Sie sind auf Seite 1von 49

Centro de Formao Profissional do Porto

Trabalho Elaborado por: ngela Morais Liliana Lopes

Treino de Biofeedback
Objectivo: ajudar os atletas a tornarem-se mais conscientes e sensveis aos seus estados internos de tenso e activao. Dados individuais relativos actividade fisiolgica so recolhidos, processados e dados a conhecer ao indivduo por forma a que este possa modificar essa actividade.

Treino de Biofeedback
Modalidades de biofeedback: electromiogrfico, temperatura, electroencefalogrfico, cardiovascular e electrodermal, etc.. Eficcia do biofeedback medida pelas mudanas que tais redues provocam no modo como os indivduos avaliam e lidam com os acontecimentos geradores de stress.

Treino de Relaxamento

Visam essencialmente a modificao directa das reaces emocionais nas situaes competitivas, ensinando o atleta a reduzir a tenso muscular, atravs de um treino onde se procede tenso e relaxamento sistemtico de alguns grupos musculares.

Treino de relaxamento muscular progressivo

O atleta exerce tenso e relaxa de forma sistemtica os principais grupos musculares do corpo (comeando nas mos e dedos e continuando progressivamente de um grupo para o outro, at todos os msculos do seu corpo estarem totalmente relaxados.

Treino de relaxamento muscular progressivo


O objectivo dos ciclos tenso-relaxamento levar o atleta a aprender e a tomar conscincia da diferena que existe entre tenso e relaxamento. Para tal, ele tem de contrair a mximo determinados msculos e grupos musculares e tentar depois relaxar completamente esses mesmos grupos, concentrando-se nas sensaes corporais opostas, ao mesmo tempo que dirige a sua ateno para imagens mentais agradveis.

Treino de relaxamento muscular progressivo


Os dois pressupostos bsicos do relaxamento progressivo so os seguintes: a) impossvel estar simultaneamente tenso e relaxado (relaxamento e tenso so mutuamente exclusivos) b) O relaxamento e a diminuio da tenso muscular geram, por sua vez, baixos nveis de tenso mental e psicolgica.

Treino Autognico
Trata-se de uma tcnica auto-hipntica, que inclui uma srie de exerccios com o objectivo de gerar essencialmente duas sensaes fsicas e corporais: peso e calor. O objectivo do treino autognico permitir a auto-regulao em ambas as direces (relaxamento profundo ou aumento da actividade fisiolgica) atravs da auto-hipnose ou concentrao passiva. Aqui, em vez de tentar dirigir ou gerar intencionalmente a mudana ou de se concentrar em estmulos ambientais, o atleta concentra-se nas suas sensaes corporais e internas de uma forma passiva, sem forar e deixando que as sensaes ocorram. Este pressuposto torna assim o treino autognico diferente do relaxamento muscular progressivo, onde os indivduos procuram activamente tentar adquirir o controle sobre as funes e processos fisiolgicos.

Dessensibilizao Sistemtica

Conceito: Tratamento mais utilizado no domnio da ansiedade, particularmente na dcada de 70 e 80, consiste num misto do treino de relaxamento e na visualizao de situaes de ansiedade por ordem de intensidade crescente.

Dessensibilizao Sistemtica
Casos a aplicar: A dessensibilizao sistemtica aconselhada quando um atleta desenvolve um forte medo e receio de uma determinada situao ou momento que acaba por prejudicar o seu rendimento.

Dessensibilizao Sistemtica

Objectivo no paciente: Pouco a pouco, o atleta vai ficando mais dessensibilizado perante cada uma das situaes da hierarquia de ansiedade.

Modelagem
Visa tornar mais saliente a relevncia da tarefa, de forma a promover a capacidade do atleta para atender informao til durante situaes geradoras de stress. uma excelente abordagem para o ensino de competncias de confronto com o stress e a ansiedade competitiva.

Modelagem
Vrias tcnicas baseadas na modelagem:
- Tcnicas de dessensibilizao vicariante - Observao de modelos que exemplificam tcnicas relaxantes de performance desportiva. - Observao da dessensibilizao de um modelo, em filmes - Auto-modelagem - Utilizao de argumentos ou histrias.

TCNICAS E ESTRATGIAS COGNITIVOCOMPORTAMENTAIS


Visam directamente a modificao dos processos de percepo e avaliao cognitiva, procurando ajudar os indivduos ansiosos a verem ou interpretarem as situaes de avaliao do rendimento como menos ameaadores.

