Sie sind auf Seite 1von 68

A Cultura do Palco

Muitos palcos, um espectculo.

A IDADE MODERNA O Tempo / A poca


O sec. XVII foi conservador no seu final contente com aquilo que havia conseguido obra fruto de uma revoluo de ideias: inventou-se o termo Gtico e tudo o que estava para trs era Brbaro. A par de um mundo aristocrtico que era governado por estado absolutista e dogmtico com base na religio catlica ou protestante surgiram trs novos grupos: A repblica dos Sbios: agrupam-se em Academias e Sales. A repblica dos Mercadores: que s acredita no dinheiro vindo do comrcio e patrocina artistas ( Franz Hals e Rembrant ) A repblica dos Santos: os missionrios que partem da Europa para a ndia, Brasil e Amrica do Norte e que com o intuito de fundarem A cidade de Deus criam as bases para um expansionismo colonialista e esclavagista.

1618-1714 do incio da guerra dos trinta anos ao final do reinado de Lus XIV O tempo que vai de 1618-1714 designado de Antigo Regime Foi o perodo do Barroco, do brilho das cortes, como a Corte do Rei Sol ( Luis XIV ), o Grande Sculo do esplendor.
Modo de vida das populaes Europeias durante os secs XVI, XVII e XVIII, desde as descobertas martimas s revolues liberais. Coexistiam as monarquias absolutas, o capitalismo comercial e uma sociedade das ordens

H no entanto historiadores que consideram-no uma poca de crise generalizada a vrios domnios:
Conflitos armados por motivos religiosos, econmicos e polticos, a Guerra dos Trinta Anos. Dissidncias religiosas na Europa e no interior dos prprios estados. A afirmao de vrios estados, com a instaurao do Absolutismo Rgio, a par do triunfo do Parlamentarismo. Os Pases Baixos conquistam a independncia em relao Espanha e tornam-se importantes Repblicas martimas e comerciais. A Espanha foi a maior potncia colonial nos sculos XVI e XVII, manteve um poder fortemente centralizado, estagnou a partir das guerras das Independncias com os Pases Baixos e Portugal.
Comeou como uma rebelio entre os nobres protestantes da Bomia e os catlicos de Habsburgo. Tornouse numa guerra com a participao da Frana e da Sucia que queriam diminuir o poder da casa dos Habsburgo. O tratado de Vesteflia ps fim ao conflito dando supremacia Frana

1618-1714 do incio da guerra dos trinta anos ao final do reinado de Lus XIV
Em Portugal as ideias Absolutistas comearam a ser aplicadas com D. Pedro II e atingiram o seu auge com D. Joo V Na Rssia em 1613 comea a dinastia dos Romanov sendo o absolutismo imposto por Pedro, o Grande e consolidado por Catarina II , a czarina da Rssia. em Frana onde o absolutismo melhor se concretizou tendo o seu expoente com Lus XIV, o Rei Sol, fonte nica de soberania e representante de Deus na Terra.

O Estado, omnipresente, assentava num sistema racional, hierarquizado, impondo estabilidade e proporcionando grandeza e glria aos seus soberanos. Com princpios absolutistas, com uma politica de controlo interno e agresso externa: Assim temos:
O desenvolvimento de prticas capitalistas, quer pelo Estado, quer por grupos de mercadores. Permanncia de uma sociedade de Ordens, porque interessava ao estado uma sociedade submissa. A convivncia de opostos, entre a liberdade e a proibio na produo cultural, artstica, cientifica e tcnica e na vida da corte versus misticismo.

Portrait-of-Louis-XIV-1638-1715

Jean Franois de TROY, um almoo de caa, 1737

le nain,antoine, familia de camponeses, 1648

Louis Le Nain - Happy Family - 1642- Louvre

A Europa da Corte. O modelo de Versalhes o espao


Corte: Casa/palcio de grandes e poderosos Reis ou Prncipes.
Podia situar-se nas cidades ou nos arredores. Era habitada pela famlia do dignitrio e sua criadagem. No caso dos Reis e Prncipes a corte era frequentada por outros nobres, diplomatas, embaixadores, artistas e literatos. Os habitantes ou frequentadores da corte eram os Cortesos

Corte Estado de Lus XIV:


Tinha por finalidade regulamentar as dependncias sociais da aristocracia. Tinham um cdigo de comportamentos e etiqueta. Que orientavam os cortesos para a obedincia e culto pessoa do Rei. Tudo isto atravs de cerimnias e rituais especficos.

