Sie sind auf Seite 1von 18

Evoluo dos meios de transportes terrestres

Trabalho da disciplina de E. T.
Trabalho Elaborado por: Fbio Cruz do 8 B n 3 no Ano Lectivo: 2007/08

Sr. Professora: Ana Canais

ndice
Pginas Captulo 1 Introduo --------------------- 4 Captulo 2 Evoluo dos meios de transporte --- 5 Captulo 3 Concluso --------------------- 17 Bibliografia --------------------------------- 18

Captulo 1 - Introduo
Das criaturas mais bem dotadas e de perfeio mais completa na criao, est o homem. O homem um animal na terra e sua principal nsia, sua principal vontade de progredir, em evoluo intelectual e moral. So estas as definitivas conquistas que os impulsionam. Assim procurou sempre melhorar tudo ao seu redor, principalmente as tcnicas de aperfeioamento de tudo o que necessita.

Fig. 1 Homem de Vesvio

Captulo 2 - Evoluo dos meios de transportes terrestres


2.1 Energia motora dos Homens
Durante muitos milhares de anos o homem no conheceu outro meio de transporte e locomoo alm das prprias pernas, at inveno da Roda. Levando uma vida nmada, deslocavam-se de um lugar para outro em busca de alimentos, conduzindo sobre os ombros os seus pertences e crianas quando o alimento ou gua escasseava.

Fig. 2 Nmada

2.2 -Inveno da roda quadriga


Depois das idades mais antigas, no Antigo Egipto o homem na sua nsia de progresso inventou a roda. Inventando a roda, partiu para a melhoria de conduo e transportes.

A partir disto os egpcios inventaram a quadriga que era utilizada nas batalhas principais pelos nobres e pelo fara. Sendo utilizada mais tarde pelos Gregos e Romanos (no Coliseu para lutas entre os gladiadores)

Fig. 3 Quadriga

2.3 -Cavalo
Depois o homem conheceu os animais, tais como o cavalo que lhe serviu de montaria. Para os mongis (sculo XIII) os cavalos eram indispensveis usavam sempre os seus nos campos de batalha para atirar setas aos adversrios, e bebiam todos os dias, leite fresco de gua. Na Europa as justas eram feitas com cavaleiros nos seus cavalos.

Fig. 4 Cavaleiro mongol

2.4 - Meio de Transporte nas regies rcticas


Nas regies rcticas o mais utilizado o tren que consiste num aparelho de madeira (normalmente de pinheiro, porque a rvore mais abundante na neve) Os ces, So ainda o mais eficiente meio de transporte dos esquims. O tren, mede de 3 a 10 metros de comprimento

Fig. 5, 6 e 7 Trens

2.5 Coche
Na Europa do sc. XVIII o meio de transporte do rei ou dos nobres era o coche que era ricamente decorado com veludo e talha dourada e eram puxados por seis cavalos ou seis mulas, para os menos abastadas havia ainda as seges, as berlindas e as liteiras. Este meio de transporte era constitudo por duas rodas dianteiras pequenas e rodas traseiras muito largas. Costumavam ter vidro ou panos de veludo nas janelas para que os passageiros pudessem ver a vista. Era feito de madeira e forrado com talha dourada, era muito caro.

Fig. 7 Coche

2.6 Carro de bois


O carro de bois um veculo do campo e da fazenda. Tem 2 ou 4 rodas grandes de madeira e puxado por parelhas de bois. Tpico no Minho e Alto Douro. Onde fazendeiros utilizam-nos com frequncia. Foi muito usado nos tempos coloniais. Era um transporte para os mais pobres e era construdo atravs de madeira.