Treino Auto-Instrucional
Implica o desenvolvimento e uso da autoafirmaes adequadas tendo em vista a organizao e orientao do comportamento. O treino auto-instrucional visa promover uma atitude de resoluo de problemas e gerar estratgias cognitivas que os indivduos possam usar nas diferentes fases do seu confronto com o stress.

Reestruturao Cognitiva
Baseia-se no principio de que os padres inadequados e desajustados de pensamento acerca de situaes ou acontecimentos originam respostas emocionais e comportamentais inapropriadas. Assim, a reestruturao cognitiva visa, basicamente, fazer com que os indivduos tomem conscincia do papel desempenhado pelas cognies e emoes no desenvolvimento e manuteno do stress.

Reestruturao Cognitiva
A reestruturao cognitiva consiste em uma srie de intervenes que se originaram das teorias e terapias cognitivas de Beck, Rush, Shaw & Emery (1979). Os pacientes so ensinados a identificar estes pensamentos, fazer o teste da realidade e corrigir os contedos distorcidos e as crenas disfuncionais subjacentes. Esta reavaliao e correco das cognies distorcidas permitem ao paciente perceber que na grande maioria das vezes estava hipervalorizando negativamente uma situao e desvalorizando a sua capacidade de enfrentar a mesma situao .

Fig.1 Exemplos de pensamentos negativos, automticos geradores de stress (Adaptado de Meichenbaum, 1985)

No vale a pena esforar-me ou trabalhar mais No sou to bom como os outros O futuro apenas um monte de problemas No passado, s cometi erros Tudo o que fao mal feito A vida no tem sentido Estes pensamentos (ou sentimentos) do cabo de mim No h nada que eu possa fazer para os controlar No sei o que fazer A culpa toda Minha

Beck ao salientar o impacto das distores cognitivas, referiu a importncia dos erros cognitivos e enumerou certos tipos de erros mais comuns no pensamento de algumas pessoas: 1- Abstraco Selectiva: focalizao ou importncia exagerada a detalhes especficos e fora do contexto. 2- Inferncia Arbitrria: Concluses formuladas com base em informaes inadequadas ou imprprias, ou sem ter dados e evidncia prtica que as fundamentam. 3- Generalizaes Excessivas: Tendncia para formular concluses gerais ou efectuar julgamentos e predies, a partir de incidentes ou situaes isoladas e especficas. 4- Pensamento Polarizado: Trata-se da tendncia para ver as coisas e as pessoas em termos de tudo ou nada (pensamento absolutista).

5- Magnificao e Exagero: Trata-se de uma outra manifestao da tendncia para fazer julgamentos extremos e refere-se a erros grosseiros de avaliao, mediante a atribuio de importncia exageradas s consequncias mais negativas e desagradveis que se pode ter em determinada situao. 6- Assumir Excessiva Responsabilidade: Tendncia para atribuir sistematicamente os acontecimentos negativos, a supostas deficincias ou limitaes pessoais. 7- Atitudes Disfuncionais acerca do Prazer vs Dor: Reflecte as crenas partilhadas por algumas pessoas relativamente aos pr-requisitos para o verdadeiro sucesso ou felicidade. Essas crenas, denominadas por regras prazer-dor, podem levar formulao de objectivos irrealistas.. 8- Tirania dos Deves:: Representam tambm expectativas elevadas, mas irrealistas, para o comportamento humano.

Neste sentido Beck identificou seis tcnicas para mudar as cognies negativas das pessoas: 1- Distanciamento do teste hiptese: levar a pessoa a reavaliar de forma racional as crenas e julgamentos que partilha e verificar at que ponto so adequadas. 2- Descentrao: levar a pessoa a no centrar em si o centro de todos os acontecimentos. 3- Mudana da atribuio da responsabilidade: tcnicas de reatribuio das causas. teis para aquelas pessoas que se auto-culpabilizam, atribuindo s suas deficincias pessoais aquilo que de mal lhes acontece. 4- Descastrofizao: recorrendo tcnica do O que aconteceria se, procura-se indivduos predispostos catrastrofizao (previso das piores consequncias possveis).

Reestrutura Racional Sistemtica


Consiste em ajudar as pessoas a aprenderem como resolver os seus problemas e como viver a vida de forma mais eficaz. De acordo com esta perspectiva, os nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos so mutuamente interdependentes. No entanto, so as nossas estruturas e processos cognitivos que determinam em grande parte os nossos sentimentos e comportamentos.