As Cortes haviam-se tornado os palcos da glria real e os templos de venerao dos soberanos

O palcio de Versalhes a cidade dos ricos


O Palcio passou de 700 habitantes em 1664, para10.000 em 1744. Representou a monarquia absoluta de 1682 a 1789. Embora dentro do esprito barroco, nas fachadas, nos jardins e espelhos de gua. tambm um exemplo do classicismo pela simetria, harmonia e regularidade. Versalhes um espectculo posto num palco onde tudo converge para a glria do Rei: arquitectura, pintura, escultura, ornamentao, mobilirio e jardins.

tecto do salo da paz

Os palcos a corte, a igreja, academia, o teatro e a pera


A corte:
Era o primeiro dos palcos onde o Rei o actor principal, a alma do grandioso projecto e o corpo a quem os nobres serviam de decorao e eram parte desta magnifica encenao. A igreja: Era outro dos palcos onde se lutava contra o Protestantismo e a favor da Contra Reforma; Vemos uma Igreja empenhada em seduzir os crentes tinha as artes ao seu servio; Utilizava a imagem plstica, visual e auditiva como meio de propaganda e de doutrinao. A academia: A Frana nunca abandonou a tradio Clssica, viveu entre esta e o esprito Barroco; O Barroco (arte da seduo e dos sentidos) serviu para dar forma ao Absolutismo; O Classicismo e a criao das Academias criaram um estilo onde imposta a Ordem e a Harmonia; As Academias tinham regras que obedeciam ao gosto Real; As obras produzidas demonstram racionalidade, frieza e pouca vitalidade. O teatro e a pera: O teatro e mais tarde a pera foram usados como meios de exaltao do Rei e da ocupao da corte; As representaes ocupavam, nos palcios locais ao ar livre ou salas prprias; As salas foram evoluindo ao estilo do teatro italiano.

A revoluo cientifica a razo e a cincia O mtodo. A experimentao


O sculo XVII foi um tempo de revoluo cientifica e de racionalismo. A cincia tornou-se um actividade profissional. Rompeu com misticismos e justificaes teolgicas e mgicas, sem por em causa a existncia de Deus. A fsica, a astronomia, a biologia e a qumica demarcaram-se da metafsica do conhecimento emprico, tornaram-se cincias autnomas. a Natureza est escrita em linguagem matemtica Galileu (1564 -1642) Os pensadores/cientistas da poca usaram a lgebra e a geometria como base de todas as cincias, dando origem revoluo matemtica. Os cientistas da poca usaram a razo e a experimentao, de modo metdico e sistemtico, criando uma cincia moderna, quantitativa e mensurvel .

O mtodo de investigao foi desenvolvido por Francis Bacon (1561-1626) e Ren Descartes (1596-1650)
Francis Bacon (1561-1626):Criador do mtodo experimental: Observao e analise do facto; Levantamento de hipteses explicativas; Nova experimentao para verificao; Elaborao de concluses. Ren Descartes (1596-1650):Criador do Discurso do Mtodo, defende a dvida metdica para a construo do conhecimento: Nunca receber algo como verdadeiro; Dividir cada uma das dificuldades em vrias parcelas ; Conduzir os pensamentos ordenadamente, do mais simples para o mais complexo; Fazer todos os exames necessrios para provar a teoria. Para esta revoluo cientifica contribuiu a criao de bibliotecas, laboratrios, de observatrios e a divulgao de revistas e livros. Esta revoluo cientifica foi a origem das grandes revolues industrial e agrcola do sculo XVIII

Arte e retrica a arquitectura


O esprito do Barroco correspondeu a um tempo em que os homens e mulheres, movendo-se como actores, representaram a sua prpria vida no palco que era o mundo. Sendo mais que um estilo o Barroco traduziu as convulses do seu tempo, um mundo abalado por conflitos sociais e religiosos e todo o tipo de guerras

Todas as formas de arte tinham uma dupla funo fascinar os sentidos e transmitir uma forte mensagem ideolgica.
Nas cerimnias religiosas, pompa e ao esplendor contraps-se um profundo sentido de f e crena religiosa, e ao prazer dos sentidos a conscincia objectiva da morte. No plano terico, o Barroco foi uma grande ambiguidade: Os artistas do Barroco diziam-se herdeiros do Renascimento mas violaram as suas regras constantemente. O Renascimento era equilbrio, medida, sobriedade, racionalismo e lgica. O Barroco foi movimento, nsia de novidade, amor pelo infinito, pelos contrastes e pela misturas de todas as artes. O Renascimento foi sereno e comedido. O Barroco foi dramtico, teatral e exuberante. O Renascimento virava-se para a razo: queria convencer. O Barroco apelava ao instinto, para os sentidos, para a fantasia, tendia para o fascnio. Assim mais do que em outro tempo, consolidou-se a associao entre a Arte e o Poder.

