Sie sind auf Seite 1von 61

Custos Logsticos

Custos logsticos
So os custos de planejar, programar e controlar todo o fluxo de materiais desde a entrada, durante o processo e na sada, desde o ponto de origem at o ponto de consumo. Custos logsticos so todos os custos relacionados com a logstica de uma empresa, entre os quais podemos destacar os custos de armazenagem de materiais, custos de estoque, custo de ruptura de estoque, custos de processamento de encomendas e custos de transporte.

Os custos logsticos so, geralmente, os segundos mais importantes, s ultrapassados pelos custos da prpria mercadoria. Por isso, saber gerir esses custos pode ser crucial para a sobrevivncia da empresa. A gesto destes custos feita atravs do planejamento de custo ou do pr-clculo de custo pois estes permitem determinar os padres de custo de produo ou produto/mercadoria.

Os custos logsticos representam geralmente 5 a 35% das vendas, dependendo do tipo de negcio, da rea de processamento e do valor de uso dos materiais e produtos em questo.

Os custos logsticos absolutos, de um modo geral, aumentam com o crescimento da economia. Se o nmero de bens e servios produzidos e consumidos aumentar, verifica-se na grande maioria das empresas um aumento do custo total relacionado com as atividades logsticas. Pode determinar-se a eficincia de um sistema logstico atravs da relao do custo logstico total com o Produto Interno Bruto.

Ao exprimir os custos logsticos como percentagem do PIB, uma reduo na mesma traduzir-se- num aumento de eficincia de um sistema logstico. Esta reduo no custo relativo permite uma maior competitividade por parte das empresas, j que tem um impacto direto no custo de produzir bens.

Elementos de Custos Logstico


MANUTENO DE ESTOQUE CUSTOS DE TRANSPORTES DECORRENTES DE LOTES ARMAZENAGEM E MOVIMENTAO DE MATERIAIS

TICNOLOGIA DA INFORMAO

TRIBUTRIO

EMBALAGEM

NVEIS DE SERVIO AO CLIENTE

ADMINISTRAO LOGSTICA

Apurao do custo logstico total CLT = CAM+CTRA+CE+CME+CTI+CTRI+CDL+CDNS+CAD Sendo: - CAM -> Custo de armazenagem e movimentao; - CTRA -> Custo de transporte; - CE -> Custo de embalagem; - CME -> Custo de manuteno do estoque; - CTI -> Custo de tecnologia da informao; - CDL -> Custo decorrentes de lotes; - CTRI -> Custos tributrios (tributos no recuperveis); - CDNS -> Custos decorrentes de nveis de servio; - CAD - > Custos de administrao logstica.

Fatores que afetam os custos logsticos


Fatores de competitividade A competitividade frequentemente interpretada como concorrncia de preos de venda. Apesar de este ser igualmente um fator a ter em conta, em diversos mercados, o nvel de servio uma importante forma de competitividade. Por exemplo, se uma empresa pode garantir ao cliente a entrega dos produtos num perodo de tempo mais curto, ento o cliente poder minimizar o seu custo de espera e consequentemente a sua satisfao face empresa fornecedora aumentar. Atravs do aumento do nvel de servio, a empresa aumentou a sua competitividade.

Os fatores de competitividade de uma empresa que podem afetar os custos logsticos so:
1.Perodo de aprovisionamento Considerado como o intervalo de tempo que decorre desde que o cliente faz uma encomenda at ao momento da sua recepo, o perodo de aprovisionamento afeta o nmero de mercadorias em estoque. Quanto menor o perodo de aprovisionamento, menor o nvel de estoques necessrio e consequentemente menor o custo de manuteno de estoques. Uma empresa pode aumentar o nvel de servio atravs da reduo do perodo de aprovisionamento do cliente.

2.Substitutibilidade Define-se como a qualidade dos produtos que so suficientemente similares em termos de funo, preo e atributos, para que sejam encarados pelos consumidores como sendo inter-substituveis. O grau de substitutibilidade determina at que ponto os produtos em questo satisfazem as mesmas necessidades: caso a inter-substitutibilidade seja apenas limitada, os produtos no fazem parte do mesmo mercado relevante.

