Sie sind auf Seite 1von 13

Prof.

Fernanda Braga

ARTIGO DE OPINIO

Definio: um texto opinativo, de cunho argumentativo. Trata-se de um gnero em que a opinio de um autor sobre um assunto de relevncia defendida, atravs de recursos argumentativos: comparaes, exemplificaes, depoimentos, dados estatsticos, etc.

Caractersticas: 1.LIBERDADE ESTRUTURAL (de acordo com a proposta) 2.O AUTOR DOMINA O ASSUNTO 3. ASSINADO 4.A LINGUAGEM COSTUMA VARIAR CONFORME O PERFIL DOS LEITORES (formal ou informal) 5.APRESENTA UMA CLARA INTENO PERSUASIVA

Estratgias para iniciar o Artigo de Opinio 1. DECLARAO INICIAL abre-se o pargrafo com uma afirmao. a forma mais comum de se desenvolver a introduo. Poltica e televiso so duas instncias da sociedade brasileira que parecem reunir o maior nmero de pessoas despreparadas e desqualificadas. como se escolhessem a dedo as piores pessoas (com raras excees) para legislar ou executar, animar shows de auditrio ou de entrevistas, etc..

2. DEFINIO quando se tem por objetivo conceituar algo (um processo, uma idia, uma situao): "Violncia toda ao marginal que atinge o indivduo de maneira irreversvel: uma bala perdida ou intencional, um assalto, um amigo ou conhecido que perde a vida inesperadamente atravs de aes inominveis..."

3. APRESENTANDO DADOS ESTATSTICOS:

Nas grandes cidades brasileiras, no existe sequer um indivduo que no tenha sido vtima de violncia: 48% das pessoas j foram molestadas, 31% tiveram algum bem pessoal furtado, 15% j se defrontaram com um assaltante dentro de casa, 2% presenciaram assalto a nibus....

4. INTERROGAO ou uma sequncia de interrogaes uma forma criativa de envolver e despertar a ateno do leitor. ATENO! Deve-se tomar cuidado com o nmero de interrogaes: todas devero ser respondidas por voc nos pargrafos argumentativos pois, afinal, voc quem estar opinando e no deve esperar que o seu leitor responda por voc, muito menos sua banca corretora. verdade que, depois da porta arrombada, uma tranca sempre nela colocada? Foi pensando assim que o governo nomeou a procuradora aposentada Anadyr de Mendona Rodrigues para comandar a Corregedoria Geral da Unio, que tem status de ministrio, porque visa apurao de todas as irregularidades cometidas no pas."

5. ALUSO HISTRICA organiza-se uma trajetria que v do passado ao presente, do presente para o passado, ao comparar social, histrica, geograficamente fatos, aes humanas, ideologias, etc. "Na Idade Mdia, no Renascimento ou at mesmo durante o Sculo das Luzes, a mulher esteve sempre a disposio da famlia, dos trabalhos domsticos e da criao dos filhos; somente no sculo XX ela ganha, ainda que no suficientemente, coragem para inserir-se no mundo dos homens": pilota, dirige grandes empresas, constri edifcios."

A volta da esperana Ao contrrio do que se pensa nas grandes cidades, os ndices de violncia esto caindo, graas demografia e ao desenvolvimento do Pas. Com a atuao da Seleo de Mano Menezes em sua estreia, voc pode imaginar que esta coluna se refere s nossas chances de ganhar a Copa de 2014. No o caso. O assunto bem mais srio: a criminalidade vem despencando em alguns locais do Pas. No, voc no leu errado. Efetivamente, nos ltimos dez anos, em algumas cidades e Estados importantes, a violncia vem diminuindo, ao contrrio de nossa percepo, fortemente influenciada por algumas manchetes bombsticas, como a do caso do goleiro Bruno.

Voc deve estar pensando que apenas desistimos de dar queixa de roubos e furtos, pois nossas esperanas de reaver o bem roubado so menores do que a popularidade do Dunga. No entanto, nos ltimos anos, nenhum outro indicador de violncia mostrou queda mais marcante do que o nmero de assassinatos. A menos que no estejamos registrando nem os mortos... Talvez um dos locais onde este fenmeno no me refiro ao craque gorducho do Corinthians seja mais marcante a maior cidade do Pas, So Paulo. Em junho, a taxa de homicdios por 100 mil habitantes caiu abaixo de nove, 18% menos do que um ano antes. Em relao aos mais de 64 mortos em cada 100 mil paulistanos no ano de 1999, a queda foi de mais de 85%. H dez anos, um habitante de So Paulo tinha 600% mais chance de ser assassinado do que um de Nova York. Hoje, a probabilidade menos de 50% superior americana.

Em todo o Estado de So Paulo, a taxa de assassinatos tambm ficou abaixo de nove por 100 mil habitantes, 70% inferior aos nveis de 1999, poupando 48.674 vidas desde ento. No caso das mulheres, a violncia caiu a nveis menores ainda. Em mais da metade dos cerca de 2.400 municpios brasileiros nenhuma mulher foi assassinada nos ltimos cinco anos. Por que a reduo dos homicdios? H razes especficas, como a melhoria do aparelhamento policial, o fechamento de bares e a proibio da venda de bebidas em determinados horrios. H tambm razes econmicas e demogrficas. O bom desempenho e a forte gerao de empregos tm reduzido a oferta de mo de obra para a criminalidade. Nos ltimos dez anos, o nmero de empregos com carteira assinada no Brasil aumentou em mais de 11 milhes. Mais trabalho, menos crime.

O Norte, o Nordeste, o Centro-Oeste e o interior vm crescendo mais do que o restante do Pas por causa dos programas de governo e do desempenho excepcional do agronegcio. Com isso, o fluxo migratrio inverteu-se. Os grandes centros urbanos do Sul e do Sudeste comearam a desinchar e a violncia a cair, ainda que s vezes sendo exportada para outros lugares. Finalmente, em virtude da queda da taxa de natalidade, a parcela da populao entre 15 e 25 anos as maiores vtimas e algozes da violncia comeou a se reduzir. Esta foi a principal razo da queda dos assassinatos nos Estados Unidos e na Europa nas duas ltimas dcadas. No Brasil, onde a taxa de natalidade demorou mais a cair, o impacto levou uma dcada a mais para chegar, mas chegou.

Com a demografia e a economia jogando a favor, provvel que a violncia continue em queda. Pode respirar aliviado. A chance de, em 2014, voc comemorar o ttulo do time de Neymar e companhia bem maior do que de ser assassinado. (Revista ISTO, 25/8/2010) Aps a leitura, responda s questes abaixo: 1. Qual a posio do autor sobre o assunto principal do texto? 2. Que tipo de estratgia argumentativa ele utiliza? 3. A linguagem do texto forma ou informal? Justifique. 4. Redija um artigo de opinio baseando-se no mesmo assunto do texto, porm apresentando posicionamento contrrio ao do autor do texto lido. (de 15 a 30 linhas, caneta preta ou azul)

Das könnte Ihnen auch gefallen