Sie sind auf Seite 1von 45

EIXOS ESTRUTURADORES DO ENSINO DE ARTE

Arte linguagem
Linguagem: forma do homem comunicar e expressar significados atravs de um sistema simblico.

Arte conhecimento
Conhecimento: produto de informaes processadas sob a influncia de fatores (sociais, psicolgicos, linguagem, mtodo e outros conhecimentos j acumulados)

Conhecimento Arte
Saber Artstico
Saber Esttico envolve o fazer, o expressar, o representar e o produzir arte. envolve o apreciar, analisar, uso da percepo inteligente para a leitura sensvel do mundo.

LINGUAGENS DA ARTE
Dana
Msica Artes Visuais Teatro

Eixos Norteadores
Fazer arte cantar, danar, desenhar, pintar, representar, tocar instrumentos musicais, compor... Conhecer arte experimentar diversas tcnicas, histria da produo artstica, autores, obras, movimentos, escolas, o papel da divulgao, da mdia, a gramtica prpria da linguagem... Apreciar arte atribuir valores, emitir julgamentos, fazer relaes entre a produo artstica deste e de outros pases, do passado e da atualidade, contextualizar...

Organizao do Ensino de Arte


FAZER ARTE
criao produo construo

APRECIAR ARTE
percepo anlise leitura fruio crtica

ARTE

CONHECER reflexo contextualizao histria da arte

Linguagem da Dana
Eixo Marcos

Ciclo I

Observar e analisar as caractersticas corporais individuais: a forma, o volume e o peso.


FAZER Experimentar e pesquisar as diversas formas de locomoo,deslocamento e orientao no espao (caminhos, direes e planos). Selecionar gestos e movimentos observados em dana, imitando, recriando, mantendo suas caractersticas individuais.

Linguagem da Dana
Eixo Marcos

Ciclo I

Reconhecer e identificar as qualidades individuais de movimento, observando os outros alunos, aceitando a natureza e o desempenho motriz de cada um.

CONHECER

Observar e reconhecer os movimentos dos corpos presentes no meio circundante, distinguindo as qualidades de movimento e as combinaes das caractersticas individuais.
Contextualizar a produo em dana e compreender esta como manifestao autntica, sintetizadora e representante de determinada cultura.

Linguagem da Dana
Eixo Marcos

Ciclo I

Reconhecer e distinguir as diversas modalidades de movimento e suas combinaes como so apresentadas nos vrios estilos de dana. Identificar e reconhecer dana e suas concepes estticas nas diversas culturas considerando as criaes regionais, nacionais e internacionais. Pesquisar e freqentar junto a grupos manifestaes culturais e espetculos em geral. de dana,

APRECIAR

Linguagem da Msica
Eixo Marcos

Ciclo I

Perceber e identificar os elementos da linguagem musical em atividades de produo, explicitando-os por meio da voz, do corpo, de materiais sonoros e de instrumentos disponveis. FAZER Interpretar msicas existentes vivenciando um processo de expresso individual ou grupal, dentro e fora da escola. Fazer brincadeiras, jogos, danas, atividades diversas de movimento e suas articulaes com os elementos da linguagem musical.

Linguagem da Msica
Eixo Marcos Conhecer msicas e apresentaes musicais e artsticas das comunidades, regies e pas consideradas na diversidade cultural, em outras pocas e na contemporaneidade. Identificar fontes de registro e preservao (partituras, discos, etc.) e recursos de acesso e divulgao da msica disponveis na classe, na escola, nacomunidade e nos meios de comunicao (bibliotecas, midiatecas, etc.). Observar a diversidade de movimentos musicais e obras de diferentes pocas e culturas, associados a outras linguagens artsticas no contexto histrico, social e geogrfico.

Ciclo I

CONHECER

Linguagem da Msica
Eixo Marcos

Ciclo I

Perceber e identificar os elementos da linguagem musical em atividades de apreciao, explicitando-os por meio da voz, do corpo, de materiais sonoros disponveis, de notaes ou de representaes diversas.

APRECIAR

Apreciao e reflexo sobre msicas da produo, regional, nacional e internacional consideradas do ponto de vista da diversidade, valorizando as participaes em apresentaes ao vivo.
Percepo das conexes entre as notaes e a linguagem musical.

