Sie sind auf Seite 1von 44

Estrutura da clula procaritica e eucaritica

Profa. Ms. Rosiley Lima Guilherme de Paula

Introduo
4 bilhes de anos: C, H, O, N, S, P formam compostos simples combinao e recombinao molcula capaz de se AUTOREPLICAR EVOLUO molculas auto-replicativas em meio aquoso envoltas por uma membrana CLULA

Introduo
Clulas mais complexas capazes de: extrair nutrientes do meio; converter quimicamente estes nutrientes em fonte de energia ou em molculas mais complexas; controlar processos qumicos que catalisam; fazer replicao celular.

1) 2)

3) 4)

Introduo
CLULA unidade bsica da vida em todas as formas de organismos vivos, da mais simples bactria ao mais complexo animal. MEMBRANA PLASMTICA membrana externa que delimita as clulas e o elo de comunicao entre ela e o meio externo.

Classificao das clulas


Existe, fundamentalmente, dois tipos de clulas cuja classificao baseada em diferenas microscpicas e bioqumicas. PROCARITICAS caracterizam-se pela pobreza de membranas, que nelas quase se reduzem membrana plasmtica. No apresentando ncleo delimitado, cromossomos no esto separados do citoplasma. Bactrias, algas azuis, richettsiae. EUCARITICAS apresentam duas partes morfologicamente distintas: citoplasma e ncleo. Caracteriza-se pela riqueza de membranas. Leveduras, fungos, vegetais e animais.

Comparao entre Procariotos e Eucariotos


ORGANELA
Ncleo

PROCARIOTOS
No h ncleo definido. Mas h DNA Presente Ausente. As enzimas para reaes de oxidao esto na membrana Ausente Presente Ausente

EUCARIOTOS
Presente

Membrana celular Mitocndria

Presente Presente

Retculo endoplasmtico Ribossomos Cloroplastos

Presente Presente Presente em plantas verdes

Ambiente celular: composio qumica da clula


Uma das evidncias da evoluo biolgica e da ancestralidade comum dos seres vivos que todas as formas de vida possuem composio qumica semelhante. Dois grandes grupos de substncias: as substncias inorgnicas e as substncias orgnicas. Substncias inorgnicas - gua e sais minerais. Substncias orgnicas - carboidratos, lipdeos, protenas e cidos nuclicos.

Ambiente celular: composio qumica da clula


As substncias orgnicas so formadas por cadeias carbnicas com diferentes funes orgnicas.

Ambiente celular: composio qumica da clula


Dos elementos qumicos encontrados na natureza, quatro so encontrados com maior freqncia na composio qumica dos seres vivos. Esses elementos so o carbono (C), o oxignio (O), o nitrognio (N) e o hidrognio (H). Alm desses quatro elementos, outros so biologicamente importantes como o sdio (Na), potssio (K), clcio (Ca), fsforo (P), enxofre (S), entre outros.

Ambiente celular: composio qumica da clula

Composio qumica da clula Substncias Inorgnicas - GUA


GUA - A vida na Terra comeou na gua e s h vida onde h gua. As propriedades da gua que a tornam fundamental para os seres vivos relacionam-se com sua estrutura molecular que constituda por dois tomos de hidrognio ligados a um tomo de oxignio por ligaes covalentes. Embora a molcula como um todo seja eletricamente neutra, a distribuio do par eletrnico em cada ligao covalente assimtrica, deslocada para perto do tomo de oxignio. Assim, a molcula tem um lado com predomnio de cargas positivas e outro com predomnio de cargas negativas. Molculas assim so chamadas polares.

Composio qumica da clula Substncias Inorgnicas - GUA

Composio qumica da clula Substncias Inorgnicas - GUA


Quando os tomos de hidrognio da molcula de gua (com carga positiva) se colocam prximos ao tomo de oxignio de outra molcula de gua (com carga negativa), estabelece-se uma ligao entre eles, denominada ponte de hidrognio. Essa ligao garante a coeso entre as molculas, o que mantm a gua fluida e estvel nas condies habituais de temperatura e presso.

Composio qumica da clula Substncias Inorgnicas - GUA


Algumas das mais importantes propriedades da gua relacionam-se com as ligaes de hidrognio: 1) Tenso superficial: coeso entre as molculas da superfcie, formando uma "rede".

Insetos na superfcie da gua

Composio qumica da clula Substncias Inorgnicas - GUA


2) Capilaridade: capacidade de penetrar em espaos reduzidos, o que permite gua percorrer os microporos do solo, tornandose acessvel s razes das plantas.

