Sie sind auf Seite 1von 49

TGD: COMUNICAO ALTERNATIVA (da concepo a construo)

AUTISMO EM GOINIA

AUTISMO EM GOINIA

TGD: Comunicao Alternativa (da construo a concepo).


Quando pensamos em discutir a respeito de comunicao suplementar e/ou alternativa no podemos nos esquecer que uma das reas que faz parte da Tecnologia Assistiva, ou seja, nas mais diferentes culturas atravs da histria as pessoas criaram adaptaes e utilizaram ferramentas e equipamentos especiais para auxiliar as pessoas com necessidades especiais em suas sociedades.
A tecnologia assistiva engloba reas como: comunicao suplementar e/ou alternativa, adaptaes e acesso ao computador, equipamentos de auxlio para dficits sensoriais, adaptaes de postura, adaptaes de jogos e atividades de brincadeiras nas diferentes situaes como na escola, casa e outros ambientes, permitindo a possibilidade de incluso social e escolar.
AUTISMO EM GOINIA

Os estudos de comunicao alternativa e/ou suplementar comearam a ser desenvolvidos a partir da dcada de 70, quando se comeou a repensar as definies da deficincia mental, fsica ou auditiva levando-se em conta que se tratava, tambm, de grupos marginalizados na sociedade, mas que deveriam participar e poderiam ser capazes. Comunicao suplementar e/ou alternativa refere-se a todas as formas de comunicao que possam complementar, suplementar e/ou substituir a fala. Dirige-se a cobrir as necessidades de recepo, compreenso e expresso da linguagem e, assim, aumentar a interao comunicativa dos indivduos no-falantes (VON TETZCHNER; JENSEN, 1996). De acordo com Thiers (1995); von Tetzchner (1997) e von Tetzchner e Martinsen (2000) a comunicao alternativa tem como objetivo promover a fala e garantir uma forma alternativa de comunicao.

AUTISMO EM GOINIA

Por sua vez Nunes (2001), complementou afirmando que comunicao alternativa envolve o uso de gestos, expresses faciais, smbolos grficos (incluindo a escrita, desenhos, gravuras e fotografias) como forma de efetuar a comunicao de pessoas incapazes de se utilizarem linguagem verbal. A comunicao ampliada ou suplementar possui um duplo propsito: promover e suplementar a fala e garantir uma forma alternativa, caso o indivduo no tenha possibilidade de desenvolver a fala.

Segundo Capovilla (1996, 2001) a definio de sistemas suplementares e/ou alternativos de comunicao seria um conjunto de elementos organizados para sustentar a comunicao expressiva. H dois tipos: sistemas sem ajuda: quando mensagens so produzidas por um membro do corpo e sistemas com ajuda: quando necessrio algo exterior ao corpo para transmisso da mensagem.

AUTISMO EM GOINIA

Terminologia Bsica.
Alternativa: Sistema que substitui a fala. Comunicao Suplementar: "Toda comunicao que suplemente a fala (gestos, expresso facial, linguagem corporal, comunicao grfica, etc) Ampliada ou Aumentativa: Complementar fala, ampliar a condio de comunicao auxiliada por apoios de alta e baixa tecnologia, ampliar as condies do interlocutor compreender as pessoas desprovidas de comunicao oral.

AUTISMO EM GOINIA

Principais sistemas de comunicao


A literatura a respeito de Comunicao Alternativa tem apontado para uma srie de conjuntos e/ ou sistemas de smbolos que permitem a comunicao de pessoas que no produzem linguagem oral, como, por exemplo:

AUTISMO EM GOINIA

AUTISMO EM GOINIA

AUTISMO EM GOINIA

AUTISMO EM GOINIA

AUTISMO EM GOINIA

AUTISMO EM GOINIA

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA COMUNICAO ALTERNATIVA

AUTISMO EM GOINIA

AUTISMO EM GOINIA

AUTISMO EM GOINIA

AUTISMO EM GOINIA

Pranchas de comunicao - As pranchas de comunicao podem ser construdas utilizando objetos, smbolos, letras, slabas, palavras e frases ou nmeros. As pranchas so personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras do indivduo. Podem estar soltas ou agrupadas em cadernos ou albuns. O indivduo vai olhar, apontar ou ter a informao apontada pelo parceiro de comunicao. Eye-gaze - pranchas de apontar atravs dos olhos. Podem ser dispostas sobre a mesa ou apoiada num suporte de plstico colocado na vertical. O indivduo tambm pode apontar com o auxlio de uma lanterna com foco convergente, fixada ao lado da sua cabea de forma a iluminar a resposta desejada. Avental - um avental confeccionado em tecido que facilita a fixao de smbolos ou letras em velcro. No avental, o parceiro de comunicao prende as letras ou as palavras e o indivduo responde atravs do olhar. Comunicador em forma de relgio - o comunicador um recurso que fomenta a autonomia do indivduo. O seu princpio semelhante ao do relgio, s que a pessoa que comanda o movimento do ponteiro apertando um acionador.

