Sie sind auf Seite 1von 47

1 Reis 16:29-34 E Acabe, filho de Onri, comeou a reinar sobre Israel no ano trigsimo oitavo de Asa, rei de Jud;

e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos.

E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.

E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboo, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidnios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.

E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria. Tambm Acabe fez um dolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao SENHOR Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.

Em seus dias Hiel, o betelita, edificou a Jeric; em Abiro, seu primognito, a fundou, e em Segube, seu filho menor, ps as suas portas; conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministrio de Josu, filho de Num.

Seu nome famoso nas escrituras. Quando Crianas, comeou a aprenderer sobre a mldade com seu pai. Ele foi o Pior rei que israel J Teve. Uma das Maneiras de Aprender a Viver Nossas vidas examinar como Pessoas Que viveram no passado esto registrados NAS escrituras. PODEMOS Aprender com a Vida dos mpios. Ns Vamos Fazer uma mini-Srie Sobre a Vida de Acabe Como uma das vidas mais bagunadas da Bblia. O RELATO DE SUA Vida FOI Registrado Em 1 Reis 16:29. Estudar a vida de Acabe nos ajudar a no cometer os mesmos erros.

Destruindo seus filhos


(16: 33)

Dizer Que Acabe fez mal Muito Mais Que fez Todos os Que foram dele uma declarao e monumental. Como Aconteceu isso? Como poderia ser To perverso Acabe. A Razo porque estas Palavras foram Ditas por causa de seu pai, o rei Omri. 1 Reis 16:25

E fez Onri o que era mau aos olhos do SENHOR; e fez pior do que todos quantos foram antes dele.

O Texto diz Que o rei Onri fez Mais mal do que faz Todos os que foram antes dele. Mas ISSO nao era Nada. Acabe viu o Que Seu pai e fez e o imitou. no verso 33.

...Acabe fez muito mais para irritar ao SENHOR Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.

Acabe aprendera com seu pai , andou nos mesmos caminhos do pecado como seu pai, e ainda fez pior do que o seu pai.

Aplicao: Voc est ensinando seus fracassos com seus filhos. O que voc est fazendo em sua vida, sua profundidade da f, e sua atitude est sendo ensinado aos seus filhos.

Eles esto aprendendo com voc? Na maioria das vezes os seus filhos vo seuiguir o seu modelo.

Se voc instvel em sua f, no se surpreenda se seus filhos tambm forem instveis em sua f. Se voc substimar a necessidade de ir a igreja, vindo aos cultos com pouca freqncia, ou s quando conveniente, ou quando no h outra coisa que deve ser feito, ento seus filhos vo aprender a mesma coisa.

Mas em muitos casos, seus filhos vo evoluir ao prximo nvel

Se a sua f fraca, seus filhos no podem ter f. Se voc vive uma vida hipcrita, seus filhos, provavelmente iro rejeitar a Deus completamente. As escolhas que voc est fazendo em sua vida vo se repetir e vo deixar fortes impresses sobre seus filhos.

Eles aprendem com o seu comportamento

Eles imitam sua atitude. Eles espelham a sua f. Pense no que voc est ensinando seus filhos quando lio de casa, escola, esportes, , e outras atividades so colocados frente da reunio dos cristos para a Bblia classe ou culto. Pense no que isso mostra seus filhos. Se voc no l a Bblia com eles, eles no vo ler a Bblia. Se voc no orar com eles, eles no vo orar. Se voc no servir os outros, eles no vo servir ningum. Voc est ensinando seus fracassos com seus filhos seus filhos vo levar essas falhas para o prximo nvel.

Qual ser o seu impacto sobre as crianas de seus filhos daqui a 100 anos? Como voc vai ter afetado sua famlia espiritualmente daqui a 100 anos?

Na profecia de Miquias, falado 100 anos aps a vida de Acabe, lemos a condenao da nao de Israel. Oua a condenao:

" Porque se observam os estatutos de Onri, e toda a obra da casa de Acabe, e andais nos conselhos deles; para que eu te faa uma desolao, e dos seus habitantes um assobio; assim trareis sobre vs o oprbrio do meu povo.

Cem anos depois, o impacto das decises de vida e f de Omri e Acabe ainda estavam tendo um efeito. Sero as almas dos seus netos e bisnetos perdidas por causa de seus prprios pontos fracos e falhas pessoais para com Deus hoje? Devemos pensar a longo prazo e pensar sobre o impacto de nossos pecados sobre as geraes futuras

Destrudo pelo Casamento


16:31

Observe como as escrituras explicam Acabe no versculo 31. Se esses pecados no bastasse, Acabe cometeu mais maldade.. Ele se casou com Jezabel, filha de Etbaal, rei de Sidon.. Esta foi uma violao da lei de Deus contra a casar fora da nao de Israel.. Deus ordenou que o povo no se casar com estrangeiros.. Alm disso, os reis no eram para se casar com as filhas dos outros reis de alianas polticas. Alianas polticas entre as naes tambm foi condenado e uma aliana foi selada tipicamente pelo rei de um pas se casar com a filha do outro pas na aliana

Jezebel no foi til para ACABE. Jezebel apenas encorajou a maldade. Observe que o casamento de Acabe com Jezabel est vinculado a servir e adorar Baal. Esta foi a razo que Deus no queria que o povo de Israel para se casar com estrangeiros, porque traria seus dolos e falsa religio.

