Sie sind auf Seite 1von 6

Grandezas luminotcnicas

Podemos ver que a luz composta por trs cores primrias. A combinao das cores vermelho, verde e azul permite-nos obter o branco. A combinao de duas cores primrias produz as cores secundrias - magenta, amarelo e cyan. As trs cores primrias dosadas em diferentes quantidades permite-nos obter outras cores de luz.

http://www.prof2000.pt/users/lpa

O que a luz

Luz uma radiao electromagntica capaz de produzir sensao visual. Por outras palavras, a parte do espectro que podemos ver. Trata-se de uma radiao com comprimento de onda entre 380 e 780 nm (nanmetros), sendo uma parte do conhecido espectro de radiao electromagntica.
2

Fluxo luminoso

Smbolo: Unidade: lmen (lm)

O fluxo luminoso a quantidade de luz emitida em todas as direces por uma fonte luminosa.
Valores aproximados do fluxo luminoso: Lmpada de incandescncia de 100 W: 1500 lm Lmpada fluorescente de 40 W: 2600 lm

Eficincia luminosa de uma lmpada calculada pela diviso entre o fluxo luminoso emitido em lmens e a potncia consumida pela lmpada em Watt. A unidade de medida o lmen por Watt (lm/W). Uma lmpada proporciona uma maior eficincia luminosa quando a energia consumida para gerar um determinado fluxo luminoso menor do que da outra.
Exemplos: Lmpada de incandescncia de 100 W: 1500 lm. Lmpada fluorescente de 40 W: 2600 lm. Eficincia luminosa = 1500 / 100 = 15 lm/W Eficincia luminosa = 2600 / 40 = 65 lm/W

Intensidade luminosa
Smbolo: I Unidade: candela (cd) A intensidade luminosa o fluxo luminoso irradiado na direco de um determinado ponto.

De uma forma geral as fontes luminosas no emitem igualmente em todas as direces. Deste modo, necessrio conhecer a intensidade luminosa em cada direco. A esta representao esquemtica no espao envolvente da fonte luminosa chama-se diagrama fotomtrico ou diagrama polar e fornecido pelo fabricante. O ponto x por exemplo, corresponde a uma direco de 80, tem uma intensidade luminosa de 350 cd.
4

Nvel de iluminao ou iluminncia


Smbolo: E Unidade: lux (lx) A intensidade de iluminao E, de um superfcie, o fluxo luminoso recebido na superfcie S por unidade de rea: E=/S Na prtica, a quantidade de luz dentro de um ambiente, e pode ser medida com o auxlio de um luxmetro. Como o fluxo luminoso no distribudo uniformemente, a iluminncia no ser a mesma em todos os pontos da rea em questo. Baseado em pesquisas realizadas h nveis de Iluminncia recomendados para interiores. Por exemplo: Sala de leitura (biblioteca) 500 lux. Sala de aula (escola) 300 lux.
5

Brilho ou Luminncia
Smbolo: L Unidade: cd/m2 (candela por metro quadrado) Brilho ou luminncia a intensidade luminosa produzida ou reflectida por uma superfcie existente. A distribuio da luminncia no campo de viso das pessoas numa rea de trabalho, proporcionada pelas vrias superfcies dentro da rea (luminrias, janelas, tecto, parede, piso e superfcie de trabalho), deve ser considerada como complemento determinao das iluminncias (lux) do ambiente, a fim de evitar ofuscamento.
6

Lucnio Preza de Arajo

Das könnte Ihnen auch gefallen