AUTISMO EM GOINIA

AUTISMO EM GOINIA

Os sistemas de comunicao podem ser de alta tecnologia como no caso do uso de computadores, mquinas que sintetizam sons, tabuleiros sonoros e de baixa tecnologia como o uso dos sistemas em tabuleiros e pranchas confeccionados em papel. Os dois principais sistemas de comunicao alternativa so: O Sistema Bliss de Comunicao e o Sistema Pictogrfico de Comunicao. Sistema Bliss: um sistema visual grfico representado por smbolos pictogrficos (parecem-se com o que representam), que esto acompanhados do seu significado e que representam pessoas, objetos, aes, conceitos, sentimentos. Esto dispostos num quadro com determinada ordem e significado. Este sistema alternativo de comunicao possui vantagens pois pode ser utilizado em casa, na escola ou em qualquer outro local, visto o quadro ser fcil de transportar. de fcil compreenso visto que em cima de cada smbolo existe a palavra escrita e fundamental para a aprendizagem da leitura e da escrita, refora a construo correta das frases e o reforo visual constante. Destina-se a crianas com dficits auditivos, visuais, mentais, autistas, atrasos de desenvolvimento de linguagem, entre outros.Com o objetivo de que a criana adquira uma maior independncia, haja um desenvolvimento da linguagem, uma interao scio-familiar melhorada e exista uma estimulao intelectual.
AUTISMO EM GOINIA

O segundo sistema um dos sistemas simblicos mais utilizados em todo o mundo o PCS - Picture Communication Symbols, criado em 1980 pela fonoaudiloga estadunidense Roxanna Mayer Johnson. No Brasil ele foi traduzido como PCS Smbolos de Comunicao Pictrica. O PCS possui como caractersticas: desenhos simples e claros, de fcil reconhecimento e adequados para usurios de qualquer idade, facilmente combinveis com outras figuras e fotos para a criao de recursos de comunicao individualizados, extremamente teis para criao de atividades educacionais. O sistema de smbolos PCS est disponvel no Brasil por meio do software Boardmaker.

AUTISMO EM GOINIA

A composio das cores do sistema Bliss e do Picture Communication Symbols distribuda da seguinte forma: Figuras sociais cor rosa (contorno ou fundo); Figuras de pessoas cor amarela (contorno ou fundo); Figuras de verbos cor verde (contorno ou fundo); Figuras descritivas (adjetivos e advrbios) cor azul (contorno ou fundo); Figuras miscelneas: cor branca; Figuras de substantivos: cor laranja. As cores podem auxiliar significativamente a rpida AUTISMO EM GOINIA localizao dos smbolos.

O QUE UM SISTEMA DE SMBOLOS GRFICOS?


Para a confeco de recursos de comunicao alternativa como cartes de comunicao e pranchas de comunicao so utilizados os sistemas de smbolos grficos, que so uma coleo de imagens grficas que apresentam caractersticas comuns entre si e foram criados para responder a diferentes exigncias ou necessidades dos usurios.

Existem diferentes sistemas simblicos, sendo os mais importantes: PCS, Blissymbols, Rebus, PIC e Picsyms.

AUTISMO EM GOINIA

AUTISMO EM GOINIA

Sistema PIC (Pictogram Ideogram Communication): os Pictogramas so um sistema que foi concebido com o objetivo de possibilitar a comunicao e assim estimular e desenvolver as capacidades de percepo e conceitualizao de pessoas impossibilitadas de comunicar oralmente. Pode ser usado por crianas e jovens com atrasos acentuados no desenvolvimento intelectual, com dificuldades na fala e/ou com problemas a nvel perceptivo. Este mtodo composto por 400 smbolos que englobam mais de 400 conceitos. Os smbolos graficamente so constitudos por figuras brancas, aperfeioadas, sobre um fundo preto, para reduzir as dificuldades de discriminao entre figura e fundo. Podem ser agrupadas por reas de interesse, facilitando assim criana a construo de frases. Sistema PECS (Picture Exchange Communication System): forma um sistema de comunicao completo e foi originalmente desenhado para criar, rpida e economicamente, recursos consistentes de comunicao. Este o mtodo de comunicao mais utilizado com autistas, desde os primeiros anos de vida.

