Sie sind auf Seite 1von 43

A PRODUO

AS EMPRESAS
A principal funo das empresas produzir bens e servios.

PRODUO
A produo o ato econmico que permite dar resposta s carncias sentidas pela populao. Transforma matrias-primas ou bens intermdios em produtos finais.

PROCESSO PRODUTIVO
uma sucesso de etapas que transforma as matrias-primas em produtos finais. Exemplo: processo produtivo do po.

SETORES DE ATIVIDADE ECONMICA

Segundo Colin Clark os bens e servios so agrupados em trs setores: Setor primrio bens provenientes da natureza - Agricultura, silvicultura, pesca, caa, pecuria e indstrias extrativas. Setor secundrio - indstrias transformadoras, produo e distribuio de gs , gua e eletricidade e construo. Setor tercirio servios como o comrcio, a educao, a sade, o turismo e a atividade bancria.

INDSTRIAS
As indstrias podem classificar-se em: Indstrias Ligeiras onde predomina o trabalho. Indstrias pesadas onde predomina o capital.

DESENVOLVIMENTO
Um pas desenvolvido aquele em que predomina o setor tercirio - um pas terciarizado. Um pas subdesenvolvido aquele em que predomina o setor primrio.

DESENVOLVIMENTO
Pas desenvolvido Setor III>Setor II>Setor I Pas subdesenvolvido Setor I> Setor II e Setor III Pas em vias de Setor I = Setor II = Setor desenvolvimento III

EXERCCIOS
Assinala a resposta correta: 1. A construo e a gua, gs e eletricidade so ramos de atividade econmica que: a) Se registam no setor I b) Se registam no Setor II c) Se registam no setor III d) No se registam em nenhum dos setores de atividade econmica.

2. O quadro seguinte mostra a contribuio de cada setor de atividade para a produo total dos pases A e B.
Pas A Pas B

I 5%

II 30%

III 65%

I 44%

II 29%

III 27%

Qual dos pases, A ou B, mais desenvolvido? Justifica.

FACTORES DE PRODUO
Os fatores de produo so os elementos indispensveis produo de bens e servios. Englobam a fora de trabalho, o capital e os recursos naturais.

RECURSOS NATURAIS
Os recursos naturais so os bens que a natureza oferece ao ser humano e que este utiliza para satisfao das suas necessidades, como matriasprimas ou como matrias subsidirias, na produo de outros bens.

OS RECURSOS NATURAIS
Os recursos naturais podem ser:
oRenovveis oNo renovveis

Recursos renovveis quando so suscetveis de ser renovados num perodo de tempo relativamente curto. ( inferior a 30 anos)
Recursos no renovveis quando a explorao de um recurso provoca a sua destruio.

EXEMPLOS DE ENERGIAS
o Renovveis
Solar Biomassa Geotrmica Hidreltrica Elica

o No renovveis
Gs natural Petrleo Carvo Propano

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL
Desenvolvimento mas com respeito pelas geraes futuras. Desenvolvimento com respeito pelo meio ambiente e que no pe em causa a vida das geraes futuras.

TRABALHO
um dos fatores de produo. a atividade do ser humano com vista produo de bens e servios. a prestao de um servio ou as tarefas pelas quais os indivduos transformam coisas no utilizveis noutras que podem ser utilizadas na satisfao de necessidades.

POPULAO ATIVA
A populao ativa a fora de trabalho disponvel de um pas num dado momento. composta por todos os indivduos que trabalham e recebem uma remunerao por essa atividade ou que, possuindo capacidade para trabalhar o no fazem por razes temporrias.

COMPONENTES DA POPULAO ACTIVA


Empregados Militares Desempregados

POPULAO INACTIVA
Os indivduos que no trabalham ainda (crianas) Os que j no trabalham (reformados) Os que exercem uma atividade no remunerada (estudantes, donas de casa, etc.)

empregados Populao activa militares desempregados Populao total reformados crianas e jovens Populao inactiva trabalhadores no remunerados (donas de casa)

TAXA DE ACTIVIDADE
Populao activa 100 Taxa de atividade = Populao total

Taxa de atividade
Populao activa feminina 100 Feminina = Populao feminina total

TAXA DE DESEMPREGO
Taxa de desemprego =Nmero de desempregados 100
Populao activa

Taxa de desemprego de longa durao = Desempregados h um ano ou mais 100


Desempregados

TIPOS DE DESEMPREGO
Desemprego tecnolgico Desemprego de longa durao Desemprego repetitivo

A automao e a robotizao so consequncia do desenvolvimento tecnolgico e podem originar o desemprego tecnolgico. O desemprego tecnolgico muitas vezes transforma-se em desemprego de longa durao.

