Sie sind auf Seite 1von 16

TEMAS PARA PESQUISA EM ENGENHARIA ELTRICA

Prof. Ms. Fabiana Parpinelli

Como escolher o tema para TCC


A fixao do tema o primeiro passo para a elaborao do trabalho de concluso de curso
1. Escolha uma rea de interesse, qual voc se identifique e possua afinidades. Uma dica optar por uma rea na qual voc tenha trabalhado, estagiado ou, ainda, na qual voc veja uma possibilidade de trabalho ou especializao futura.

2. Escolha um tema de interesse. Escolha um assunto pelo qual voc se interesse. Se voc no se interessar pelo tema, com certeza, ficar muito difcil estud-lo para elaborar seu trabalho, bem como para defend-lo perante a banca. Assim, quanto mais atrao voc tiver pelo tema, mais motivado voc estar para desenvolver seu trabalho.

3. No se deixe levar pela opinio alheia. A Portaria do MEC n 1886 de 30/12/1994 afirma que: para concluso do curso, ser obrigatria a apresentao e defesa de monografia final, perante banca examinadora, com tema e orientador escolhidos pelo aluno.

4. Evite temas em que o assunto seja desconhecido. Entretanto, ficar muito mais fcil o desenvolvimento do trabalho se houverem bibliografias suficientes para sua fundamentao. No se esquea, ainda, que so exigidas, no mnimo, trs obras que fundamentem sua idia.

5. Procure delimitar o tema. Quanto mais restrito, mais fcil o desenvolvimento da pesquisa, bem como a elaborao do trabalho.
Por exemplo, no caso do Direito Civil. No basta dizermos que o tema escolhido ser O direito do consumidor no Novo Cdigo Civil. Devemos delimitar este tema, elegendo um dos elementos do direito do consumidor.

6. O tema deve ser procurado atravs de uma pergunta. Uma grande dvida deve ser o incio de um trabalho acadmico. Algo que ainda no foi respondido.

7. Escolha o tema pensando em trabalhos futuros: MBA, Mestrado, implantao no mercado de trabalho. Ele pode abrir portas e oportunidades.

8. Se voc optar por um tema e durante o desenvolvimento chegar concluso de que no foi muito feliz na escolha, no se preocupe: o tema no definitivo. Converse com seu orientador, exponha suas dificuldades e verifique, de acordo com o cronograma de entrega final na Universidade, a possibilidade de proceder a alterao.

9. Se o primeiro passo para fazer um bom TCC achar um bom tema, o segundo passo encontrar um professor orientador.
O orientador fundamental para dar o caminho das pedras, sugerir bibliografia, ajudar na focalizao do objeto de pesquisa, sugerir profissionais que possam ajudar, etc. Lembre-se: quem faz e escreve a pesquisa o ALUNO.

Busque em sites de universidades Ex: Universidade Federal de Minas Gerais

Busque em sites que divulgam pesquisa cientfica

Busque sites que orientam a escolha de temas para a Engenharia


A fibra ptica e suas aplicaes. O que a fibra ptica e como aplicada. Acidentes com eletricidade. Como evitar e os principais riscos. O funcionamento da lmpada. Como foi inventada a lmpada e como seu funcionamento. A eletricidade nas construes. Como funciona o sistema de eletricidade na hora de construir uma edificao. Circuito de converso de Tenso. Os conversores de tenso so empregados na eletrnica de potncia, sobretudo em forma de alternadores para a obteno de tenses alternadas para motores de veculos. Como funciona este circuito e sua finalidade. Condutores eltricos. O que so, quais so e como funcionam. Correntes eltricas. O que so e como funcionam. Estao Hidroeltrica. Como construda, como a energia eltrica produzida e como distribuda. A rede eltrica nas cidades. Como funciona um cabo e um poste eltrico e a sua distribuio nas casas. Distribuio da rede eltrica. Como funciona a distribuio da rede eltrica a partir da sada da hidroeltrica.

O principio da eletricidade. Como formada e como foi criada.


Condutores eltricos naturais.

Quais os condutores eltricos e o por que conduzem eletricidade.


Quais so os isolantes e por que isolam a eletricidade. Como funciona a instalao eltrica nas residncias. Qual o custo de produo da energia, se o preo cobrado pelo uso da populao correto e se tem algum modo de baratear o custo. A diferena, os processos de criao de cada uma a vantagem de cada um e seu melhor uso. O que seria e aonde utilizado. Como Funciona e como foi criado. Qual o campo de atuao de um engenheiro eltrico e o que este profissional deve saber para atuar no mercado de trabalho. Por que acontece e como evitar.

Isolantes eltricos. Instalaes eltricas. O custo da energia. Lmpadas incandescentes X Lmpadas Fluorescentes. Linhas de Campo Eltrico.

Motores eltricos.

O campo de trabalho e os campos de estudos. O curto-circuito.

Das könnte Ihnen auch gefallen