Sie sind auf Seite 1von 41

Administrao de Banco de Dados

Fundamentos de Banco de Dados


Programao de Banco de Dados
Prof. Geovane Marcondes
E-mail: geovane.marcondes@yahoo.com.br

Formao
Graduado em Gesto da Tecnologia da Informao
Fatec Faculdade de Tecnologia do Estado de SP

Ps-Graduando Docncia no Ensino Superior


Universidade Cidade de So Paulo

Vivncia Profissional
Coordenador de capacitao profissional 2 anos
Anlise e desenvolvimento de sistemas - 13 anos Administrador de Banco de Dados 3 anos Professor de T.I. Projeto de incluso digital 3 anos Analista Fiscal e contbil 3 anos Analista de Mis (Management Information System) 2 anos

Apresentao

EMENTA
MDULO Fundamento de Banco de Dados - Conhecimentos

Viso Geral e Instalao do Sql Server


SQL Server Management Studio Anlise e criao de Banco de Dados Segurana Criao de ndices e Diagramao do banco de dados

EMENTA
MDULO Fundamento de Banco de Dados Capacidades Tcnicas

Instalar sistemas gerenciadores de banco de dados


Analisar banco de dados Criar banco de dados Implementar segurana em bancos de dados Definir tabelas, criar ndices Criar diagramas de banco de dados Realizar backup e recuperao de dados em bancos de dados Realizar manuteno de banco de dados

EMENTA
MDULO Programao de Banco de Dados

Trabalhando com os dados


Criao de visualizaes Procedimentos Armazenados Fundamentos bsicos do T-SQL T-SQL avanado Gatilhos Reporting Services do SQL Server

EMENTA
MDULO Programao de Banco de Dados Capacidades Tcnicas

Trabalhar com dados


Criao de visualizaes Utilizar procedimentos Armazenados Aplicar Fundamentos bsicos do T-SQL Aplicar T-SQL avanado Utilizar Gatilhos Criar relatrios utilizando o Reporting Services

O que SQL?

O SQLServer um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do ingls Structured Query Language) como interface.
Histria dos SGDBs
Anos 60 utilizados sistemas (ISAM e VSAM), usados at hoje. Anos 70 Gerenciadores de Bancos de dados de rede. Desapareceram nos anos 90. Anos 80 SGBDRs (Oracle, DB2, SQLServer) Anos 90 SGBDOR (Oracle, DB2, PostgreSQL e Informix)

SGBD ?

SGBD Composto por programas de gerenciamento, armazenamento e acesso aos dados,com a finalidade de tornar gil e eficiente a manipulao dos dados. Dicionrio de dados metadados,dados sobre os dados, ou seja, informaes sobre a estrutura dos bancos de dados (nomes de tabelas, de campos, tipos de dados, etc).

Simplificando temos (SQL SERVER), em termos de estrutura:


- O SGBD formado por bancos de dados, tabelas, usurios e alguns programas auxiliares; - Um banco de dados formado pelos esquemas e linguagens; - Um esquema formado por funes de agrupamento, funes do usurio, triggers, procedures, seqncias, tabelas e views; -Tabelas so formadas por campos, constraints, ndices e triggers. - Em termos de dados uma tabela formada por registros e campos.

O QUE DBA ?

DBA (Database Administrator), Administrador de Banco de Dados Quais as funes : Definir e modificar esquemas, estruturas de armazenamento e mtodos de acesso. Liberar privilgios de Acesso ao Banco de Dados. Especificao de integridade.

Conhecendo a estrutura do SQLSERVER !

Banco de Dados
Histrico, Objetivos e viso Geral de uma Banco de Dados

1. Conceitos
Um banco de dados pode ser criado e mantido por um conjunto de aplicaes desenvolvidas especialmente para esta tarefa ou por um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Um SGBD permite aos usurios criarem e manipularem bancos de dados de propsito geral. O conjunto formado por um banco de dados mais as aplicaes que manipulam o mesmo chamado de Sistema de Banco de Dados.

