Sie sind auf Seite 1von 9

Resistores SMD (Surface Mouting Technology)

1 Nmero

2 Nmero

3 N multiplicador

Valor

Valor

3
0

0000

330.000

330K

10

10

Capacitores
Capacitor um componente eletrnico capaz de armazenar e fornecer cargas eltricas. Ele formado por duas placas paralelas, separadas por um material isolante, chamado dieltrico. Os capacitores tm vrias aplicaes nos circuitos eletrnicos, um das principais a filtragem, sua unidade de medida o Farad (F),
Poliester

Cermico

Eletroltico

Leitura capacitor cermico


Os capacitores cermico tem sua unidade inicial em pico(F), os dois primeiros nmeros o valor da unidade e o terceiro nmero o multiplicador de zeros, como o exemplo:

O capacitor A de 100000 pF, ou 100nF, ou 0,1F; O capacitor B vale 3300pF ou 3,3nF; Tabela para leitura
Valor unitrio mili(m) micro() nano(n) pico(p)

10 0

000

100000pF

100

000

100nF

3 00

3n3F

Leitura capacitor polister


Os capacitores de polister tem sua unidade inicial o micro(), porem geralmente j vm com o valor expresso no corpo do componente,

Tabela para leitura


Valor unitrio 000 Mili(m) 000 micro() 000 0 nano(n) 000 1 1 00 pico(p) 000 0 1F 100nF

Diodo
O diodo um componente classificado como semicondutor, ele feito dos mesmos materiais que formam os transistores e chips, a base de silcio. Os diodos so usados, entre outras aplicaes, como retificadores. Eles atuam no processo de transformao de corrente alternada em corrente contnua. A corrente eltrica trafega livremente no sentido do anodo para o catodo, mas no pode trafegar no sentido inverso, a leitura dos diodos dada atravs dos datasheets.

Lado positivo (+)

Lado negativo (-)

Diodo zener
O diodo zener tem uma semelhana visual com o diodo comum, porm, tem aplicaes diferentes, o diodo zener tem a caracterstica de trabalhar como um regulador de tenso dependendo de que forma ele ser polarizado no circuito eletrnico. A leitura dos diodos zener feita atravs dos datasheets.

Lado positivo (+)

Lado negativo (-)

Ld
O ld um tipo especial de diodo que tem a capacidade de emitir luz quando atravessado por uma corrente eltrica. Ele permite a passagem de corrente (quando acende) no sentido direto, do anodo para o catodo. No sentido inverso, a corrente no o atravessa, e a luz no emitida.

Lado positivo (+)

Lado negativo (-) Chanfro

Transistores
Este sem dvida o mais importante componente eletrnico j criado, ele deu origem aos chips que temos hoje nos computadores. Os transistores realizam inmeras funes, sendo que as mais importantes so como amplificadores de tenso e amplificadores de corrente, a leitura dos transistores feita atravs dos datasheets.

TO-220

TO-92

SOT-23

Circuitos Integrados (CIs)


Um circuito integrado um dispositivo microeletrnico que consiste de muitos transstores e outros componentes interligados capazes de desempenhar muitas funes. Suas dimenses so extremamente reduzidas, os componentes so formados em pastilhas de material semicondutor.

Pino 09 Polarizador

Polarizador

Pino 01

Pino 01

DIP-16

Pino 01

SOIC-16

SOIC-16

Das könnte Ihnen auch gefallen