Sie sind auf Seite 1von 27

Processo de testes da Vivo Fbrica de testes

18/03/2013 mar-13

Solues de Negcio Aitec Brasil

Histrico do documento
Verso 1.0 2.0 Data 28/09/2010 15/01/2011 Autor Alterao Bruno Bittencourt Criao do documento Claudio Moura Reviso/Atualizao

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

Objetivo
Esta apresentao tem como objetivo apresentar a metodologia e processos de testes da Vivo para os consultores da fbrica de testes da Aitec do Brasil

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

Metodologia de testes Vivo ( MTV )


A rea de Gesto de Testes e Qualidade de Solues da VIVO segue uma metodologia prpria de testes, baseada em padres de mercado tais como ISO, CMMI, IEEE com foco em garantia da qualidade do produto de software, com algumas particularidades. A seguir,encontra-se uma breve descrio de cada uma das fases:

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV Planejamento
Fase preparatria para incio das atividades de teste, incluindo tarefas de planejamento,anlise de arquitetura, definio de ambiente, captura de informaes, definio de necessidades, estratgia de teste, objetivos do teste e treinamento da soluo.

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV - Construo
Fase em que os requisitos do sistema so capturados, definidos os tipos de testes utilizados,definio dos cenrios e casos de testes, avaliao dos testes que devem ser automatizados.

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV - Execuo
Fase onde os testes manuais e automatizados so executados e analisados para verificar se os resultados dos testes esto de acordo com as especificaes.

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV - Aceite
Fase em que os resultados das execues dos testes integrados so consolidados e apresentados aos clientes do projeto ou sistema, os quais o tero como base para a aceitao da soluo.

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV - Controle
Fase permanente e paralela s outras fases onde feito o acompanhamento de toda a atividade de testes ao longo desta etapa, atravs de mtricas, medies e relatrios.

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV - Papis e responsabilidades


Os papis e responsabilidades, dentro da MTV, delimitam o que cada um deve fazer durante o processo de testes apresentado.
Analista de Negcios Analista de Testes Controlador de Defeitos Analista de Automao de Testes Funcionais Arquiteto de Testes Coordenador de Testes

10

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV Papel analista de negcio


Responsvel pelos processos de negcios que devem ser implementados na aplicao. O analista de negcio deve ser um profundo conhecedor do negcio que a aplicao tratar. O analista tem como tarefas de sua responsabilidade: Identificar e descrever regras de negcio que a aplicao deve seguir; Identificar e descrever os requisitos da aplicao; Apoiar a priorizao dos requisitos, casos de testes e definio de qualidade do sistema; Dimensionar o impacto de alteraes de negcio nos sistemas; Dimensionar e descrever o impacto dos defeitos encontrados pela Gesto de Testes deAceitao; Identificar oportunidades e propor implementaes de Tecnologia da Informao para a melhoria da qualidade, eficincia e eficcia dos processos; Apoiar o gerenciamento de todo o ciclo de disponibilizao de solues de Informtica,desde desenho, construo, aquisio, implementao, testes, converso, treinamento e acompanhamento; Apoiar o controle de qualidade e ajudar a assegurar a melhoria continua dos sistemas sob sua responsabilidade, quanto a funcionalidade, segurana, contingncia, eficincia e eficcia; Apoiar a definio da massa de dados de teste; Validar os casos de testes detalhados pelos Analistas de Teste; Revisar os critrios de aceitao do software;

11

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV Analista de testes


Responsvel pela execuo dos casos de testes bem como a estruturao dos mesmos. O analista de testes deve seguir normas de nomenclatura e padro definidos nesta metodologia ou conforme orientao do Mentor de Testes para situaes especficas. Comparar o resultado esperado com o atual na AUT (Application Under Test) bem como incluir as evidncias dos testes tambm so tarefas de sua responsabilidade. Descrever pr-condies para cada teste; Atualizar os casos de teste; Definir casos de testes detalhados; Definir testes negativos; Executar os testes; Detectar divergncias de comportamento da aplicao; Definir o grupo de teste para planejamento de execues; Controlar e acompanhar os defeitos de sua responsabilidade; Interagir com os Analistas de Negcio para criao dos casos de teste; Recomendar melhorias; Criar os testes automatizados; Definir o processo para reutilizao de casos de teste; Documentar os casos de teste; Criar bibliotecas de funes automatizadas;

12

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV Controlador de defeitos


O Papel de Analista de Teste pode ter uma especializao, quando necessrio, que o Controlador de Defeitos. As principais responsabilidades deste papel so: Controlar e acompanhar todos os defeitos de todos os mdulos do aplicativo; Garantir que todas as informaes necessrias esto descritas nos defeitos; Cobrar o tratamento dos defeitos pendentes com a equipe de testes; Fornecer as informaes sobre o status dos defeitos quando solicitado pelo arquiteto ou coordenador de testes.

13

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV Analista de automao


O analista de automao de testes funcionais responsvel por mapear casos de testes candidatos a automao apresentando propostas sobre o tema.
Manter as bibiliotecas de objeto Manter as bibliotecas de funes Manter as bibliotecas de actions reutilizveis Desenvolver os Scripts de teste Garantir que a automatizao de testes esteja de acordo com a MTV.

