Sie sind auf Seite 1von 6

(UFBA-97) Com base nos seus conhecimentos sobre Termodinmica, correto afirmar: (01)Quando um gs ideal comprimido rapidamente, a energia

ia interna aumenta. (02)O Ciclo de Carnot e composto de transformaes isomtricas e isobricas. (04)O rendimento de uma mquina trmica depende exclusivamente da temperatura da fonte quente. (08)No refrigerador, o gs refrigerante remove calor da fonte fria, evaporando-se, e transfere calor para a fonte quente, condensando-se. (16)Admitindo-se que o Universo um sistema isolado, a entropia do universo sempre aumenta.

(UFBA-99) A figura abaixo representa o ciclo de Carnot realizado por um gs ideal que sofre transformaes numa mquina trmica. Considere-se que o trabalho til fornecido pela mquina em cada ciclo, igual a 1000 J e, ainda que T1 = 127 C, T2 = 27 C e que 1 cal = 4,2 J.Nessas condies, conclui-se corretamente que:
P A B D C T 2 V T 1

(01)De A at B, o gs expandido isobaricamente. (02)De B at C, o gs sofre uma expanso isotrmica. (04)De C at D, o gs comprimido isotermicamente. (08)De D at A, o gs sofre compresso sem troca de calor com o meio externo. (16)O rendimento da mquina depende da substncia utilizada. (32)A quantidade de calor retirado da fonte quente aproximadamente igual a 952 cal.

(UFBA) O grfico seguinte representa as condies P e V de um gs ideal que sofre as transformaes indicadas. Com base na anlise do grfico e considerando a 1 Lei da Termodinmica e a Lei Geral dos Gases Perfeitos, pode-se afirmar:

P(N/m) A D

C V(cm)

(01)Na transformao AB, o calor trocado com o meio igual ao trabalho realizado pelo gs se a temperatura permanecer constante. (02)Na transformao BC leva a um decrscimo da temperatura absoluta do gs. (04)Na transformao BC, o trabalho realizado pelo gs menor que a quantidade de calor trocado com o meio. (08)A transformao CD estabelece que as variveis de estado P e T so diretamente proporcionais. (16)A variao de energia interna do gs ao final das transformaes ABCD igual quantidade de calor trocada com o meio. (32)No estado final D, as variveis de estado P, V e T so maiores que todos alcanados no estado B.

Um gs ideal est contido no interior de um recipiente cilndrico provido de um pisto, conforme a figura abaixo. Considere que, inicialmente, o gs esteja a uma presso p, a uma temperatura T e num volume V. Com base nesses dados e nas leis da termodinmica, correto afirmar: 1 - Em uma transformao adiabtica, o gs absorve calor do meio externo. 2 - A energia interna do gs permanece constante em uma transformao isotrmica. 4 - Em uma expanso isobrica, a energia interna do gs diminui. 8 - Em uma transformao isovolumtrica, a variao da energia interna do gs igual quantidade de calor que o gs troca com o meio externo. 16 Pode-se diminuir a presso do gs mediante a realizao de uma expanso isotrmica.

Considerando um sistema submetido ao ciclo termodinmico descrito na figura, onde V representa o seu volume e p a sua presso, totalize os valores das alternativas corretas: 1O trabalho realizado pelo sistema durante o ciclo igual a 15 J. 2O trabalho realizado pelo sistema no trecho bc do ciclo igual a 15 J. 4Se, no trecho bc do ciclo, fornecemos ao sistema 48 J de calor, a variao da sua energia interna ser de 24 J. 8No trecho ab do ciclo, a variao da energia interna do sistema igual ao calor a ele fornecido. 16 No trecho da do ciclo, o trabalho realizado pelo sistema nulo. 32 Os trechos bc e da do ciclo representam transformaes isobricas, enquanto os trechos ab e cd representam transformaes isovolumtricas.

Das könnte Ihnen auch gefallen