Sie sind auf Seite 1von 20

HIDROGRAFIA

ESCOLA : Polivalente de Amaralina ALUNO (A) : Daiane Portela, Ester, Erica, Graziele Ribeiro, Juliana, Mayane Ferreira, Milena Menezes PROF : Denilson SERIE: 1 Ano TURMA : V

A GUA NO MUNDO:

- Quantidade de gua existente no Planeta Terra: 1,6 bilhes de Km3 - 1.350.000.000 Km3 de gua salgada - 29.000.000 Km3 de gua doce congelada nas geleiras e calotas - 8.600.000 Km3 de gua doce nos continentes e sob eles 13.000 Km3 na forma de vapor de gua na atmosfera Diviso da gua no Mundo Quantidade em trilhes de toneladas97,3 % salgada e est nos mares e oceanos.1.235.000Apenas 3 % gua doce e est dividida em:41.000- 75 % congelada nas calotas polares e geleiras.30.750- 13,785 % no subsolo entre 3.750 m e 750 m (lenis profundos).5.652- 10,79 % no subsolo acima de 750 m. (lenis superficiais).4.424- 0,3 % em lagos e lagoas.123- 0,03 % nos rios.12- 0,06 % na umidade do solo.25- 0,035 % na atmosfera na forma de vapor dgua.14

OS MAIORES RIOS DO MUNDO

Rio Amazonas

Localizao Amrica do Sul frica Ocidental

Nascente Lagos Glaciares, Peru Uganda, Centro da frica

Foz

Km

Oceano Atlntico, Brasil 6.868

Nilo

Mar Mediterrneo, Egito 6.695

Chang Yian (Yangtze Kiang)

China

Planalto Tibetano, China

Mar Amarelo, China

6.380

CICLO DAS GUAS

O processo que d origem ao ciclo da gua ocorre em todos os estados fsicos. Para conceber esse fenmeno preciso que outro elemento provoque, nesse caso, motivada pela energia da irradiao solar. Um exemplo claro de desequilbrio ligado ao ciclo natural das guas o fenmeno do aquecimento global, que ocasiona o derretimento das calotas polares e, consequentemente, provoca a elevao dos nveis dos oceanos que podem submergir ilhas e reas costeiras de muitos pases, tirando pessoas e animais dessas reas.

CICLO DAS GUAS

RIOS DE PLANALTOS
Os rios de planalto so aqueles que apresentam rupturas de declive, vales encaixados, entre outras caractersticas, que lhes conferem um alto potencial para a gerao de energia eltrica. Encachoeirados e com muitos desnveis entre a nascente e a foz, os rios de planalto apresentam grandes quedasdgua. Assim, em decorrncia de seu perfil no regularizado, ficam prejudicados no que diz respeito navegabilidade.

RIOS DE PLANCIES
Os rios de plancie so aqueles que apresentam boas condies para a navegao fluvial, por no apresentarem cachoeiras e saltos em seu percurso. Como exemplo, podem ser citados alguns rios da bacia Amaznica (regio Norte) e da bacia Paraguaia (regio Centro-Oeste, ocupando reas do Pantanal MatoGrossense). Entre os grandes rios nacionais, apenas o Amazonas e o Paraguai so predominantemente de plancie e largamente utilizados para a navegao.

BACIAS HIDROGRFICAS
Principais Bacias Hidrogrficas Brasileiras e Seus Rios: . Amaznica: Rios Principais: Japur, Solimes, Amazonas, Negro, Juru, Purus, Madeira, Tapajs, Xingu. So Francisco: Rios Principais: So Francisco, Velhas.

BACIAS HIDROGRFICAS DO BRASIL

As bacias hidrogrficas so regies geogrficas formadas por diversos rios que desguam em um curso de gua principal. O aproveitamento econmico dos rios diversificado. O sistema hidrogrfico brasileiro formado por oito bacias principais, que em seu conjunto formam uma das maiores redes fluviais. Na Regio Amaznica est a maior bacia hidrogrfica do mundo, com 4.787.717 km2, formada pelo Rio Amazonas. O Rio So Francisco, chamado o "Rio da Unidade Nacional" pelo papel que desempenhou na comunicao entre sudeste e nordeste, o maior curso de gua exclusivamente brasileiro.