Composio qumica da clula Substncias Inorgnicas - GUA


3) Calor especfico elevado: as molculas de gua podem absorver grande quantidade de calor sem que sua temperatura fique elevada, pois parte desta energia utilizada no enfraquecimento das ligaes de hidrognio. Isso explica o papel termorregulador da gua por meio da transpirao que mantm a temperatura em valores compatveis com a manuteno da vida das diferentes espcies.

Composio qumica da clula Substncias Inorgnicas - GUA


4) Capacidade solvente: a polaridade da molcula de gua explica a eficcia em separar partculas entre si, pois o carter polar da gua tende a diminuir as foras de atrao dos ons encontrados em sais e em outros compostos inicos, favorecendo a dissociao dos mesmos. Os dipolos da gua envolvem os ctions e nions (solvatao), impedindo a unio entre essas partculas carregadas eletricamente.

Composio qumica da clula Substncias Inorgnicas - GUA


Os principais papis da gua nos seres vivos so: 1) Solvente da maioria dos solutos, o que permite a ocorrncia das reaes qumicas - solvente universal. 2) As reaes catalisadas por enzimas s ocorrem na gua. Em algumas reaes, a gua participa tambm como substrato (reaes de hidrlise).

Composio qumica da clula Substncias Inorgnicas - GUA


3) As substncias distribuem-se pelo interior da clula graas ao fluxo contnuo de gua no seu interior ciclose. 4) Os sistemas de transporte dos animais (sistema circulatrio) e dos vegetais (vasos condutores) usam a gua como meio de distribuio de substncias.

Composio qumica da clula Substncias Inorgnicas - GUA


5) Devido ao seu elevado calor especfico, a abundante presena de gua nos seres vivos impede grandes variaes de temperatura. 6) Age como lubrificante nas articulaes, nos olhos e, misturada aos alimentos, como saliva, facilita a deglutio.

Composio qumica da clula Substncias Inorgnicas - GUA


A gua a substncia mais abundante em todos os seres vivos. No homem, representa cerca de 65% de sua massa. A proporo varia de uma espcie para outra (mais de 95% da massa dos celenterados), de acordo com a idade (diminui com o envelhecimento), com o sexo e de um tecido para outro. No homem, perdas maiores que 15% da massa de gua (desidratao) podem ter conseqncias graves, pela diminuio do volume de lquido circulante.

Composio qumica da clula Substncias Inorgnicas - GUA


Variao do teor de gua em diferentes estruturas no ser humano.

Composio qumica da clula Substncias Inorgnicas Sais Minerais


Como a clula um meio aquoso, no se encontram sais minerais, mas ons inorgnicos. Alguns deles so encontrados em todos os seres vivos: - Ctions: sdio, potssio, magnsio, clcio, ferro, mangans, cobalto, cobre, zinco. - nions: cloreto, bicarbonato, fosfato, sulfato, nitrato

Composio qumica da clula Substncias Inorgnicas Sais Minerais


Algumas aes so exercidas especificamente por alguns ons: - Clcio: participa da estrutura das membranas, dos cromossomos, do esqueleto dos vertebrados, da contrao muscular e da coagulao do sangue. - Ferro: faz parte das molculas dos citocromos, componentes da respirao celular, e da molcula da hemoglobina, pigmento transportador de O2 do sangue.

Composio qumica da clula Substncias Inorgnicas Sais Minerais


- Magnsio: encontrado na molcula da clorofila, pigmento fotossintetizante dos vegetais. O zinco, o cobre e o cobalto atuam como co-enzimas em alguns processos. O sdio e o potssio so os principais envolvidos na transmisso do impulso nervoso. - Fosfato: importante componente da estrutura do ATP e dos nucleotdeos do DNA e do RNA. - Iodo: faz parte da estrutura dos hormnios (tiroxinas) da tireide.

Caractersticas das clulas procariticas


A clula procaritica, em contraste com a eucaritica, no compartimentalizada. Estruturas e organelas tais como membranas nucleares, mitocndrias, retculo endoplasmtico, complexo de Golgi, fagossomos e lisossomos no existem na clula procaritica. Os procariotos possuem um nico cromossomo (DNA). Uma vez que no h membranas nucleares, o cromossomo encontra-se ligado a um stio particular na membrana citoplasmtica - o mesossomo. Estruturas das clulas procariticas - Membrana plasmtica - Ribossomos - DNA regio nuclear - Parede celular

Caractersticas das clulas procariticas

Caractersticas das clulas eucariticas


As clulas eucariticas esto organizadas em compartimentos delimitados por membranas. Organelas celulares bem definidas: ncleo; mitocndrias; lisossomos; peroxissomos. Rede de tbulos da clula: retculo endoplasmtico; complexo de Golgi.