A substitutibilidade afeta o nvel de servio: geralmente, quanto maior for a substitutibilidade, maior dever ser o nvel de servio correspondente. Se um produto no tiver um substituto no mercado, o cliente esperar caso ocorra quebra de estoques. Por outro lado, para um produto que possa facilmente ser substitudo por outros, uma situao de falta de estoques vai ter como consequncia mais provvel a perda da venda (o cliente no espera). Considera-se que se uma empresa pretender reduzir a possibilidade de ocorrncia de falta de estoques (e portanto aumentar o nvel de servio), deve aumentar os custos de manuteno de estoques ou os custos de transporte.

3.Efeito dos estoques Ao aumentar o custo de manuteno de estoques (seja por aumentar o nvel mdio de estoques ou por aumentar os pontos de aprovisionamento), as empresas conseguem reduzir o custo de quebra de estoques. Isto , existe uma relao inversa entre o custo de vendas perdidas e o custo de manuteno de estoques. Esta reduo no custo de quebra de estoques traduzir um aumento de nvel de servio. , no entanto, frequente as empresas estarem dispostas a aumentar o custo de manuteno de estoques, mas apenas enquanto este aumento se refletir numa taxa significativa de reduo do custo de quebra de estoques, isto , at ao ponto em que os custos marginais se igualam.

4.Efeito do transporte Tal como o efeito de estoques, tambm um aumento do custo de transporte se reflete numa diminuio do custo associado a vendas perdidas. Uma empresa poder ento investir no transporte, reduzindo o custo de quebra de estoques e aumentando o seu nvel de servio. O aumento do custo de transporte pode fazer-se atravs da aquisio de um servio de transporte de qualidade superior por exemplo, passar de um meio de transporte rodovirio para um meio de transporte areo. Um custo de transporte mais elevado pode ser ainda originado por viagens mais frequentes, transportando menor quantidades e com taxas mais elevadas. Mais uma vez, as empresas esto geralmente dispostas a faz-lo at ao ponto de igualdade entre o custo marginal de aumento do custo de transporte e o custo marginal de diminuio do custo de quebra de estoques.

Fatores relativos ao produto


Um nmero considervel de fatores relacionados com o produto afeta o custo logstico e a importncia da logstica. Dentre os mais importantes, destaca-se a influncia do valor da moeda no produto, a densidade do produto, a fragilidade do produto e ainda a necessidade de cuidados especficos de manuteno.

1.A influncia do valor da moeda no produto

Conforme a sua influncia no produto em questo, a relao moeda/produto pode afetar os custos logsticos, nomeadamente os custos de transporte, os custos de armazenagem e os custos dos estoques.

2.Densidade do produto
Outro fator que afeta os custos logsticos a densidade do produto, isto , a sua razo peso/espao. Um produto que tenha um baixo peso em relao ao espao que ocupa tem um baixo valor de densidade. A densidade influencia os custos de transporte e armazenagem: medida que a densidade do produto aumenta, os custos logsticos associados tendem a diminuir. Ao estabelecer as suas taxas, as empresas de transporte tm em conta o peso total que os seus veculos tm capacidade para movimentar, j que exprimem as suas taxas em unidades monetrias por unidade de peso. Desta forma, estas empresas podem atribuir taxas mais baixas quanto se trata de produtos com densidade elevada, j que possvel transportar mais produtos por unidade de espao.

A densidade tambm afeta os custos de armazenagem. Quanto maior a densidade, menor o custo de armazenagem: com produtos de maior densidade possvel o armazenamento de mais unidades por unidade de espao, isto , verifica-se uma utilizao mais eficiente do espao de armazm disponvel.

3.Fragilidade do produto
Quanto maior a fragilidade do produto, mais elevados sero os custos de transporte e armazenagem. Produtos com maior susceptibilidade danos originam taxas de transporte mais elevadas, sendo que as empresas de transporte j contam com uma alta probabilidade de o produto no ficar em condies aps a movimentao. Por outro lado, os custos de armazenagem so elevados, seja para cobrir as situaes em que ocorre de fato um dano do produto ou pela implementao de medidas ou requisitos extras de forma a evitar que isso acontea

4.Requisitos especiais de manuteno Este fator est relacionado com o fator anterior, embora seja distinto. Alguns produtos podem necessitar de cuidados especiais na sua manuteno, o que se vai refletir nos custos logsticos, atravs do aumento do custo de armazenagem e do custo de transporte. Dentro dos requisitos especiais de manuteno pode-se destacar, por exemplo, unidades especiais de transporte, refrigerao e aquecimento.