AUTISMO EM GOINIA

Foi originalmente desenvolvido para crianas do espectro autista em idade pr-escolar, mas atualmente usado por crianas e adultos com perturbaes do espectro do autismo e outros diagnsticos que apresentem dificuldades na fala e na comunicao. Atravs deste mtodo, a criana autista consegue desenvolver a fala, pois tenta responder a todas as necessidades e desejos, desde os mais bsicos aos mais complexos. Os cartes com fotos de objetos que significam coisas que a criana necessite, como: beber gua, comer, ir ao banheiro ou brincar fazem com que a criana comunique tudo aquilo que precisar naquele momento. O PECS tem como objetivo ir ao encontro daquilo que atrai as crianas, como alimentos, bebidas, brinquedos, livros. Depois de se conhecerem as preferncias da criana so feitas imagens desses objetos que, posteriormente, sero apresentadas e oferecidas a esta. Lentamente, retirada a ajuda fsica para apanhar a imagem, para que a criana comece a desenvolver a iniciativa de iniciar a interao, pegando na imagem e entregando-a ao terapeuta. Progressivamente, o grau de dificuldade ser aumentado, ao ponto do sistema ensinar a criana a criar enunciados simples a partir das imagens e de uma sequncia de frases.

AUTISMO EM GOINIA

Sistema SPC (Smbolos Pictogrficos para a Comunicao): constitudo por desenhos a preto que representam substantivos, verbos e adjectivos. O fundo sobre o qual o smbolo desenhado pode ser branco ou de outra cor. normal o emprego de cores comuns aos vrios gneros (substantivos, verbos e adjectivos).

O SPC apropriado para ser utilizado, tanto por pessoas cujas necessidades comunicativas sejam equivalentes a um nvel de linguagem simples (necessitando de um vocabulrio limitado e de estruturar frases relativamente curtas) como por pessoas com nveis de linguagem mais elaborados (que necessitam de utilizar uma gama de vocabulrio muito vasta, com possibilidades de estruturar frases de maior complexidade). Pode assim considerar-se como um sistema flexvel que pode evoluir, ajustando-se s necessidades comunicativas do seu utilizador.

AUTISMO EM GOINIA

Sistema Rebus: constitudo por 818 rbus ou logogrifos diferentes, estes podem ser simples ou complexos. O sistema simples faz uso de um pictograma para representar uma palavra ou parte dela, enquanto o sistema complexo combina pictogramas com letras, nmeros, notas musicais, entre outros. Combinados podem representar mais de 2000 palavras. Os Lexigramas: baseiam-se num conjunto de nove elementos que se podem combinar para dar lugar a diversas configuraes, s quais se atribui interpretao. O objectivo que os smbolos no sejam pictogrficos. Como no existem significados estabelecidos, a interpretao dos smbolos atribuda segundo as necessidades comunicativas de cada pessoa e do seu contexto. O Sigsym: baseia-se tanto na semelhana iconogrfica com o referente como na lngua gestual. H trs tipos de signos: pictogrficos, ideogrficos e representaes grficas dos signos gestuais. a utilizao destes ltimos, criados com base nas configuraes dos signos gestuais, que constituem a caracterstica original deste sistema em relao aos outros. O Sigsym muito til para as pessoas que usam signos grficos e signos gestuais e, tambm, como uma possvel linguagem escrita para pessoas que aprendem os signos gestuais.
AUTISMO EM GOINIA

