Sie sind auf Seite 1von 17

QUALIDADE & SISTEMAS DE GESTO

EVENTO 03
AULAS 05 E 06

SISTEMA 5S / HOUSEKEEPING

Prof. SARTORI 18/02/08 (SEG)

5S
O 5S ou Programa 5S, como tambm conhecido, um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados constantemente, so capazes de modificar nas pessoas o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes. Originalmente foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japo do ps-guerra, inspirado na necessidade que havia ento de colocar ordem na grande confuso a que ficou reduzido o pas aps sua derrota para as foras aliadas. O Programa demonstrou ser to eficaz como reorganizador das empresas e da prpria economia japonesa que, at hoje, considerado o principal instrumento de Gesto da Qualidade e Produtividade utilizada naquele pas.

5S
O termo 5S derivado de cinco palavras japonesas, todas iniciadas com a letra S.

Na interpretao dos ideogramas que representam essas palavras, do japons para o ingls, conseguiu-se encontrar palavras que iniciavam com a letra S e que tinham um significado aproximado do original em japons. Porm, o mesmo no ocorreu com a traduo para o portugus. A melhor forma encontrada para expressar a abrangncia e profundidade do significado desses ideogramas foi acrescentar o termo "Senso de" antes de cada palavra em portugus que mais se aproximava do significado original. Assim, o termo original 5S ficou mantido, mesmo na lngua portuguesa.

5S

O termo SENSO DE significa "exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender". Significa ainda a aplicao correta da razo para julgar ou raciocinar em cada caso particular. Ao conhecer o significado de cada S, cada pessoa capaz de avaliar melhor o porque do uso desse termo auxiliar!

5S
CRITRIO
1

DEFINIO

SEIRI
2

Senso de utilizao. Separar o til do intil, eliminando o desnecessrio.

DESCARTE

ARRUMAO
Senso de ordenao. Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente. Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar.

SEITON
3

LIMPEZA
Senso de limpeza. Manter o ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira, e aprendendo a no sujar. O local mais limpo no aquele que mais se limpa, e sim o que menos se suja.

SEISO
4

SADE
Senso de higiene. Manter o ambiente de trabalho sempre favorvel sade e higiene.

SEIKETSU
5

AUTODISCIPLINA
Senso de disciplina. Fazer destas atitudes um hbito, transformando o 5S em um modo de vida.

SHITSUKE

5S
1o S SEIRI / SENSO DE UTILIZAO DESCARTE
Significa descartar tudo aquilo que no se utiliza, ficando apenas com o necessrio, face o desenvolvimento das atividades funcionais. Deve-se classificar e separar os objetos e dados teis dos inteis. A vantagem do descarte que elimina o que intil, libera espao e facilita a organizao, deixando o ambiente mais agradvel para trabalhar. O que no serve para nada, s atrapalha. O primeiro passo separar o que necessrio do que intil, escolhendo um local para guardar as coisas consideradas desnecessrias, que devem ser listadas e encaminhadas para a uma rea de descartados. No deixe escapar nada: objetos, mquinas, papis imprestveis (catlogos, restos de materiais, etc). O que imprestvel para algum, pode ser til para outra pessoa em outro setor. Por isso preciso dar um tempo para acontecer a trocatroca. Depois, a vez de classificar: o que pode ser vendido, o que pode ser recuperado e o que deve ir para o lixo. Para isso, utiliza-se formulrio ou controles prprios.
6

5S
1o S SEIRI / SENSO DE UTILIZAO DESCARTE
>>> Resumindo: O que usado sempre coloque o mais prximo possvel do local de trabalho. O que usado quase sempre colocar prximo do local de trabalho.

O que usado ocasionalmente colocar um pouco afastado do local de trabalho.


O que usado raramente, mas necessrio colocar separado em um local determinado.

O que for desnecessrio deve ser reformado, vendido ou eliminado.

5S
2o S SEITON / SENSO DE ARRUMAO / ORDENAO
Indicar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente. Guardar os materiais de expediente, documentos e materiais, cada qual em local prprio, devidamente identificado com etiquetas, para facilitar a localizao dos mesmos.

Padronizar as nomenclaturas. Usar rtulos e cores vivas para identificar os objetos, seguindo um padro. Guardar objetos diferentes em locais diferentes.
Expor, segundo normas, visualmente os pontos crticos, tais como extintores de incndio, locais de alta voltagem, partes das mquinas que exijam ateno, etc. Fazer da comunicao visual (quadro de avisos) uma leitura rpida e fcil, usando palavras-chave, ilustrando as idias-chaves, usando frases curtas e diretas, etc.

5S
2o S SEITON / SENSO DE ARRUMAO / ORDENAO
Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar. Vantagens da classificao (ordenao): - diminui o risco de acidentes; - trabalha-se melhor e com mais conforto; - reduz o desperdcio de tempo e materiais. Onde tudo est organizado fcil encontrar objetos limpos, organizados e com a identificao necessria. No h perda de tempo e no acontece sumio de coisas. Para organizar objetos e papis uma boa idia retirar tudo para fora. Fica mais fcil organizar e classificar o material. Escolher um nome para cada coisa. Objetos com nomes diferentes devem ser guardados em locais diferentes, fceis de serem localizados e bem organizados. Com etiquetas, placas, letras pintadas e cartazes, identificar tudo que foi organizado: desde as pastas de arquivos, objetos, at instrues de segurana, avisos, alertas, etc Procurar eliminar as portas. Armrios e 9 estantes com portas so timos locais para esconder a desorganizao.

