Sie sind auf Seite 1von 16

AUDITORIA

Auditoria... Afinal, o que ?

Etimologia: Do latim auditus ("audio"), de audire ("ouvir").


Verificar se um processo numa empresa est de acordo com um padro (jurdico, administrativo).

Auditoria a atividade de exame e avaliao de procedimentos, processos, sistemas, registros e documentos, com o objetivo de aferir o cumprimento dos planos, metas, objetivos e polticas da organizao.

Auditar comparar permanentemente uma realidade observada com um determinado padro.

PLANEJADO
AUDITORIA

REAL

FALTA

Tipos de Auditoria
Auditoria Interna Auditoria Externa O trabalho executado pelos dois tipos de auditoria idntico. Entretanto, h algumas diferenas entre eles.

Diferenas
AUDITORIA INTERNA
Funcionrios da empresa Contnuo Atende s necessidades da administrao Cumprimento de polticas e normas

AUDITORIA EXTERNA
Funcionrios independentes Peridico Atende s necessidades de terceiros Exame da fidedignidade das demonstraes financeiras

No se restringe a assuntos e materiais financeiros

Informaes financeiras

As demonstraes financeiras, por sua vez para serem corretamente elaboradas, precisam de adequada metodologia que permita: De um lado, a obedincia a preceitos tcnicos emanados da doutrina contbil e seus rgos legais reguladores que a influenciam; e De outro lado, a coleta de informaes dos acontecimentos ocorridos em casa segmento da empresa por intermdio de um sistema de informao e de uma sistemtica que permita controles efetivos sobre tudo que acontece na empresa.

Princpios Fundamentais da Contabilidade


Condies para a aceitabilidade doutrina contbil
Devem ser considerados praticveis e objetivos pelo consenso profissional; e Devem ser considerados teis (relevantes).

A estrutura Conceitual Bsica da Contabilidade


Admite a necessidade de hierarquizar conceitos, evidenciando que em tudo h hierarquia e que h muitos tericos que admitem divises nos princpios. proposta por seus autores a seguinte hierarquia:
Postulados ambientais da Contabilidade. Princpios contbeis propriamente ditos Convenes.

Postulados Contbeis
Entidade Contbil
Qualquer indivduo, empresa, grupo de empresas ou entidades, que efetue movimentaes quantificveis monetariamente, desde que haja necessidade de manter contabilidade.
A entidade e a personalidade jurdica
A moderna teoria contbil vem evidenciar que no h necessidade de uma conotao jurdica para identificar uma entidade contbil.

A entidade e os scios
fundamental destacar a entidade como pessoa distinta da figura dos scios ou acionistas.

Continuidade
As entidades so consideradas empreendimento em prosseguimento, em operao, em andamento, em continuidade.

Princpios Contbeis
Denominador comum monetrio
Por meio da avaliao monetria, a contabilidade homogeneza e agrega diferentes itens em um denominador comum monetrio num nico relatrio contbil.

Custo histrico
Os registros contbeis so efetuados com base no valor de aquisio do bem ou pelo prelo de fabricao, incluindo todos os gastos necessrios para colocar o bem em condies de gerar benefcios para a empresa.

Princpios bsicos concernentes apurao de resultados


Realizao da receita
A receita reconhecida no perodo contbil em que foi gerada, ou seja, quando os bens ou servios so transferidos aos compradores em troca de dinheiro, vista ou a prazo, ou por permuta.

Princpios Contbeis

Confrontao das Despesas


No momento em que for reconhecida a receita, associa-se com a despesa sacrificada para obt-la.

Princpios da essncia sobre a forma


No registro de uma transao, a contabilidade dever observar sua forma legal e essncia econmica. Entretanto, quando a forma no for clara, a essncia econmica da transao deve prevalecer sobre a forma.

Convenes Contbeis
Objetividade
Para que no haja distores nas informaes, o contador dever escolher o procedimento mais adequado (mais objetivo) para descrever um evento contbil.

Consistncia
Deve ser evitado a mudana do critrio contbil de ano em ano (ou constantemente), para possibilitar a comparao dos relatrios no decorrer do tempo e facilitar estudos preditivos.

Materialidade
Define o que relevante (material) e o que o contador deve informar nos seus relatrios.

Conservadorismo
A posio conservadora do contador ser evidenciada para antecipar o prejuzo e no o lucro. Assim no influenciar os acionistas a um otimismo ilusrio.

Postulados, Princpios e Convenes


Objetividade Materialidade Consistncia Conservadorismo Custo Histrico Denominador Comum Monetrio Realizao da Receita Confrontao da Despesa Essncia sobre a Forma
ALICERCE POSTULADOS PAREDE PRINCPIOS Est limitada pelo telhado e suportada pelo alicerce, por colunas chamadas postulados. TELHADO CONVENES Restries s paredes. Norteiam a conduta do profissional contbil, limitando seu campo de ao.

Entidade Contbil

Continuidade

So verdades indiscutveis, axiomas, que do suportes aos princpios e convenes.

Diferenas dos Princpios Contbeis no Pas e no Mundo


N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Estrutura conceitual Bsica da Contabilidade Entidade Continuidade Custo histrico com base no valor Denominador comum monetrio Realizao da receita e confrontao da despesa Essncia econmica Conservadorismo Consistncia Objetividade Materialidade No tem correspondente CFC Res. 750/93 Tudo princpio Entidade Continuidade Custo pelo valor original Atualizao monetria Princpios de competncia No foi contemplado Prudncia No tem No tem correspondente No tem correspondente Oportunidade (registro no tempo certo) Legislao norteamericana US Gaap Entidade Continuidade Custo histrico No aborda Caixa x competncia No aborda Conservadorismo Consistncia Objetividade Materialidade No aborda rgo internacional de harmonizao: Fasb No aborda Continuidade No aborda No aborda Competncia Substncia sobre a forma Prudncia Consistncia Neutralidade Materialidade No aborda

Das könnte Ihnen auch gefallen