Treino de Inoculao do Stress


um programa desenvolvido por Meichenbaum que combina vrios elementos e procedimentos de interveno psicolgica. O TIS (Treino de inoculao do stress) visa imunizar e construir anti-corpos psicolgicos ou competncias de confronto face s situaes de stress, pretendendo assim que o atleta encare situaes de stress com maior facilidade e sem qualquer constrangimento ou perturbao.

Treino de Inoculao do Stress


O TIS desenvolve-se ao longo de trs fases distintas: Fase 1 Conceptualizao Fase 2 Aquisio e ensaio das aptides de confronto Fase 3 Aplicao e seguimento

Treino de Inoculao do Stress


Fase 1 Conceptualizao Avaliao do acontecimento e das adaptaes do atleta. Abordagem geral do efeito de situaes de stress no atleta. Acompanhar e apresentar ao indivduo as suas reaces perante situaes de stress.

Treino de Inoculao do Stress


Fase 2 Aquisio e ensaio das aptides de confronto Treino de aptides comportamentais e cognitivas: instrumentais e paliativas. Levar o atleta a desenvolver a sua capacidade para executar e pr em prtica de forma eficaz vrias respostas e mecanismos para se confrontar e lidar com o stress.

Treino de Inoculao do Stress

Fase 3 Aplicao e seguimento Prtica das aptides de confronto: ensaio em imaginao, modelagem e prtica comportamental, preveno de recada.

Programas de treino psicolgico para o controle do stress e ansiedade

Treino de Controle Cognitivo e Afectivo do Stress

Programa educacional de auto-controlo emocional. Aquisio e prtica de uma resposta integrada de confronto que engloba uma componente cognitiva e uma componente fisiolgicasomtica.

Treino de Controle Cognitivo e Afectivo do Stress


nfase s relaes entre cognies, respostas fisiolgicas e comportamento, que engloba quatro componentes fundamentais: 1) a situao 2)a avaliao cognitiva que o indivduo faz da situao 3) as respostas de activao fisiolgica 4) comportamentos instrumentais

Treino de Controle Cognitivo e Afectivo do Stress


Visa ensinar vrias competncias de confronto e oferecer uma oportunidade para a sua aquisio, prtica e aplicao, ao longo de um processo que engloba cinco etapas: 1) A avaliao pr-tratamento 2) Racional do tratamento 3) Aquisio de competncias; 4) Prtica das competncias 5) Avaliao ps-tratamento

Treino de Controle Cognitivo e Afectivo do Stress

1) -

A avaliao pr-tratamento: a natureza das respostas do indivduo ao stress; circunstncias em que o stress ocorre; efeitos do stress ao nvel do comportamento; competncias e deficits comportamentais;

Treino de Controle Cognitivo e Afectivo do Stress


2) Racional tratamento do

compreender a natureza da sua resposta ao stress e das suas implicaes

Treino de Controle Cognitivo e Afectivo do Stress


3) aquisio de competncias - desenvolver uma resposta integrada de confronto com o stress: a) Aprendizagem de competncias de relaxamento; b) Aprendizagem de competncias cognitivas de confronto;

Treino de Controle Cognitivo e Afectivo do Stress


4) Prtica das competncias adquiridas -Tcnica do afecto induzido para gerar elevados nveis de activao emocional, que so reduzidos pelo uso das competncias adquiridas previamente. Princpio: a aprendizagem do controle de elevados nveis de activao assegura o controle de nveis mais baixos.

Treino de Controle Cognitivo e Afectivo do Stress


5) Avaliao ps-tratamento
Atravs do uso de medidas de auto-registo e de medidas comportamentais Estudos revelam claramente a sua eficcia junto das mais diversas populaes, incluindo a desportiva

Programa COPE para confronto com situaes crticas de stress no desporto


Controle Emotions Organize Input Plain Response Execute Skills (Controlar Emoes Organizar a Informao Planear a Resposta Executar Competncias

O objectivo central deste modelo consiste em ensinar diversas tcnicas cognitivas e comportamentais aos atletas que podem ser utilizadas e seleccionadas para se confrontarem e lidarem eficazmente com formas particulares de stress agudo no desporto. Alm disso, o atleta ensinado a responder psicologicamente, por forma a manter a prontido mental e fisiolgica adequadas para o rendimento ou prestao posterior.