20

1. Conceitos
Dados, Informao e Conhecimento Dados Simples observaes sobre o estado do mundo Informao Dados dotados de relevncia e propsito Conhecimento Informao valiosa da mente humana Inclui reflexo, sntese, contexto De difcil estruturao; De difcil captura em mquinas ; Freqentemente tcito ; De difcil transferncia.

Facilmente estruturado; Facilmente obtido por mquinas; Freqentemente quantificado; Facilmente transfervel.

Requer unidade de anlise; Exige consenso em relao ao significado; Exige necessariamente a mediao humana.

FONTE: Davenport e Prusak (1998, p.18)

21

2. Relevncia do BD
O contexto atual se caracteriza por mudanas aceleradas nos mercados, nas tecnologias e nas formas organizacionais e a capacidade de gerar e absorver inovaes vem sendo considerada, mais do que nunca, crucial para que um agente econmico se torne competitivo. Entretanto, para acompanhar as rpidas mudanas em curso, torna-se de extrema relevncia a aquisio de novas capacitaes e conhecimentos, o que significa intensificar a capacidade de indivduos, empresas, pases e regies de aprender e transformar esse aprendizado em fator de competitividade para os mesmos. Por esse motivo, vem-se denominando esta fase como a da Economia Baseada no Conhecimento ou, mais especificamente, Baseada no Aprendizado.

22

2. Relevncia do BD
Os Bancos de Dados fazem parte de nosso cotidiano: esto nos bancos, supermercados, hospitais, Internet, escolas, enfim, em toda a parte. Se os dados so a matria prima da informao, e conseqentemente, ao novos conhecimentos, e os Banco de Dados so seus repositrios; torna-se vital que o processo de projeto-desenvolvimentoimplementao-utilizao dos mesmos seja estudado com detalhes pelos seus futuros projetistas/usurios.

23

3. Histria
Evoluo dos Primeiros Computadores Os Primeiros Computadores

No perodo de 1945 a 1951, surgem os primeiros computadores em diferentes universidades inglesas e americanas;
As primeiras utilizaes dos computadores foram militares; No ano de 1951 o computador tem seu primeiro funcionamento comercial; No ano de 1952 - O primeiro uso civil de um computador - nas eleies presidenciais norte-americanas; As dcadas de 1950 e 1960 foram marcadas pela evoluo do computador, tanto que, em 1967, o mundo ocidental contabilizava cerca de 50.000 computadores em funcionamento, estimados em um valor total de US$ 20 bilhes.
24

3. Histria
Evoluo da Manipulao de Dados pelos Computadores Dcada de 1950 Cartes Perfurados Dados lidos por meio de cartes perfurados; Dcada de 1960 ( at hoje ) Utilizao de Sistema de Arquivos integrados em mdio magntico ISAM e VSAM Ano de 1964 Sistema de Banco de Dados em Redes IDS da Honeywell Information System lanado Ano de 1965: Sistemas de Banco de Dados Hierrquicos A IBM/Rockwell International IMS - Programa Apollo da Nasa; Em 1969 passa a ser comercializado. De 1960 a 1970 outros inmeros Sistemas de Bancos de Dados so lanados. Cada qual com seu padro.
25

3. Histria
Evoluo da Manipulao de Dados pelos Computadores ( Continuao)

A partir da criao da tipografia no sculo XV por Gutenberg, a forma mais comum de registro de informaes tem sido o papel.
Graas a ele hoje temos conhecimento do que se passou na histria humana. Foi no papel que o homem armazenou seus primeiros dados: documentos, enciclopdias, dicionrios, livros, revistas, jornais, entre outros. Apesar de sua indiscutvel utilidade, o registro em papel tem seus inconvenientes: o volume e a dificuldade de localizao de um dado Tomemos como exemplo: um estoque de um grande loja de recebe e despacha diversos produtos diariamente. O nvel de dificuldade de manter um registro desta movimentao, ou ainda obter relatrios dos produtos mais vendidos. Ou ainda fechar uma folha de pagamento de uma empresa com muitos funcionrios, totalmente baseada em cartes de ponto e relatrios no automatizados.
26

3. Histria
Uma das primeiras forma de registros de informaes da era computacional ocorreu em torno de 1884, quando Herman Hollerith patenteou a as fitas de papel perfuradas, posteriormente substitudas pelos cartes de perfurados. Ele tambm inventou mquinas que as liam e produziam totalizaes de dados. Em 1889 foi contratado para efetuar o censo dos EUA, a um preo de U$ 0,65 a cada mil cartes processados. Ele levou 2 anos para processar todos os cartes, concluindo que a populao era de 56 milhes de pessoas. Faturou U$ 36.400,00. Em 1929 sua empresa foi rebatizada com International Business Machines (IBM).

