Sie sind auf Seite 1von 1

O TRABALHO DE ENSINO E A IDENTIDADE DO PROFESSOR

Daiane da Costa Barbosa (UFAL) Jos Adailton Cortez Freire (IFAL)

Introduo
Este artigo pretende refletir, baseando-se na experincia docente dos autores, sobre o trabalho de ensino da leitura e suas implicaes na construo da identidade docente. Observamos algumas falas, recorrentes no campo educacional, referentes viso do professor sobre a aprendizagem da leitura. Partimos das reflexes de Geraldi (1997) quando afirma que, ao longo da histria da educao brasileira, foram construindo-se diferentes identidades sobre a ao de ensinar, a partir da relao entre o contedo de ensino e o produto da pesquisa cientfica.

Objetivos
Procuraremos refletir sobre a constituio da identidade docente durante o trabalho de ensino de leitura, como tambm sobre a possibilidade de predominncia de uma em relao outra ou se h uma nova identidade ainda em processo de construo.

Resultados e concluso
A viso que o professor de ensino fundamental tem sobre o processo de leitura no definida. No que se refere aos problemas de ensino e aprendizagem da leitura, o professor demonstra uma postura aptica. Observou-se que ele reconhece que o aluno geralmente muito inseguro em responder s atividades de leitura. Porm, no sabem justificar porque isso ocorre, e, consequentemente, no sabem como intervir nessa questo. Verificou-se tambm que, atualmente, ocorre a convivncia de duas identidades formuladas por Geraldi: a de transmissor de conhecimentos e a de controlador da aprendizagem (capataz). A presena do texto na sala de aula, do modo como tem sido trabalhado, no tem provocado a corroso dessas identidades e o resgate da identidade inicial, quando era visto como mestre, produtor de conhecimentos.

Metodologia
As reflexes baseiam-se na experincia docente dos autores e sustentam-se teoricamente em Geraldi (1997). Observamos como ocorre o ensino da leitura na escola, uma vez que a presena do texto na sala de aula um fator decisivo na construo da identidade docente. Discute-se a viso que o professor tem sobre o processo de leitura e sobre o aluno-leitor. Discute-se tambm o trabalho do professor com o texto, o modo como ele conduz as atividades de leitura. Essas reflexes so realizadas para identificar a(s) identidade(s) que configuram o profissional docente, buscando-se uma compreenso dessas construes identitrias e suas implicaes no ensino de lngua materna.

Referncias
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud; Yara Frateschi Vieira. 13. ed. So Paulo: Hucitec, 2009. 203p. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler: em trs artigos que se completam. 48 ed. So Paulo: Cortez, 2006. GERALDI, Joo Wanderley. Portos de passagem. 4 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1997.

Das könnte Ihnen auch gefallen