Fatores espaciais
To importante como os fatores apresentados anteriormente, os fatores relacionados com a localizao de pontos fixos no sistema logstico, tendo em conta o mercado e a localizao dos fornecedores, extremamente importante. Os fatores espaciais influenciam os custos logsticos, especificamente os custos de armazenagem e de transporte, sendo que estes tendem a aumentar com o aumento da distncia entre os pontos do sistema logstico. Quanto maior a distncia entre os armazns, mais elevados so os custos de transporte e geralmente mais elevado o nvel de estoques, o que tambm far o custo de manuteno de estoques subir. Tambm o custo administrativo aumenta com a distncia. Por vezes, compensador em termos de custo a implementao de um ou mais armazns extras, de forma a diminuir o custo de transporte e a aumentar o nvel de servio ao cliente. No entanto, o aumento do nmero de armazns provoca um aumento do custo de armazenagem.

Assim, os fatores espaciais ou de distncia so muito relevantes para os custos logsticos e devem ser analisados, sendo que o ponto de equilbrio depende das condies de cada caso e especfico para cada situao.

Outros custos relacionados com a logstica Custos relacionados com a Qualidade


Dentro dos custos logsticos, pode tambm incluir-se os custos da qualidade: custos de inspeo, custos de reviso, custos decorrentes da investigao de queixas por parte dos clientes, custos de devoluo do produto (despesas com recepo e substituio do produto defeituoso) e custos decorrentes da reparao e servios previstos na garantia do produto. Um dos aspectos que mais revolucionou a Logstica foi a aceitao a nvel mundial do TQM (Total Quality Management, isto , sistema pela qualidade total). O conceito de zero defeitos no produto final expandiu-se tambm na rea da logstica, tendo ocorrido uma reengenharia dos sistemas logsticos. Pelo fato de a qualidade influenciar a satisfao do cliente, verifica-se que o investimento na rea da qualidade se traduz num aumento do nvel de servio.

Custos de previso da procura Compreender o comportamento do consumidor e prever a procura dos produtos e/ou servios de grande relevncia para uma empresa, j que afeta diretamente o volume de vendas. A preferncia do mercado influencia requisitos logsticos tal como o horrio de funcionamento de determinado servio, entre outros. O estudo de mercado, apesar de ser indispensvel para o sucesso de uma empresa, origina custos.

Conceitos inerentes gesto dos Custos Logsticos - Gastos: envolvem sacrifcios financeiros (desembolsos), para uma empresa, que podem ser representados pela entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). - Competncia e o regime de Caixa: a competncia est associada ocorrncia dos fatos e regime de caixa aos pagamentos ou recebimentos.

- Perdas: esto associadas aos bens ou servios consumidos de forma anormal ou involuntria, ou seja, algo inesperado, tal como a obsolescncia dos estoques. - Investimentos: recursos comprometidos para o funcionamento especfico. So os gastos que fazem parte do ativo da empresa.

- Custos Ocultos: so custos que no esto visveis aos gestores, que afetam o resultado econmico da empresa: Superproduo: gerao de estoques desnecessrios; Defeitos: erros que necessitam de manuteno; Esperas e atrasos: podem causar ociosidade e horas extras; Transportes internos: movimentaes desnecessrias.

CUSTOS DE ARMAZENAGEM
CUSTOS DE ARMAZENAGEM

CUSTOS DE ARMAZEM GERAL

CUSTOS DE ARMAZENAGEM PRPRIA

PRDIO PRPRIO

PRDIO ALUGADO

CUSTOS DE ARMAZENAGEM
Custo de armazm geral Taxa de Armazenagem: por unidade estocada, por unidade movimentada, por rea ocupada; Custo armazenagem prpria Prdio prprio: - Custo do capital investido na construo; - Manuteno, gua, luz, IPTU, seguro; - Administrao, mo-de-obra, encargos, comunicao, material de escritrio. - Depreciao, custo do capital dos equipamentos. - Equipamentos de Manuteno e Armazenagem de Materiais (MAM)

Prdio Alugado: - Aluguel; - Manuteno, gua, luz, IPTU,seguro; - Administrao, mo-de de-obra, encargos, comunica comunicao, material de escritrio. - Depreciao, custo do capital dos equipamentos; - Equipamentos de MAM (aluguel, manuteno, depreciao e custos de capital).

