Sie sind auf Seite 1von 25

O CONHECIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTFICO

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Prof.: Lcia Sampaio Pessoa Mestrandos: Francione Brito Elvis Alves Josefa Henrique Marlia Costa Sebastio Mesquista

Para comear:
Nesta exposio, partindo dos problemas do conhecimento cientifico dantes destacados por Edgar Morin, ele toma como ponto de partida as discusses propostas pelos positivistas do Circulo de Viena. Seus cientistas, lgicos e matemticos viam a cincia como modelo e levantaram o seguinte problema: O que a cincia?

Eles

acreditaram ter encontrado fundamento e este fracassou.


Segundo

um

Whitehead nenhum sbio poderia endossar sem reservas as crenas de Galileu, ou as de Newton e nem mesmo todas as suas prprias crenas cientficas de dez anos atrs. (MORIN, 1998, p. 38) Pois, a cientificidade no se define pela certeza, mas sim pela dvida.

Tomando o principio dos positivista do Circulo de Viena, mas diferenciando-se deles Karl Popper apresenta significativas contribuies no campo cientfico ao afirmar que O que prova que uma teoria cientfica o fato de ela ser falvel e aceitar ser refutada. Ele disse: No basta que uma teoria seja verificvel, preciso que ela possa ser falsificada. (p. 38)

No

suficiente que uma tese seja verificada para ser provada como lei universal; (...) preciso que possamos test-las e que, efetivamente, possamos refut-la. (p. 39)
Nenhuma

teoria cientifica pode ser provada para sempre ou resistir para sempre falseabilidade. (p. 39)

Depois de Popper, surgiram todos os problemas que o positivismo lgico pensava ter resolvido
O que entra em cena agora a questo da objetividade, que se apresenta nas teorias cientificas como absolutamente incontestvel. Uma teoria se fundamenta em dados objetivos, mas no objetiva em si mesma. A objetividade o resultado de um processo crtico desenvolvido por uma comunidade/sociedade cientfica num jogo em que ela assume plenamente as regras.

Para Popper a objetividade dos enunciados cientficos reside no fato de eles poderem ser intersubjetivamente submetidos a testes. Popper acrescenta que a cincia a aceitao pelos cientistas de uma regra do jogo absolutamente imperativa. (p. 40)

O trabalho do cientista uma atividade seletiva a classificatria.


A teoria cientfica uma atividade organizadora da mente, que implanta as observaes e que implanta, tambm o dilogo com o mundo dos fenmenos. (p. 43) A atividade cientfica mobiliza muito a imaginao do cientista, e por isso h crenas e experimentos no testveis ao lado das teorias. Neste sentido, Holton fez alguns cientfica e props a noo de fundamental, estvel, largamente diretamente a observao e ao caracterstica de estimular a pesquisador. estudos sobre o tema da imaginao themata, que uma preconcepo difundida e que no se pode reduzir clculo analtico. Os themata tm a curiosidade e a investigao do

Os cientistas que so impulsionados por themata sentem um tipo de gozo quando acham que o universo responde inteno que os incita. Com base nisto, Thomas Kuhn trouxe a noo de paradigma, que aquilo que est no princpio da construo das teorias, o ncleo obscuro que orienta os discursos neste ou naquele sentido. As grandes mudanas de uma revoluo cientfica acontecem quando um paradigma cede seu lugar a um novo paradigma, h uma ruptura de uma teoria para outra.

Mudamos de universo quando passamos do universo newtoniano para o universo einsteiniano, quando passamos do einsteiniano para o universo da fsica quntica. Ento percebemos que a histria das cincias, assim como a histria das sociedades, conhece e passa por evolues. Neste contexto Lakatos traz a ideia do conceito de programas de pesquisa. Na concepo de Lakatos existem grupos de teorias ligadas, umas s outras, por princpios e postulados comuns.

Ento,

teoria, themata, programa de pesquisa, paradigma etc. so noes que introduzem na cientificidade os elementos aparentemente impuros mas, repito, necessrio ao seu funcionamento.
Desde

o sculo XIX, o desenvolvimento da cincia est ligado ao desenvolvimento de uma nova camada social, a intelligentsia cientfica dos sbios e pesquisadores. (p. 41)

Diferentes tipos de conhecimento cientfico


Existem tipos diferentes de conhecimento cientfico; diferentes porque so impulsionados por interesses diferentes. H o interesse tcnico (domnio da natureza), o interesse prtico (o controle, especialmente da sociedade) e o interesse reflexivo (quem somos, o que fazemos?). O interesse reflexivo motiva a emancipao dos homens, enquanto os outros interesses conduzem dominao e a sujeio. Hanson, diz que qualquer ato especfico de descoberta traz consigo a capacidade de considerar o mundo da realidade sob uma nova luz (...). (p. 48)

Peirce e a inveno das hipteses explicativas

Induo e deduo como insuficientes. Para compreender o desenvolvimento do pensamento a noo de abduo era indispensvel. Problemas de estratgia na pesquisa: o inventor imprevisvel e relativamente autnomo com o prprio meio cientfico. Sempre foi assim. De maneira que, se a inveno fosse programada, no existiria.
Ex.: Newton descobriu a gravidade pelas circunstncias da Universidade fechar as portas e ele ter de ficar vagando, olhando as macieiras.