14

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV - Arquiteto de Testes


Responsvel pela liderana do processo de teste da AUT, garantindo que o sistema esta se comportando conforme as especificaes. Suas principais atribuies so: Identificar objetivos do teste; Definir necessidades de teste tais como ambiente, documentao, etc; Controlar a disponibilizao de verses dos builds; Identificar as tcnicas de teste a serem utilizadas para atingir os objetivos de teste; Distribuir a equipe entre os diversos mdulos da aplicao; Definir simuladores e componentes de teste, se necessrio; Organizar a diviso da execuo; Categorizar os casos de teste; Definir procedimentos de utilizao do processo para cada projeto; Definir perfis de utilizao; Validar os testes; Acompanhar e orientar a execuo dos testes; Gerar documentao de acompanhamento da evoluo dos testes; Acompanhar a resoluo dos defeitos junto aos fornecedores;

15

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV - Coordenador de Testes


Responsvel pelo planejamento, orientao e tomadas de deciso quanto a conduo de toda a atividade de teste dentro dos projetos. Suas principais atribuies so: Participar das reunies do projeto; Divulgar o planejamento para a equipe de testes; Acompanhar o andamento dos testes junto aos Lderes de teste; Manter a equipe focada nos objetivos; Atuar como facilitador das atividades de teste; Identificar objetivos de teste junto aos Lderes de teste; Definir tempo de durao das atividades de teste; Definir a estratgia de testes; Definir os critrios de aceitao do software; Elaborar concluso final da etapa de testes; Liberar aplicao para entrada em produo; Identificar necessidades de teste;

16

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV Fluxo principal

17

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV Padres de documentao


Nesta seo sero apresentados padres para os seguintes documentos que so gerados ao longo do processo da Vivo :
Casos de teste Defeitos Dirio de bordo Relatrio dirio de testes

18

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV Padro de casos de testes


O caso de teste, segundo a metodologia de testes Vivo, deve conter as seguintes sees : Descrio do caso de teste A descrio do caso de teste o item que explica sua finalidade, descrevendo sua condio nica, apresentando as pr e ps-condies, e as caractersticas dos dados a serem utilizados A descrio deve conter referncia do documento utilizado para criar o cenrio, requisito a ser testado e pr-condies, Roteiro de testes O roteiro de testes o passo a passo que deve ser seguido na execuo do teste.

19

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV Severidade dos casos de testes


A definio das severidades dos casos de teste ser feita pela VIVO durante o planejamento dos testes. Severidade
High

Descrio
Casos de teste construdos a partir de funcionalidades consideradas como essenciais. crtico para o negcio e no existe nenhuma alternativa para os usurios efetuarem o trabalho. A no disponibilizao da funcionalidade pode resultar em perda de benefcios ou receitas monetrias para a VIVO. Casos de teste construdos a partir de funcionalidades secundrias, que causa dificuldade para efetuar seu trabalho normal, embora existam alternativas disponveis para efetuar o trabalho, outras atividades podem ser afetadas enquanto se espera a resoluo do problema. A no disponibilizao desta funcionalidade pode resultar em reduo da produtividade, porm no afeta benefcios ou receitas monetrias. Casos de teste construdos a partir de funcionalidades secundrias, e onde existem alternativas disponveis para executar o trabalho. A no disponibilizao desta funcionalidade no resulta em impacto direto sobre o negcio.

Medium

Low

20

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV Exemplo de caso de teste


Descrio do teste

Roteiro do teste

21

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV Padro de defeitos


Um defeito um problema encontrado na aplicao que pode ser provocado por uma srie de causas. A nomenclatura utilizada na VIVO Defeito. Porm fornecedores diferentes podem tratar com outros nomes tais como: Issue, Incidncia, Falha, Erro, Bug. O registro dos defeitos deve conter as seguintes informaes: Descritivo do defeito Dados utilizados na deteco do defeito Qual era o resultado esperado Se necessrio, um passo-a-passo resumido para chegar ao defeito Fotografia da(s) tela(s) com a evidncia visual do defeito ocorrido Algum outro artefato que possa auxiliar na identificao do defeito

22

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV Exemplo de defeito

23

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV Severidade dos defeitos


Os defeitos sero classificados pela VIVO medida que sejam registrados nos vrios ciclos de teste. Severidade
High

Descrio
Defeitos que apresentam uma falha para a qual no existe um workaround ou afeta um processo de negcio essencial ou primrio. Esto includos nesta severidade tambm os defeitos que por si s impactam na execuo dos testes impedindo-os de serem realizados. Este tipo de defeito pode resultar em perda de benefcios, receitas monetrias para a VIVO, produtividade, impossibilidade de concluso de um procedimento. Defeitos de severidade 2 indicam que uma funcionalidade secundria de negcio no est disponvel ou no funciona, no entanto, existe um workaround ou bypass que pode ser implementado para o Usurio e/ou o negcio continuar funcionando. A no disponibilizao desta funcionalidade pode resultar em reduo da produtividade, porm no afeta benefcios ou receitas monetrias. Defeitos de severidade 3 indicam que uma funcionalidade no crtica no est funcionando, existe um workaround, ou no est funcionando adequadamente, mas o negcio continua. Inclui-se neste tipo de defeito tambm aqueles representados pela falha em textos, disposies de objetos na tela, ordem de tabulao dos campos, etc. A no disponibilizao desta funcionalidade no resulta em impacto direto sobre o negcio..
Solues de Negcio Aitec Brasil

Medium

Low

24

18/03/2013

MTV Dirio de bordo


O dirio de bordo tem como objetivo detalhar os principais eventos ocorridos durante a fase de testes do projeto.

25

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

MTV Report dirio de testes


O report dirio de testes tem como objetivo descrever o status dos testes de um projeto.

26

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

Questes
Quais as fases da metodologia de testes Vivo e qual o objetivo de cada uma delas ? De acordo com a metodologia de testes Vivo, quais as severidades de um caso de teste e o que elas significam ? Que informaes devem conter na descrio de um defeito ? De acordo com a metodologia de testes Vivo quais as severidades de um defeito e o que elas significam ? Qual a finalidade do dirio de bordo ? Qual a finalidade do report dirio de testes ?

27

18/03/2013

Solues de Negcio Aitec Brasil

Das könnte Ihnen auch gefallen