Sie sind auf Seite 1von 11

PSICOLOGIA JURDICA CAMPOS DE ATUAO

Leonia Tenrio Psicloga clnica e jurdica.

CAMPOS DE ATUAO
a)

1- APLICADA AOS TRIBUNAIS Na Justia da Infncia e Juventude Equipe Multidisciplinar assessorando e auxiliando diretamente Juizes e Promotores, atravs de: Estudo de caso, Acompanhamento, Encaminhamento, Preveno, Emisso de Informes tcnicos solicitados pelo Juiz ou Promotor. PRINCIPAIS CASOS: Adoo nacional, Guarda, Tutela, Suprimento de idade para o casamento, Suprimento do consentimento para o casamento, Suspenso ou perda do ptrio-poder, vitimizao, Queixa sobre criana/adolescente (sem prtica de ato infracional)

CAMPOS DE ATUAO
ato infracional, pedido de abrigo. b) NAS VARAS DE FAMLIA: Atuam nos processos de: Separao Judicial, Divrcio, Guarda de filhos, Alimentos, Regime de visitas, investigao de paternidade, anulao de casamento,situaes de risco-vitimizao. Funes Emitir informes tcnicos da especialidade, solicitados pelo Juiz do processo; - Elaborar parecer tcnico no laudo e, indicaes teraputicas e prognsticas; - Dar seguimento ao caso; - Assessorar Juizes e Promotores em assunto de sua especialidade; Participar de audincias, quando convocado;

CAMPOS DE ATUAO
Proceder encaminhamentos necessrios que constem no laudo; - Dar entrevistas devolutivas s pessoas atendidas. c) AO DIREITO CIVIL: Assessoramento e Peritagem em diversos constructos jurdicos, como: - Capacidade civil na tomada de decises (contratos, testamentos, tutelas,mudana de sexo, esterilizao de deficientes etc.) Interdio. d) AO DIREITO DO TRABALHO: - Assessorar os juizados em matria de sequelas psicolgicas em acidentes de trabalho.

CAMPOS DE ATUAO
e) AO DIREITO PENAL- Diagnstico e avaliao de pessoas implicadas nos processos penais assessoramento aos Juizes e tribunais para determinar: - Circunstncias que podem modificar a responsabilidade criminal; - Imputabilidade penal (capacidade de Imputao Jurdica);Modificadores de responsabilidade penal especfica das mulheres: perodo menstrual, gravidez, parto e puerprio; - Verificao de dependncia toxicolgica

PSICOLOGIA PENITENCIRIA

1 No interior das unidades prisionais = Equipe Multidisciplinar para realizao de percias, laudos criminolgicos, exames de cessao de periculosidade. 2 Valorizao e reabilitao de Presos = Acompanhamento Elaborar programa individualizado e acompanhar a execuo da pena. Diversas Funes (Lei da Execuo Penal n 7210) : - Estudar a personalidade dos presos, qualificando e avaliando suas mudanas temperamentais, caractersticas de personalidade, aptides,

PSICOLOGIA PENITENCIRIA Atitudes e sistema dinmico-motivacional; Definir a aplicao e correo dos mtodos psicolgicos mais adequados para o estudo de cada interno; Interpretar e valorar as provas e testes aplicados; Redigir o informe psicolgico final que se integrar a proposta de classificao ou ao programa de tratamento; Atender aos requerimentos dos tribunais, Juizes e membros do Ministrio Pblico, para exames de personalidade anteriores a sentena judicial.

PSICOLOGIA DO TESTEMUNHO
Testemunhas /Jurados Conjunto de conhecimentos baseados em resultados de investigao dos campos da psicologia experimental e social que desejam determinar a QUALIDADE DOS TESTEMUNHOS (exatido, credibilidade), sobre os delitos, acidentes ou fatos cotidianos que as testemunhas presenciaram. No s o criminoso deve ser examinado, mas tambm aquele que v e relata o que viu. VRIOS ASPECTOS DO PROCESSO JUDICIAL:

PSICOLOGIA DO TESTEMUNHO

Psicologia do testemunho, Comportamento do jri, Depoimentos e Pareceres Tcnicos como Perito, Tomada de decises por Juizes e Jurados: Pesquisas sobre variaes de sentenas dadas por diferentes Juizes para crimes semelhantes; Pesquisas sobre a seqncia da apresentao das Provas de Acusao e de defesa x Julgamento da culpa.

PSICOLOGIA POLICIAL E DAS FORAS ARMADAS


Atuar tanto nas fases de recrutamento e seleo de pessoal, quanto de treinamento, objetivando o aprimoramento do desempenho. Nesse campo de atuao tem-se a perspectiva da contextualizao. Avaliam-se indivduos e situaes como parte de um todo,num dado momento. VITIMOLOGIA Investigar e melhorar a situao da vtima (estratgias teraputicas, redes de assistncia, famlia de alto risco).

CRIMINOLOGIA E MEDIAO

CRIMINOLOGIA - Pesquisar e contribuir para o estudo do crime, do infrator e do controle social do comportamento delitivo. MEDIAO Propiciar solues negociadas aos conflitos jurdicos, prevenindo o dano emocional/social como alternativa via legal. Desta forma,o mediador participa,visando ajudar s pessoas envolvidas em um conflito a flexibilizarem as suas posies, conciliando seus interesses, auxiliando-os no restabelecimento das relaes.

Das könnte Ihnen auch gefallen