Sie sind auf Seite 1von 43

Sistema Digestrio de Caprinos

Acadmicos(as):

Classificao
Caprinae : uma sub-famlia da famlia Bovidae que inclui bodes domsticos e cabras, ovelhas, ibexs, entre outros. O adjetivo referente ao grupo caprneo. A criao desse tipo de animal pode ser denominada de caprinocultura, para as cabras, ou ovinocultura, para as ovelhas.

Van Soest (1994) classifica os ruminantes em trs classes principais, de acordo com os seus hbitos alimentares: 1) animais que selecionam alimentos concentrados; 2) animais selecionadores intermedirios; 3) animais utilizadores de volumosos.

So alguns dos animais que apresentam uma grande flexibilidade alimentar, so selecionadores intermedirios e so adaptados tanto para o consumo de gramneas, quanto para o consumo de dicotiledneas herbceas e brotos e folhas de rvores e de arbustos.

Os caprinos tm por caracterstica serem seletivos, por isso caminham muito pela pastagem em busca das partes mais nutritivas das forrageiras. Possuem boca com lbios mveis e geis favorecendo a escolha de partes mais ricas dos vegetais como folhas e brotos.

Hbitos Alimentares

Apresentam hbitos alimentares caractersticos, com preferncias definidas e grande capacidade de seleo.

O resultado que uma rao composta pelos mesmos alimentos pode ter consumo (quantidade) diferenciado .
Comportamento no pastoreio;

Caprinos so mais seletivos que os ovinos, pois possuem grande mobilidade labial, selecionam as partes que possuem maior valor nutritivo, preferindo folhas a caules.

FATORES QUE INTERFEREM NO CONSUMO DE ALIMENTOS.


ANIMAL
Raca Peso vivo e Tamanho

ALIMENTO
Gosto Tipo de alimento verde/ conservado

AMBIENTE
Hora de alimentacao Frequencia de alimentacao

Estado fisiologico: Crescimento Gestacao Lactacao


Nivel de producao Apetite

Cheiro

Quantidade distribuida de alimentos

Qualidade da Forrageira Variedade

Competicao entre os animais Temperatura ambiental

Preferencia

Conteudo de umidade
Tamanho / Forma Digestibilidade

Umidade relativa do ar
Forma de distribuicao dos alimentos

Caprinos alimentados no cocho :


Explorao o animal toma conhecimento da alimentao oferecida; Consumo intensivo o animal consome muito e quase satisfaz a sua fome; Seleo o animal seleciona determinadas partes do alimento a serem ingerida. A freqncia de distribuio dos alimentos ou o nmero de refeies influencia o consumo dos caprinos e tem se observado que quanto mais se oferece o alimento, maior o consumo. Ento quando se pretende maximizar a ingesto de alimentos deve-se dividir a dieta total em vrias refeies dirias, pelo menos manh e tarde.

Eficiencia digestiva
Os caprinos apresentam algumas diferenas no comportamento alimentar e na fisiologia digestiva em relao aos outros ruminantes e por isso podem ser considerados mais eficientes em alguns aspectos digestivos: Maior taxa de fermentao no rmen e conseqentemente maior produo de cidos graxos volteis; Remastigao ou ruminao mais demorada, portanto melhor digesto, apesar da ingesto rpida dos alimentos;

Maior taxa de movimentos do alimento no rmen, ou seja, maior turnover de alimentos;


Natureza da dieta, adequando sua alimentao conforme a disponibilidade dos alimentos; Maior atividade microbiana no rmen devido a menor quantidade de gua ingerida e da utilizao mais eficiente da gua.

Exigncia Alimentar
A exigncia dessa espcie de ruminante, vai se basear na finalidade da produo. *Para leite

*Para corte

Mineralizao...
Consiste no fornecimento de sal mineral de boa qualidade, vontade, a todos os animais. Tal prtica aumenta a sade do rebanho e o seu desempenho produtivo. Em rebanhos que essa prtica no adotada ou que no feita de modo adequado, as taxas de natalidade e de crescimento so menores e a incidncia de doenas maior.

Exigncias Nutricionais na Gestao

Exigncia total do animal (desenvolvimento do feto, placenta, glndula mamria) + manuteno; No incio da gestao, o feto requer poucos nutrientes; No ltimo tero de gestao o animal precisa de grandes quantidades de nutrientes.