Signos Tangveis: so geralmente feitos em madeira ou plstico, podendo apresentar formas e texturas diferentes, permitindo assim discriminar as sensaes tcteis que transmitem, como a forma, a textura e a consistncia. Objetos reais ou miniaturas de objetos idnticos, similares ou associados aos seus referentes, so exemplos de smbolos tangveis. Algumas crianas podem beneficiar em ver e tocar a forma do signo. O sistema de comunicao tangvel mais antigo e extenso foi criado por Premack (1971). As fichas Premack constituem um sistema de ensino para pessoas com deficincia mental ou autismo. So feitas de plstico ou de madeira e distinguem-se entre elas pelas suas formas. O que distingue estes signos dos outros o fato de poderem ser manuseados e movimentados. As fichas so marcadas com cdigos de cores que indicam a localizao da palavra na frase. Assim, os artigos esto marcados a vermelho, os verbos a azul, os substantivos a cor laranja. Alm de aprenderem a usar fichas, as crianas aprendem tambm uma sintaxe simplificada, na qual os diferentes tipos de frases so construdos com diferentes sequncias de cores.

AUTISMO EM GOINIA

COMUNICAO ALTERNATIVA O USO INTEGRADO DE:


SMBOLOS gestos, vocalizao, sinais,fotos, objetos, grficos.... RECURSOS pranchas, lbum, livro de comunicao, eye-gaze, comunicador, computador... TCNICAS apontar c/ as mos ou olhos, segurar, scanear, cdigos... ESTRATGIAS faz de conta, imitar...

AUTISMO EM GOINIA

OBJETIVO PARA USAR A COMUNICAO ALTERNATIVA:


Complicaes mdicas ou de sade Temporrias Atraso no desenvolvimento da linguagem Deficincias neuromotoras ou condies associadas com o desenvolvimento da fala

AUTISMO EM GOINIA

QUEM FAZ USO DA COMUNICAO ALTERNATIVA?


Indivduos que no possuem fala e/ou escrita funcional em conseqncia de:

paralisia cerebral deficincia mental autismo traumatismo crnio-enceflico distrofia muscular progressiva leso medular
deficincia estrutural ...

AUTISMO EM GOINIA

QUANDO INTRODUZIR A COMUNICAO ALTERNATIVA?


o mais cedo possvel; quando um gap entre a linguagem receptiva e expressiva comea a se apresentar; quando a fala e/ou escrita comea a se distanciar, em relao a fala/escrita dos Colegas; quando a deficincia motora impede o aprendizado

AUTISMO EM GOINIA

A AVALIAO PARA A IMPLANTAO DA COMUNICAO ALTERNATIVA CONSISTE EM:


Identificar as NECESSIDADES do indivduo de se comunicar Obter informao geral entrevistar a famlia envolver TODA a equipe Observar o indivduo entrevistar o indivduo avaliao de linguagem combinar as habilidades com as caractersticas do sistema implementar o sistema avaliar os resultados

AUTISMO EM GOINIA

RECURSOS DE AVALIAO:
Entrevistas; Avaliaes padronizadas; Avaliaes formais especficas; Questionrio para melhor analisar a rotina em casa e/ ou na escola Dicas avaliar em seu meio natural avaliao ocorre onde existe expectativa do indivduo atuar avaliao deve dar importncia ao que o indivduo PODE fazer e no o que ele/ela no pode fazer

AUTISMO EM GOINIA

Avaliao:
1. Entrevista
Como o aluno se comunica? O que o aluno se comunica? Quando que o aluno se comunica? Com quem o aluno se comunica? Quais so as habilidades visuais, auditivas e perceptivas do aluno? Quais so as habilidades motoras? Qual a atitude frente a comunicao? O aluno conhece algum sistema(s) de comunicao alternativa? O que ele precisa comunicar? O que ele no consegue? Quando? Aonde? Qual o sistema ideal de comunicao?
AUTISMO EM GOINIA

2. Avaliao atravs de atividades estruturadas e/ou no estruturadas:


Como o cliente se relaciona e se comunica com o avaliador.

Funo motora (global e fina).


Funo sensorial e perceptiva. Funo cognitiva e de aprendizado: - Como aprender melhor? - Reconhecer fotografias, desenhos, formas abstratas (crculo, quadrado)? Reconhecer letras, capacidade de discriminar palavras simples? Ateno, compreenso de causa e efeito, habilidade de expressar preferncia, habilidade de fazer escolha, compreenso da permanncia de objeto, possuir representao simblica.

AUTISMO EM GOINIA

Com a avaliao, temos:


habilidade do indivduo; necessidade do indivduo se comunicar expectativa; ....com essa informao: determinar os objetivos estabelecer Plano de Ao

AUTISMO EM GOINIA

OBJETIVO PRECISA SER:


especfico - concreto claro; possvel de medir : qualitativamente e/ou quantitativamente; realista alcanvel; sempre dentro do contexto no esquea de escrever os objetivos!

