSO JUDICIAL.

O PAPEL DO ADVOGADO NA SOCIEDADE ATUAL

O BRASIL TEM MAIS CURSOS DE DIREITO DO QUE TODOS OS OUTROS PASES DO MUNDO JUNTOS.

O BRASIL POSSUI 1.240 CURSOS SUPERIORES DE DIREITO

CURSOS DE DIREITO

O MUNDO CHEGA A 1.100 CURSOS

CURSOS DE DIREITO

SE TODOS OS BACHARIS PASSASSEM NO EXAME DA ORDEM OAB O BRASIL TERIA MAIS DE 3.000.000 DE ADVOGADOS. O NMERO DE ADVOGADOS TAMBM BASTANTE ALTO, CHEGANDO A 800 MIL. O BRASIL TEM HOJE CERCA ADVOGADOS EM ATIVIDADE. DE 50 MIL

QUANTOS ADVOGADOS TEM NO BRASIL?

SOCIEDADE CIENTFICA; REFLEXO JURDICA, SOCIAL E POLTICA; PRIORIZAO DO ENSINO PRTICO; PESQUISA JURDICA.

Qual o papel dos cursos jurdicos hoje?

DIREITOS E OBRIGAES; DIREITOS DOS CLIENTES; ASSOCIAES, CONTRATOS E OBRIGAES;

JUSTA, PLURAL E DEMOCRTICA.

Qual o papel do advogado hoje?

Senso tico e profissional associado responsabilidade social, com a compreenso da causalidade e finalidade das normas jurdicas e da busca constante da libertao do homem e do aprimoramento da sociedade; Formao humanstica, tcnico-jurdica e prtica, indispensvel adequada compreenso, interdisciplinar do fenmeno jurdico e das transformaes sociais; Capacidade de apreenso, transmisso crtica e produo criativa do direito, aliada ao raciocnio lgico e conscincia da necessidade de permanente atualizaes;

Qual o perfil ideal para os advogados hoje?

Capacidade de equacionar problemas e buscar solues harmnicas com as exigncias sociais; Capacidade de desenvolver formas extrajudiciais de preveno e soluo de conflitos individuais e coletivos; Viso atualizada do mundo e, em particular, conscincia dos problemas nacionais.

Qual o perfil ideal para os advogados hoje?

No advogar contra literal disposio da lei, presumindo-se a boa f quando fundamentado na inconstitucionalidade, na injustia da lei ou em pronunciamento judicial anterior; No angariar ou captar causas, com ou sem a interveno de terceiros; Reclamar contra as violaes dos direitos humanos e combater os abusos de autoridade;

Quais os deveres de um advogado?

Assumir a defesa criminal, sem considerar sua prpria opinio sobre a culpa do acusado;

Manter independncia em qualquer circunstncia: nenhum receio de desagradar a magistrado ou a qualquer autoridade, nem de incorrer em impopularidade, deve deter o advogado no exerccio da profisso.

Quais os deveres de um advogado?

proibido ao advogado toda a ndole de reclamo, anncios , de publicao profissional, particularmente dado a saber os nomes dos seus clientes. No deve favorecer, nem aceitar, o conhecimento de causas ou outras causas a si segregadas; Os advogados tambm esto sujeitos ao Cdigo de tica e Disciplina editado pela OAB.

Quais os deveres de um advogado?

Senso crtico, boa memria e argumentao; Capacidade de reflexo, anlise, negociao e convencimento; Gosto pela leitura e pesquisa, pelo debate e estudos; Habilidade para mediar conflitos e associar ideias Autocontrole, autoconfiana, discrio e iniciativa Capacidade de pensar e agir sob presso; Espirito de investigao e interesse por temas da atualidade; Ser comunicativo e dominar o portugus formal.

QUAIS AS APTIDES NECESSRIAS PARA SER UM BACHAREL EM DIREITO?

A CONSTITUIO DE 1946 A PRIMEIRA A MENCIONAR A OAB; COM A REVOLUO DE 1930, COM A UNIO MILITARES E INTELECTUAIS, FOI O CENRIO PARA SURGIMENTO DA OAB - 1931 DECRETO REGULA A OAB; A CONSTITUIO DE 1946 A PRIMEIRA A MENCIONAR A OAB; EM 1963 PRES. JOO GOULART APROVOU A LEI 4.215, QUE SERIA O SEGUNDO ESTATUTO DA ADVOCACIA NO BRASIL; CONTRIBUIO DA OAB DURANTE O PERODO DA DITADURA; PARTICIPOU ELABORAO DA CONSTITUIO DE 1988; IMPEACHMENT DE FERNANDO COLLOR DE MELLO; DIRETA J EM 1996; PEDIDOS DE IMPEACHMENT E AO DIRETA; CONSTITUCIONALIDADE.

OAB ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

DADOS PRELIMINARES DO EXAME APLICADO


NOS MESES DE JULHO E AGOSTO/2011: * Aprovao no Exame de Ordem sobe de 9,74% para 14,83%;

Dos 121.309 inscritos na primeira fase do exame, at agora 21.840 conseguiram passar.
Para a Ordem, a baixa aprovao dos candidatos fruto da qualidade ruim do ensino jurdico no Pas. Crticos ao exame acusam a OAB de dificultar as provas para criar reserva de mercado para advogados. A polmica sobre o Exame de Ordem chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que julgar a constitucionalidade da avaliao ainda este ano.

EXAME DA ORDEM OAB - 2011

1 SE 2 MG 3 SP 4 RS 5 MG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG UNIVERSIDADE DE SO PAULO USP; UNIVERSIDADE FEDERAL DO R. G DO SUL UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DE J. DE FORA UFJF

BAHIA
15 BA
16 BA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA;


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB.

RANKING DAS FACULDADES POR APROVAO

JAPO, ESTADOS UNIDOS E FRANA TAMBM EXIGEM ESTGIO PROFISSIONAL ANTES DE AUTORIZAR O BACHAREL A ADVOGAR; NA AMERICA LATINA, URUGUAI, BOLVIA, EQUADOR, CUBA, E VENEZUELA E ARGENTINA NO EXIGEM O EXAME DA ORDEM PARA EXERCER, BASTA REGISTRO NO CONSELHO DE CLASSE. ALGUNS PASES DA EUEROPA COMBINAM O SISTEMA PATRONADO E OUTROS UTILIZAM EXAMES; NO BRASIL O EXAME REALIZADO 03 VEZES POR ANO.

EXAMES PARA EXERCER A PROFISSO DE ADVOCACIA NO MUNDO

CASTRO, Flvia Lages de. Histria do Direito Geral e Brasil. 8 edio. Rio de Janeiro: Lumn Jris, 2001. LOPES,Jos Reinaldo de Lima. Curso de Histria do Direito. 2 edio. So Paulo: Mtodo, 2006. WOLKMER, Antnio Carlos. Histria do Direito e do Brasil. 3 edio. Rio de Janeiro: Forense, 2003.

BIBLIOGRAFIA

Das könnte Ihnen auch gefallen