27

3. Histria
Os primeiros computadores surgem no perodo de 1945 a 1951, em diferentes universidades inglesas e americanas, com 1951 servindo de marco para o primeiro funcionamento comercial dessa inveno. As primeiras utilizaes dos computadores foram militares, uma vez que sua inveno coincidiu com o trmino da Segunda Guerra Mundial e o incio da Guerra Fria. Outra explicao para o seu uso militar, era a pouca demanda de capacidade de processamento nas aplicaes comerciais da poca

28

3. Histria
O primeiro uso civil de um computador se deu em 1952, nas eleies presidenciais norte-americanas. A rede de televiso CBS-TV utilizou trs computadores UNIVAC para prever o resultado da eleio, servindo-se dos resultados das eleies de 1944 e 1948; os computadores acertaram e Eisenhower foi eleito com uma proporo de votos muito prxima da previso. Esse evento impulsionou o crescimento das aplicaes no militares dos computadores

29

3. Histria
As dcadas de 1950 e 1960 foram marcadas pela evoluo do computador, tanto que, em 1967, o mundo ocidental contabilizava cerca de 50.000 computadores em funcionamento, estimados em um valor total de US$ 20 bilhes. Destaque-se que foi muito expressivos nesse perodo o avano dos microprocessadores do que os programas (softwares) para computadores. Em 1965, Gordon Moore, que no futuro seria um dos scios da Intel, previu que a capacidade de um microprocessador dobraria anualmente, baseado na projeo da relao preo/desempenho dos microprocessadores dos trs anos anteriores. Passados dez anos, a previso continuou verdadeira Moore ento voltou a prever que a capacidade dobraria a cada dois anos. Essa previso chamada de Lei de Moore, e continua a se mostrar verdadeira. At os presentes dias, a cada dezoito meses ocorre uma duplicao da capacidade dos microprocessadores.

30

4. BANCO DE DADOS
Os primeiros Bancos de Dados (BD)
Na dcada de 1960 os primeiros programas de BD desenvolvidos eram baseados arquivos em disco. Dentre os inconvenientes desta arquitetura destacamos cinco: No havia controle de acesso concorrente de vrios usurios;

No era possvel executar processos de forma simultnea;


A estrutura do arquivo se encontrava inserida nos cdigos aplicativos. Ocasionando uma dependncia entre o BD e a aplicao;

Inconsistncia, redundncia, dificuldade dados;


Problemas relativos a segurana de dados.

de acesso e Isolamento de

31

4.1 HISTRIA
Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD)
Na metade final dcada de 1960 surgiram os primeiros SGBD comerciais. Com eles no era necessrio que os aplicativos controlasse a gravao e leitura fsica dos dados. Os primeiros SGBDs foram:

Data Base Task Group (DBTG) da CODASYL;


Information Management System (IMS) - resultado de um desenvolvimento conjunto das empresas Rockwell, IBM e Caterpillar para apoio ao programa Apollo, da NASA; Integrated Data Management System (IDMS) da IBM.

32

4.1 HISTRIA
Evoluo da Manipulao de Dados pelos Computadores Dcada de 1950 Cartes Perfurados Dados lidos por meio de cartes perfurados; Dcada de 1960 ( at hoje ) Utilizao de Sistema de Arquivos integrados em mdio magntico ISAM e VSAM Ano de 1964 Sistema de Banco de Dados em Redes IDS da Honeywell Information System lanado Ano de 1965: Sistemas de Banco de Dados Hierrquicos A IBM/Rockwell International IMS - Programa Apollo da Nasa; Em 1969 passa a ser comercializado. De 1960 a 1970 outros inmeros Sistemas de Bancos de Dados so lanados. Cada qual com seu padro.
33

