Sie sind auf Seite 1von 15

RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA

O Cdigo Civil de 2002 realizou modificao na disciplina responsabilidade civil estabelecida no Cdigo anterior (1916), na medida em que incorporou ao seu texto todos os avanos anteriormente alcanados. Isto foi necessrio para que o Cdigo no entrasse em vigor desatualizado. O Cdigo de 1916 era subjetivista, o Cdigo atual prestigia a responsabilidade objetiva.

No digo atual temos um sistema de responsabilidade prevalentemente objetivo, porque esse o sistema que foi montado ao ongo do sculo XX por meio de leis especiais; sem excluso, todavia, da responsabilidade subjetiva, que ter espao sempre que no tivermos disposio legal expressa consagrando a responsabilidade civil.

PRESSUPOSTOS DA RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA

1. Conduta 2. Imputabilidade 3. Culpa

CONDUTA
Conduta o comportamento humano voluntrio que se exterioriza atravs de uma ao ou omisso, produzindo consequncias jurdicas. A ao a forma de exteriorizao da conduta, e consiste em um movimento corpreo comissivo, um comportamento positivo, como a destruio de uma coisa alheia, a morte ou leso corporal causada em algum.

J a omisso, forma menos comum de comportamento, caracteriza-se pela inatividade, absteno de alguma conduta devida. A relevncia jurdica da omisso, que torna o omitente responsvel, quando este tem dever jurdico de agir, de praticar um ato para impedir o resultado, dever esse, que pode advir da lei, do negcio jurdico ou de uma conduta anterior do prprio omitente, criando o risco da ocorrncia do resultado, devendo, por isso, agir para impedi-lo.

Exemplos: os pais, respondem civilmente, pela omisso alimentar dos filhos, porque a eles cabe o dever legal de aliment-los; o mdico contratado pelo paciente, ou que est adstrito ao atendimento, responde pela falta desse atendimento, porque assumiu a posio de garantidor (ou garante) da no ocorrncia do resultado.

IMPUTABILIDADE
Imputar atribuir a algum a responsabilidade por alguma coisa. Imputabilidade , pois, o conjunto de condies pessoais que d ao agente capacidade para poder responder pelas consequncias de uma conduta contrria ao dever; imputvel aquele que podia e devia ter agido de outro modo.

ELEMENTOS DA IMPUTABILIDADE
Dois so os elementos da imputabilidade: maturidade e sanidade mental. A maturidade importa o desenvolvimento mental. A sanidade mental a higidez. Portanto, imputvel, o agente so e desenvolvido, capaz de entender o carter de sua conduta e de determinar-se de acordo com esse entendimento.

MENORIDADE
Os menores de 16 anos no so responsveis porque so incapazes, nos termos do art. 3. Inciso I, do CCB/02. Falta-lhes maturidade, desenvolvimento mental suficiente para autodeterminar-se. E por eles respondem os pais, nos termos do art. 932, inciso I, do CCB/02.

RELATIVAMENTE E ABSOLUTAMENTE INCAPAZES


Relativamente incapaz o menor entre 16 e 18 anos ( art. 4, inciso I do CCB/02) Absolutamente incapaz Art. 3., inciso II do CCB/02). A Inimputabilidade dos loucos decorre da falta de higidez mental, insanidade de todo gnero, que lhes tira a capacidade de entendimento e autodeterminao. Respondem por eles os curadores (art. 932, inciso II do CCB/02).

Art. 928 do CCB/02 refere-se ao incapaz de forma geral


O Cdigo Civil de 2002 em seu art. 928 no que diz respeito responsabilidade do incapaz determina que responder o incapaz pelos prejuzos que causar se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes. O art. 928 do CCB/02 abrange no s os amentais, as tambm os menos de 18 anos.

A INIMPUTABILIDADE NO EXCLUI O DEVER DE REPARAR O DANO SE OCORREM DUAS CONDIES:


1. Ser o ato tal que, se praticado por algum imputvel, configure a violao de um dever. Se o inimputvel agiu em condies em que no se lhe poderia atribuir culpa alguma caso fosse imputvel, no poder ser obrigado a indenizar, pois seria um contra senso tratar o inimputvel com maior severidade do que as pessoas imputveis.

2. Deve ter o inimputvel bens em valor superior ao necessrio para lhe assegurar os alimentos adequados ao seu estado e condio e os alimentos que legalmente deva a outrem. Essa reparao imposta objetivamente por uma razo de equidade, como declara o pargrafo nico do art. 928.

RESPONSABILIDADE DOS PAIS


O art. 932, inciso I do CCB/02 considera tambm responsveis pela reparao civil os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia. A responsabilidade paterna independe de culpa (CCB/02, art. 933).

Esta sujeito reparao do dano, por exemplo, o pai que permite ao filho menor de 18 anos sair de automvel. Se o filho, culposamente, provoca acidente de trnsito, o lesado tem direito de acionar o pai, para obter indenizao. Da mesma forma, reponde pelo ressarcimento do dano causado pelo filho o pai que no educa ou no exerce vigilncia sobre ele, possibilitando-lhe a prtica de algum delito, como incndio, furto, leso corporal e outros.

Das könnte Ihnen auch gefallen