Sie sind auf Seite 1von 8

Transtornos Alimentares

BULIMIA, ANOREXIA E COMPULSO ALIMENTAR PERIDICA

CAUSAS

Sociocultural x Fatores biolgicos x Fatores psicolgicos:

Fatores socioculturais: A comunidade cientfica trata a (AN) como sintomas do inconsciente da cultura contempornea; Fatores biolgicos: Incluem as alteraes hormonais que ocorrem durante a puberdade e as disfunes de neuro- transmissores cerebrais (disfuno cerebral ao nvel do hipotlomo, que comandam os estmulos da fome, da sede e amadurecimento sexual) tais como a dopamina, a serotonina, noradrenalina e dos pepitdeos opiides; Fatores psicolgicos: Muitas anorxicas pertencem a famlias rgidas e fechadas sobre elas prprias, e geralmente tem um relacionamento patolgico com a me. As anorxicas so frequentemente pessoas dependentes.

Ultrapassagem do Setting Point.

BULIMIA X ANOREXIA

TIPOS DE BULIMIA

Tipo purgativo: durante o episdio atual da bulimia, o indivduo envolve-se regularmente na auto induo do vmito ou uso indevido de diurticos, laxantes; Tipo sem purgao: durante o episdio atual da bulimia, o indivduo usa-se de outros comportamentos compensatrios inadequados, tais como jejuns ou exerccios excessivos, mas no envolve-se regularmente na autoinduo de vmitos ou no uso indevido de laxantes e diurticos.

TIPOS DE ANOREXIA NERVOSA

Tipo Restritivo: Neste tipo a perda de peso conseguida principalmente atravs de dietas, jejuns ou exerccios excessivos. Durante o episdio atual, esses pacientes no se desenvolveram compulses peridicas ou purgaes. Tipo Compulso Peridica/Purgativo: quando o paciente se envolve regularmente em compulses de comer seguidas de purgaes durante o episdio atual de anorexia. A maioria dos pacientes com Anorexia Nervosa que comem compulsivamente tambm fazem purgaes mediante vmitos auto-induzidos ou uso indevido de laxantes, diurticos ou enemas. Alguns pacientes includos neste subtipo no comem de forma compulsiva, mas fazem purgaes regularmente mesmo aps o consumo de pequenas quantidades de alimentos. Aparentemente, a maior parte dos pacientes com o Tipo Compulso Peridica/Purgativo dedica-se a esses comportamentos pelo menos 1 vez por semana.

TRANSTORNO DA COMPULSO ALIMENTAR PERIDICA

O Transtorno da compulso alimentar peridica (TCAP) (do ingls Binge eating disorder) caracterizado pela ingesto de grande quantidade de alimentos em um perodo de tempo delimitado (at duas horas), acompanhado da sensao de perda de controle sobre o qu ou o quanto se come. Para caracterizar o diagnstico, esses episdios devem ocorrer pelo menos dois dias por semana nos ltimos seis meses, associados a algumas caractersticas de perda de controle e no acompanhados de comportamentos compensatrios extremos para a perda de peso como vmito e laxantes (pois nesse caso se classifica como bulimia).

Artigo
COMPORTAMENTOS DE RISCO PARA TRANSTORNOS DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR ENTRE ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO DE DIFERENTES ESTRATOS SOCIAIS DO NORDESTE DO BRASIL
Antonio Maia Olsen do Vale Ligia Regina Sansigolo Kerr Maria Lcia Magalhes Bosi

TRATAMENTO

Bulimia: O tratamento da bulimia nervosa exige o acompanhamento de equipe multidisciplinar composta por mdicos, psiclogos, nutricionistas. Medicamentos antidepressivos podem ser teis, especialmente se ocorrerem distrbios como depresso e ansiedade. O diagnstico da doena nem sempre fcil, porque os sintomas no so evidentes como os da anorexia. Infelizmente, no se conhecem mtodos eficazes para prevenir patologias como a bulimia e a anorexia. Seria necessrio um empenho da sociedade na mudana de certos valores estticos ligados ao culto do corpo e magreza; Anorexia: O tratamento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatra, psiclogo, pediatra, clnico e nutricionista, em funo da complexa interao de problemas emocionais e fisiolgicos nos transtornos alimentares. Quando for diagnosticada a anorexia nervosa, o mdico deve avaliar se o paciente est em risco iminente de vida, requerendo, portanto, hospitalizao. O objetivo primordial do tratamento a recuperao do peso corporal atravs de uma reeducao alimentar com apoio psicolgico. Em geral, necessrio alguma forma de psicoterapia para ajudar o paciente a lidar com sua doena e com as questes emocionais subjacentes. Psicoterapia individual, terapia ou orientao familiar, terapia cognitivo-comportamental (uma psicoterapia que ensina os pacientes a modificarem pensamentos e comportamentos anormais) so, em geral, muito produtivas. Para o quadro de anorexia nervosa no h medicao especfica indicada. O uso de antidepressivos pode ser eficaz se houver persistncia de sintomas de depresso aps a recuperao do peso corporal. O tratamento da anorexia nervosa costuma ser demorado e difcil. O paciente deve permanecer em acompanhamento aps melhora dos sintomas para prevenir recadas.

Das könnte Ihnen auch gefallen