Fig. 8 Carro de Bois

2.7 Comboio
O comboio sem dvida um dos mais perfeitos e confortveis meios de transporte, e em segurana tambm. Corre em cima de trilhos de ferro e podem ser a vapor ou elctricos. Percorrem grandes distncias. A maior percorrida a linha TRASIBERIANA que vai da Rssia atravessando a Sibria.... O comboio percorre em alta velocidade enormes regies. Atravessa colinas, Passa por tneis construdos nas entranhas das montanhas, passam por rios sobre enormes pontes, chegando a cidades distantes. O comboio s chegou a Portugal em 1856. O comboio constitudo normalmente por uma estrutura de metal, sendo possvel atingir maiores velocidades do que quando eram de ferro.

Fig. 9 Comboio

2.8 Bicicleta
O primeiro meio de transporte por terra feito inteiramente pelo homem foi a bicicleta, que hoje usamos para brincar. Ela existe desde 1817, quando tinha formas bem engraadas, muito diferentes das que existem hoje. Uma das primeiras foi inventada pelo Baro Von Drais. Toda de madeira, ela era parecida com as de hoje, mas no tinha pedais. O preguioso baro a usava apenas como apoio, e ela s se movia se os ps estivessem no cho! Somente em 1870 apareceram as primeiras engenhocas de metal com pneus de borracha, mas eram bem diferentes das de hoje: os pedais eram ligados roda da frente, que era enorme! Aos poucos as bicicletas foram mudando, at chegarem forma que a gente conhece hoje.

Fig. 10 Bicicleta

2. 9 Mota
Mota tambm um veculo muito usado hoje. muito potente. E veloz. Necessita de gasolina pois possui um motor pequeno semelhante ao de automvel. Pode percorrer altas distncias a altas velocidades e to popular que foi fundado um desporto para ela o motociclismo (muito popular).

Fig. 11 - Mota

2.10 Carro
O grande passo mesmo foi dado pelo alemo Karl Benz, que inventou o carro, em 1885. Mas era to caro, to caro, que s em 1908 as pessoas puderam comear a compr-lo. E a partir da apareceram vrias marcas de automveis tais como Citroen, Mercedes, BMW, Renolt O americano chamado Henry Ford teve uma ideia genial, porque criou o carro que na altura era a petrleo!

Fig. 12 Carro antigo

2. 11 Derivados do carro
Os camies, autocarros e camionetas so os gigantes das estradas, os, que levam dezenas de pessoas ou cargas gigantes de cereais, frutas, mercadorias e animais... Esses caminhes possuem de 12 a 20 rodas ou mais. Existem to grandes que levam em seu interior, uns 20 menores automveis.

Fig. 15 Derivados do carro

2.12 Metropolitano
Os metropolitanos atravessam enormes distncias por baixo da terra e eventualmente na rua. So subterrneos, construdos na totalidade debaixo da terra Em Lisboa j funcionam esse tipo de conduo desde 1969. importante, porque possibilita a que grande nmero de pessoas possam trabalhar, vindo e indo de lugares distantes sem esperarem no trnsito.

Fig. 16 Metropolitano

Captulo 3 Concluso
A partir deste trabalho descobri que o homem, sempre que evolua mais coisas descobria que mais rapidamente e mais confortavelmente podia se transportar desde s a energia motora passando pela quadriga, carro de bois at chegar bicicleta, ao carro, ao comboio ao metro o Homem esteve sempre presente, ou seja, sem transportes a nossa vida demoraria imenso tempo.

Bibliografia

Na Internet http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www. techs.com.br/meimei/historias/images/hist91/Os%2520 Meios%2520de%2520Transporte%252002.jpg&imgrefur l=http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia91.h tm&h=186&w=250&sz=27&hl=ptPT&start=5&um=1&tbnid=CdTUPqLsUkQsQM:&tbnh=83 &tbnw=111&prev=/images%3Fq%3Devolu%25C3%25A 7%25C3%25A3o%2Bdos%2Bmeios%2Bde%2Btransport es%26svnum%3D10%26um%3D1%26hl%3DptPT%26sa%3DN http://web.educom.pt/~pr1305/transprt.htm http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Gru po4A/mapasite.htm

Das könnte Ihnen auch gefallen