Sie sind auf Seite 1von 27

Educao por Competncias e Habilidades

Selma Valbon Fernades


Assessora Pedaggica das Edies SM. Educadora,Ps-graduada em Psicopedagogia e MBA com nfase em Adminstrao Escolar. Graduada em Pedagogia,Arte ,Msica e Francs. Ps Graduada em Cinema pela Universidade de Havana em Cuba. Experincia como Diretora e Coordenadora Pedaggica no Brasil e no Canad (do Infantil ao Ensino Mdio).

Competncia um conjunto de:

CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES (saber fazer relacionado prtica do trabalho mental) ATITUDES(saber ser - aspectos ticos, cooperao, solidariedade, participao)

Associadas ao saber fazer: ao fsica ou mental que indica a capacidade adquirida. Exemplos: . . . . . . . identificar variveis compreender fenmenos relacionar informaes analisar situaes- problema sintetizar julgar correlacionar

COMPETNCIA

Ter competncia estar apto a mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver a situao do momento.

Desenvolver competncias
COMO?

Enfrentando a fragmentao disciplinar

Para desenvolver competncias preciso trabalhar por problemas e projetos, propor tarefas que desafiem e motivem os alunos a mobilizar os conhecimentos que j possuem e ir em busca de novos conhecimentos.

Contextualizao: processo de relacionar a teoria com a prtica, mostrando aos alunos o que os contedos tm a ver com a vida deles, por que so importantes e como aplic-los numa situao real. Para isso, preciso vincular os conhecimentos aos lugares onde foram criados e so aplicados.

Problematizao: Apresentao de uma situao na qual os alunos se envolvam, mobilizem os conhecimentos adquiridos para buscar uma soluo.

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Desenvolvidas, transformadas e fortalecidas no ambiente escolar.

... quanto mais as sociedades contemporneas avanam em seus conhecimentos tecnolgicos e cientficos, maior a distncia entre o homem e sua humanidade.
BRASIL. Ministrio da Educao. Relatrio Pedaggico ENEM. INEP. 2002, p. 13

VDEO

No exame do ENEM, as questes exigem como interdisciplinaridade:


COMPETNCIAS

I: Domnio das Linguagens II: Conhecer Fenmenos III: Solucionar Problemas IV: Construir Argumentao V: Elaborar Propostas

Enquadram 120 habilidades

SABER CONHECER SABER FAZER SABER CONVIVER SABER SER

Reflexo inicial

Quais so suas habilidades?

Nvel Bsico

N. Operacional Aes coordenadas que pressupem o estabelecimento de relaes entre objetos. Mais do que o saber fazer, supem alguma tomada de conscincia dos instrumentos e procedimentos utilizados, possibilitando sua aplicao a outros contextos.

Nvel Global

H A B I L I D A D E S

Aes que possibilitam a apreenso das caractersticas e propriedades dos objetos e propiciam a formao de conceitos.

Aes e operaes mais complexas, que envolvem a aplicao de conhecimentos a situaes diferentes e a resoluo de problemas inditos.

Nvel Bsico Ler Observar Identificar Localizar Nomear Descrever Discriminar Memorizar Representar

N. Operacional Ordenar Classificar Seriar Sequenciar Compor e decompor Selecionar Comparar Associar Fazer antecipaes Imaginar Calcular Medir Sintetizar Interpretar Justificar Cooperar

Nvel Global Relacionar Hipotetizar Fazer prognsticos Fazer generalizaes Aplicar, transferir Deduzir, inferir Apresentar concluses Analisar, criticar Avaliar, julgar Decidir Criar

H A B I L I D A D E S

Avaliao

Atividade: Identificando habilidades

Exposio Do Fundo do Ba
( B ) Ler e compreender texto verbal. ( O ) Organizar textos de diferentes gneros textuais. ( O ) Executar procedimentos, de acordo com roteiro. ( O ) Cooperar em trabalho coletivo. ( G ) Analisar e avaliar trabalho de acordo com critrios preestabelecidos.

Conversar para resolver


( B ) Ler e compreender texto visual. ( B ) Apreciar obra das artes visuais. ( O ) Interpretar texto no verbal. ( G ) Levantar hipteses sobre elementos de pintura. ( B ) Localizar elemento em imagem. ( G ) Levantar hipteses para soluo de dificuldade. ( G ) Analisar comportamentos, com base em princpios e valores.

Usos do dicionrio
( B ) Ler e compreender linguagem verbal e no verbal. (O ) Utilizar informaes oferecidas por verbete na compreenso do texto. ( B ) Identificar e refletir sobre os usos do dicionrio. ( B ) Identificar o dicionrio como fonte de conhecimento e informao. ( O ) Selecionar informaes, de acordo com critrio preestabelecido. ( O ) Interpretar Histria em Quadrinhos. ( G ) Aplicar conhecimento construdo anteriormente em situaes novas.

Competncias: a perspectiva dos professores

O professor competente como um: Tecelo, tecendo relaes entre os temas para construir significados; Cartgrafo, mapeando relevncias, conforme os projetos de vida de seus alunos; Contador de histrias, despertando o encantamento e alimentando desejos; Mediador de conflitos, especialmente de conflitos de interesse; Autoridade, assumindo as responsabilidades inerentes ao fato de iniciar algo nos outros; Semeador de tolerncia e de respeito pela diversidade.

www.edicoessm.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen