Sie sind auf Seite 1von 31

GEOGRAFIA DO BRASIL

Professor: Carlos DBoa

Ciclo da borracha constituiu uma parte importante da histria econmica e social do Brasil, estando relacionado com a extrao e comercializao da borracha. Este ciclo teve o seu centro na regio amaznica, proporcionando grande expanso da colonizao, atraindo riqueza e causando transformaes culturais e sociais, alm de dar grande impulso s cidades de Manaus, Porto Velho e Belm, at hoje maiores centros e capitais de seus Estados, Amazonas, Rondnia e Par, respectivamente.

No mesmo perodo foi ARQUIPLAGOS ECONMICOS criado o Territrio Federal do Acre, atual Estado do Acre, cuja rea foi adquirida da Bolvia por Borracha meio de uma compra por 2 Acar milhes de libras esterlinas em 1903. O ciclo da borracha viveu seu auge Caf entre 1879 a 1912, tendo depois experimentado uma sobrevida entre 1942 e 1945 durante a II Guerra Mundial (1939-1945).

INDUSTRIALIZAO: (1A FASE: 1822 A 1930)

Os primeiros esforos importantes para a industrializao vm do Imprio. Durante o Segundo Reinado, empresrios brasileiros como Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mau, e grupos estrangeiros, principalmente ingleses, investem em estradas de ferro, estaleiros, empresas de transporte urbano e gs, bancos e seguradoras.

Perodo de reduzida atividade industrial, dado caracterstica agrrio-exportadora do pas. Nessa fase, no entanto, ocorrem dois fatos que facilitam a industrializao futura: a Abolio da Escravatura e a entrada de imigrantes, que vo servir e mo-de-obra

A INDUSTRIALIZAO NO BRASIL
o

Campos Salles eleito em 1898-1906 oligarquias de So Paulo e de Minas Gerais, grande produtor de leite, estabeleceram uma aliana que permitiu aos dois estados se revezarem no poder at 1930 Esse "arranjo" ficou conhecido como poltica do caf-com-leite. Crises econmicas do caf de1898-1906/19091910/1914-1916 e 1920

2a fase: 1930 a 1956

O ano de 1930 considerado por alguns autores como o da "Revoluo Industrial" no Brasil.
Efetivamente o ano que marca o incio da industrializao (processo atravs do qual a atividade industrial vai se tornar a mais importante do pas) beneficiada pela Crise de 1929 e pela Revoluo de 1930.

OS FATORES LOCACIONAIS -Fatores locacionais devem ser entendidos como as vantagens que um determinado local pode oferecer para a instalao de uma indstria. Podem ser eles:
Matria-prima

abundante e barata(commodities); Mo de obra abundante e barata; Energia abundante e barata; Mercados consumidores; Infra-estrutura; Vias de transporte e comunicaes; Incentivos fiscais; Legislaes fiscais, tributrias e ambientais amenas.

MODELOS PRODUTIVOS
( Da Segunda revoluo industrial revoluo Tcnico-cientfica).

TAYLORISMO - Separao do trabalho por tarefas e nveis hierrquicos. - Racionalizao da produo. - Controle do tempo (JUST IN TIME). - Estabelecimento de nveis mnimos de produtividade.

FORDISMO - Produo e consumo em massa.

- Extrema especializao do trabalho.

- Rgida padronizao da produo.


- Linha de montagem.

PS-FORDISMO - Estratgias de produo e consumo em escala planetria. - Valorizao da pesquisa cientfica. - Desenvolvimento de novas tecnologias. - Flexibilizao dos contratos de trabalho.

TIPOS DE INDUSTRIA
Indstria de base: Os efeitos da quebra da Bolsa de Nova York sobre a agricultura cafeeira e as mudanas geradas pela Revoluo de 1930 modificam o eixo da poltica econmica, que assume carter mais nacionalista e industrialista. Em 1931, Getlio Vargas anuncia a determinao de implantar indstrias de base. Com ela, o pas poderia reduzir sua importao, estimulando a produo nacional de bens de consumo. As medidas concretas para a industrializao so tomadas durante o Estado Novo.

Indstria de transformao: o tipo mais comum, que consiste na transformao de matria-prima em bens manufaturados ou industrializados. Exemplo: fbrica de carros, sapatos, roupas, etc.
As indstrias de transformao podem ser subdivididas em trs tipos: -Indstrias de bens de produo: Transformam a matria-prima bruta em matria-prima para ser utilizada por outras indstrias;

-Indstrias intermedirias: Produzem mquinas e equipamentos para outras indstrias; -Indstrias de bens de consumo: Produzem bens voltados diretamente para o consumidor final.

No Brasil, o tipo de indstria mais desenvolvido, sem dvida, o de bens de consumo.

Indstrias

extrativas

As indstrias extrativas se baseiam no extrativismo, que a busca pelos recursos oferecidos pela natureza, sejam de origem animal (pesca), vegetal (madeira) ou mineral (ouro), etc.

Indstrias da construo
A partir do sculo XIX, atravs da intensa mecanizao e produo em larga escala, a construo civil ganhou carter industrial. Por isso, hoje em dia comum observarmos prdios grandes serem feitos em poucas semanas.Incluem-se nessa classificao, a indstria de construo naval e a pesada.

As dificuldades causadas pela II Guerra Mundial ao comrcio internacional favorecem essa estratgia de substituio de importaes.

Em 1943 fundada no Rio de Janeiro a Fbrica Nacional de Motores (FNM).