Clula eucaritica animal

Clula eucaritica vegetal

Estruturas da clula eucaritica e suas funes Membrana citoplasmtica


Composta de fosfolipdeos (20 a 30%) e protenas (50 a 70%). Os fosfolipdeos formam uma bicamada na qual a maioria das protenas esto embebidas. Cada molcula de fosfolipdeos contm uma cabea polar, com carga eltrica e uma cauda apolar, sem carga eltrica. Na bicamada fosfolipdica, as terminaes polares, solveis em gua, esto alinhadas na poro externa, enquanto as terminaes apolares, insolveis em gua, esto do lado de dentro. As funes da membrana so: 1) manuteno da integridade celular; 2) transporte de ons e molculas; 3) receptores para molculas pequenas e grandes; 4) morfologia e movimento celular.

Estruturas da clula eucaritica e suas funes Membrana citoplasmtica

Estruturas da clula eucaritica e suas funes Ncleo


Ncleo envolvido por duas membranas (envelope nuclear), com a membrana externa sendo contnua com as membranas do retculo endoplasmtico. A membrana nuclear possui poros permitindo o fluxo da maioria das molculas, exceto as maiores, entre a matriz nuclear e o citoplasma. Contem nuclolo que rico em RNA e possui como funo processar RNA e sintetizar ribossomos. DNA complexo protena-DNA-cromatina que organizada em cromossomos. As reaes bioqumicas do ncleo so: (1) replicao do DNA durante a mitose; (2) reparo do DNA aps a leso; (3) transcrio da informao.

Estruturas da clula eucaritica e suas funes Ncleo

Estruturas da clula eucaritica e suas funes Retculo endoplasmtico


- Retculo Endoplasmtico rede de membranas interconectadas que delimitam canais, cisternas, que se estendem desde o envelope perinuclear at a membrana plasmtica. Existem dois tipos: Retculo endoplasmtico rugoso: apresenta partculas de ribossomos e sua funo a sntese de protenas. Retculo endoplasmtico liso: no possui ribossomos e est envolvido na sntese de lipdeos de membrana.

Estruturas da clula eucaritica e suas funes Retculo endoplasmtico

Retculo endoplasmtico rugoso

Estruturas da clula eucaritica e suas funes Complexo de Golgi


- Complexo de Golgi uma rede de membranas lisas e achatadas e de vesculas responsvel pela secreo para o meio externo de vrias protenas sintetizadas no retculo endoplasmtico. Tambm catalisam a formao de glicoprotenas e lipoprotenas. Local importante para a formao de novas membranas e de organelas como lisossomos e peroxissomos.

Estruturas da clula eucaritica e suas funes Complexo de Golgi

Estruturas da clula eucaritica e suas funes Lisossomos


- Lisossomos onde ocorre a digesto intracelular. Encapsulados nos lisossomos esto enzimas glicoproticas (hidrolases) que catalisam a clivagem de substncias como: polissacardeos, protenas, cidos nuclicos, lipdeos, entre outras. Como na digesto gastrointestinal, as enzimas lisossomais quebram molculas complexas em compostos simples de baixo peso molecular, que podem ser utilizados pelas vias metablicas das clulas. Os lisossomos trabalham num pH menor que do ambiente celular.

Estruturas da clula eucaritica e suas funes Peroxissomos


- Peroxissomos (Microcorpsculo) organelas que contm enzimas que produzem ou utilizam perxido de hidrognio. Suas funes so: (1) oxidao de substncias como aminocidos, cido rico, hidroxicidos utilizando O2 molecular com formao de H2O2; (2) converso de H2O2 em gua e oxignio e oxidao de vrios componentes utilizando H2O2 atravs da catalase; (3) ao no metabolismo de lipdeos.

Estruturas da clula eucaritica e suas funes Mirocndrias


- Mitocndrias contm diferentes enzimas, componentes da cadeia respiratria e mecanismos para a sntese de ATP que se localizam nas cristas (membrana interna da mitocndria). O mitosol (matriz interna) contm as principais vias metablicas envolvidas na oxidao de carboidratos, lipdeos e aminocidos, bem como partes das vias da biossntese da uria e do heme. As mitocndrias possuem DNA especfico com informaes genticas para algumas protenas mitocondriais e equipamento bioqumico para sntese limitada de protenas.

Estruturas da clula eucaritica e suas funes Mirocndrias

Estruturas da clula eucaritica e suas funes Citoesqueleto e Citosol


- Citoesqueleto formado por microtbulos e microfilamentos cujas funes so: (1) morfologia celular; (2) motilidade celular; (3) movimentos intracelulares. - Citosol contm ribossomos livres, substratos, co-fatores e enzimas. onde ocorre o metabolismo de carboidratos, lipdeos, aminocidos e nucleotdeos e a sntese de protenas.

Das könnte Ihnen auch gefallen