Sie sind auf Seite 1von 24

CRIMINOLOGIA

Vamos relembrar algumas ideias das aulas anteriores antes de falar sobre a Escola Clssica

CRIMINOLOGIA
Estuda o fato e suas variveis. Tem como
base a pesquisa cientfica, que revelar ao seu estudioso uma determinada fonte de experincia. uma cincia do "ser".

METODOLOGIA DE ESTUDO
mtodo de estudo criminolgico

experimental e dedutivo. Possui carter cientfico e busca a anlise da validade, mediante a explorao de um mtodo quantitativo ou qualitativo

Crime
DIREITO PENAL

Crime
CRIMINOLOGIA
fato
e
um fenmeno social, dotado de
mutabilidade determinada por

crime
tpico,

um
ilcito

diversos fatores, tais como o

culpvel.

tempo e o lugar no qual foi


praticado. dinmico, uma vez que pode ser alterado no decorrer de um perodo histrico.

petrificado,

imutvel.

VIOLNCIA E CRIME

Crime uma espcie de violncia, o que no significa que so sinnimos. Muitas espcies de violncia, tais como a misria e a privao, no so tipificadas.

CONTROLE SOCIAL
CONTROLE SOCIAL INFORMAL. exercido pela prpria famlia e coletividade (vizinhos, local de trabalho, estudo, lazer e espaos religiosos). Funciona como um CONTROLE SOCIAL FORMAL. Realizado intermdio pelo de Estado, seus por rgos

encarregados

de

fiscalizar

freio de censura, para que a


pessoa no pratique infrao penal. Quanto menor a a sua

promover a tutela (Poder Judicirio, Ministrio Pblico, Polcia Judiciria ; Secretarias e Ministrios).

comunidade, eficincia.

maior

ESPCIES DE CONTROLE SOCIAL FORMAL.


O ESTADO DISPE, SINTETICAMENTE, DE TRS MEIOS DE CONTROLE SOCIAL FORMAL:

1.administrativo, 2.civil e 3.penal.


O primeiro o mais brando, enquanto que o ltimo o mais rigoroso, em razo da resposta aplicada. Desta forma, a interveno penal, para no ser balizada, somente deve existir em ltimo caso.

Escola Clssica

PERODO HUMANITRIO SC XVIII


Com o fim do absolutismo, o perodo humanitrio nasceu com a finalidade de afastar o arbtrio do Estado e, dentre outros aspectos, a crueldade e a falta de segurana jurdica na aplicao e execuo das penas. neste perodo que se desenvolve a Escola Clssica do Direito Penal.

ESCOLA CLSSICA.
EXPOENTES. Cesare Bonesana (Marqus de Beccaria), na rea filosfica, Francesco Carrara, na seara jurdico-penal.
O grande marco da Escola a obra Dos Delitos e das Penas, escrita por Beccaria.

Importante! A Criminologia no surgiu neste perodo, mas o seu estudo importante, para que se verifiquem as causas de seu nascimento.

Escola Clssica
BECCARIA

Defendeu que as leis deviam ser escritas clara. No contexto de sua poca, vlido o que afirmou acerca da proibio imposta ao magistrado de interpretar a lei pena.

Combateu a tortura e se posicionou de forma contrria pena de morte, argumentando com base no contrato social e sinalizando a troca por priso perptua. Sustentou que a pena deve ser proporcional ao crime praticado e que o processo deve ser clere (rapido)

CESARE BECCARIA

Fincou os fundamentos ideolgicos que fizeram vingar, at os dias modernos, as bases do Direito Penal, inclusive fazendo constar na Declarao dos Direitos do Homem os princpios da humanidade e solidariedade com que ele entendia que as penas deveriam ser ministradas.

defendia que o juiz deveria se ater aplicao da pena prevista na lei, o que antecede aos conceitos de Carrara, que via o delito como um ente jurdico.

O Estado Humanista
O mesmo Estado Humanista que aplicava penas como fator de retribuio e na mesma intensidade do delito, era curiosamente contrrio s penas cruis.

E nesse contexto histrico que o iluminismo da Escola Clssica, nascido enfronhado nas bases jusnaturalistas do sculo XVIII, v surgir uma nova Escola, a Positivista, entre o final do sculo XVIII e XIX, quando a medida de segurana visava punir ao doente patolgico, ao criminoso endmico dessa poca objeto de estudos da Escola Penal Italiana.

A Escola Penal Italiana


Sob o efeito desses estudos da Escola Penal Italiana, amparados pelos conceitos filosficos da Escola Positivista, surge a Escola Ecltica, j entre o final do sculo XIX e incio do XX, erguida tendo como lastro conceitual as ideias finalistas e cientificistas, entendendo ter a pena uma finalidade preventiva. Ento, somente durante a Escola Ecltica que o Direito Penal se v sendo dissociado da Criminologia, quando passa a se estudar o crime, suas

circunstncias, causas, consequncias, elementos e indivduos participantes,


sob a tica de outras cincias. A pena passa a ter seu carter geral (quando atinge toda a sociedade, coibindo e intimidando) e especfico (quando visa aquele indivduo, em especial, buscando reeduc-lo, reintegr-lo ao convvio social).