Custo de Manuteno do Estoque Estoque acmulo o acmulo de matrias-primas, insumos, componentes, produtos em processo, e produtos acabados, que aparecem em numerosos pontos dos canais logsticos e de produo na empresa.

Custo total do estoque CT = I . (Q / 2 . P) + (B . C / Q) Q = nmero de peas compradas por pedido; P = preo unitrio da pea; I = taxa de armazenagem anual C = consumo anual B = custo unitrio do pedido

Taxa de armazenagem anual


Taxa de armazenamento fsico: I = 100 . (S . A) / (C . P) S = rea ocupada pelo estoque; A= custo anual do m de armazenamento;

C = consumo anual; P = preo unitrio.

Custo de Manuteno do Estoque - Custo de espao o para armazenagem; - Custo de risco de estoque: obsolescncia, avarias, perdas.

Custos associados a estoques insuficientes

- Perdas em descontos; - Despesas com paralisaes na produo; - Perda de Margem de Contribuio dos produtos no vendidos; - Perdas associadas a insatisfao de clientes.

Custos associados a estoques elevados

- Despesas associadas com maior volume de transporte e manuseio; - Despesas associadas ocupao de espao em excesso; - Despesas com excesso de pessoal; - Perda por obsolescncia de certos itens; - Despesas excessivas com seguros.

Custo do Transporte
- O transporte representa 60% do custo logstico total e em mdia 3,5% do faturamento. - Pode variar em funo da distncia, volume, densidade, etc.

Transporte de carga no Brasil


Modais 2007

Rodovirio
Aquavirio Ferrovirio Outros

60%
20% 14% 6%

Os custos do transporte devem ser observados sob duas ticas:


- A do usurio (contratante) - quando a

empresa terceiriza as operaes de transporte, os custos so variveis. - A da empresa operadora - que possui frota prpria, os custos de transporte tm uma parcela fixa, associados ao fator tempo e uma parcela varivel, relacionados ao fator distncia.

Fatores do custo de transporte


- Distncia: o que tem maior influncia no custo; - Volume: o custo do transporte diminui medida que o volume de carga aumenta; - Densidade: relao entre peso e volume; - Facilidade de acondicionamento: afeta o aproveitamento do espao do veculo; - Manuseio: h casos em que so necessrios equipamentos especiais para o manuseio e/ou movimentao d carga; - Mercado: sazonalidades, safras, carga de retorno.

FROTA PRPRIA OU TERCEIROS Custos fixos (transporte frota prpria) - Salrio de motoristas e ajudantes; - Manuteno - oficina prpria: gastos mensais com salrios do pessoal da manuteno dos veculos; - Depreciao dos veculos: corresponde perda do valor do ativo; - Licenciamento e IPVA do veculo; - Seguro do veculo;

- Seguro de responsabilidade civil facultativa: o prmio anual de seguro pago a uma seguradora, que visa a cobertura de danos materiais e/ou pessoais causados a terceiros; - Custo de oportunidades sobre ativos investidos: corresponde ao ganho que seria obtido no mercado financeiro, caso o capital empregado em veculos e equipamentos de transporte no tenham sido utilizado para sua aquisio.

CUSTOS VARIVEIS

- Peas, acessrios e material de manuteno; - Combustvel; - leos lubrificantes; - Pedgios; - Lavagens e graxas; - Pneus.

Deciso sobre propriedade da frota: prpria ou terceiros


- Tamanho da Operao Quanto maior o tamanho da operao de transporte, maior a possibilidade de que a utilizao de frota prpria seja mais atraente do que a utilizao de terceiros. - Capacitao Capacidade interna para gerir de forma eficiente sua operao de transporte. - Cargas de Retorno - A existncia de carga de retorno.