Linguagem das Artes Visuais


Eixo Marcos

Ciclo I

Experimentar, utilizar e pesquisar materiais e tcnicas artsticas (pincis, lpis, giz de cera, papis, tintas, argila, goivas) e outros meios (mquinas fotogrficas, vdeos, aparelhos de computao e de reprografia). FAZER Criar e construir formas plsticas e visuais em espaos diversos (bidimensional e tridimensional).

Selecionar e tomar decises com relao a materiais, tcnicas, instrumentos na construo das formas visuais.

Linguagem das Artes Visuais


Eixo Marcos

Ciclo I

Observar, estudar e compreender diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artsticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da histria. CONHECER Identificar produtores em artes visuais como agentes sociais de diferentes pocas e culturas: aspectos das vidas e alguns produtos artsticos. Reconhecer a importncia das sociedade e na vida dos indivduos artes visuais na

Linguagem das Artes Visuais


Eixo Marcos

Ciclo I

Identificar os significados expressivos e comunicativos das formas visuais Falar, escrever e outros registros (grfico, audiogrfico, pictrico, sonoro, dramtico, videogrfico) sobre as questes trabalhadas na apreciao de imagens. Reconhecer, observar e experimentar leitura das formas visuais em diversos meios de comunicao da imagem: fotografia, cartaz, televiso, vdeo, histrias em quadrinhos, telas de computador, publicaes, publicidade, desenho industrial, desenho animado.

APRECIAR

Linguagem do Teatro
Eixo Marcos

Ciclo I

Participar e desenvolver jogos de ateno, observao, improvisao, etc.


FAZER Reconhecer e utilizar os elementos da linguagem dramtica: espao cnico, personagem e ao dramtica. Experimentar improvisao a partir de estmulos diversos (temas, textos dramticos, poticos, jornalsticos, etc., objetos, mscaras, situaes fsicas, imagens e sons).

Linguagem do Teatro
Eixo Marcos

Ciclo I

Pesquisar e ler textos dramticos e de fatos da histria do teatro. Identificar as manifestaes e produtores em teatro nas diferentes culturas e pocas. Pesquisar e freqentar grupos de teatro, de manifestao popular e espetculos realizados em sua regio.

CONHECER

Linguagem do Teatro
Eixo Marcos

Ciclo I

Observao, apreciao e anlise das diversas manifestaes de teatro. As produes e as concepes estticas. APRECIAR Compreenso, apreciao e anlise das diferentes manifestaes dramatizadas da regio. Elaborao de registros pessoais para sistematizao das experincias observadas e da documentao consultada.

Linguagem da Dana
Eixo Marcos

Ciclo I I

Desenvolver as habilidades corporais adquiridas nos ciclos anteriores, iniciando trabalho de memorizao e reproduo de seqncias de movimentos quer criadas pelos alunos, pelo professor quer pela tradio da dana. FAZER Reconhecer as transformaes ocorridas no corpo quanto forma, sensaes, percepes, relacionando-as s danas que cria e interpreta e s emoes, comportamentos, relacionamentos em grupo e em sociedade.

Linguagem da Dana
Eixo Marcos

Ciclo I I

CONHECER

Conhecer os danarinos/coregrafos e grupos de dana brasileiros e estrangeiros que contriburam para a histria da dana nacional, reconhecendo e contextualizando pocas e regies. Refletir sobre o papel do corpo na dana em suas diversas manifestaes artsticas.

Linguagem da Dana
Eixo Marcos

Ciclo I I

Aperfeioar e compreender os elementos do movimento: partes do corpo, dinmicas do movimento, uso do espao e das aes.

APRECIAR
Observar e analisar as tomadas de deciso pessoais e grupais em relao s conseqncias/resultados dos processos criativos.

Linguagem da Msica
Eixo Marcos

Ciclo I I

FAZER

Perceber e utilizar os elementos da linguagem musical (som, durao, timbre, intensidade, altura, etc.) em processos pessoais e grupais de improvisao, composio e interpretao, respeitando a produo prpria e a dos colegas. Criar a partir do aprendizado de instrumentos, do canto, de materiais sonoros diversos e da utilizao do corpo como instrumento, procurando o domnio de contedos da linguagem musical.