4.1 HISTRIA
Meados da dcada de 1980: Modelo Relacional comea a ser comercializado Ex.: DB2,SQL-DS,Oracle,Ingres,Progress,SQL Server, Informix, entre outros. Final de 1980: Modelo Orientado a Objetos e Relacional Estendido (ObjetoRelacional) BDOO: Vbase, O2, Orion, Gemstone, Jasmine, ObjectStore, entre outros BDOR: Informix Universal Serve,DB2 Universal DB,Oracle 9i/10g, PostgreSQL, Ilustra, entre outros.

Sculo XXI O Modelo Relacional e o Objeto-Relacional predominam nos ambientes corporativos; Aplicaes que utilizam VSAM e ISAM so encontradas em algumas empresas ( FOX-Pro,Clipper, entre outros) Os Modelos Orientados a Objetos so amplamente utilizados em aplicaes CAD/CAM, GIS, Cientficas, Telecomunicaes, Hipertextos, entre outras.

34

5. BANCO DE DADOS RELACIONAL


Vantagens da utilizao Controle de Redundncia; Compartilhamento de Dados; Restrio a Acesso no Autorizado; Representao de Relacionamentos Complexos entre Dados; Tolerncia a Falhas.

35

5. BANCO DE DADOS RELACIONAL


Vantagens da utilizao Separao entre Programas e Dados

Figura 1. Um ambiente de Sistema de Banco de Dados

36

5. BANCO DE DADOS RELACIONAL


Vantagens da utilizao Controle de Redundncia; Compartilhamento de Dados; Restrio a Acesso no Autorizado; Representao de Relacionamentos Complexos entre Dados; Padronizao; Manter a Integridade dos dados; Independncia dos dados; Tolerncia a Falhas.
37

5. BANCO DE DADOS RELACIONAL


A Arquitetura dos Sistemas de Banco de Dados

No ano de 1972 foi criado um grupo de estudos para definir uma arquitetura padro para um sistema de banco de dados, que atendesse s demandas tericas. O nome desse grupo foi ANSI/X3/SPARC Study Group on Data Base Management Systems, e a arquitetura passou a ser conhecida como ANSI/SPARC.
Segundo essa arquitetura, um sistema de banco de dados pode possui trs nveis: Nvel Interno Responsvel pelo armazenamento dos dados; Nvel Conceitual Serve de interface entre o primeiro e o terceiro nveis; Nvel Externo Responsvel pela visualizao dos dados por parte do usurio
38

5. BANCO DE DADOS RELACIONAL


A Arquitetura dos Sistemas de Banco de Dados

Fonte: Adaptado de Elmasri e Navathe (2005, p.7) e Date (2003, p.29)

39

5. BANCO DE DADOS RELACIONAL


Projeto de um Sistemas de Banco de Dados

Minimundo

Levantamento e Anlise de Requisitos


Requisitos Funcionais Requisitos de Dados

Projeto Conceitual

Anlise Funcional

Esquema Conceitual

Especficao de Transao de Alto Nvel

Independente do SGBD

Projeto Lgico (Mapeamento do Modelo de Dados) SGBD especfico


Esquema Lgico (Conceitual)

Projeto Fsico Projeto do Programa de Aplicalo

Implementao da Transao

Fonte: Adaptado de Elmasri e Navathe (2005, p.37)

40

6. Bibliografia
BRETON, P. Histria da Informtica. So Paulo: UNESP, 1991. DAVENPORT, T., PRUSAK, L Ecologia da informao: por que s a tecnologia no basta para o sucesso na era da informao. So Paulo: Futura, 1998. DATE, C. J. Introduo a sistemas de bancos de dados. 8 Edio. Rio de Janeiro:Elsevier:2003. ELMASRI, Ramirez; NAVATHEM, Shamkant B. Sistema de Banco de Dados. 4 Edio. So Paulo:Perarson Addison Wesley, 2005. SILBERSCHATZ, Abrahan; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de Dados. 3 Edio. So Paulo:Makron Books, 1999.

41

Das könnte Ihnen auch gefallen