Sie sind auf Seite 1von 50

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Fernando Antnio Guimares Tenrio

HARDWARE

SOFTWARE

O que hardware? aquilo que voc chuta!!!!!

O que software? aquilo que voc xinga!!!!!!

SOFTWARE
Conjunto de instrues; Que permite ao usurio executar tarefas; So os Softwares que fazem o Hardware funcionar. Usurio Peopleware

Software

Hardware

TIPOS DE SOFTWARE Bsico: Essencial para o funcionamento do computador, sendo responsvel por controlar de forma eficiente os recursos de Hardware para a execuo de tarefas; Utilitrio: Softwares responsveis pela manuteno do computador; Aplicativos: Softwares responsveis por executar tarefas pr-definidas.

HARDWARE
Conjunto de componentes fsicos do computador; Softwares dependem do Hardware para funcionar; Ao estudo do Hardware do computador dar-se o nome de arquitetura de computadores.

ROTEIRO
Processador; Arquitetura CISC e RISC; Memria Principal; Memria Secundria; Memria Cache; Barramentos; Dispositivos de entrada e sada; Virtualizao.

PROCESSADOR

Considerado o crebro do computador; Responsvel por executar os programas, fazer calculos e tomar decises; Processador = Central de Processamento de Unidades (CPU);

CPU CPU

COMPONENTES DO PROCESSADOR
Unidade Lgica Aritmtica: Responsvel por executar as operaes lgicas (Ou, e, negao) e aritmticas (Adio, subtrao, diviso, etc); Unidade de Controle: Comanda todos os demais componentes do computador, garantindo a correta execuo dos programas; Registradores: Armazenam, de forma temporria, as informaes importantes de um determinado programa em execuo; Clock: Nvel de operaes efetuadas por segundo. Essa medida feita em hertz.

PROCESSADORES MULTI CORE


Processadores que possuem mais de uma CPU em um nico CHIP; Aumenta a velocidade do computador ao fazer com que vrios programas possam rodar de forma satisfatria ao mesmo tempo;

GUERRA DOS PROCESSADORES

LINHA DE PROCESSADORES AMD: Linha de baixo custo: Srie Sempron e Athlon; Linha de mdio custo: Srie FX; Linha de alto custo: Srie Phenom e Bulldozer. LINHA DE PROCESSADORES INTEL: Linha de baixo custo: Srie Celeron e Pentium; Linha de mdio custo: Srie Core i3 e i5; Linha de alto desempenho: Srie Core i7.

MERCADO MUNDIAL DE PROCESSADORES


AMD INTEL

20%

80%

Fonte: Londrix Comunicao

ARQUITETURA CISC E RISC


Todo processador vem com um conjunto de instrues; Essas instrues facilitam a vida do processador na hora de executar as tarefas; Os processadores podem ter a arquitetura:

CISC (complex instruction set computing): Suporta um conjunto maior de arquiteturas, porem a execuo de cada uma delas mais lenta; RISC (Reduced instruction set computing): Suporta um nmero reduzido de instrues, porm essas instrues so otimizadas para que sejam executadas com mais rapidez.

MEMRIA

TIPOS DE MEMRIA
Memria principal: Memria onde ficam armazenados os programas e dados que esto sendo manipulados pelo processador. um tipo de memria voltil, ou seja, necessita de um fluxo contnuo de energia para armazenar dados e programas; Memria secundria: Armazenam os dados e programas que no esto sendo usados pelo processador naquele instante. um tipo de memria no voltil, ou seja, no precisa de um fluxo contnuo de energia para armazenar dados e programas; Memria Cache: Memria integrada ao processador que permite uma melhora de desempenho durante a execuo de um programa.

MEMRIA PRINCIPAL
RAM (Random Acsess Memory): Memria de leitura e escrita, cujo seus dados podem ser lidos, gravados ou modificados a qualquer instante pelo processador; utilizada para armazenar e executar programas vindos da memria secundria e que esto sendo processados pelo processador naquele momento; Seu formato lembra um pente de cabelos, tanto que na linguagem dos tcnicos, as memrias RAM so chamadas de pentes de memria.

CARACTERSTICAS DA MEMRIA RAM


Nmero de clulas; Tamanho das clulas; Tempo de acesso; Encapsulamento.

EVOLUO DAS MEMRIAS RAM

SDR

DDR

DDR 2

DDR 3

MEMRIA SECUNDRIA
No acessada diretamente pelo processador; No voltil; Alta capacidade de armazenamento; Custo Baixo.