Exigncias Nutricionais na Lactao

Corresponde s exigncias de nutrientes (produo e composio do leite, funcionamento da glndula mamria) + manuteno No incio da lactao as cabras perdem peso, pois no conseguem ingerir a quantidade de alimento que seria necessrio para suprir os nutrientes eliminados no leite; A partir do quarto ms de lactao as cabras tm que formar reservas corporais para a prxima lactao, apresentando altas exigncias. Cabras de alta produo podem consumir duas vezes mais matria seca como porcentagem do peso vivo do que vacas leiteiras.

Exigncias de energia e de protena para produo de leite de cabras confinadas, por litro de leite, durante o perodo que vai do 2o ms de lactao at a cobertura, sem alterao do peso vivo

Trato Gastro Intestinal


Apreenso de Alimentos
Dentes incisivos inferiores Lngua Lbio superior

Incio da digesto:
Inicia-se com a introduo dos alimentos na cavidade oral. O processo de apreenso dos alimentos (captao) varia de acordo com a espcie animal, podendo ser utilizado em vrios graus.

Boca
Os caprinos utilizam, principalmente, os dentes incisivos inferiores e a lngua para apreenso;

O alimento sofre apenas uma ligeira mastigao com auxlio dos dentes molares.

Saliva
alcalina e serve principalmente para amaciar o alimento, ajudando a manter o pH do rmen prximo da neutralidade. Umedece o alimento Secretada de 3 a 5 litros por dia

Esfago
Se dilata facilmente

Conduz o bolo pela lngua para a faringe

Segue para o esfago at o rmen, com o qual se comunica por um orifcio chamado crdia.

Rmen
Rmen Freqentemente chamado de cmara de fermentao o maior dos compartimentos, caracteriza-se por abrigar uma populao microbiana capaz de digerir e transformar alimentos de baixa qualidade (fibra e nitrognio no protico) em energia na forma de cidos graxos volteis (AGVs) e protena microbiana, alm de sintetizar vitaminas B e K .

Todos os alimentos, durante sua permanncia no rmen, so decompostos pela ao da flora ruminal (bactrias e protozorios). Estes microrganismos se encontram aos milhares por mililitro de lquido, e esto especializados e adaptados a estes alimentos. O contedo do rmen segue ento seu caminho em sentido contrrio, em direo boca, constituindo o processo de ruminao, ou seja, o retorno do bolo alimentar do rmen para a boca, onde submetido a uma nova mastigao e insalivao, agora mais demoradas e completas.

Digesto Mecnica
Inicia-se a partir da deglutio A deglutio inicia-se na boca onde o alimento apreendido sofre ao da mastigao Aps mastigado o bolo alimentar e engolido, passando pelo esfago onde sua passagem auxiliada pela ao do movimento peristltico dos msculos do esfago O bolo alimentar passa pelo crdia indo direto para o rmen,

Os msculos do rmen ajudam na movimentao ruminal que tem um sentido quase "giratrio" permitindo que partculas mais pesadas que esto no fundo do rmen seja jogada para cima onde alcanaro o crdia O reticulo nesse caso funciona como um "marca passo" do processo e comea assim a ruminao.

A ruminao ir consistir no processo reverso da deglutio onde a massa alimentar que resta no rmen retorne para o crdia, seguindo pelo esfago, atingindo novamente a boca onde ser remastigado, insalivado e novamente deglutido. **A cabra e a ovelha ruminam de sete a oito horas por dia e cerca de 75% da sua atividade efetua se sobretudo a noite.

A calma e tranquilidade ambiental so favorveis para uma ruminao correta, com regurgitaes espaadas de um minuto.

A parada da ruminao um sinal de indisposio alimentar ou de doena.

Perodos de ruminao...
Um feno de baixa qualidade tender a ter transito mais lento que forragens de melhor qualidade. Por consequncia, quando ingerem alimentos com maior teor de contedo celular e menor de parede celular (maior tempo de ruminao)

O bolo alimentar passa para o omaso onde prensado, perdendo boa parte do excesso de gua Segue para o abomaso onde o bolo ira sofrer ao qumica do suco gstrico A durao do transito alimentar desde a sua ingesto at a eliminao nas fezes, tem uma durao varivel segundo oque foi consumido.

Digesto Qumica
Abomaso A digesto qumica ocorre no abomaso, este compartimento um saco alongado, estruturalmente e funcionalmente comparvel ao estmago de animais noruminantes, e nele que o bolo alimentar ir ser digerido pelas enzimas. Suco gstrico, secretado pelas glndulas presentes na mucosa do abomaso. O suco gstrico contm: quimosina ou coalho, que provoca a coagulao da casena do leite, alm de pepsina, lpase, cido clordrico, etc., todos envolvidos no processo de digesto qumica.