A ESCOLA CLSSICA
o delito era uma infrao lei, ao pacto social que estava na base do Estado e do direito. Os clssicos no se preocuparam com a etiologia do delito. Sustentavam que o crime era consequncia da vontade livre e consciente do autor. A pena era o castigo justo pelo comportamento reprovvel, voluntrio e consciente.

No entanto, em uma poca em que se admitia a pena de morte e a tortura, a Escola Clssica debateu pela humanizao das penas. A Escola Clssica teve como precursor Cesare BECCARIA e como partidrios Francesco CARRARA, e outros

PRINCPIOS ESCOLA CLASSICA


Pena
retributiva, aflitiva, intimidativa e expiatria, um mal tem que ser pago com outro mal. a legalidade e a justia, principalmente a penal. A gravidade dos elementos, material e moral, que determina a proporo da pena, precisa ser proporcional ao crime no deve ser mais do que a boca que pronuncia a Lei - expresso da lei Dedutivo. Parte de relaes singulares e determinaes lgicas para chegar construo integral do sistema jurdico

PREOCUPAO MEDIDA DA PENA

O JUIZ

MTODO

DELITO

um entidade jurdica que deve estar contida na lei promulgada, tornada pblica para que todos sintam ameaa da pena proporcionalmente retributiva,

tambm contida na lei. um componente indistinto na sociedade igual a qualquer ser humano, no havendo falar-se em diferena de carter.
No existe. O homem no impelido ao crime por fatores de ordem fsica, ambiental, biolgica ou social. O homem dotado de livre arbtrio, isto , dotado de inteligncia e conscincias livres e em condies de discernir e escolher o bem ou o mal. Se se torna criminoso porque quer.

DELINGUENTE

FATORES CRIMINGENOS

ARBTRIO

A responsabilidade penal tem por fundamento a responsabilidade moral que advm da RESPONSABILIDADE imputabilidade moral que deriva, por sua vez, do livre arbtrio

POSTULADOS FUNDAMENTAIS DE BECCARIA

1 somente leis podem fixar penas para os crimes 2 somente os magistrados podero julgar os delinquentes

3 a atrocidade se ope ao bem publico


4 os juzes no podem interpretar leis penais 5 dever existir proporo entre os delitos e as penas 6 a finalidade das penas no atormentar os culpados mas sim impedir que este agrida de novo a sociedade, e por consequncia destrua a todos 7 as acusaes no devem ser secretas

8 a tortura do acusado durante o processo no deve ser praticada

OS POSTULADOS DE BECCARIA
9 o ru no deve ser considerado culpado antes da sentena condenatria.
10 no se deve exigir do ru juramento 11 A priso preventiva no sano, mas apenas o meio de assegurar a pessoa do presumvel culpado e, portanto deve ser a mais leve possvel 12 as penas devem ser iguais para todas as pessoas 13 o roubo filho da misria e do desespero 14 As penas devem ser moderadas 15 A sociedade no tem o direito de aplicar a pena de morte 16 As penas no sero justas se a sociedade no houver empregado meios de prevenir os delitos 17 a preveno dos delitos muito mais util que a represso penal.

1.Escola Clssica (sculo XVIII):

2.Escola Positiva (sculo XIX):

o criminoso era visto como algum que possua livre arbtrio. A sua vontade no era sujeita a qualquer tipo de influncia. Desta forma, no sofria qualquer tipo de influncia, seja no mbito interno (psicolgica), seja do ponto de vista externo (meio social). O criminoso nunca sofrer qualquer tipo de influncia (interna e/ou externa).

com o nascimento da Criminologia, o criminoso passa a ser estudado sob outro foco, e passa a ser admitida a influncia interna e/ou externa, dependendo do caso concreto. O criminoso sempre sofrer algum tipo de influncia (interna e/ou externa).

Os postulados da Escola Clssica foram vitoriosos e consagrados nas legislaes do mundo todo. A humanizao do direito e do processo penal j eram uma realidade. Por esta razo, outras preocupaes vieram a tona, dentre elas, a de estudar o criminoso, as causas do crime e formas de preveni-lo e reprimi-lo. Neste perodo, foi criada a Escola Positiva.

Escola Clssica
Conceito de crime
um ente jurdico. Para Carrara, a infrao da lei do Estado, promulgada para proteger a segurana dos cidados, resultante de um ato externo do homem, positivo ou negativo, moralmente imputvel e politicamente danoso; No h preocupao com a ressocializao do criminoso;

Escola positivista
um fenmeno social.

Finalidade da pena Mtodo

Ressocializadora. Experimental Admite influncia interna e/ou externa.

Dedutivo.

Possibilidade do No admite. Crena no criminoso sofrer livre arbtrio, o criminoso no influncia pode sofrer influncia interna ou externa
Fundamento na Responsabilidade responsabilidade moral. no se preocupa especificamente com o penal homem criminoso

Fundamento na responsabilidade social.

Das könnte Ihnen auch gefallen