Sie sind auf Seite 1von 16

O QUE SER EMPREENDEDOR?

Disciplina: Empreendedorismo Instrutora: Luziane Moreira Curso: Auxiliar Administrativo

So Lus 2012

O QUE SER EMPREENDEDOR?

Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuao.

Empreendedor o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer rea do conhecimento humano. Tambm utilizado no cenrio econmico para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda no existia.

O PERFIL DO EMPREENDEDOR

Hoje, fala-se do Capital Intelectual que nada mais do que: conhecimento, experincia, especializao. O perfil do profissional de sucesso que lidera suas concepes e suas atitudes est em pessoas que conseguem harmonizar esforos individuais ou coletivos e que criam algo novo e criativo.

QUALIDADES PESSOAIS DE UM EMPREENDEDOR:


a) iniciativa; b) viso; c) coragem; d) firmeza; e) deciso; f) atitude de respeito humano; g) capacidade de organizao e direo.

Empreendedor
O empreendedor deve focalizar o aprendizado nos quatro pilares da educao: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e com isso, ser capaz de tomar a deciso certa frente concorrncia existente.

Empreendedor
So mudanas socioculturais e tecnolgicas que fazem repensar hbitos e atitudes frente s novas exigncias do mercado. Conquista-se a autonomia profissional quando se perseverante, determinado, aprendiz, flexvel e quando se tem: Positividade Organizao Criatividade Inovao Foco

Empreendedor
de se considerar, porm, que a avaliao mais objetiva do preparo para empreender a percepo que a pessoa tem de si prpria, refletindo na sua autoconfiana, facilitando assim as decises que devero ser tomadas. Intuitivo: tenta projetar o futuro, com perspectiva ao mdio e do longo prazo, imaginando o impacto dessa ao. O planejador: situa-se onde est e para onde se deseja ir, com planejamento e tendo um processo de acompanhamento, adequando realidade sempre que for necessrio. O perspicaz: diz que alm da percepo necessrio conhecimento. O objetivo: sabe qual o problema a ser resolvido.

Empreendedor
O cobrador: tem certeza das informaes, v a importncia de medir e corrigir quando o resultado no foi o decidido. O mo namassa: envolve-se pessoal e diretamente, acredita em grupos para estudos multidisciplinares. O meticuloso: junta opinies de amigos, especialistas, funcionrios, tentando se convencer da soluo a encontrar. O estrategista: decide cumprir sua estratgia de crescimento, tendo percepo do que resolver. Diagnostica o problema para encontrar a soluo e sua resoluo com eficcia.

AS HABILIDADES REQUERIDAS DE UM EMPREENDEDOR PODEM SER CLASSIFICADAS EM 3 REAS:

Tcnicas: Envolve saber escrever, ouvir as pessoas e captar informaes, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe. Gerenciais: Incluem as reas envolvidas na criao e gerenciamento da empresa (marketing, administrao, finanas, operacional, produo, tomada de deciso, planejamento e controle). Caractersticas pessoais: Ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ter ousadia, persistente, visionrio, ter iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter paixo pelo que faz.

RAZES DO EMPREENDEDORISMO PARTES ENVOLVIDAS:


Caractersticas Motivao Atividades Competncia Interesses Erros Decises Sistema Relaes Gerente Poder Delega a sua autoridade Administrao, Poltica Acontecimentos internos da empresa Evitar erros Interage do assunto para depois delegar Empreendedor Liberdade de ao Auto-motivao Arregaa as mangas, Colabora com os outros Negcios, Gerncia e Poltica Tecnologia e mercado Aprendizagem com erros Viso e deciso prpria, Ao versus Discusso Se o sistema no o satisfaz, constri o seu Negociao Intra-empreendedor Liberdade de ao e recompensa Organizacional Delega mas colabora Empreendedor com mais habilidade Poltica Dentro e fora da empresa, mercado Erros so evitados, mas aprende-se com eles Fundamentao Acomoda-se ou provoca curto-circuito Hierarquia "amiga"

Burocracia o satisfaz Hierarquia

CARACTERSTICAS DO EMPREENDEDOR E CARACTERSTICAS EMPREENDEDORAS


Originalidade, ter flexibilidade e facilidade nas negociaes, tolerar erros, ter iniciativa, ser otimista, ter auto-confiana e ter intuio e ser visionrio para negcios futuros. Necessidade de reconhecimento; Necessidade de poder e status; Necessidade de segurana; Necessidade de auto realizao e inovao; Capacidade de persuaso; Auto-confiana; Disposio ao risco; Perseverana.

