Sie sind auf Seite 1von 12

Proteo

Tipos de Protees

Proteo por extrabaixa tenso Proteo por barreiras e invlucros Proteo por obstculos e anteparos Proteo por isolamento das partes vivas Proteo parcial por colocao fora de alcance Proteo por separao eltrica

Proteo por extrabaixa tenso


comum o emprego da tenso de 24V para condies de trabalho desfavorveis, como trabalho em ambientes midos. Tais condies so favorveis a choque eltrico nestes tipos de ambiente, pois a resistncia do corpo humano diminuda e a isolao eltrica dos equipamentos fica comprometida. Equipamentos de solda empregados em espaos confinados, como solda em tanques, requerem que as tenses empregadas sejam baixas. A proteo por extrabaixa tenso consiste em empregar uma fonte da baixa tenso ou uma isolao eltrica confivel, se a tenso extrabaixa for obtida de circuitos de alta-tenso. A tenso extrabaixa obtida tanto atravs de transformadores isoladores como de baterias e geradores. A tenso extrabaixa aquela situada abaixo de 50 V.

Certos critrios devem ser observados quanto ao uso deste tipo de proteo, como por exemplo: no aterrar o circuito de extrabaixa tenso; no fazer ligaes condutoras com circuitos de maior tenso; no dispor os condutores de um circuito de extrabaixa tenso em locais que contenham condutores de tenses mais elevadas. Do ponto de vista da segurana este mtodo excelente, pois aqui o fator de segurana multiplicado por trs, ou seja, multiplica-se pelos trs fatores: a isolao funcional, a isolao do sistema, no caso de transformadores, e a reduo da tenso.

Proteo por barreiras e invlucros


Impedem todo contato com a parte viva da instalao eltrica, ou melhor, as partes vivas devem estar no interior de invlucros ou atrs de barreiras. As barreiras e invlucros devem ser fixados de forma segura e tambm possuir robustez e durabilidade suficiente para manter os graus de proteo e ainda apresentar apropriada separao das partes vivas. As barreiras e invlucros podem: Impedir toques acidentais nas partes vivas ; Garantir que as pessoas sejam advertidas que no devem tocar intencionalmente as partes acessveis atravs da abertura.

Proteo por obstculos e anteparos


Impedem contatos acidentais com partes vivas, mas no os contatos voluntrios por uma tentativa deliberada de contorno do obstculo. Os obstculos e anteparos devem impedir: uma aproximao fsica intencional das partes vivas; no

Contatos no intencionais com partes vivas por ocasio de operao de equipamentos sob tenso.

Proteo por isolamento das partes vivas


Isolamento Eltrico Destina-se a impedir todo o contato com as partes vivas das instalaes eltricas. As partes vivas devem ser completamente recobertas por uma isolao que s possa ser removida atravs da sua destruio. O isolamento pode ser destrudo por sobretenses transitrias, que provocam uma descarga eltrica no isolamento, que por sua vez causa sua ruptura (perfurao).

Ex.: Driver de Linha Auto Energizado de Fibra tica RS-232 com isolamento eltrico total

Proteo por isolamento das partes vivas


Isolao Dupla ou reforada Tem como finalidade propiciar uma dupla linha de defesa contra contatos indiretos. constituda de: Isolao Bsica: Aplicada as partes vivas, destinada a assegurar proteo bsica contra choques. Isolao Suplementar: independente e adicional isolao bsica, destinada a assegurar proteo contra choques eltricos em caso de falha da isolao bsica (ou seja, assegurar proteo supletiva).

A imagem mostra um fio magntico, esmaltado, em bom estado. O aspecto regular do verniz isolante que recobre o condutor de cobre est em bom estado.

A imagem mostra um fio magntico, esmaltado, com a isolao (verniz) danificada, neste caso por sobreaquecimento. As falhas na isolao provocaram curto circuito entre as espiras do enrolamento analisado.

Normalmente so utilizados sistemas de isolao dupla em alguns eletrodomsticos e ferramentas eltricas portteis (furadeiras, lixadeiras, etc). Neste caso, em sua plaqueta de identificao haver um smbolo indicativo gravado, ou seja, dois quadrados de lados diferentes, paralelos, um dentro do outro, conforme figura abaixo.

Dupla isolao simbologia normalizada internacionalmente

Proteo parcial por colocao fora de alcance


A colocao fora de alcance destina-se somente a impedir os contatos involuntrios com as partes vivas. Quando h o espaamento, este deve ser suficiente para que se evite que pessoas circulando nas proximidades das partes vivas possam entrar em contato com essas partes, seja diretamente ou por intermdio de objetos que elas manipulem ou transportem.

Proteo por separao eltrica


Tratada na NBR 5410:2004, consiste em separar o circuito de tal forma que suas partes vivas no devem ser conectadas, em nenhum ponto, a um outro circuito, terra ou a um condutor de proteo. A proteo por separao eltrica pode ser realizada pelos seguintes meios: Transformador de separao de segurana (transformadores cuja funo primordial a de evitar a circulao de corrente para a terra no circuito secundrio, proporcionando desta forma, proteo contra choques eltricos). Grupo motor-gerador com enrolamentos que forneam uma separao equivalente de um transformador. Circuitos eletricamente separados podem alimentar um nico ou vrios equipamentos. A situao ideal aquela em que temos um nico equipamento conectado ao circuito. Sua massa no deve ser aterrada. Com vrios equipamentos alimentados pelo mesmo circuito, estes devem ser ligados entre si por condutores de equipotencialidade, no aterrados.

Das könnte Ihnen auch gefallen