Neonatos
Nos recm-nascidos, este processo de digesto possui algumas diferenas. O rmen e o retculo comunicam-se atravs da goteira esofgica. Quando o animal adulto, esta goteira est aberta, sendo assim, ocorre passagem do alimento por todos os compartimentos do estmago. J nos filhotes, o movimento de suco do leite faz com que a goteira esofgica se dobre, fazendo com que o leite passe diretamente para o abomaso, sendo assim, este sofrer a ao apenas das enzimas secretadas no abomaso.

Intestino Delgado
Tubo estreito (no passa da grossura de um dedo) que pode alcanar de 20 a 25 metros de comprimento e que compreende trs partes: duodeno: que se estende ao longo da parede abdominal jejuno e o lio: que formam circunvolues sustentadas e protegidas pelo mesentrio.

Ocorre:

Emulsificao -cidos Biliares Hidrlise Lipase e co-lipase

Intestino Grosso
bem mais curto, com 4 a 8 metros. Composto exclusivamente por: clon, dividido em trs pores : ascendente, de forma espiral. As outras duas pores, transversa e descendente, completam a absoro de gua.

**Ocupa uma grande parte da cavidade abdominal direita.

ceco, de 25 a 35 centmetros de comprimento, com um volume que pode superar 1 litro.

***O clon descendente acaba no reto, que se comunica com o exterior pelo nus, orifcio fechado por um anel muscular denominado esfncter anal.

Fezes
So de consistncia firme e em forma de(bolotas), devido a melhor aproveitamento da agua que ocorre no trato gastrointestinal.

Referncias Bibliogrficas
https://www.google.com.br/search?q=cabra+gestante&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:ptBR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&hl=ptBR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=Mpn9ULXnPMjj0gGHjoCADw&biw=1366&bih=6 07&sei=7Zn9UIOgHYXN0AGpyoGoBg#um=1&hl=pt-BR&client=firefoxa&tbo=d&rls=org.mozilla:ptBR:official&tbm=isch&sa=1&q=cabra+amamentando&oq=cabra+amamenta&gs_l=img.3.0. 0.26735.33952.0.35044.16.13.0.3.3.1.337.2399.2j7j0j4.13.0...0.0...1c.1.kQpDFHwMVDY&bav=on. 2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&bvm=bv.41248874,d.dmQ&fp=d6c615db631aa363&biw=1366&bih=607 &imgrc=uLzTk_t8IvVIM%3A%3BKNIIF5D6QUPwfM%3Bhttp%253A%252F%252Fmw2.google.com%252Fmwpanoramio%252Fphotos%252Fmedium%252F73588937.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.p anoramio.com%252Fphoto%252F73588937%3B500%3B375 http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.mag.go.cr/biblioteca_virtual_animal /PG002746_archivos/image006.jpg&imgrefurl=http://www.mag.go.cr/biblioteca_virtual_ani mal/cabra_alimentacion.html&h=248&w=307&sz=12&tbnid=Geuz2xpIcbTAzM:&tbnh=90&tb nw=111&zoom=1&usg=__HQvpWPzoB7BYUVrGdb0w6bgkx0E=&docid=rfcLUlpC0ikvzM&hl=pt -BR&sa=X&ei=QJz9UMnkIs3p0QGqjIGoBw&ved=0CEkQ9QEwBQ&dur=61 https://www.dti.ufv.br/dzo/caprinos/artigos_tec/nut_alim_cap.pdf

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ruminantes/processos-digestivos-na-cabra.php

http://pt.scribd.com/doc/54821987/Anatomia-do-aparelho-digestorio-de-ruminantes-e-naoruminantes

http://www.slideshare.net/lmflorez/sistema-digestivo-de-cabras-y-cv

https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:ptBR:official&q=digest%C3%A3o+quimica+de+caprinos&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&bvm=bv.41248 874,d.dmQ&biw=1366&bih=607&um=1&ie=UTF8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=DaX9UM7nBLTO0QH8m4CIBQ#imgrc=RPZWniI7d0NGE M%3A%3Bw2tQctqremwy3M%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F_iO3vyYiNs6g%252 FTKUbhoJFlkI%252FAAAAAAAAABw%252FSJWlrTdqO20%252Fs1600%252Fcabra.jpg%3Bhttp%253A%2 52F%252Ffitsbioquimica.blogspot.com%252F2010_09_01_archive.html%3B668%3B534

OBRIGADO!!

Das könnte Ihnen auch gefallen