Linguagem da Msica
Eixo Marcos

Ciclo I I

Identificar e caracterizar obras e estilos musicais de distintas culturas, relacionando-os com as pocas em que foram compostas.

CONHECER

Conhecer e adotar atitudes de respeito diante das msicas produzidas por diferentes culturas, povos, sociedades, etnias, na contemporaneidade e nas vrias pocas, analisando usos, funes, valores e estabelecendo relaes entre elas.

Linguagem da Msica
Eixo Marcos

Ciclo I I

Manifestar, de forma pessoal, idias e sentimentos sugeridos pela escuta musical, levando em conta o imaginrio em momentos de fruio. APRECIAR Perceber, identificar, comparar, analisar msicas e experincias musicais diversas, quanto aos elementos da linguagem musical, em momentos de apreciao musical, utilizando vocabulrio musical adequado.

Linguagem das Artes Visuais


Eixo Marcos

Ciclo I I

Produzir em espaos diversos por meio de: desenho, pintura, colagem, gravura, construo, escultura, instalao, fotografia, cinema, vdeo, meios eletroeletrnicos, design, artes grficas e outros. FAZER Representar e comunicar as formas visuais, concretizando as prprias intenes e aprimorando o domnio dessas aes.

Linguagem das Artes Visuais


Eixo Marcos

Ciclo I I

Observar, pesquisar e conhecer diferentes obras de artes visuais, produtores e movimentos artsticos de diversas culturas (regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da histria.

CONHECER
Compreender sobre o valor das artes visuais na vida dos indivduos e suas possveis articulaes com a tica que permeia as relaes de trabalho na sociedade contempornea .

Linguagem das Artes Visuais


Eixo Marcos

Ciclo I I

Identificar, observar e analisar as diferentes tcnicas e procedimentos artsticos presentes nos prprios trabalhos, nos dos colegas e em diversas culturas.

APRECIAR

Conhecer e ter competncia de leitura das formas visuais em diversos meios de comunicao da imagem: fotografia, cartaz, televiso, vdeo, histrias em quadrinhos, telas de computador, publicaes, publicidade, design, animado etc.

Linguagem do Teatro
Eixo Marcos

Ciclo I I

FAZER

Participar em improvisaes, buscando ocupar espaos diversificados, considerando-se o trabalho de criao de papis sociais e gneros (masculino e feminino) e da ao dramtica. Reconhecer e utilizar as capacidades de expressar e criar significados no plano sensrio-corporal na atividade teatral.

Linguagem do Teatro
Eixo Marcos

Ciclo I I

Compreender o teatro como atividade que favorece a identificao com outras realidades socioculturais. CONHECER Compreender e pesquisar os diferentes momentos da histria do teatro, dos autores de teatro (dramaturgos), dos estilos, dos encenadores, cengrafos.

Linguagem do Teatro
Eixo Marcos

Ciclo I I

APRECIAR

Reconhecer e identificar a interdependncia dos diversos elementos que envolvem a produo de uma cena: a atuao, a coordenao da cena, o cenrio, a iluminao, a sonorizao. Exercitar constantemente a observao e anlise diante das propostas e cenas de colegas, por meio de formulaes verbais e escritas.

Linguagem da Dana
Eixo Marcos

Ensino Mdio

FAZER

Utilizar diferentes fontes para improvisao em dana (instrues diretas, descobertas guiadas, respostas selecionadas, jogos etc) e composio coreogrfica (a partir de notcias de jornais, poesia, quadros, esculturas, histrias, elementos de movimento, sons e silncios, objetos cnicos); Aperfeioar a capacidade de discriminao verbal, visual, cinestsica e de preparo corporal adequado em relao s danas criadas, interpretadas e assistidas.