Em 1946 comea a operar o primeiro altoforno da Companhia Siderrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda (RJ). A Petrobrs criada em outubro de 1953 e detm o monoplio de pesquisa, extrao e refino de petrleo. Todas so empresas estatais.

3A FASE: 1956 A 1989

Anos

JK O nacionalismo da Era Vargas substitudo pelo desenvolvimentismo do governo Juscelino Kubitschek, de 1956 a 1961.

Atraindo o capital estrangeiro e estimulando o capital nacional, JK implanta a indstria de bens de consumo durveis, sobretudo eletrodomsticos e veculos, com o objetivo de multiplicar o nmero dessas indstrias e das fbricas de peas e componentes.

Amplia

os servios de infra-estrutura, como transporte e fornecimento de energia eltrica. Com os investimentos externos e internos, estimula a diversificao da economia nacional, aumentando a produo de insumos, mquinas e equipamentos pesados para mecanizao agrcola, fabricao de fertilizantes, frigorficos, transporte ferrovirio e construo naval. No incio dos anos 60, o setor industrial supera a mdia de crescimento dos demais setores da economia brasileira

PLANO DE METAS
Constitui

o perodo de maior crescimento industrial do pas em todos os tipos de indstria, tendo como base aliana entre o capital estatal e o capital estrangeiro. O governo Juscelino Kubitschek d incio a chamada "Internacionalizao da Economia", com a entrada de empresas transnacionais, notadamente do setor automotivo

O processo iniciado por J.K. teve continuidade durante a Ditadura Militar (1964 a 1985), destacando-se o Governo Mdici, perodo do "Milagre Brasileiro", que determinou crescimento econmico, mas tambm aumento da dvida externa e concentrao de renda. "Milagre econmico" O crescimento acelera-se e diversifica-se no perodo do chamado "milagre econmico", de 1968 a 1974. A disponibilidade externa de capital e a determinao dos governos militares de fazer do Brasil uma "potncia emergente" viabilizam pesados investimentos em infra-estrutura (rodovias, ferrovias, telecomunicaes, portos, usinas hidreltricas, usinas nucleares),

Nas

indstrias de base (minerao e siderurgia), de transformao (papel, cimento, alumnio, produtos qumicos, fertilizantes), equipamentos (geradores, sistemas de telefonia, mquinas, motores, turbinas), bens durveis (veculos e eletrodomsticos) e na agroindstria de alimentos (gros, carnes, laticnios). incio da dcada de 70, a economia apresenta resultados excepcionais, com o PIB crescendo a 12 %, e o setor industrial a 18% ao ano.

No

Perodo da ISI

De 1930 a 1991 conhecido como perodo da Industrializao de Substituio de Importaes.


A Dcada Perdida - Todo esse crescimento , de certa forma, cortado abruptamente, quando em 1981, cerca de 1200 bancos americanos, param com suas linhas de crdito com alegaes as mais diversas, desde gastos com obras faranicas at incompetncia de governos. O remdio veio na forma de ajuste econmico.

EXPORTAR O QUE IMPORTA

Com o Estado e as grandes empresas privadas profundamente endividados, joga-se toda carga do ajuste ao Estado, desvalorizando-se o cruzeiro em relao ao dlar, com objetivo de incrementar as exportaes, ao mesmo tempo em que se restringia as importaes, elevando o volume da dvida que as empresas privadas tinham nos bancos internacionais. Como mecanismo de proteo industria, suas dvidas externas foram pagas em cruzeiros ao governo, que encarregou-se de repass-las em dlares aos bancos estrangeiros. Aps esse momento, decreta-se a desvalorizao do cruzeiro

DVIDA EXTERNA

A dvida sobe, mas quem arca com o prejuzo o Estado e tambm as estatais, que no foram agraciadas pela benesse. O Estado, apesar de falido, continuou a prover a iniciativa privada de incentivos e subsdios.

Assim, quando termina o ltimo governo militar (1985), o Estado est praticamente bancarrota, enquanto as empresas privadas, merc de todo esse equipamento de protecionismo, esto financeiramente saudveis, plenamente recuperveis

O CONTURBADO PERODO DE 1990 A 1993


O embate eleitoral de 1989, contraps de um lado, os que propunham a necessidade de alteraes profundas e o resgate da dvida social, e do outro lado, os arautos da morte rpida da inflao e a modernizao e ida imediata ao primeiro mundo. Com a vitria de Collor e conseqente implantao de suas idias neo-liberais, o que se seguiu em matria de poltica econmica foi um verdadeiro desastre. Com o processo de impeachment em dezembro de 1992, foi conduzido ao poder o vice-presidente Itamar Franco. Um novo plano econmico, em 1994, definindo como nova moeda o Real, ancorada cambialmente no dlar

GOVERNO FHC (NEOLIBERALISMO)


O Plano Real foi consolidado no governo FHC., sendo possvel manter-se a inflao em patamares baixos, mas com a prtica de altas taxas de juros que elevaram drasticamente a dvida interna.

As privatizaes foram aceleradas, os investimentos em infra-estrutura foram paralisados, reduziram-se ainda mais as tarifas de importao, foram implantados mecanismos redutores de salrios, o crdito foi limitado e vrias propostas de reformas constitucionais foram apresentadas entre as quais destacamos a econmica, a administrativa, a previdenciria, a fiscal e a tributria, gerando outra Dcada Perdida.

CENTRALIZAO E DESCENTRALIZAO INDUSTRIAL

Das könnte Ihnen auch gefallen