OPTIMIZAO DOS NVEIS DE ANSIEDADE PARA UM FUNCIONAMENTO PTIMO


Hanin sugere uma sequncia de procedimentos para o diagnstico do stress competitivo e para o trabalho prtico com atletas, tendo em vista o processo de optimizao do seu rendimento: 1- Avaliao da(s) tarefa(s) a realizar no contexto da situao competitiva; 2- Avaliao do rendimento actual e passado do atleta, comparativamente ao seu nvel de realizao competitiva (e aos dos outros atletas); 3- Avaliao do nvel ptimo individual do estado de ansiedade prcompetitiva e da zona de funcionamento ptimo (de forma retrospectiva ou atravs de observaes e avaliaes sistemticas em situaes competitivas; 4- Avaliao dos nveis actuais de ansiedade-estado, uma semana antes do incio da prxima competio, contrastando-os com a ZOFI Zona ptima de Funcionamento Individual do atleta.

OPTIMIZAO DOS NVEIS DE ANSIEDADE PARA UM FUNCIONAMENTO PTIMO

5- Auto-avaliao predictiva do estado de ansiedade antecipado para antes e durante a competio; 6- Avaliao das percepes e atitudes do atleta face competio que se avizinha; 7- Comparao dos estados de ansiedade antecipados e actuais com a ZOFI do atleta (deciso relativamente necessidade de baixar ou aumentar o nvel de estado de ansiedade).

Tcnicas de Engenharia Ambiental para o Controle do Stress e da Ansiedade

De todas as outras tcnicas referidas, esta , sem dvida, a ltima tcnica a ser utilizada num atleta. Esta tcnica visa reduzir a incerteza e a importncia da competio nos atletas. maioritariamente utilizada par atletas jovens e com menor experincia nos quais a presso um factor de muito mais peso na sua performance.

Esta tcnica visa reduzir a incerteza e a importncia da competio nos atletas.

Necessidade de Interveno Junto de Treinadores e rbitros

Esta populao tambm se confronta com dvidas, preocupaes, medos e outros problemas de ordem mental e emocional. Conflito e ambiguidade do papel do treinador constituem uma importante fonte de stress nos treinadores.

Necessidade de Interveno Junto de Treinadores e rbitros


Trs principais fontes de stress nos treinadores (Taylor, 1992):
1) Pessoais 2) Sociais
(falta de experincia, incapacidade de dar resposta s necessidades pessoais, dvidas acerca da capacidade pessoal, manuteno da sade fsica e competncia de treino adequadas); (presses e exigncias dos atletas, lidar com os problemas e dificuldades dos atletas, conflitos com os atletas, satisfao das necessidades dos atletas, ms relaes com os dirigentes, relao com os adeptos e imprensa, falta de apoio social)

3) Organizacionais

(horas de trabalho extra, falta de apoio organizacional das super-estruturas do clube, sobrecarga de responsabilidades, dificuldades e problemas financeiros e preocupaes com o rendimento da equipa).

Necessidade de Interveno Junto de Treinadores e rbitros


Percepes do treino
Valores Pessoais Qualidades de vida Benefcios, limitaes Objectivos pessoais Objectivos profissionais

Identificao dos stressores primrios


Pessoais Sociais Organizacionais

Identificao da sintomatologia do stress Cognitiva Emocional/fisiolgica Comportamental Desenvolvimento de competncias de confronto


Cognitivas Emocionais/Fisiolgicas Comportamentais

Apoio Social
Direco Equipa tcnica Staff mdico e psicolgico Famlia, amigos

Controle eficaz do stress

Necessidade de Interveno Junto de Treinadores e rbitros


Aos rbitros exigem-se :
controle eficaz do stress e da ansiedade competitiva elevados nveis de motivao e de auto-confiana capacidade de ateno antecipao e rpida tomada de decises sob mxima presso boa capacidade de relao e comunicao interpessoal capacidades de preparao mental e psicolgica para a competio desportiva

Necessidade de interveno junto de treinadores e rbitros


Programa de treino de competncias psicolgicas para a arbitragem (Weinberg e Richardson,1990):
Comunicao Confiana Motivao Relaxamento Concentrao Imaginao e visualizao mental Confronto com o burnout

A Eficcia da Interveno Psicolgica Para o Controle do Stress e da Ansiedade

Vantagens adicionais, independentemente do impacto directo no rendimento desportivo (Cruz,


1994):

A) Tcnicas de base ou de apoio para a aplicao de outras tcnicas (ex. Treino de relaxamento como percursor e indispensvel ao treino
de visualizao)

B) Controle emocional em situaes desportivas geradoras de frustrao C) Controle emocional fora da competio desportiva D) Lidar com situaes de recuperao e reabilitao aps as leses

Das könnte Ihnen auch gefallen