Sie sind auf Seite 1von 22

Declarao sobre meio ambiente e desenvolvimento.

A Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, tem objetivo de estabelecer uma nova e justa parceria global por meio do estabelecimento de novos nveis de cooperao entre os Estados, os setores chave da sociedade e os indivduos, Trabalhando com vistas concluso de acordos internacionais que respeitem os interesses de todos e protejam a integridade do sistema global de meio ambiente e Desenvolvimento, Reconhecendo a natureza interdependente e integral da Terra, nosso lar.

Princpio 1:

Os seres humanos esto no centro das preocupaes com o desenvolvimento sustentvel. Tm direito a uma vida saudvel e produtiva, em harmonia com a Princpio 2: natureza. Os Estados, de conformidade com a Carta das Naes unidas e com os princpios de Direito Internacional, tm o direito soberano de explorar seus prprios recursos segundo suas prprias polticas de meio-ambiente e desenvolvimento, e a responsabilidade de assegurar que atividades sob sua jurisdio ou controle no causem danos ao meio ambiente de outros Estados ou de reas alm dos limites da jurisdio nacional.

Princpio 3:

O direito ao desenvolvimento deve ser exercido, de modo a permitir que sejam atendidas equitativamente as necessidades de geraes presentes e futuras.
Princpio 4:

Para alcanar o desenvolvimento sustentvel, a proteo ambiental deve constituir parte integrante do processo de desenvolvimento, e no pode ser considerada isoladamente deste.

Princpio 5: Todos os estados e todos os indivduos, como requisito indispensvel para o desenvolvimento sustentvel, devem cooperar na tarefa essencial de erradicar a pobreza, de forma a reduzir as disparidades nos padres de vida e melhor atender as necessidades da maioria da populao do mundo.

Princpio 6: A situao e necessidades especiais dos pases em desenvolvimento relativo e daqueles ambientalmente mais vulnerveis, devem receber prioridade especial. Aes internacionais no campo do meio ambiente e do desenvolvimento devem tambm atender os interesses e necessidades de todos os pases.

Princpio 7: Os Estados devem cooperar, em um esprito de parceria global, para a conservao, proteo e restaurao da sade e da integridade do ecossistema terrestre. Considerando as distintas contribuies para a degradao ambiental global, os Estados tm responsabilidades comuns porm diferenciadas. Os pases desenvolvidos reconhecem a responsabilidade que tm na busca internacional do desenvolvimento sustentvel, em vista das presses exercidas por suas sociedades sobre o meio-ambiente global e das tecnologias e recursos financeiros que controlam. Princpio 8: Para atingir o desenvolvimento sustentvel e mais alta qualidade de vida para todos, os Estados devem reduzir e eliminar padres insustentveis de produo e promover polticas demogrficas adequadas.

Princpio 9:

Os Estados devem cooperar com vistas ao fortalecimento da capacitao endgena para o desenvolvimento sustentvel, pelo aprimoramento da compreenso cientfica por meio do intercambio de conhecimento cientfico e tecnolgico, e pela intensificao do desenvolvimento, adaptao, difuso e transferncia de tecnologias, inclusive tecnologias novas e inovadoras.
Princpio 10: A melhor maneira de tratar questes ambientais assegurar a participao, no nvel apropriado, de todos os cidados interessados. No nvel nacional, cada .... indivduo deve ter acesso adequado a informaes relativas ao meio de que disponham as autoridades pblicas, inclusive informaes sobre materiais e atividades perigosas em suas comunidades, bem como a oportunidade de participar em processos de tomada de decises. Os Estados devem facilitar e estimular a conscientizao e a participao pblica, colocando a informao disposio de todos. Deve ser propiciado acesso efetivo a mecanismos judiciais e administrativos, inclusive no que diz respeito a compensao e

PRINCPIO 11:

OS ESTADOS DEVEM ADOTAR LEGISLAO AMBIENTAL EFICAZ. PADRES AMBIENTAIS E OBJETIVOS E PRIORIDADES EM MATRIA DE ORDENAO DO MEIO AMBIENTE DEVEM REFLETIR O CONTEXTO AMBIENTAL E DE DESENVOLVIMENTO A QUE SE APLICAM. PADRES UTILIZADOS POR ALGUNS PASES PODEM RESULTAR INADEQUADOS PARA OUTROS, EM ESPECIAL PASES EM DESENVOLVIMENTO, ACARRETANDO CUSTOS SOCIAIS E ECONMICOS INJUSTIFICADOS.

Princpio 12:

Os Estados devem cooperar para o estabelecimento de um sistema econmico internacional aberto e favorvel, propcio ao crescimento econmico e ao desenvolvimento sustentvel em todos os pases, de modo a possibilitar o tratamento mais adequado dos problemas da degradao ambiental. Medidas de poltica comercial para propsitos ambientais no devem constituir-se em meios para a imposio de discriminaes arbitrrias ou injustificveis ou em barreiras disfaradas ao comrcio internacional. Devem ser evitadas aes unilaterais para o tratamento de questes ambientais fora da jurisdio do pas importador. Medidas destinadas a tratar de problemas ambientais Transfronteirios ou globais devem, na medida do possvel, basear-se em um consenso internacional.