TIPOS DE EMPREENDEDOR
O arteso que conhece o produto e d asas imaginao e o oportunista que possui boa instruo e se utiliza de procedimentos gerenciais sistemticos. Um bom negcio aquele que tem o seu feitio pessoal, a sua cara, o seu jeito. O negcio deve ajustar-se a voc como se fosse feito sob medida. Mas voc tem de conhecer suas medidas para saber se o negcio lhe cabe.

EMPREENDEDOR OPORTUNISTA
compe o outro extremo do continum, o empreendedor que possui educao tcnica suplententada no estudo de assuntos mais amplos, como administrao, econmia, legislao ou lnguas. Busca estar sempre atualizado e procura estudar e aprender. Identifica-se por evitar o partenalismo na conduo da equipe de trabalho, alm de delegar autoridade s pessoas necessrias para o crescimento, foca estratgias de marketing e desenvolve os mais variados esforos de venda. Consegue capital original de mais de duas fontes de dinheiro, planeja e organiza o crescimento do empreendimento, alm de utilizar software ou ferramentas para controle, e para o gerenciamento operacional. Ambos estilos de empreendedores compem extremos de aboragem gerencial.

PONTOS DA ENTREVISTA DE EIKE BATISTA

Quais so as principais dicas para quem quer ser um empreendedor? Voc tem que ter disciplina, uma boa ideia e, depois da boa ideia, elaborar um plano de negcios muito detalhado.

Mas e quem no tem uma boa idia? Pode ser empreendedor? Pode. Eu falo muito sobre isso, estudar a possibilidade de uma franquia. O iniciante deveria comear por a. E da vai ver que a pessoa vai criando novas ideias. Depois que voc comea a tocar uma lojinha, seja do que for, voc tem aquele aprendizado do dia a dia, que vale muito.

Outra dica do administrador Eike delegar funes e cobrar resultados. Eu no tenho o mnimo problema de delegar. Agora, cobro muito. fcil voc cobrar. Eu gosto muito de checar, ento isso obriga todo mundo a ser transparente.

Eike faz de seus executivos scios, com aes do grupo. E incentiva a distribuio de lucros para empregados. Isso vale tambm para os pequenos empresrios? Claro. At o dono da padaria deveria pegar uns 20% l e distribuir para os funcionrios. Faz um efeito inacreditvel.

E se precisar de um scio? Scios voc tem que eventualmente buscar aquela pessoa para te complementar, algo que voc no sabe fazer. Agora, a busca desse scio eu diria que est ligada sorte na vida. Como casamento, no eterno.

PONTOS DA ENTREVISTA DE EIKE BATISTA

Seu objetivo em bilhes, em obras. Onde que Eike Batista quer chegar?

O objetivo ser respeitado. Ter respeito. Da pessoa mais graduada do meu pas at o mais humilde. Respeito que ele tenta conquistar com projetos pelo Rio de Janeiro, como a despoluio da Lagoa Rodrigo de Freitas e doao de dinheiro para a pacificao das favelas.
Ns estamos contribuindo com R$ 20 milhes por ano nos prximos quatro anos para fazer tudo acontecer. Qual a sua maior vaidade? Ah, eu gosto de cuidar de mim, normal. Isso comea com sade e tambm aparncia. O senhor j fez plstica? Sim, fiz a plpebra, fiz implante de cabelo. sofrido, dolorido, viu? Espero que em breve cheguem clulas-tronco para no ser to dolorido. Eu no recomendo. Eike j o oitavo homem mais rico do mundo, segundo a prestigiada revista americana Forbes. E j estabeleceu prazo para ser o primeiro: 2015, 2016. To rpido? Voc acha rpido? muito tempo.

ATIVIDADE
1) Qual o conceito de empreendedor ? 2) O que revelam as pesquisas sobre o perfil do empreendedor ?

3) Que garantia de sucesso tem as pessoas empreendedoras?


4) Defina empreendedorismo por oportunidade e por necessidade. 5) Quais as principais caractersticas de um empreendedor? 6) O empreendedor passa por um momento de formao de viso. Como isso vivenciado pelo empreendedor? 7) Interprete a expresso: no basta ter o melhor produto... 8) O ambiente empresarial um grande laboratrio para o empreendedorismo. Comente esta afirmao. 9) Qual a grande virtude do empreendedor ? 10) Num processo evolutivo do empreendedorismo, o que mais importante: a idia ou a oportunidade ?

Das könnte Ihnen auch gefallen