AUTISMO EM GOINIA

PLANO PRECISA SER:


de comum acordo com TODOS;

especificar a tarefa de cada membro da equipe em detalhes, e incluir o prazo de concluso;


acompanhado de perto e se no est funcionando, MUDE! mais uma vez.... importante conhecer o meio: identifique o parceiro / facilitador estabelea contato e estratgias identifique as barreiras avalie a participao de TODOS!!
AUTISMO EM GOINIA

AUTISMO EM GOINIA

ESTRATGIAS E SUGESTES DE ATIVIDADES

AUTISMO EM GOINIA

AUTISMO EM GOINIA

AUTISMO EM GOINIA

http://www.slideshare.net/tathianerubin/apresentao-comunicao-alternativa
AUTISMO EM GOINIA

AUTISMO EM GOINIA

REFERNCIAS
Ndia Browning - consultora da aula de Tecnologia Assistiva http://www.nadiabrowning.com/ Dra. Miryam Pelosi - Tecnologia Assistiva http://miryampelosi.blogspot.com/ Bica - Cnotinfor http://bica.cnotinfor.pt

http://adaptareincluir.blogs.sapo.pt/tag/comunica%C3%A7%C3%A3o+alternativa
Tecnologias Assistivas na Educao http://grupo4deftec.blogspot.com/ http://www.slideshare.net/tathianerubin/apresentao-comunicao-alternativa
AUTISMO EM GOINIA

SUGESTES DE SITES COM JOGOS, SOFTWARES E SISTEMAS DE COMUNICAO ALTERNATIVA:


www.mayer-johnson.com Boardmaker (http://www.boardmakershare.com) - um programa de desenho que permite fazer e adaptar materiais curriculares para os alunos que necessitam de smbolos. www.clik.com.br - A Clik fornece no Brasil recursos tecnolgicos de comunicao alternativa e acesso ao computador, proporcionando a incluso de seus usurios na educao e no trabalho. www.nikitalk.com - Comunicao Aumentativa e Alternativa para iPad, iPhone e Android. Eu criei este para minha filha, autista e no verbal. Espero que possa ajudar a todas as crianas com autismo ou qualquer deficincia que prejudica a capacidade de se comunicar. Niki Talk permite construir prprio lbum de pictogramas usando o Designer online. Uma vez criado o lbum pode ser baixado em todos os dispositivos de propriedade da famlia (o aplicativo gratuito). O Designer suporta 31 idiomas e 70 vozes. Portugus do Brasil suportada.
AUTISMO EM GOINIA

www.assistiva.com.br -Contedo de autoria de Mara Lcia Sartoretto e Rita Bersch (cursos e informaes) http://mediatec.cinted.ufrgs.br/projetoScala/ - projeto de comunicao alternativa para autistas http://www.aumentativa.net/ http://www.agoraeuconsigo.org/livox.php http://www.catedu.es/arasaac/ http://www.pecs-brazil.com/ http://www.softonic.com.br/s/comunica%C3%A7%C3%A3o-alternativa/portugues http://www.comunicacaoalternativa.com.br/software-comunique http://pessoal.utfpr.edu.br/gustavothl/artigos/doc5.pdf - software de auxlio na comunicao por fala http://www.pictoselector.eu/index.php?lang=pt http://pecsforall.com/ http://autismoemgoiania.blogspot.com.br/search/label/APLICATIVOS%20IPHONE http://autismoemgoiania.blogspot.com.br/search/label/COMUNICA%C3%87%C3% 83O%20ALTERNATIVA http://autismoemgoiania.blogspot.com.br/search/label/pecs
AUTISMO EM GOINIA

NO SE ESQUEAM:
Mais importante que um comunicador, que um sistema, lbum de comunicao, prancha, figuras, fotos, etc... a pessoa com quem estamos trocando ideias, sentimentos, desejos, enfim.... estamos nos relacionando em duas ou mais vias.
Obrigada!

Fga Mariluce Caetano Barbosa CRF - 5 -10258 (62)3941-5626 8466-1478 autismogo@hotmail.com

AUTISMO EM GOINIA www.autismoemgoiania.blogspot.com

AUTISMO EM GOINIA

Das könnte Ihnen auch gefallen