Tipos de Frete
- Frete Percentual - Frete Peso - Frete Lotao - Frete Cubado

Custos de Embalagens

Embalagens voltadas para s operaes logsticas, pallet, stretch, shrink, etc

Custo de Tecnologia da Informao

- WMS (Warehouse Management Systems); - TMS (Transportation Management System) simuladores de rotas, controle de frota; - GPS (Global Positioning System); - Simuladores de dimensionamento de estoque.

CUSTOS TRIBUTRIOS
- INSS, ICMS, IPI, taxas (lixo, limpeza pblica, incndio).

Custos Decorrentes de Lotes


Tempo de setup de mquina, inspeo, refugo, capacidade perdida em funo da troca de ferramentas, mudana de mquina.

Custos Decorrentes de Servios


- Vendas perdidas;
- Falhas decorrentes ao mau funcionamento

dos elos da cadeia; - M qualidade; - Manuteno de estoque em excesso.

Custo armazenagem
Equipamentos de MAM Custo das estruturas metlicas -Valor de compra; - ndice de valorizao anual: 5% a.a.; - Custo de oportunidade: 2% a.m.; - Depreciao: 8% a.a.; - Custo de remunerao do capital; - Custo de reposio do equipamento.

Sistema Porturio Nacional.


Com uma costa de 8,5 mil quilmetros navegveis, o Brasil possui um setor porturio que movimenta anualmente cerca de 700 milhes de toneladas das mais diversas mercadorias e responde, sozinho, por mais de 90% das exportaes. O modal aquavirio possui um dos menores custos para o transporte de cargas no Brasil, perdendo apenas para o transporte dutovirio e areo. O sistema porturio brasileiro composto por 37 portos pblicos, entre martimos e fluviais. Desse total, 18 so delegados, concedidos ou tem sua operao autorizada administrao por parte dos governos estaduais e municipais. Existem ainda 42 terminais de uso privativo e trs complexos porturios que operam sob concesso iniciativa privada. Os portos fluviais e lacustres so de competncia do Ministrio dos Transportes.

ATRIBUIES E COMPETNCIA A Secretaria Especial de Portos da Presidncia da Repblica (SEP/PR) foi criada por meio da Medida Provisria n 369 de 07 de maio de 2007. Entre as atribuies e competncia da Secretaria est a formulao de polticas e diretrizes para o fomento do setor, alm da execuo de medidas, programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da infraestrutura porturia. Compete ainda SEP/PR a participao no planejamento estratgico e a aprovao dos planos de outorgas, tudo isso visando assegurar segurana e eficincia ao transporte aquavirio de cargas e de passageiros no pas.

Portos Martimos - Portos SEP


A Secretaria Especial de Portos da Presidncia da Repblica (SEP/PR) responsvel pela formulao de polticas e pela execuo de medidas, programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da infra-estrutura dos portos martimos. Compete ainda SEP/PR a participao no planejamento estratgico e a aprovao dos planos de outorgas, tudo isso visando assegurar segurana e eficincia ao transporte martimo de cargas e de passageiros. Dos 34 portos pblicos martimos sob gesto da SEP, 16 encontram-se delegados, concedidos ou tem sua operao autorizada aos governos estaduais e municipais. Os outros 18 martimos so administrados diretamente pelas Companhias Docas, sociedades de economia mista, que tem como acionista majoritrio o Governo Federal e, portanto, esto diretamente vinculadas Secretaria Especial de Portos.

Ao todo, so sete Companhias Docas, assim distribudas:


Companhia Docas do Par (CDP) que administra os portos de Belm, Santarm e Vila do Conde. Companhia Docas do Cear (CDC) - que administra o Porto de Fortaleza. Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) que administra os portos de Natal e Macei, alm do Terminal Salineiro de Areia Branca. Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) - que administra os portos de Salvador, Ilhus e Aratu. Companhia Docas do Esprito Santo (Codesa) - que administra os portos de Vitria e Barra do Riacho. Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) que administra os portos do Rio de Janeiro, Niteri, Angra dos Reis e Itagua. Companhia Docas do Estado de So Paulo (Codesp) que administra o Porto de Santos.

