Sie sind auf Seite 1von 28

Aula 01/07 Insalubridade

Legislao aplicada
Segurana do Trabalho

Introduo

A palavra insalubre vem do latim e significa tudo aquilo que origina doena. A primeira abordagem sobre insalubridade na legislao brasileira foi em 1932, e se referia a proibio do trabalho de mulheres em servios perigosos e insalubres, A segunda em 1943, proibia os menores neste tipo de atividade.

Consolidao das Leis do Trabalho - CLT

Lei n 6.514/77 Altera o Captulo V do Ttulo II relativo Segurana e Medicina do Trabalho.

da CLT,

CLT Ttulo II Captulo V - art. 154 ao 200.


DA INSALUBRIDADE

Sero consideradas atividades ou operaes insalubres aquelas


que, por sua natureza, condies ou mtodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos sade, acima dos limites de tolerncia fixados em razo da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposio aos seus efeitos.

Art. 189 da CLT.

FOTO TRABALHO DE MENOR.

Introduo

O conceito legal de insalubridade dado pelo artigo 189 da consolidao da lei do trabalho (CLT) :

Sero consideradas atividades ou operaes insalubres aquelas que, por sua natureza, condies ou mtodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos sade, acima dos limites de tolerncias fixadas em razo da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposio aos seus efeitos. Este trabalho aborda os seguintes agentes fsicos insalubres: rudo, calor, umidade, frio e vibrao.

Equao da Insalubridade

Trabalhar em um ambinte com muito ruido eu devo receber a insalubridade?

Equao da Insalubridade

Segundo a Lei s podemos presumir a insalubridade quando conjugando 3 fatores. Natureza Intensidade Tempo de exposio

Equao da Insalubridade

Um trabalhador esta exposto a 90 db de ruido.


O agente insalubre? O que foi identificado?

Equao da Insalubridade

Caso este trabalhador fique 8 horas exposto a esse agente. Concluimos que insalubre?

10

NR-15: Atividades e operaes Insalubres

O Ministrio do Trabalho aprovar o quadro das atividades e operaes insalubres e adotar normas sobre os critrios de caracterizao da insalubridade, os limites de tolerncia aos agentes agressivos, meios de proteo e o tempo mximo de exposio do empregado a esses agentes.

Equao da Insalubridade

Contudo o trabalhador exposto 30 min.

12

Equao da Insalubridade

Concluimos que o trabalhador no deve receber a insalubridade. Ento ser a conjugao dos trs fatores que nos orientara se devemos ou no pagar a insalubridade.
Natureza Intensidade Tempo de exposio

13

Muito importante

S insalubre o que o MTE disser que .

Existe no ambito MTE um quadro de operaes de agentes insalubres e somente o que estiver neste quadro ser caracterizado um agente insalubre. Pergunto: Um trabalhador exposto a um agente biologico deve receber insalubridade.

14

A Consolidao das Leis do Trabalho - CLT

Diz que: Mesmo que exista um agente insalubre no ambiente de trabalho perfeitamente possivel que seja eliminado ou neutralizado. Pergunto de que maneira?

15

NR-15: Atividades e operaes Insalubres

A eliminao ou neutralizao da insalubridade determinar a cessao do pagamento do adicional respectivo. A eliminao ou neutralizao da insalubridade dever ocorrer: a) com a adoo de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerncia;

NR-15: Atividades e operaes Insalubres

b) com a utilizao de equipamentos de proteo individual ao trabalhador, que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerncia.

PERGUNTA

O que acontece caso no consiga eliminar ou neutralizar os agentes agrecivos? Como se paga a insalubridade?

18

Consolidao das Leis do Trabalho - CLT

DO ADICIONAL O exerccio de trabalho em condies insalubres, acima dos limites de tolerncia estabelecidas pelo Ministrio do Trabalho, assegura a percepo de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento) 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salrio mnimo da regio, segundo se classifiquem nos graus mximo, mdio e mnimo. Art. 192 da CLT.

19

Vegao Art. 7 da Constituio Federal

20

Art. 7, inciso IV e da Lei 7.789/89, que proibiram a vinculao do salrio mnimo para todos os fins, restou revogado, por absoluta incompatibilidade, o art. 192, segunda parte, da CLT. Aplicvel ao caso o disposto no art. 8 e seu pargrafo nico, da CLT, combinado com os arts. 4 e 5, da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, restando como base de clculo do adicional de insalubridade, a remunerao do empregado.

Batalha dos Tribunais


TST Sim concordou o calculo atravs do salrio mnimo. Porm, STF editou a sumula vinculante No 04 vedando a ultilizao do salario minimo como base de calculo para o adcional de insalubridade. Devendo ser pago atraves do salario nominal.

21

Batalha dos Tribunais

Portanto at que venha uma Lei que defina esta questo continuaremos calculando atraves do salario minimo. Por falta de base legal. At porque estamos ultilizando a analogia do Art. 8 da CLT.

22

Art. 8 Consolidao das Leis do Trabalho

Art. 8 - As autoridades administrativas e Justia do Trabalho, na falta de disposies legais ou contratuais, decidiro, conforme o caso, pela jurisprudncia, por analogia, por equidade e outros princpios e normas gerais de direito.

23

Suprimir o pagamento do adcional de Insalubridade

Pagamento do adcional de insalubridade pode ser suprimido?

24

Irredutibilidade salarial

Art. 194 - O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessar com a eliminao do risco sua sade ou integridade fsica, nos termos desta Seo e das normas expedidas pelo Ministrio do Trabalho.

25

Muito importante

Pergunto: Um trabalhador exposto a baixa iluminao deve receber insalubridade?

26

Muito importante

No passado sim, constava no quadro de atividade e operaes do MTE. Portanto o trabalhador exposto a baixa iluminao recebia o adcional de insalubridade. Porem hoje no consta mais no quadro do MTE.

27

Muito importante

O trabalhador continua exposto a baixa iluminao Neste caso ele continua recebendo o adcional de insalubridade, porque constava no quadro e hoje no consta mais, ou seja um direito adquirido?

28

Das könnte Ihnen auch gefallen