5S
3o S SEISO / SENSO DE LIMPEZA
Zelar e cuidar do material de trabalho, mantendo o ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a no sujar. Limpar sempre os equipamentos aps o seu uso. Aprender a no sujar e eliminar as causas da sujeira. Definir responsveis pelos locais e ambientes. Manter os equipamentos, ferramentas, etc, sempre na melhor condio de uso possvel. Limpar o local de trabalho, dando ateno para os cantos e para cima, pois nestes se acumula muita sujeira. O local mais limpo no aquele que mais se limpa, e sim aquele que menos se suja. A limpeza deve ser um direito e uma obrigao de todos. No sujar to importante quanto limpar. Por isso, a regra : sujou, limpou. Vantagens de um ambiente limpo: - trabalha-se com mais disposio; - valoriza a imagem da Empresa; - conquista os Clientes.

10

5S
3o S SEISO / SENSO DE LIMPEZA
No existe "meio limpo". Devem estar limpos at mesmo os lugares mais escondidos. Limpeza protege a sade, torna o ambiente agradvel, sinal de respeito aos clientes e a todos os colaboradores. Cada um responsvel pela limpeza de sua rea, posto de trabalho ou sala. O material de limpeza deve estar disponvel para todos. Estabelecer local prprio para o lixo e separar o que reciclvel. Combater as fontes de origem da sujeira. No jogar coisas no cho, guardar tudo limpo. Conservar limpos: mesas, armrios, etc Proteger devidamente os equipamentos e, depois de desligados, colocar capa protetora.

11

5S
4o S SEIKETSU / SENSO DE HIGIENE SADE
Zelar pelo ambiente de trabalho, mantendo-o sempre favorvel sade e higiene. Criar e manter um ambiente agradvel para si e para os outros, cuidando da sade fsica e mental. Elogiar, orientar, cooperar, ajudar e ser otimista com os outros.

Ter os 3Ss anteriores implantados.


Eliminar as condies inseguras. Difundir material educativo sobre sade e higiene. Humanizar o local de trabalho. Ser educado. Cumprimentar as pessoas. Respeitar os colegas, cumprindo horrios, no fumando em local imprprio, etc. Manter o refeitrio, vestirio e banheiros sempre limpos.
12

5S
4o S SEIKETSU / SENSO DE HIGIENE SADE
Obedecer s regras de segurana do trabalho, usando os EPI (equipamentos de proteo individual) necessrios. Usar uniformes e roupas limpas. A higiene deve ser observada por todos, na Empresa, mas exige cuidados pessoais indispensveis. Importante manter um ambiente de trabalho alegre e cordial entre os colegas, pois faz parte da higiene mental. Manter as roupas e uniformes sempre limpos e adequados, assim como a aparncia, banheiros, refeitrios e outros ambientes comuns asseados, etc Ter higiene viver com mais qualidade! Vantagens de ter higiene: - preserva a sade e evita acidentes; - reduz os riscos de contaminao; - refora os hbitos de higiene pessoal.

13

5S
5o S SHITSUKE / SENSO DE AUTODISCIPLINA
Comprometer-se com os 4Ss anteriores j implantados. Sentir-se responsvel pela qualidade de trabalho e de vida. Usar a criatividade. Sempre dar opinies. Para manter a ordem preciso ateno permanente aos cinco itens: Descarte, Organizao, Limpeza, Higiene e Ordem Mantida (Disciplina).

Ao ficar de olho nestes cinco itens, trabalha-se com mais segurana, mantm-se bons hbitos para a sade, busca-se limpeza e organizao, combate-se os desperdcios, tem-se esprito de equipe, aceita-se desafios e se responsvel.
As vantagens da ordem mantida so: - cooperao entre os colegas; - responsabilidades bem definidas; - satisfao dos Clientes.

14

5S
5o S SHITSUKE / SENSO DE AUTODISCIPLINA
Princpios da ordem mantida: - Educao, cortesia e disciplina; - Respeito aos horrios e acordos; - Vontade de aprender mais e evoluir; - Padronizao de procedimentos; - Obedincia aos regulamentos; - Trabalho com segurana. Depois de definidos o acordo para melhorar o ambiente de trabalho, s cumprir. A prtica da Qualidade garante a satisfao do Cliente, o que tambm exige o cumprimento fiel de alguns itens: - especificaes de produtos; - pontualidades nos prazos de entregas; - promessas publicitrias; - Cdigo de Defesa do Consumidor.
15

ATIVIDADE
Programa 5S
Quem no trabalha, considere a Faculdade Cames. - Proponha um processo estruturado de aplicao do 5S como Ferramenta da Qualidade. - Lembre-se que todo processo, para ser eficaz, precisa reproduzir etapas do PDCA. - Entregar por escrito (no pode ser digitado), at o incio da prxima aula. - Trabalho individual conta para a parte da nota Participao Ativa em Sala de Aula.
16

- Considere como alvo a empresa em que trabalha.

No meio da dificuldade, encontrase a oportunidade.

Albert Einstein

17

Das könnte Ihnen auch gefallen