PRINCPIO 13: OS ESTADOS DEVEM DESENVOLVER LEGISLAO NACIONAL RELATIVA A RESPONSABILIDADE E INDENIZAO DAS VTIMAS DE POLUIO E OUTROS DANOS AMBIENTAIS. OS ESTADOS DEVEM AINDA COOPERAR DE FORMA EXPEDITA E DETERMINADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS DE DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL RELATIVAS A RESPONSABILIDADE E INDENIZAO POR EFEITOS ADVERSOS DE DANOS AMBIENTAIS CAUSADOS, EM REAS FORA DE SUA JURISDIO, POR ATIVIDADES DENTRO DE SUA JURISDIO OU SOB SEU CONTROLE. Princpio 14: Os estados devem cooperar de modo efetivo para desestimular ou prevenir a realocao ou transferncia para outros Estados de quaisquer atividades ou substncias que causem degradao ambiental grave ou que sejam prejudiciais sade humana.

PRINCPIO 15: DE MODO A PROTEGER O MEIO AMBIENTE, O PRINCPIO DA PRECAUO DEVE SER AMPLAMENTE OBSERVADO PELOS ESTADOS, DE ACORDO COM SUAS CAPACIDADES. QUANDO HOUVER AMEAA DE DANOS SRIOS OU IRREVERSVEIS, A AUSNCIA DE ABSOLUTA CERTEZA CIENTIFICA NO DEVE SER UTILIZADA COMO RAZO PARA POSTERGAR MEDIDAS EFICAZES E ECONOMICAMENTE VIVEIS PARA PREVENIR A DEGRADAO AMBIENTAL. Princpio 16:

Tendo em vista que o poluidor deve, em princpio, arcar com o custo decorrente da poluio, as autoridades nacionais devem promover a internacionalizao dos custos ambientais e o uso de instrumentos econmicos, levando na devida conta o interesse pblico, sem distorcer o comrcio e os investimentos internacionais.

PRINCPIO 17: A AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL, COMO INSTRUMENTO NACIONAL, DEVE SER EMPREENDIDA PARA AS ATIVIDADES PLANEJADAS QUE POSSAM VIR A TER IMPACTO NEGATIVO CONSIDERVEL SOBRE O MEIO AMBIENTE, E QUE DEPENDAM DE UMA DECISO DE AUTORIDADE NACIONAL COMPETENTE.

Princpio 18: Os Estados devem notificar imediatamente outros Estados de quaisquer desastres naturais ou outras emergncias que possam gerar efeitos nocivos sbitos sobre o meio-ambiente destes ltimos. Todos os esforos devem ser empreendidos pela comunidade internacional para auxiliar os Estados afetados.

PRINCPIO 19
OS ESTADOS DEVEM PROVER OPORTUNIDADES, A ESTADOS QUE POSSAM SER AFETADOS, NOTIFICAO PRVIA E INFORMAES RELEVANTES SOBRE ATIVIDADES POTENCIALMENTE CAUSADORAS DE CONSIDERVEL IMPACTO TRANSFRONTEIRIO NEGATIVO SOBRE O MEIO-AMBIENTE, E DEVEM CONSULTAR-SE COM ESTES TO LOGO QUANTO POSSVEL E DE BOA F.

Princpio 20 As mulheres desempenham papel fundamental na gesto do meioambiente e no desenvolvimento. Sua participao plena , portanto, essencial para a promoo do desenvolvimento sustentvel.

PRINCPIO 21 A CRIATIVIDADE, OS IDEAIS E A CORAGEM DOS JOVENS DO MUNDO DEVEM SER MOBILIZADOS PARA FORJAR UMA PARCERIA GLOBAL COM VISTAS A ALCANAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL E ASSEGURAR UM FUTURO MELHOR PARA TODOS.

Princpio 22 As populaes indgenas e suas comunidades, bem como outras comunidades locais, tem papel fundamental na gesto do meioambiente e no desenvolvimento, em virtude de seus conhecimentos e prticas tradicionais. Os Estados devem reconhecer e apoiar de forma apropriada a identidade, cultura e interesses dessas populaes e comunidades, bem como habilit-las a participar efetivamente da promoo do desenvolvimento sustentvel.

PRINCPIO 23 O MEIO-AMBIENTE E OS RECURSOS NATURAIS DOS POVOS SUBMETIDOS A OPRESSO, DOMINAO E OCUPAO DEVEM SER PROTEGIDOS. Princpio 24

A guerra , por definio, contrria ao desenvolvimento sustentvel. Os Estados devem, por conseguinte, respeitar o direito internacional aplicvel proteo do meio-ambiente em tempos de conflito armado, e cooperar para seu desenvolvimento progressivo, quando necessrio.

PRINCPIO 25:
A PAZ, O DESENVOLVIMENTO E A PROTEO AMBIENTAL SO INTERDEPENDENTES E INDIVISVEIS.

Princpio 26: Os Estados devem solucionar todas as suas controvrsias ambientais de forma pacfica, utilizando-se meios apropriados, de conformidade com a Carta da Naes Unidas. Princpio 27: Os Estados e os povos devem cooperar de boa f e imbudos de um esprito de parceria para a realizao dos princpios consubstanciados nesta Declarao, e para o desenvolvimento progressivo do direito internacional no campo do desenvolvimento sustentvel.

"S quando a ltima rvore for derrubada, o ltimo peixe for

morto e o ltimo rio for poludo que o


homem perceber que no pode comer dinheiro."
(Provrbio Indgena)

Turma : 2002

Aluno(a):

Jhony Camilo . Milena Vitorino. Tain Moreira. Lucas Xavier.

Das könnte Ihnen auch gefallen