Sie sind auf Seite 1von 12

Iniciao Temtica Ambiental

Em 1968, o astronauta Wiliam Anders, a bordo da nave Apollo 8, em rbita da lua, fez a foto em destaque. Pela primeira vez a humanidade pde ver sua casa espacial, no todo: finita, pequena e bela.

Assim, vista de longe, podemos perceber como todos estamos igualmente envolvidos na mesma viagem evolutiva pelo espao. De longe, parece no haver fronteiras, diferenas raciais, religiosas, econmicas, polticas, sociais... Vista assim, suspensa, no espao, flutuando, tomamos conscincia das nossas limitaes e da grandiosidade do projeto de vida csmica do qual fazemos parte.

Na verdade, cada tomo, molcula, tecido do nosso corpo, vem da Terra, por meio da alimentao e respirao.Quando morremos, devolvemos todos os componentes materiais para a Terra e fechamos o ciclo. Aquela bola suspensa no ar abriga a vida, sustentada por sofisticados, complexos e intrincados servios ecossistmicos, prestados silenciosamente, pela Natureza, por meio de seus processos cclicos, interconectados, interdependentes e auto-regulados.

Tais sistemas, entretanto, esto agora ameaados. No entanto, o ser humano parece no ter compreendido isto. Ao desenvolver suas atividades socioeconmicas, baseou-se numa relao predatria com a Natureza, gerando inmeros problemas ambientais. Polumos o ar que respiramos, degradamos o solo que nos alimenta e contaminamos a gua que bebemos.

Poluio do ar

Poluio da gua

Poluio do solo

O que Educao Ambiental?


um processo contnuo no qual os indivduos e a comunidade tomam conscincia de seu ambiente e adquirem o conhecimento, os valores, as habilidades, as experincias e a determinao que os tornem aptos a agir individual e coletivamente e resolver os problemas ambientais presentes e futuros (Conceito definido em Conferncia da Unesco em 1977).

A Educao Ambiental sensibiliza as pessoas sobre o meio ambiente (como funciona, como dependem dele e como o afetam), levando-as a participar ativamente de sua defesa e melhoria. De que maneira voc tem contribudo em sua defesa?

O que Desenvolvimento Sustentvel?


um tipo de desenvolvimento que busca compatibilizar o atendimento das necessidades sociais e econmicas do ser humano com as necessidades de preservao do ambiente e dos recursos naturais, de modo que assegure a sustentabilidade da vida na Terra (para as geraes presentes e futuras). Ele apenas atingido com justia social.

A economia ambientalmente sustentvel quando:


A pesca no excede a produo dos pesqueiros. A quantidade de gua extrada dos aqferos no excede a recarga. A derrubada de rvores no excede a plantao e crescimento de novas rvores. A emisso de carbono no excede a capacidade de assimilao da natureza. No aniquila as espcies mais rapidamente do que se desenvolvem.

Das könnte Ihnen auch gefallen