Setor Hidrovirio Interior CODOMAR - Companhia Docas do Maranho AHIMOC - Administrao das Hidrovias da Amaznia Ocidental AHIMOR - Administrao das Hidrovias da Amaznia Oriental AHITAR - Administrao das Hidrovias do Tocantins-Araguaia AHIPAR - Administrao da Hidrovia do Paraguai AHRANA - Administrao da Hidrovia do Paran AHSFRA - Administrao da Hidrovia do So Francisco

Concessionrias de Portos Administrao do Porto de Itaja Administrao dos Portos de Paranagu e Antonina Porto do Rio Grande Administrao do Porto de So Francisco do Sul-Sc

Introduo logstica porturia


A indstria de logstica porturia e martima compreende as mais diversas atividades relacionadas com a movimentao de cargas; desde sua origem at o destino, envolvendo o transporte, carregamento e descarregamento das embarcaes, agenciamento martimo e rebocagem, entre outros. So servios em sua maioria interdependentes, que podem ser prestados tanto por empresas que desempenham somente uma das atividades, quanto por operadores integrados, que conhecem e operam cada uma das etapas do processo. A priorizao do transporte ferrovirio e aquavirio em pases de dimenses continentais est ligada s vantagens destes modais em trajetos de mdia e longa distncia. Quando comparados ao transporte rodovirio, os modais ferrovirio e aquavirio so superiores em eficincia energtica e ambiental, custos de operao e capacidade de transporte.

Em funo de sua extensa costa, o modal martimo brasileiro apresenta um potencial de crescimento bastante significativo, e dever seguramente se tornar mais relevante na composio da matriz de transportes brasileira.

Tarifas Porturias. As Companhias Docas, empresas de economia mista vinculada ao Ministrio dos Transportes, como entidades concessionrias pratica, nos portos organizados sob suas administraes, Tarifas Pblicas compostas de taxas e preos, devidamente homologada pelo Conselho de Autoridade Porturia - CAP. Embora pblica, a tarifa est estruturada como moderno instrumento comercial de interesse das Companhias Docas e de seus usurios, cabendo-lhes a prerrogativa, com o nico e sadio objetivo de acompanhar, por meio de seus agentes diretos, as taxas e preos dos servios porturios, para controlar as foras tendentes prtica de valores abusivos e formao de cartis, bem como impedir a possibilidade de adoo de preos danosos conservao e manuteno dos bens patrimoniais utilizados e o aviltamento da prestao dos servios. Dessa forma, devero proporcionar o desenvolvimento porturio local, oferecer mecanismos de estmulo qualidade, produtividade e competitividade; observar os preceitos que regem a Lei 8.630/93 e pautar os seus procedimentos em uma gesto porturia participativa.

A Tarifa Porturia obedece aos seguintes princpios bsicos:


Do Modelo A estrutura da tarifa dos portos operados pelas Companhias Docas est dividida em dois grupos: - Tabelas de Infra-Estrutura - Tabelas de Servios e Facilidades Dos Valores Dos Acrscimos, Adicionais e Redues - Acrscimos sobre Mercadoria Insalubre, Nociva ou Perigosa e em Horrios Extraordinrios Dos Reajustes Dos Incentivos Tarifrios / Descontos Das Franquias Da Produtividade Dos Contratos Operacionais Das Tarifas Convencionais Dos Fundos Da Transitoriedade

REFERNCIAS ARAJO, Aneide Oliveira Gesto estratgica de custos logsticos Trabalho de Dourando Universidade de So Paulo 2003.
BALLOU, Ronaldo H., Logstica Empresarial: transportes, administrao de marketing e distribuio fsica, So Paulo, Atlas, 1993. BIO, Srgio Rodrigues; FARIA, Ana Cristina; ROBLES, Lo Tadeu, Em busca da vantagem competitiva: trade-offs de custos logsticos em cadeias de suprimentos. Artigo publicado na Revista de Contabilidade CRC-SP, So Paulo, v. 6, n. 19, p. 5-18, mar. 2002. COMETTI, Gerson. Uma sntese da importncia da identificao e critrios de apurao de custos com a logstica nas empresas. Trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Custos - So Leopoldo: Unisinos, 2001. LOPES, Jos Manoel Cortias. Os custos logsticos do comrcio exterior brasileiro. So Paulo: Aduaneiras, 2000.

Das könnte Ihnen auch gefallen