Linguagem da Dana
Eixo Marcos

Ensino Mdio

CONHECER

Refletir sobre os principais aspectos de escolha de movimento, fontes coreogrficas, gnero e estilo dos coregrafos estudados e relacion-los com as danas que criam em sala de aula, contextualizando as diferentes opes. Aperfeioar conhecimentos sobre danarinos/coregrafos e grupos de dana brasileiros e estrangeiros que contriburam para a histria da dana nacional, reconhecendo e contextualizando pocas, regies, pases;

Linguagem da Dana
Eixo Marcos

Ensino Mdio

APRECIAR

Fruir diversas danas e saber perceber as relaes entre as diferentes fontes utilizadas nas composies e os diversos significados (pessoais, culturais, polticos) articulados e veiculados nas danas criadas. Observar e trabalhar a relao/necessidade de ajuste, cooperao e respeito entre as escolhas individuais e as grupais em sala de aula, que ocorrem nos diferentes processos do fazer e do apreciar dana.

Linguagem da Msica
Eixo Marcos

Ensino Mdio

FAZER

Fazer, criar improvisaes, composies, arranjos, jingles, trilhas sonoras, dentre outras, utilizando vozes e/ou instrumentos acsticos ou eletrnicos ou inventados e construdos pelos prprios alunos. Empregar formas de registros sonoros em udio, rdio, vdeo, telas informticas e outras integrantes de mdias e artes audiovisuais.

Linguagem da Msica
Eixo Marcos

Ensino Mdio

CONHECER

Conhecer, identificar e estabelecer relaes entre as funes dos criadores musicais, intrpretes, arranjadores, regentes, tcnicos diferenciados e outros profissionais envolvidos na produo musical; adquirir conhecimentos sobre profisses desta rea e modificaes que se deram no passar dos tempos, considerando as diferentes caractersticas das reas de atuao e de mercado de trabalho.

Linguagem da Msica
Eixo Marcos

Ensino Mdio

APRECIAR

Analisar crtica e esteticamente msicas de gneros, estilos e culturas diferenciadas, utilizando conhecimento e vocabulrio musicais. Fazer interconexes e dilogos com valores, conceitos e realidade, tanto dos criadores como dos receptores, apreciadores das comunicaes/expresses musicais;

Linguagem das Artes Visuais


Eixo Marcos

Ensino Mdio

FAZER

Fazer trabalhos artsticos, como desenhos, pinturas, gravuras, modelagens, esculturas, fotografias, reprografias, ambientes de vitrines, cenrios, design, artes grficas (folhetos, cartazes, capas de discos, encartes, logotipos, dentre outros). Saber fazer trabalhos artsticos em telas informticas, vdeos, CD-ROM, home-page, dentre outros, integrando as artes audiovisuais.

Linguagem das Artes Visuais


Eixo Marcos

Ensino Mdio

CONHECER

Perceber homens e mulheres enquanto seres simblicos e sociais que pensam e se expressam atravs de signos tambm visuais, audiovisuais e que se desenvolvem pelo contato sensvel consciente com os signos de sua prpria produo, da produo de seus colegas, de sua cultura e do confronto com as demais culturas.

Linguagem das Artes Visuais


Eixo Marcos

Ensino Mdio

APRECIAR

Fruir, estudar e analisar as produes em artes visuais, tanto na produo artstica em geral quanto naquelas ligadas ao campo da comunicao visual como o designer, ou ainda naqueles produzidos pelas novas mdias e artes audiovisuais (vdeo, televiso, multimdia, CD-ROM, home-page etc) conscientizando-se dos meios visuais e audiovisuais de representao, comunicao e informao.

Linguagem do Teatro
Eixo Marcos

Ensino Mdio

FAZER

Improvisar, atuar e interpretar personagens, tipos, coisas, situaes. Atuar na conveno palco/platia e compreender essa relao.

Linguagem do Teatro
Eixo Marcos

Ensino Mdio

CONHECER

Aprofundar saberes sobre aspectos da histria e esttica do teatro que ampliem o conhecimento da linguagem e dos cdigos teatrais e cnicos. Valorizar o trabalho dos profissionais e tcnicos da rea, dos profissionais da crtica e da divulgao e circulao da linguagem teatral.

Linguagem do Teatro
Eixo Marcos

Ensino Mdio

APRECIAR

Observar trabalhos teatrais como participante espectador e pesquisar em acervos de memria outras experincias significativas de artistas e tcnicos de teatro que se relacionem com suas experincias e preocupaes

O ponto de partida do trabalho


com Arte dever ser sempre o repertrio de imagens visuais,

sonoras e gestuais dos alunos

Das könnte Ihnen auch gefallen