A formao ao longo da vida uma forma de combater o desemprego tecnolgico. A educao e a formao no terminam na escola. A formao indispensvel para que o trabalhador se mantenha atualizado. Vantagens:
Permanncia no emprego Melhores remuneraes e condies de trabalho Realizao pessoal e profissional Contribui para o desenvolvimento econmico do pas.

FORMAO AO LONGO DA VIDA

EXERCCIOS
1. A taxa de desemprego determina a) O nmero de desempregados. b) A percentagem de desempregados sobre a populao total. c) A percentagem de desempregados sobre o total da populao ativa. d) A percentagem de desempregados de longa durao. 2. Considera os seguintes dados relativamente ao pas A.
Populao Total Populao Ativa Populao Desempregada 60 000 000 42 000 000 1 500 000

Calcula:

a) A taxa de atividade. b) A taxa de desemprego.

EXERCCIOS:
3. As donas de casa fazem parte
a) b) c) d) da populao ativa. da populao empregada. da populao inativa. . Da populao com idade compreendida entre 25 e 50 anos.

EXERCCIOS
4. O pas X apresenta os seguintes valores: Populao residente 6 milhes Populao ativa 3,5 milhes Taxa de desemprego 5% Calcula: a) A Taxa de atividade. b) A populao inativa. c) O nmero de desempregados.

EXERCCIOS
5. Identifica quais das seguintes afirmaes so verdadeiras e quais so falsas. Corrige as falsas. A populao desempregada faz parte da populao inativa. Os jovens fazem parte da populao desempregada. Os desempregados fazem parte da populao ativa .

CAPITAL
O capital o dinheiro utilizado no processo produtivo, na aquisio de equipamento, de edifcios, de matrias-primas, etc.

Capital financeiro representa todos os meios financeiros de que uma unidade produtiva pode dispor (dinheiro).

Capital tcnico inclui todos os bens que possibilitam ou facilitam a produo de outros bens (objetos).

CAPITAL FINANCEIRO
Capital prprio representa o valor dos bens que pertencem efetivamente unidade produtiva (aos donos da empresa).

Capital alheio conjunto dos bens de que a unidade produtiva dispe mas que no lhe pertencem (emprstimos).

CAPITAL TCNICO
Capital fixo conjunto dos meios de produo que podem ser utilizados vrias vezes. Exemplos: mquinas, edifcios, veculos de transporte, computadores, etc. Capital circulante meios de produo, como as matrias-primas e as matrias subsidirias, que desaparecem em virtude de terem sido incorporados nos produtos acabados (vo pertencer empresa por um perodo inferior a um ano).

Prprio Financeiro Alheio Capital Tcnico Fixo Circulante

CAPITAL NATURAL
A natureza, transformada em verdadeira riqueza ao servio do ser humano, tem de ser defendida da sobre-explorao e mantida para o futuro como um verdadeiro capital de que o ser humano pode dispor.

CAPITAL HUMANO
Capital humano a capacidade do ser humano para trabalhar, que tanto maior quanto maior for a sua formao e as suas qualificaes profissionais.

PRODUTIVIDADE
A produtividade a relao entre o que se produz e os fatores de produo utilizados no processo produtivo.

A produtividade permite conhecer o valor da produo por recurso utilizado.

Produtividade mdia do factor trabalho =

Quantidade produzida Quantidade do factor trabalho

Produtividade mdia do factor capital = Quantidade produzida


Quantidade do factor capital

PRODUTIVIDADE TOTAL
Valor da produo Produtividade total = Valor dos factores de produo empregues

LEI DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES


A combinao dos fatores produtivos, no curto prazo, pelo facto de um dos fatores de produo ser fixo, origina, a partir de um determinado nvel de produo, produtividades marginais decrescentes lei dos rendimentos decrescentes.

ECONOMIAS DE ESCALA
A diminuio do custo de produo unitrio mdio de um bem resultante do aumento das quantidades produzidas economias de escala.

EXERCCIOS
1. O capital tcnico engloba
a) b) c) d) o capital prprio e o capital alheio. o capital fixo e o capital natural. o capital natural e o capital humano. o capital fixo e o capital circulante.

EXERCCIOS:
2. A fbrica de compotas Frutidoce possui uma frota de 6 camies para distribuio dos seus produtos. Esta empresa utiliza na produo dos seus produtos, como matria-prima, frutos, acar, cido ctrico e conservante. Para produzir as compotas utiliza mquinas trituradoras e energia eltrica. Dos elementos referidos indica os que fazem parte do: a) Capital fixo b) Capital circulante 3. sabendo que a produo de uma fbrica foi de 1 500 unidades e que os trabalhadores empregados eram 25.

Das könnte Ihnen auch gefallen