EXEMPLOS DE MEMRIA SECUNDRIA


Disco Rgido (HD); CD-ROM; DVD-ROM; Blue Ray; Pen Drive; Disquete.

DISCO RGIDO

DISCO RGIDO SSD (SOLID STATE DRIVE)

MEMRIA SECUNDRIA COMO MEMRIA PRINCIPAL

MEMRIA CACHE
Memria interna do processador; Assim como a memria principal tambm voltil; Possui baixa capacidade de armazenamento; Evita que o processador acesse sempre a memria principal; Quanto maior a memria Cache, mais rpido ser o processamento;

O FICHEIRO E A MEMRIA CACHE

IMPORTANTE
Alguns dispositivos, como os discos rgidos, gravadores de CD/DVD/Blue Ray e modens, possuem um chip de memria, onde ficam armazenados os dados mais acessados; Essa memria equivale a memria cache do processador; Entretanto chamada de Buffer.

ORGANIZAO DA MEMRIA EM UM COMPUTADOR


MEMRIA SECUNDARIA MEMRIA PRIMRIA

MEMRIA CACHE

PROCESSADOR

BARRAMENTOS

Barramento o caminho pelo qual os dados trafegam dentro do computador; So as estradas do computador.

TIPOS DE BARRAMENTO
Barramento do processador: Barramento que faz a comunicao entre o processador e o chipset da placame; Barramento de Cache: Barramento que faz a comunicao entre o processador e a memria cache; Barramento de memria: Barramento que conecta o processador as memrias primria e secundria; Barramento de Entrada/Sada: Usados para conectar perifricos ao computador.

DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SADA
Equipamentos utilizados como portadores das informaes que o computador ir processar; Por meio desses equipamentos, tambm conhecidos como perifricos, o computador pode armazenar, ler, transmitir e receber dados; So divididos em trs categorias: 1. Dispositivos de entrada; 2. Dispositivos de entrada e sada; 3. Dispositivos de sada.

DISPOSITIVOS DE ENTRADA
Teclado: L os caracteres digitados pelo usurio; Mouse: L os movimentos e toque de botes; Drive de CD/DVD/Blue Ray rom: L dados de disco; Microfone: Transmite sons para o computador; Scanner: Usado para o computador ler figuras ou fotos.

DISPOSITIVOS DE SADA
Monitor: Mostra ao usurio, na tela, caracteres e grficos; Impressora: Imprime caracteres e grficos; Caixas de som: Emite os sons reproduzidos pelo computador.

DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SADA
Disco Rgido, Pen drives, carto de memria, gravadores de cd/dvd/blue ray: Gravam e leem dados; Modem: Transmite e recebe dados pela linha telefnica; Placa de rede: Transmite e recebe dados por meio de uma rede de computadores.

E o Touch Screen?

VIRTUALIZAO
Simulao do Hardware por meio de Softwares; Permite que um nico conjunto real de Hardware seja dividido em vrios conjuntos virtuais; Garante vantagens como a reduo de custos com mode-obra, energia e espao fsico; o princpio da computao em nuvem.

SENTA QUE L VEM HISTRIA

Seu Severino possui uma pequena mercearia no municpio de Capela em Sergipe. Seu negcio era prospero e garantia o sustento de toda a sua famlia, inclusive de sua filha, que estudava administrao em Aracaju. Entretanto, Seu Severino tinha um grande problema com seu estoque, pois ele se perdia nos pedidos e nas quantidades, fazendo com que as vezes faltasse produtos e outras vezes sobrasse, o que gerava dispndios financeiros. Certa vez conversando com um amigo, Seu Severino descobriu que existem Softwares de controle de estoque. Animado, seu Severino foi a Aracaju e comprou um desses Softwares. Ao instalar no seu computador, o software no funcionou. Indignado, seu Severino procurou ajuda e descobriu que seu computador no atendia aos requisitos de hardware necessrios para o funcionamento do software.

Requisitos do software - Processador: nico ncleo de 800mhz com 256kb de cache - Memria Ram: 2gb de memria - Disco rgido de 40gb - Mouse, teclado e monitor

Computador do seu Severino - Processador: Ncleo duplo de 1.6 ghz com 2mb de cache - Memria Ram: 1gb de memria DDR 2 - Disco rgido de 20gb - Mouse, teclado e monitor

E AGORA? O QUE O SEU SEVERINO DEVE FAZER? JUSTIFIQUE SUA ESCOLHA


a) b) c) d) Comprar um computador novo Trocar o processador Trocar a memria Trocar o monitor, teclado e mouse

Das könnte Ihnen auch gefallen