O Barroco foi um gosto e um estilo que nasceu dos contactos com a Antiguidade e com o Renascimento, criando por oposio uma nova arte mais fantasista, imaginativa e cnica.
Caractersticas do Barroco : 1. A procura de movimento: a) Real: uma parede ondulada, uma fonte, onde a gua jorra em formas sempre novas. b) Sugerido: um personagem retratado numa aco violenta ou em esforo. 2. A tentativa de representar o infinito: a) Uma alameda que se perde no horizonte, um fresco que simula a abbada celeste ou um jogo de espelhos que altera a perspectiva. 3. A importncia dada s luzes e aos efeitos luminosos. Ex: Caravaggio. 4. O gosto pelo teatral, cenogrfico e faustoso. 5. No respeitar os limites das disciplinas: misturam arquitectura com escultura.

Arquitectura Barroca

Arquitectura religiosa: (decorao exterior)


1.As plantas das igrejas Barrocas tem muitas formas: curvas, elpticas, trapezoidais e at estreladas. 2.So de nave nica rectangular alongada ou elpticas. 3.As paredes so ondulantes, esto cobertas de estuques, pinturas ou talha dourada. 4.As coberturas so cpulas e abbadas de tamanho colossal sustentadas, no exterior, por contrafortes decorados e disfarados por volutas ou orelhes. 5.O portal principal tinha uma acumulao de decorao vertical ( esculturas, cartelas, frontes, colunas)

St. Andr do Quirinal, Roma

St. Maria da Sade, Veneza

S. Benedito, Catania, Itlia

S. Carlos das Quatro Fontes

A decorao no interior da igreja era feita para dilatar o espao e aumentar a noo de movimento. 1.As paredes cobrem-se de pinturas a fresco segundo linhas ondulantes, com figuras voadoras e anjos que ascendem ao infinito, rodeados por uma luz celestial na procura de Deus. 2.Pintadas em trompe-loeil, so valorizadas pela luz vinda dos janeles. 3.As composies reescrevem a histria da religio, mostram o virtuosismo dos pintores do Barroco.

Baslica de S. Pedro, Vaticano

St. Andr do Quirinal, Roma

St. Maria da Sade, 1631 Veneza

St. Maria da Sade, 1631 Veneza

S. Joo de Latro, 1646-50, Roma

Santa Susana, Itlia

Saint Luis des Invalides, Paris

Santiago de Compostela

Santa Prisca, Taxco Mxico

San_Francisco_de_Lima, Peru

Arquitectura civil:
1.Esta arquitectura foi expresso de um poder absolutista e capitalista, s os nobres, pontfices, alta burguesia e reis construam os seus palcios e villas. 2.A planta era em U ou duplo U, permitia uma maior articulao com o exterior, praas ou jardins. 3.A fachada era a parte mais importante do palcio. a)Pilastras colossais ligavam o rs-do-cho aos outros pisos (1 andar ou piano nobile). b)O corpo central e a porta eram as superfcies com mais decorao. 4.Interiormente o piano nobile tinha ao centro um grande salo de festas. 5.A ligar os diferentes andares existiam escadas com dois lanos simtricos. 6.A arte do jardim foi aqui desenvolvida e enriquecida com bosques, grutas, labirintos: a)Eram organizados segundo um eixo que seguia o eixo central do palcio. b)Este eixo era dividido segundo um esquema de linhas transversais e radiais. c) Este esquema criado em Frana passou a ser conhecido por Jardim Francesa.

Palcio de Carignano, 1678, Turim, de Guarino Guarini

Palcio de Caa Stupinigi, 1729-1733, Itlia, de Filipo Juvara

Schloss_Augustusburg_Bruehl

Wilanow_palace

Greenwich_Hospital_from_Thames

Koninlijk_Paleis

Seaton_Delaval_Hall

Vaux-le-Vicomte

Chateau-de-maison-lafitte

Chateau de Dampierreen Yvelines

Copenhagen_amalienborg

Palcio de Barberini

Palcio Raio

Das könnte Ihnen auch gefallen