E as pessoas normais querem agradar seus cnjuges. Ento, se Jezebel adora Baal, Acabe vai ajudar no que e at mesmo juntar-se dentro No s Acabe servir e adorar Baal, ele tambm erigiu um altar a Baal e construiu uma casa de Baal para adorar a ocorrer. Se estas coisas no bastasse, Jezebel acabou por ser a pior pessoa que Acabe. Em 1 Reis 21:25, lemos:

Porm ningum fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do SENHOR; porque Jezabel, sua mulher, o incitava.

Acabe foi o rei mais perverso de Israel e Jezebel ajudou a se tornar isso.

Aplicao para o SOLTEIRO:


Tenha cuidado com quem voc se casar. A pessoa que voc se casar pode influenci-lo a fazer coisas que voc sabe est errado, mas voc quer ser agradvel ao seu cnjuge. Encontrar uma pessoa que est indo para incitar-lhe fazer o bem. Escolha uma pessoa que fortalece a sua f, no uma pessoa que poderia arrast-lo para longe de Deus.

Aplicao ao Casado:
impulsionar um outro para fazer o bem. Ser um lder espiritual. Influenciar o seu cnjuge para o bem. Se o seu cnjuge no espiritualmente forte, no lamentam o fato, mas ajudar a mudar essa realidade. Orar juntos. Ler a Bblia juntos. Ter discusses espirituais. Iniciar esses tipos de atividades espirituais para ajudar a promover a justia.

Como triste que os casais muitas vezes so um empecilho para a f uns dos outros em vez um catalisador para o crescimento e fortalecimento de nossa f.

Virando as costas para Deus Em seus dias Hiel, o betelita, edificou a Jeric; em Abiro, seu primognito, a fundou, e em Segube, seu filho menor, ps as suas portas; conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministrio de Josu, filho de Num. 16.34

O ltimo versculo do captulo 16 pode parecer fora de lugar. Mas o autor est descrevendo o problema que existia no corao do rei Acabe e povo durante o seu reinado. Sob a autoridade de Acabe, uma pessoa chamada Hiel comeou a construir Jeric. No processo de construo de Jeric perdeu seu primognito e seu filho mais novo. O autor est assumindo o nosso conhecimento do livro de Josu.

Josu 6 registra a queda de Jeric, a primeira cidade da conquista israelitas da terra de Cana. Lembrese que Raabe e sua famlia foram poupados da invaso, porque ela tinha a f para proteger os espies. Josu 06:24 registra que a cidade de Jeric foi queimada, junto com tudo que h nele. Apenas os itens valiosos foram mantidos e eles foram dedicados ao Senhor e colocar no tesouro do Senhor. Versculo 26 o verso importantes que precisamos neste momento.

Josu fez um juramento sobre eles na poca, dizendo:

" Maldito diante do SENHOR seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jeric; sobre seu primognito a fundar, e sobre o seu filho mais novo lhe por as portas.
Josu 6:26

Agora entendemos o que o autor de 1 Reis est a escrever para ns. Esta a condio espiritual do povo e do rei: um total desrespeito pela palavra do Senhor. Quando virar as nossas costas para os princpios e os comandos de Deus, ento vamos perder nossas famlias espirituais.

Ningum quer ouvir os conselhos que Deus tem para ter um casamento ou para criar nossos filhos. Temos programas de televiso e livros que nos dizem o que fazer. Ento, ouvimos o Dr. Spock, a bab britnica, Dr. Phil e qualquer outra pessoa que afirma saber o que fazer, exceto Aquele que nos criou. Ento, ns queremos saber o que aconteceu. Nos perguntamos por que temos problemas em nossas famlias?

Aparentemente, ningum se importou em saber que a palavra do Senhor havia amaldioado quem reconstruiu Jeric. Talvez eles pensaram a palavra do Senhor era irrelevante.. Talvez pensassem que a palavra do Senhor foi a centenas de anos e nada aconteceria. Talvez eles simplesmente no se importava. Seja qual for o caso, o preo foi pago para no ouvir a voz do Senhor.

Voc est sacrificando seu casamento e sacrifica seus filhos quando voc se recusa a obedecer voz do Senhor. Quando rejeitamos o plano de Deus as coisas vo muito mal.

Permitam-me concluir esta lio com apenas algumas palavras de Deus sobre como ter uma famlia alegre piedosa

Assim tambm vs, cada um em particular, ame a sua prpria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Efesios 5.33

No tornando mal por mal, ou injria por injria; antes, pelo contrrio, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herana alcanceis a bno. 1 Pedro 3.7

As mulheres sejam submissas a vossos maridos, como ao Senhor. Efsios 5:22

Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras; Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliana do seu Deus;

Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos. Todos os que se dirigem a ela no voltaro e no atinaro com as veredas da vida.
Provrbios 2:16-19

NO PERMITA QUE SUA FAMILIA SEJA DESTRUIDA!!!

PASTOR EMERSON SILVA

Das könnte Ihnen auch gefallen