Sie sind auf Seite 1von 31

Fontes do Direito

-Conceito

-fonte (do latim, fons, fontis) significa nascente dagua. Metaforicamente, a Cincia do Direito se vale dessa palavra para indicar a origem do Direito, o nascimento da norma jurdica e seu aparecimento no ordenamento jurdico.
-Dualidade

direito

do enfoque no estudo da fontes do

-Gnese da norma? -Aplicao da norma?

Fontes do Direito

Classificao: Materiais fontes do Direito que indicam a causa produtora do Direito, o que favorece a formao do Direito. Em outras palavras, so os fatos sociais, que, por sua vez, so condicionados pelos mais diversos fatores, como a Moral, a Religio, a Economia, etc.

- Formais fontes do Direito que o exteriorizam; so as formas que


podemos visualizar o Direito de determinado Estado.

Fontes do Direito

Fonte imediata -Lei

Fonte mediatas - Jurisprudncia - Costumes - Doutrina

Fonte Imediata

Lei
estabelece as normas de conduta e organizao da sociedade. Lei a forma moderna de produo do Direito Positivo (NADER, 1998, p.168). No Brasil, a lei a fonte do Direito por excelncia.

Fontes Mediatas

Jurisprudncia ETIMOLOGIA - De origem latina, jris(direito)+ prudentia (sabedoria). So os precedentes judiciais; o conjunto de decises uniformes proferidas pelos Tribunais, sobre uma determinada matria jurdica.

Fontes Mediatas

Jurisprudncia MIGUEL REALE Pela palavra jurisprudncia (strictu sensu) devemos entender a forma de revelao do direito que se processa atravs do exerccio da jurisdio, em virtude de uma sucesso harmnica de decises dos tribunais.

Fontes Mediatas

Costumes MARIA HELENA DINIZ uma norma que deriva da longa prtica uniforme ou da geral e constante repetio de dado comportamento sob a convico de que corresponda a uma necessidade jurdica.

Fontes Mediatas

Costume Espcies:

Contra legem quando contraria o disposto na lei. Praeter legem - quando intervm na falta ou omisso da lei. Secundum legem - quando a lei expressamente determina ou permite sua aplicao.

Fontes Mediatas

Doutrina

Conceito

estudos e teorias, desenvolvidos pelos juristas, com o objetivo de sistematizar e interpretar as normas vigentes e de conceber novos institutos jurdicos, reclamados pelo momento histrico. a communis opinio doctorum. Esse acervo de conhecimentos resultado da experincia de juristas, mestres de Jurisprudncia e dos juzes. Os estudos doutrinrios localizam-se nos tratados, monografias, sentenas prolatadas pelos mais sbios juzes. (NADER, 1998, p.211)

Influncia da doutrina na legislao e jurisprudncia

Lacuna

A existncia de lacunas configura a incompletude por deficincia, cuja soluo a integrao, consoante Carnelutti apud Bobbio (1999, p. 117). Integrao: o preenchimento dos vazios de uma lei, com o propsito de se dar uma resposta jurdica a quem esteja desamparado por uma lei expressa.

Formas de integrao

Analogia processo de integrao do Direito, por meio do qual se estende a um caso semelhante, uma resposta dada a outro caso. Difere da interpretao extensiva, pois esta o momento de reconhecimento de que existe norma que pode ser estendida ao caso, enquanto a analogia o momento de lacuna, ou seja, de reconhecimento, pelo juiz, de que inexiste norma para o caso. Costumes - definio j vista quando falamos das fontes do Direito.

Formas de integrao

Princpios gerais do Direito so enunciaes normativas de valor genrico que condicionam e orientam a compreenso do ordenamento jurdico, quer para a sua aplicao, quer para a elaborao de novas normas jurdicas. Os princpios so a sustentao do Direito: guiam, fundamentam e at limitam as normas jurdicas advindas com as leis.
Eqidade o processo, por meio do qual as concluses de uma regra genericamente prevista no ordenamento jurdico so amenizadas com o propsito de ajust-la s particularidades do caso concreto. No caso de uma lacuna, a eqidade assume o papel de processo de integrao do Direito, atravs do qual o Juiz busca, por critrios de justia, alcanar uma soluo adequada situao ftica que, positivamente, no tem uma soluo prevista.

Norma e lei

Norma jurdica x lei - norma jurdica uma estrutura formada por proposies enunciativas compostas da conduta exigida ou do modelo imposto de organizao da sociedade. -lei uma das formas de expresso das normas jurdica.

Norma e lei

Caracterstica das normas jurdicas


Abstratividade Imperatividade Bilateralidade Coercibilidade Generalidade

Norma Jurdica

Classificao
Quanto ao sistema a que pertencem: normas jurdicas nacionais; normas jurdicas estrangeiras; normas jurdicas de Direito Uniforme. Quanto hierarquia: normas constitucionais (Constituio e as Emendas Constitucionais); normas infraconstitucionais (so aquelas abaixo da Lei Maior de um Estado). No Brasil, temos: lei complementar, lei ordinria, lei delegada, medida provisria, decretos legislativos, resolues, decretos e portarias.

Norma Jurdica

Classificao:
Quanto fonte: Normas jurdicas legislativas (so aquelas escritas e previstas pelas leis); Normas jurdicas consuetudinrias (so as normas jurdicas no escritas, advindas das prticas reiteradas da sociedade; so os costumes); Normas jurdicas jurisprudenciais (so as criadas pelos tribunais).

Norma jurdica

Classificao:
Quanto vontade (ou imperatividade): Normas jurdicas taxativas ou cogentes (normas de ordem pblica que todos esto adstritos. Normas jurdicas dispositivas (normas de conduta que deixam aos destinatrios uma margem de atuao, de escolha para dispor de maneira diversa.