MAIOR BACIA HIDROGRFICA DO MUNDO

A bacia Amaznica, ou bacia do Rio Amazonas, est situada em vrios pases da Amrica do Sul. a mais extensa, de maior densidade de gua do mundo e possui o maior potencial de gerao de energia hidreltrica do Brasil A teoria mais aceita pelos gelogos de que o rio Amazonas formou-se a partir de um grande golfo, que originalmente se abria ao Oceano Pacfico.

IMAGEN DO RIO AMAZONAS

A bacia amaznica formada pelo rio Amazonas e seus afluentes. O Rio Amazonas nasce na cordilheira dos Andes, no Peru. Possui 6.868 km, sendo que 3.165 km esto em territrio brasileiro. Sua vazo mdia da ordem de 109.000 m/s e 290.000 m/s na estao de chuvas. um rio tpico de plancie, ele e muitos de seus afluentes so navegveis, o que muito importante para a populao da Amaznia, que se serve do rio como meio de locomoo. O rio divido em trs partes: ainda nos pases andinos, chamado de rio Maran ao entrar no Brasil, chamado de rio Solimes ao receber as guas do rio Negro passa a ser chamado de rio Amazonas

Mapa mostrando a bacia de drenagem da Amaznia com o rio Amazonas em destaque. [1] Comprimento c. 6992 (estimado) km Posio: 1 Nascente Nevado Mismi, Peru Altitude da nascente 5 270 m Dbito mdio 209 000 m/s Foz Oceano Atlntico rea da bacia 7 050 000 km Delta Delta do Amazonas Afluentes Rio Napo, Rio Javari, Rio Jandiatuba, Rio principais I, Rio Juta, Rio Juru, Rio Japur, Rio Tef, Rio Coari, Rio Piorini, Rio Purus, Rio Negro, Rio Madeira, Rio Manacapuru, Rio Uatum, Rio Nhamund, Rio Trombetas, Rio Tapajs, Rio Curu, Rio Maicuru, Rio Uruar, Rio Paru, Rio Xingu e Rio Jari. Pas(es) Peru Colmbia Brasil Peru Colmbia Brasil

Pas(es) da bacia hidrogrfica

VELHO CHICO

O rio So Francisco, o Velho Chico, percorre 2.830 km no territrio brasileiro O rio So Francisco atravessa regies com condies naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidroeltricas. As partes extremas superior e inferior da bacia apresentam bons ndices pluviomtricos, enquanto os seus cursos mdio e submdio atravessam reas de clima bastante seco. Assim, cerca de 75% do deflvio do So Francisco gerado em Minas Gerais, cuja rea da bacia ali inserida de apenas 37% da rea total. A rea compreendida entre a fronteira Minas Gerais-Bahia e a cidade de Juazeiro(BA), representa 45% do vale e contribui com apenas 20% do deflvio anual. Caractersticas fsicasDeclividade Mdia: 8,8 cm/km Mdia das Vazes na Foz: 2.943 m/s Velocidade Mdia de Corrente: 0,8 m/s (entre Pirapora - MG

IMAGENS DO VELHO CHICO

REDE FLUVIAL DO BRASIL

O Brasil possui uma grande extenso territorial, predomnio de climas midos e subsumidos, rios extensos, caudalosos e encachoeirados com elevado potencial hidroeltrico.

AQUFERO GUARANI
O Aqufero Guarani o maior manancial de gua doce subterrnea transfronteirio do mundo. Est localizado na regio centro-leste da Amrica do Sul Sua maior ocorrncia se d em territrio brasileiro (2/3 da rea total), abrangendo os Estados de Gois, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, So Paulo, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esse reservatrio de propores gigantescas de gua subterrnea formado por derrames de basalto ocorridos nos Perodos Trissico, Jurssico e Cretceo Inferior (entre 200 e 132 milhes de anos).

Das könnte Ihnen auch gefallen