Quando pensamos na pesquisa com suas atividades da mente, com o papel da imaginao e o papel da inveno, nos damos conta de que as noes de arte e de cincia, que se opem na ideologia dominante, tm algo em comum. Chegamos a essa ideia por um meio inesperado, o da inteligncia artificial, na qual de alguma forma, graas aos atuais sistemas especializados, centralizou-se a ideia de G.P.S. (General Problem Solver Solucionador de Problemas em geral). p.50-51

Evoluo cientfica

Popper fez uma teoria darwiniana da evoluo terica; Kuhn fez uma oposio a esse evolucionismo com um revolucionismo, operado pelas mudanas de paradigmas, onde o dominante tem cada vem mais dificuldade em dar conta dos fenmenos observveis. A evoluo mais complexa.

A cincia

... est sempre em movimento, em ebulio e, talvez, o prprio fundamento de sua atividade [...] ser impulsionada por um poder de transformao. preciso abandonar a ideia [...] do progresso linear das teorias que se aperfeioam mutuamente. (p. 52) o conflito entre pontos de vista (teorias) que fundamenta e expressa a vitalidade e o desenrolar da cincia, seja de maneira evolutiva, evolucionista, revolucionante ou revolucionria.

A cincia

... A cincia um lugar onde se desfraldam os antagonismos de ideias, as competies pessoais e, at mesmo, os conflitos e as invejas mais mesquinhas. (p.52) O conflito fecundo e podemos dizer que a ciencia est fundamentada na complexidade do conflito: ela tem quatro pernas, independentes entre si: empirismo e racionalismo, imaginao e verificao. (p.53) Assim: motor da cincia feito de oposies.

A cincia

Simultaneamente: unitria e diversificante, estabelece fronteiras e barreiras, funda-se em compartimentos e separaes entre disciplinas. A respeito dessa dialtica e/ou dialgica de uma atividade cientfica: As grandes teorias so teorias que fazem a unidade onde s se v heterogeneidade. De um lado, a cincia divide, compartimenta, separa e, do outro, ela sintetiza novamente, ela faz a unidade. (p. 53)

Cincia como comunidade/sociedade

Fenmeno normal a todas as sociedades organizadas; Trata-se de uma comunidade epistemlogica unida por princpios fundamentais comuns (objetividade, verificao e falsificao) que aceita as regras do jogo e est inscrita numa mesma tradio histrica com o mesmo ideal de conhecimento.

Cincia e democracia

A natureza da democracia consiste na aceitao das regras de um jogo onde os conflitos de ideias so produtivos e a cincia se pauta numa verdade noabsoluta, mas sim provisria e sucessiva. Na democracia, propriamente cientfica, a regra a investigao, onde o papel positivo do negativo eclode via refutao de erros. Assim, o falibilismo torna-se a marca da cincia. A regra do jogo cientfico institucional e mental, simultaneamente. Ela garantida pelas instituies beneficiadas com as grandes descobertas igualmente a sociedade moderna mas antes o prprio sistema detestava a democracia e a cincia por constituir-se meio de debate em sua pluralidade.

Algumas ideias conclusivas

1: Devemos continuar a considerar a cincia como uma atividade de investigao e de pesquisa.


A

cincia no s isso e, constantemente, ela submergida, inibida, embebida, bloqueada e abafada por efeito de manipulaes, de prtica, de poder, por interesses sociais etc. Ela continua sendo uma atividade cognitiva. (p.58)

Algumas ideias conclusivas

2: A cincia no uma operao de verificao das realidades triviais, ela a descoberta de um real escondido.
A

ideia de certeza terica enquanto verdade absoluta deve ser abandonada. Para que haja uma aproximao e um dilogo entre a inteligncia do homem e a realidade ou a natureza do mundo, so precisos sacrifcios enormes [...] a objetividade cientfica no exclui a mente humana, o sujeito individual, a cultura, a sociedade: ela os mobiliza [...] se fundamenta nos poderes construtivos de fermentos socioculturais e histricos. (p. 58)

Algumas ideias conclusivas

3: A cincia como impura.


A

cincia no s contm postulados e themata nocientficos, mas que estes so necessrios para a constituio do prprio saber cientfico, isto , que preciso a no-cientificidade para produzir a cientificidade, do mesmo modo que, sem cessar, produzimos vida com a no-vida. preciso desinsularizar o conceito de cincia. Ele s precisa ser peninsularizado, isto , efetivamente, a cincia uma pennsula no continente cultural e no continente social. (p. 59)

Por fim...

Morin considera a cincia como um processo recursivo auto-ecoprodutor. Por meio de um movimento ininterrupto da objetividade, consenso, comunidade/sociedade e tradio crtica, a cincia se autoproduz, mas tambm se autoecoproduz, com base no contexto histrico/social. A cientificidade se constri, se desconstri, e se reconstri sem cessar, j que existe um movimento ininterrupto. A cincia um fenmeno relativamente autnomo na sociedade, e no uma pura ideologia social. (p. 61)

Referncia

MORIN, Edgar. O conhecimento do conhecimento cientfico. In: MORIN, Edgar, Cincia com conscincia, Traduo de Maria de Alexandre e Maria Alice Sampaio Dria Ed. Revista e modificada pelo autor 4 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000, p. 37 a 93.

Das könnte Ihnen auch gefallen