Antinomia de normas
conflito entre duas normas jurdicas, vlidas e emanadas de autoridades competentes num mesmo mbito normativo, necessitando de soluo. Pode ser:

Real: a antinomia que no pode ser solucionada com o auxlio de algum critrio previamente definido; uma situao na qual inexiste critrio j definido para solucionar o conflito de normas jurdicas. Aparente: a antinomia que pode ser solucionada via interpretao, com o auxlio de critrios elaborados para tanto.

Antinomia de normas

Pode ser:
De 1 Grau - conflito de normas jurdicas que envolve apenas um dos critrios de soluo j definidos previamente para a soluo de conflitos. De 2 Grau - conflito de normas jurdicas que envolve dois dos critrios de soluo, ou seja, primeira vista parece existir a possibilidade de aplicar tanto um, como outro critrio. Vale dizer, h um conflito entre os prprios critrios postos para a soluo do conflito de normas jurdicas.

Critrios de soluo de antinomias

Hierrquico: lex superior derogat lex inferiori (lei superior prevalece sobre inferior). aplicvel no caso de uma antinomia prpria, de 1 grau, e aparente, que envolva a hierarquia de duas normas jurdicas sobre um caso concreto. - Especialidade: lex specialis derogat lex generalis (lei especial prevalece sobre geral). aplicvel no caso de uma antinomia prpria, de 1 grau, e aparente, que envolva a especialidade, especificidade, de duas normas jurdicas sobre um caso concreto. - Cronolgico: lex posterior derogat lex priori (lei posterior prevalece sobre anterior). aplicvel no caso de uma antinomia prpria, de 1 grau, e aparente, que envolva a questo temporal de duas normas jurdicas sobre um caso concreto.

Critrios de soluo de antinomias

Hierrquico X Cronolgico: lei superior anterior conflitando com lei inferior posterior, prevalece o critrio hierrquico. a soluo aplicvel quando for caso de uma antinomia prpria, de 2 grau, e aparente, que possibilita, num primeiro momento, a aplicao de duas solues ao conflito entre normas jurdicas. - Especialidade X Cronolgico: lei especial anterior conflitando com lei geral posterior, prevalece o critrio da especialidade. a soluo aplicvel quando for o caso de uma antinomia prpria, de 2 grau, e aparente, que possibilita, num primeiro momento, a aplicao de duas solues ao conflito entre normas jurdicas. - Especialidade X Hierrquico: lei geral superior conflitando com lei especial inferior, no h um critrio previamente definido pela doutrina, ou mesmo, pela legislao. o nico caso de antinomia prpria, de 2 grau, e real. Teoricamente, prevalece o hierrquico. Mas na prtica, pode ser justificada a opo pelo critrio da especialidade se embasado no princpio da justia. O juiz, frente ao caso concreto, quem define qual critrio adotar, seguindo apenas o que estabelecem os artigos 4 e 5 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil.

Validade da norma

Validade da norma a sua adequao ao ordenamento jurdico em que se insere.


-Validade formal
precisamos verificar se a autoridade que a criou possua poder para criar normas jurdicas e se escolheu o instrumento adequado para conduzir a norma criada ao destinatrio.

Validade da norma

Validade material
ser analisado o contedo textual da norma para saber se no contraditrio com o contedo de outras normas jurdicas superiores e/ou mais recentes.

Vigncia

A VIGNCIA DE UMA NORMA A POSSIBILIDADE, EM TESE, DE ELA PRODUZIR EFEITOS, LIMITANDO COMPORTAMENTOS E SENDO UTILIZADA PELOS TRIBUNAIS.

Vigncia

Lei de Introduo s normas do direito brasileiro


artigo 1, que salvo disposio em contrrio, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. Vacatio legis lapso de dias entre a publicao da lei, quando ela se torna vlida, e o incio da produo de seus efeitos.

Revogao
a perda da vigncia de uma lei. Representa a retirada de uma lei do ordenamento jurdico de determinado Estado. Pode ser:

expressa ou tcita; total ou parcial (ab-rogao e derrogao).

Repristinao

nome tcnico dado para o fenmeno de retorno vigncia de uma lei j revogada. Ocorre quando uma terceira lei revoga uma segunda lei, e a primeira, por esta (segunda lei) revogada, recupera a sua vigncia.

Eficcia

POSSIBILIDADE CONCRETA DE PRODUO DE EFEITOS. Eficcia No sentido tcnico:


se todos os requisitos estatais para sua produo concreta de efeitos forem preenchidos.

Eficcia

Eficcia No sentido ftico


refere-se a requisitos sociais para a produo de efeitos da norma jurdica.

No sentido social
quando for respeitada pelas pessoas e/ou for acatada pelas autoridades estatais.

Vigor ou fora vinculante

UM QUARTO CONCEITO, QUE NO SE CONFUNDE COM OS ANTERIORES, VIGOR OU FORA VINCULANTE. UMA NORMA JURDICA POSSUI VIGOR QUANDO PODE OBRIGAR AS PESSOAS E AS AUTORIDADES, IMPONDO COMPORTAMENTOS. QUANDO A NORMA VLIDA SE TORNA VIGENTE, ELA GANHA VIGOR OU FORA PARA OBRIGAR. TODAVIA, EM ALGUMAS SITUAES, MESMO QUE A NORMA PERCA SUA VIGNCIA E SUA VALIDADE, ELA AINDA PODE CONTINUAR A TER VIGOR.

Vigor ou fora vinculante

Quando uma norma possui vigor sem ser vigente, dizemos que ocorre o fenmeno da ultratividade.

Das könnte Ihnen auch gefallen